T9 EJA









ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 11 - 29 de jun à 04 de jul 2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Atividade de espanhol – Paulo Sanches

Semana de 29/07 a 06/08

 

Nossa atividade dessa semana será assistir aos vídeos sobre a História da Língua espanhola e resumo da História da Espanha.

Boa semana a todas e todos!

Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=5AZWPiAXo8I

               https://www.youtube.com/watch?v=Gwm7eF4NG0A&t=129s




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Data: 03/07

PROFESSORA FERNANDA ZANONI

MEUS QUERIDOS!!!!

Neste ano não tivemos a oportunidade de nos encontrarmos pessoalmente, nossa comunicação foi totalmente remota, mas fiquei muito feliz com a dedicação e participação de vocês, seja tirando dúvidas pelo whats e Messenger ou através da devolução das tarefas dadas até agora. Esta provavelmente será a última semana em que enviarei atividade a vocês, pois para quem ainda não sabe, estou grávida e meu baby está prestes a nascer, e quando isso acontecer eu entrarei em licença maternidade com duração de 6 meses, retornando apenas em janeiro. Agradeço a todos que estiveram junto comigo nesta jornada um tanto diferente e muitas vezes exaustiva, mas que nos trouxe muito aprendizado, e os mais importantes são que devemos valorizar a vida que temos, a escola e tudo que a cerca, a troca de conhecimento, o contato com as pessoas e todas as vivências maravilhosas que acontecem dentro das salas de aula e também nos recreios. Se cuidem, se possível fiquem em casa. Tudo vai passar! Beijo no coração de cada um.

TEMA: ATLETISMO

O Atletismo é um esporte composto por diversas modalidades classificadas em: 

- Corridas: de curta distância e longa distância, além de provas de revezamento e com obstáculos e da marcha atlética;

- Saltos: de altura, em distância e triplo;

- Lançamentos e Arremessos: podem ser de dardo, disco, martelo e de peso. Consiste em lançar o objeto o mais longe possível do ponto inicial.

Há também as provas combinadas que unem duas ou mais modalidades sob um mesmo nome e que variam conforme o sexo. A prova feminina é o Heptatlo, que consiste em corrida de 100 metros com barreiras, salto em altura, corrida de 200 metros, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros de corrida.

O Decathlon é uma prova masculina composta de: 100 metros de corrida, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros de corrida, corrida de 110 metros com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e é finalizado com 1500 metros de corrida.

A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em atletismo é a corrida. Historicamente, o ato de correr acompanha todo o processo de evolução humana: antes do desenvolvimento da criação de animais, os homens centravam-se na prática da caça e da coleta de alimentos para conseguir sobreviver. Há grandes indícios de que a caça, por necessitar da agilidade humana em pegar a presa, tenha sido em parte responsável pelo desenvolvimento da corrida. Essa ideia fornece certo fundamento para a afirmação bastante comum (mas que ainda ninguém conseguiu comprovar) de que o ótimo desenvolvimento de atletas quenianos em corridas de longas distâncias se deve à tradição de seu povo em caçadas. Algumas pessoas vão mais longe ao afirmar que até o tipo de corpo dos corredores quenianos é resultado das antigas atividades caçadoras, cujas habilidades teriam sido transmitidas geneticamente. Outra ligação da evolução humana com o atletismo são as provas de arremesso e de lançamentos: há um mito de que os homens arremessavam pedras e pontas afiadas para auxílio na caça.

Com algumas modalidades pouco praticadas na escola e outras bastante difundidas, o Atletismo carrega um estigma de que é uma prática voltada às camadas mais baixas da sociedade. Essa suposição se deve ao fato de que em algumas de suas modalidades, como a corrida, não seria necessária a aquisição de materiais caros para a prática. Mas sempre precisamos lembrar de que essa é uma mentira muito incentivada pela televisão: quantas vezes você não assistiu reportagens de pessoas que treinavam corrida descalças? E de que para treinar corrida depende apenas da força de vontade? Certamente muitas vezes, não é? É preciso lembrar que a prática da corrida sem um calçado apropriado pode trazer mais prejuízos ao praticante do que benefícios: Lesões nas articulações do joelho e do tornozelo são as mais comuns. Sem mencionar que o impacto que o corpo tem com o chão, sem amortecimento nenhum, apresenta problemas que passam pelo quadril e atingem também a coluna vertebral. Porém, o uso de um tênis que tenha um grau de amortecimento razoável, associado a roupas apropriadas como uma camiseta leve, bermuda de material flexível e meias, já permitem a prática de muitas modalidades do atletismo.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola

ATIVIDADE:

*Após a leitura do texto acima, escolha uma modalidade de atletismo da sua preferência que gostaria de praticar na escola, e discorra sobre os motivos da sua escolha e quais benefícios essa atividade traz para o aluno (com base em sua opinião).

