Técnico 42


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ATIVIDADES PROGRAMADAS - JUNHO
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Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados

Olá

Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.

Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :

Nome do aluno

CPF

Cidade

Endereço

Número da residência

Bairro

Latitude

Longitude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Cliq para acessar atividade Eletricidade ref 18/06
https://drive.google.com/file/d/19OoofUkOtSunLvkVBbTkn3kyLB7l-d2R/view?usp=sharing
Cliq para acessar atividade Eletricidade ref 04/06
https://drive.google.com/file/d/1u6mcsJ0AX45Qn0ID6nCaM5Z5GD6oRFxA/view?usp=sharing

Atividade Avaliativa de Eletricidade       4ºSEMESTRE turma 42 referente aos dias    17/4 e 24/4.                           

Nome:_______________________________________________Turma:_______________Data;

1) Uma tensão de 200V é aplicada a um circuito com uma bobina de choque em série com uma resistência de 100Ω quando a freqüência é 5KHz qual a indutância mínima da bobina. (Uma bobina de choque é uma bobina de indutância com resistência muito baixa.Isto é, praticamente toda a queda de tensão CA se dá através da indutância. Para que isto ocorra, XL é considerado de 10 vezes maior que R em série)._____________________

 

2) Que freqüência deve ter uma rede ca de 40V para limitar a corrente em 25mA em uma bobina de 225µH?_____________

 

3) Em um circuito formado por um resistor de 173Ω em série com uma reatância indutiva de 100Ω percorrem 2A. Calcule o fator de potência.__________________

 

4) Calcule a impedância de uma bobina de 39,8µH com resistência interna série de 20Ω com freqüência de 100KHz._________

 

A) Uma resistência de 500Ω está em paralelo com uma reatância de 300Ω em um circuito alimentado com uma tensão total de 500V. Calcule:

6) A corrente total, ________________

7) A impedância total._______________

 

 

B) Considere uma bobina de 25H ligada em 105V/60HZ; Determine:

8) Qual a reatância?_________________

9) Qual a corrente?________________________

 

 

C) Uma corrente ca de 120HZ e 20mA está presente num indutor de 10H.

10)Qual a reatância do indutor?______________

 

11) E a queda de tensão através do indutor?__________

 

12) Qual a tensão induzida em uma bobina de 100mH quando percorrida por uma corrente contínua de 20mA?________

 

13) Calcule a corrente através de uma bobina de 100mH (resistência desprezível) conectada a uma fonte ca de 48V e 60Hz.__

14) Calcule a reatância indutiva de uma bobina de 0,5H em 2MHz._______

15) Qual a impedância de uma resistência de 200Ω em paralelo com uma reatância de 400Ω quando ligada com uma tensão total de 400V?_______

Entrega até dia 06/6 pelo e-mail      alunosflavioferri@gmail.com




























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Aulas programadas de pratica profissional referente aos dias 06/04/2020 e 07/04/2020

Pesquisa sobre vantagens em soft-starter digital

Professor: Cristiano Andrioli


Eletricidade Turma 42 Professor Flávio
Atividade Turma 42 dia 09/04

Exemplo 12.1 Qual a indutância de uma bobina que induz 20V quando a corrente que passa pela bobina varia  de 12 para 20A  em 2s ?

Exemplo 12.2  Uma bobina tem uma indutância de 50μH. Qual a tensão induzida quando a taxa de variação da corrente é de 10000 A /s ?

Exemplo 12.4  Um circuito tanque ressonante é formado por uma bobina de 20mH que funciona a uma frequência de 950KHz. Qual a reatância indutiva da bobina?

Exemplo 12.5    Qual deve ser a indutância de uma bobina a fim de que ela tenha uma reatância de 942 a uma frequência  de 60Khz?

Exemplo 12.6    A  bobina de sintonia de um radiotransmissor tem uma indutância de 300μH. Para que frequência ela terá uma reatância indutiva de 3768?

Exemplo 12.7  Uma bobina de choque (ou de reatância) de resistência desprezível serve para limitar a corrente através dela em 50mA, ao ser aplicada aos seus terminais uma tensão de 25V em 400KHz. Calcule a sua indutância.

Exemplo 12.7  A bobina do primário de um transformador de potência tem uma indutância de 30mH com resistência desprezível (fig.12.5).  Calcule a sua reatância indutiva a uma frequência de 60Hz e a corrente que  ela retirará de uma linha de 120V.