IMPORTANTE: NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, AS ATIVIDADES REALIZADAS NO MÊS DE JUNHO (01 À 26/06) E TAMBÉM AS DESTA SEMANA (29/06 À 03/07) DEVERÃO SER ENTREGUES/DEVOLVIDAS ATÉ DIA 10/07. ATRAVÉS DO CLASSROOM OU DO E-MAIL: feferripiresz@gmail.com


ATIVIDADE DE QUÍMICA

PROFESSORA: DANUBIA RENATA

DÚVIDAS PELO E-MAIL: pyetro.danubia123@gmail.com

DATA: 29/06/20 a 02/07/20

PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19)

RESPONDA:

·       Quais
os processos químicos por trás da lavagem das mãos?

·       Qual
sabão pode ser utilizado?

·       Álcool
gel funciona por quê?

·       A
cloroquina é a esperança e como ela age?

·       Em
sua opinião estamos longe de descobrir uma vacina?


*************************************************************************************************

Atividades Programadas

Semana 11

Professora Gisele- Artes

 

Estilos Artísticos

Principais características de cada estilo

Conceituando estilos artísticos

Existem muitos tipos diferentes de estilos de pintura, podendo se concentrar em um estilo particular ou em uma combinação de estilos. O estilo de pintura mais procurado pela maioria dos artistas é o estilo ocidental. No estilo ocidental você pode encontrar o modernismo, o cubismo, o surrealismo, o expressionismo, o estilo abstrato e o impressionismo. No estilo oriental você será exposto às pinturas chinesas, japonesas e indianas. Cada estilo dentro da arte possui características únicas que nos fazem reconhecer a qual movimento pertence. Assim como os artistas de cada movimento artístico possuem sua “assinatura visual”, os próprios estilos artísticos se diferenciam e marcam assim, sua época de existência. Assim, veremos quais são estes estilos e como podemos reconhecê-los de forma fácil e divertida!

Arte abstrata

Se não faz sentido e nem tem referência com a realidade, então é abstrato...

 

Art Noveau (lê-se Nuvô)    

 

Se é decorativa e com formas elegantes, então é Art Noveau...

 

Arte Classicista

Se segue padrões estéticos e possui traços harmoniosos (e bustos de mármore),então é Classicista...

 

Arte cubista

Se é em plano bidimensional e parece com recortes de papel, então é cubista...

Arte expressionista

Se retratar sentimentos, mas não tem muito toque de realidade, então é expressionista...

 

 

Arte Figurativa

Se retratar objetos reais e de forma clara, então é figurativo...

Arte Fotorrealsita

Se parece foto mas é pintura e tem objetos que beiram ao ilusionismo de tão reais, então é fotorrealista...

 

 

Arte impressionista

Se retratar paisagens ao ar livre, então é impressionista...

 

 

Arte realista

Se representa o cotidiano de forma objetiva, então é realismo...

 

 

Arte rococó

Se é exagerada e pintada em tons pastel com muitos laços e cenas românticas, então é rococó...

 

 

Arte simbolista

Se possui elementos místicos e seres mitológicos, então é simbolista...

 

Arte surrealista

Se não tem relação com a realidade e tem muitas imagens estranhas, então é surrealismo...

 

Arte veduta

Se é detalhada com paisagens urbanas e feita em painel, então é veduta...

 

Proposta

Escolha um estilo artístico e crie uma composição plástica (pintura, desenho, colagem, escultura…) que represente o estilo escolhido, depois fotografe e envie a foto da sua obra pronta para o email projetoartes.1224@gmail.com ou para o whats 051 980420678. Bons estudos!

*************************************************************************************************

******************************************************************************

 Aula Programada de Biologia


Data: 02/07/2020 

Professora: Nara Troglio


Atividade: pesquisar sobre as diferenças da Primeira e Segunda Lei de Mendel e elaborar um quadro comparativo, esquema ou texto sobre suas conclusões.


__________________________________________

Aula de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 01 e 02/7

Atividades:

* Observe os temas abaixo (os  assuntos):

Veja como cada um deles foi questionado, diante destas questões tente responder dando três respostas para cada pergunta.

1)-Os desafios do necessário isolamento social no Brasil.

Por que é necessário o isolamento no Brasil?

a-

b-

c-

2)Pobreza em evidência no B rasil.

Por que a pobreza está em evidência no Brasil?

a-

b-

c-

3)O Brasil sofre uma das maiores crises políticas e econômicas no país.

Por que o Brasil sofre uma das maiores crises políticas e econômicas no país?

a-

b-

c-

 

 


E. E. E. B. Prudente de Morais

Componente curricular: Geografia

Professora: Sandra

Semana de 29/6  a 3/7

 

Boa noite!

 

 1) Pesquise na internet ainda sobre o capitalismo e explique algumas palavras-chaves ligadas a ele:

* mais-valia:

* monopólio:

        * burguesia:

* proletários:

* lei da oferta e da procura:

* lucro:

* propriedade privada dos meios de produção:

      2) Pensando sobre o CAPITALISMO no momento atual reflita e escreva sobre as desigualdades sociais, econômicas, educacionais e comente sobre o que é prioridade mesmo durante uma pandemia;

 

                                                                                                    Muita saúde e fé a todos e todas!

Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com  ou na nossa turma no Classroom.

_________________________________________________________________

 


      ___________________________________

      E. E. E. B. Prudente de Morais

Componente curricular: Filosofia - Noturno

Professora: Sandra

        Semana de 29/6  a 3/7

Boa noite!

Assista  o vídeo que está no link: 

https://youtu.be/iqSBPRsuW3g

 Menos de quatro minutos de uma palestra de Leandro Karnal  sobre PENSAR ALTO e escreva, mesmo se não puder assistir o vídeo sobre os seus valores, o que está em seu coração, se também pensas alto e o que faz para que esse pensamento vire realidade!

 

·       Seguimos! Ao infinito! Fiquem com Deus queridos e queridas!

 

Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com  ou na nossa turma no Classroom.

________________________________________

 



#################################

AULA PROGRAMADA - 01/7

 FÍSICA– PROF. FERNANDO

 

 

1)      Faça as conversões de temperaturas descritas abaixo:

a)      25° C em F°;

b)      75 ° F em C°;

c)       120° F em C°;

d)      200° K em F°;

e)      5° C em K;

f)       50° C em K;

g)      150 K em F°;

h)      90° F em C°;

i)        300 K em C°;

j)        270 K em F°;

@@@@@@@@@@@@@@@

AULA PROGRAMADA DE MATEMÁTICA

gilmartematico@gmail.com

 29 de Junho à 03 de julho

Use o link abaixo para acessar a atividade no drive

 https://drive.google.com/file/d/1HN7-Oa1IHZSMSi6y2biSv6aoBo28_6e6/view?usp=sharing

A mesma atividade está no Google sala de aula

@@@@@@@@@@@@@@@

============================

AULA DE ENSINO RELIGIOSO (semana de 29 de junho a 3 de julho)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:

https://drive.google.com/file/d/1fXjFmupv6_d1ToYx8qWOGdbXT6ZePEYL/view?usp=sharing

BOM TRABALHO!!!

============================

Aula de Literatura

Professora: Jucinara       Data: 02/07/2020

Os sapo (Manuel Bandeira)

 

Enfunando os papos,

Saem da penumbra,

Aos pulos, os sapos.

A luz os deslumbra.

 

Em ronco que aterra,

Berra o sapo-boi:

- "Meu pai foi à guerra!"

- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

 

O sapo-tanoeiro,

Parnasiano aguado,

Diz: - "Meu cancioneiro

É bem martelado.

 

Vede como primo

Em comer os hiatos!

Que arte! E nunca rimo

Os termos cognatos.

 

O meu verso é bom

Frumento sem joio.

Faço rimas com

Consoantes de apoio.