Eletricidade Turma 42 Professor Flávio
Atividade Turma 42 dia 16/4

Exemplo 12.10 As duas bobinas do exemplo anterior são agora colocadas próximas uma da outra de modo a se acoplarem através de uma indutância mútua de 7H. Qual o valor da indutância total se (a) as bobinas forem enroladas no mesmo sentido, e (b) as bobinas forem enroladas em sentidos opostos.

Exemplo 12.11    Qual a indutância total de dois indutores em paralelo com valores de 8 e 12 H?

Exemplo 12.17   O circuito CA (fig.12.19a) tem 2A  através de uma R de 173 em série com uma XL de 100. Calcule o fator de potência, a tensão aplicada V, a potência real P, a potência reativa Q e a potência aparente S.

Eletricidade Turma 42 Professor Flávio
Atividade Turma 42 dia 20/4

Exemplo 13.2    Qual a capacitância de um capacitor que armazena 4C de carga com 2V nos seus terminais?

Exemplo 13.3  Qual a carga armazenada por um capacitor de 10F com 3V aplicados aos seus terminais?

Exemplo 13.4  Qual a tensão aplicada aos terminais de um capacitor de 0,001F que armazena 2C?

Exemplo 13.5  A área de uma placa de um capacitor de duas placas com mica é de 0,0025m2 e a separação entre as placas é de 0,02m. Se a constante dielétrica da mica é 7, Qual a capacitância do capacitor?


Eletricidade Turma 42 Professor Flávio
Atividade Turma 42 dia 23/4

Exemplo 13.7   Calcule a capacitância total de um capacitor de 3μF, um de 5μF e um de 10μF associados em série .

Exemplo 13.8   Qual a capacitância e a tensão de trabalho de uma associação de capacitores em série se C1 e C2 forem dois capacitores de 200μF,150V

Exemplo 13.9   Um capacitor tem uma capacitância de 310pF. Coloca-se um capacitor variável (chamado trimmer) em paralelo ajustado para 50pF. Qual a capacitância total da associação.
Exemplo 13.10    Qual a reatância capacitiva de um capacitor de 0,001F em 60Hz ?

Exemplo 13.11    Uma capacitor num circuito de telefone tem uma capacitância de 3μF . Que corrente passa através dele quando se aplicam 15V em 800Hz?

Exemplo 13.12    Uma corrente de 25mA e 120Hz passa por um circuito contendo um capacitor de 10μF . Qual a queda de tensão através do capacitor?

Eletricidade Turma 42 Professor Flávio
Atividade Turma 42 dia 30/4

Exemplo 13.13     Um circuito CA RC em série tem uma corrente de pico de 1A  com R = 50 e Xc = 120 . Calcule VR, VC, VT e θ. Faça o diagrama de fasores de VC e I. Desenhe também o digrama de tempo de I, VR, VC e VT.

Exemplo 13.14   Um R de 30 e um Xc de 40 estão ligados em série a uma fonte de 120V). Calcule Z, I e θ. Faça o diagrama de fasores.


Exemplo 13.15   Um resistor de 15 e um capacitor de 20 de reatância capacitiva estão dispostos em paralelo ligados a uma linha CA de 120V . Calcule IR, Ic, IT, θ e Z. Faça o diagrama de fasores.


Aulas programadas de seminário integrado referente ao dia 17/04/2020


Pesquisa sobre método/metodologia 

Professor: Cristiano Andrioli

Aulas programadas de pratica profissional referente ao dia 13/04/2020 Pesquisa sobre Parametrização em inversores de frequência Professor: Cristiano Andrioli
Aulas programadas de instalações elétricas referente ao dia 17/04/2020 Pesquisa sobre motores elétricos 12 terminais Professor: Cristiano Andrioli
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                        Orientação Escolar              

Bom Dia!

Estamos em um período bem difícil,sendo assim orientamos que cuidem de sua saúde mental.
Sugerimos que durante esse período  de  aprendizagem, possam acalmar a alma .Assistam as lives do Professor Gabriel Chalita, é um Curso de Filosofia de fácil entendimento.
Todos os dias ele aborda assuntos pertinentes a nosso Cotidiano.
O horário das lives são as 18h ,todos dias. E fica na página Gabriel Chalita ,você pode acessar e estão todas lá.
No retorno faremos reflexões sobre os  assuntos que chamaram a atenção de vocês.

Fiquem em paz !