 

Vai por cinquenta anos

Que lhes dei a norma:

Reduzi sem danos

A fôrmas a forma.

 

Clame a saparia

Em críticas céticas:

Não há mais poesia,

Mas há artes poéticas..."

 

Urra o sapo-boi:

- "Meu pai foi rei!"- "Foi!"

- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

 

Brada em um assomo

O sapo-tanoeiro:

- A grande arte é como

Lavor de joalheiro.

 

Ou bem de estatuário.

Tudo quanto é belo,

Tudo quanto é vário,

Canta no martelo".

 

Outros, sapos-pipas

(Um mal em si cabe),

Falam pelas tripas,

- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".

 

Longe dessa grita,

Lá onde mais densa

A noite infinita

Veste a sombra imensa;

 

Lá, fugido ao mundo,

Sem glória, sem fé,

No perau profundo

E solitário, é

 

Que soluças tu,

Transido de frio,

Sapo-cururu

Da beira do rio...


    

                                 Entendendo o poema:

 

01 – Os modernistas dos anos 1920 frequentemente tinham atitudes de ironia, deboche e crítica em relação à cultura oficial.

a)   Aponte no poema um exemplo de ironia ou deboche.

 

b)   A fala do sapo-tanoeiro, delimitada pelas aspas, veicula o princípio básico do movimento literário satirizado. Qual é esse princípio?

 

02 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Cético: 

·        Cognatos: 

·        Frumento: 

·        Joio: 

·        Perau: 

·        Transido:

 

03 – Faça uma pesquisa, no dicionário ou com o professor de biologia, sobre os quatro tipos de sapo mencionados no poema: Sapo-boi; sapo-tanoeiro (ou ferreiro), sapo-cururu e sapo-pipa. Depois responda:

a)   De que modo o poeta sugere o som característico dos sapos?

 

b)   Na hierarquia dos sapos, pelo critério da raridade, qual dos sapos mencionados é o mais simples e comum em nosso país?

 

c)   Nesse poema, os sapos são metáforas de tendências estéticas da literatura brasileira. Considerando-se a condição precária (“Sem glória, sem fé”) do sapo-cururu, o que ele pode representar no cenário cultural brasileiro?

 

04 – Em meio à algazarra dos medíocres, quem simboliza a solidão do artista superior?

     

******************************************************************************

AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 29/06/2020

 

CONTEÚDO: Preposições.  

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

PREPOSITIONS

In - dentro

On - sobre

Out - fora

Under - embaixo de

In front of - em frente de

Behind - atrás de

Around - ao redor de

Between  entre (dois)

 

1)      Complete as frases com as preposições entre parênteses, em inglês:

a)      The cat is ..................... the mouse and the dog. (entre)

b)      The cat is ..................... the car. (embaixo)

c)      The dog is ..................... the car. (dentro)

d)      The children are ..................... the car. (fora)

e)      The boy is ..................... the house. (dentro)

 

2)      Traduza as frases do exercício acima: 












ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 10 - 22 à 26/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
--------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA - 24/6

 FÍSICA – PROF. FERNANDO

 

UTILIZANDO AS FÓRMULAS DE VELOCIDADE MÉDIA, CALCULE:

1) O velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

 

2) A distância da faculdade até a zona leste da cidade é de 24 km. Considerando a velocidade máxima permitida de 80 km/h, quantos minutos, no mínimo, uma pessoa deve gastar no percurso em trânsito completamente livre?

 

3) Um linha de ônibus urbano tem um trajeto de 25 km. Sabendo que um ônibus percorre esse trajeto em 85 minutos, calcule sua velocidade escalar média em km/h.

 

4) Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos m/s? E 15 m/s correspondem a quantos km/h?

 

5) Um trem viaja com a velocidade constante de 50 km/h. quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?

############################################################


Atividade de Espanhol – Paulo Sanches

Semana de 22 a 29 de junho

Leia o texto e responda as perguntas no caderno e enviar foto para 997195961! 

 

Mi día

Me llamo María Pérez y tengo diecinueve años. Nací en Málaga, pero vivo en Granada. Soy estudiante de primer curso de Periodismo. De lunes a viernes me levanto a las siete y media, desayuno y camino hasta la universidad.