Orientação Escolar

 16/04/2020

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Orientação Escolar

Sugestão de atividade

Para descontrair em família nesse período. Convide seus familiares para jogar.

No retorno nos relate como foi a brincadeira.

Brincadeira do espelho
Jogo






Objetivos:

Observar que a imagem se reflete ao contrário quando se olha no espelho.

Promover a amizade, respeito pelo outro.


Preparação:

O jogo pode ser feito com duas pessoas ou várias duplas.

Sabia que sua imagem se reflete ao contrário quando você se olha no espelho?

Levantando o braço direito, e a imagem mostrará o seu braço esquerdo.

Material: 

Fita crepe ou qualquer outro objeto que separe .

Desenrolar:

Delimite com fita crepe ( 
outro objeto que separe )o lugar que simulará um espelho.

Você faz um gesto e o seu colega deverá imitá-lo.Nesse momento você faz a brincadeira com seus familiares

Procure fazer gestos difíceis de serem imitados.

O primeiro que errar sai do jogo e será substituído por outro familiar ou troca e  um passa a ser o espelho.

O último que ficar no espelho sem cometer falhas, será o vencedor.

Fonte: Arte e Habilidade - Angela Cantele Leonardi e Bruna Renata Cantele
Educação Infantil - Coleção Horizontes - Editora IBEP.

17/04/2020
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       Bom Dia!

                                             Orientação Escolar

Desejamos a todos uma excelente semana.

Segue um texto para ler e refletir compartilhe com seus amigos e família


NOTA DE R$ 100,00






Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.

Ele perguntou:

“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?”

Todos ergueram a mão...

Então ele disse:

“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota.
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?”
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.

Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”

Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.

Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

Estamos com saudade!

Quem puder #FIQUE EM CASA!
               
                                                                        27/04/2020
Aulas programadas de instalações elétricas referente ao dia 24/04/2020

Pesquisa sobre parametrização em soft-starter digital

Professor: Cristiano Andrioli




Aulas programadas de seminário integrado referente ao dia 24/04/2020

Pesquisa sobre tipos de pesquisa(bibliográficas e de campo)

Professor: Cristiano Andrioli



Aulas programadas de pratica profissional referente ao dia 28/04/2020

Pesquisa sobre chave de partida Spe explicando o seu funcionamento

Professor: Cristiano Andrioli


Aulas programadas de pratica profissional referente ao dia 02/06/2020

Pesquisa sobre diagrama multifilar de força  em chave Spe sem reversão 

Professor: Cristiano Andrioli


Aulas programadas de instalações elétricas referente ao dia 05/06/2020

Pesquisa sobre diagrama de comando chave Spe sem reversão 

Professor: Cristiano Andrioli



Aulas programadas de pratica profissional referente ao dia 09/06/2020

Pesquisa sobre diagrama multifilar de força  em chave Spe com reversão 

Professor: Cristiano Andrioli



Aulas programadas de seminário integrado referente ao dia 12/06/2020

Pesquisa sobre como fazer um fichamento

Professor: Cristiano Andrioli



Aulas programadas de seminário integrado referente ao dia 05/06/2020

Pesquisa sobre oque é um fichamento

Professor: Cristiano Andrioli



Aulas programadas de instalações elétricas referente ao dia 12/06/2020

Pesquisa sobre diagrama de comando chave Spe com reversão 

Professor: Cristiano Andrioli


4 comentários:

  1. Criado para substituir os tradicionais modos de ligação estrela-triangulo, partida direta e chave compensadora , este dispositivo eletrônico pode controlar a tensão de partida do motor e sua desenergização, contribuindo para diminuir os choques mecânicos aumentando sua vida útil ,além de proteger o motor contra falta de fase, sobrecorrente e subcorrente.

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  2. Professor Cristiano e alunos da Turma espero que estejam todos bem. Passo por aqui para deixar o carinho e agradecimento pela dedicação e qualidade de suas aulas.Um abraço afetuoso da Equipe Diretiva. Orientadora Prof Cíntia.

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  3. Professor Flávio e alunos da Turma espero que estejam todos bem. Passo por aqui para deixar o carinho e agradecimento pela dedicação e qualidade de suas aulas.Um abraço afetuoso da Equipe Diretiva. Orientadora Prof Cíntia.

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  4. Os alunos que estejam com alguma necessidade que a Orientação possa auxiliar . Estamos a disposição para ajudar no que for possível.Quem puder fica em casa.

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