Entro en clase a las nueve y salgo a la una. Al medio día, como en mi casa y veo la televisión. Por la tarde, estudio hasta las siete y después quedo con mis amigas.

A nosotras nos gusta mucho el cine, el teatro y la música. Los viernes por la noche cenamos pizza y bailamos en la discoteca. Todos los sábados visito a mi familia en Málaga.

El domingo por la tarde regreso a Granada y, si hace sol, salgo con mi perro a dar un paseo. ¡Me encantan los animales!

Responde de acordo com as informações do texto!

1) ¿Cuántos años tiene María?

a) 20           b) 18        c) 19      d) 17

2) ¿Dónde vive María?

a) En Granada        b) En Sevilla          c) En Córdoba               d) En Málaga

3) ¿A qué hora entra en clase María?

a) A las 9:00             b) A las 9:30           c) A las 13:00               d) A las 7:30

 4) ¿Qué día visita María a su familia?

a) Los domingos               b) Los lunes       c) Los miércoles                   d) Los sábados

 5) ¿Cuál es la mascota de María?

a) Un perro             b) Una serpiente      c) Un pájaro         d) Un gato

 https://lingua.com/pt/espanhol/leitura/

Relacione as expressões em espanhol, com seu significado em português:

(1) Dar un portazo

(2) Echar de menos

(3) Hacer la vista gorda

(4) Poner los cabellos de punta

(5) Tener mala gana

(6) ¡Qué lástima!

(7) Ponerse guapo

(8) Morirse de miedo


(   ) ficar de cabelo em pé

(   ) sentir saudades

(   ) ter má vontade

(   ) fazer vista grossa

(   ) ficar bonito

(   ) bater a porta

(   ) morrer de medo

(   ) que pena!

https://blog.influx.com.br/exercicios-em-espanhol-treinando-expressoes-em-espanhol 


----------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 20 de junho

 

Copie o texto o texto abaixo em seu caderno de Artes.

 

 

Auto Retratos

Quando falamos sobre autorretratos, geralmente quem tem mais contato com arte costuma logo associar a imagem de Frida Kahlo.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos do México. Inspirada na cultura popular do país, ela empregou um estilo de arte popular ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana.

O trabalho de Kahlo como artista permaneceu relativamente desconhecido até o final dos anos 1970, quando seu trabalho foi redescoberto por historiadores de arte e ativistas políticos. No início dos anos 1990, ela se tornou não apenas uma figura reconhecida na história da arte, mas também considerada um ícone para Chicanos, o movimento feminista e o movimento LGBTQ. O trabalho de Kahlo tem sido celebrado internacionalmente como emblemático das tradições nacionais e indígenas mexicanas e pelas feministas, pelo que é visto como uma descrição intransigente da experiência e forma feminina.

 

Atividade

 

Inspirado na obra de Frida, crie um autorretrato utilizando a técnica de desenho ou pintura que preferir. A composição deve ser feita em folha de ofício ou desenho e ter margens de 2 centímetros.

 

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678.

 

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula  de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 24 e 25/6/20

Atividades:

Observe as gravuras:


 
a)  O que  mostra cada uma das imagens?

b)      Tem algo em comum entre elas? O quê?

c)      Em que lugar elas estão?

d)     O que estão fazendo?

e)Quais as possíveis diferenças que você observa entre as  imagens?

*O que é dissertar?

 



PROFESSORA: DANUBIA RENATA

E-MAIL: pyetro.danubia123@gmail.com

DATA: 22/06/2020  a  26/06/2020

 ATIVIDADE DE QUÍMICA:

DEVIDO A PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS DISSERTE SOBRE:

“A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DA QUÍMICA EM MEIO À PANDEMIA”

“A QUÍMICA CONTRA A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19)”







ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA

PROF. SIMONE CARDOSO

DATA: 22/06 A 26/06
ATIVIDADE:

1- DEVIDO A PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVIRUS ( COVID-19) DISSERTE SOBRE:

* COMO POSSO SER RESPONSÁVEL POR MIM E PELA MINHA SAÚDE?

* COMO MINHAS AÇÕES PODEM TRAZER CONSEQUÊNCIAS PARA MEU ENTORNO?

@ REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DURANTE O MÊS DE JUNHO, ATÉ SEGUNDA ORDEM.
@REALIZAR AS ATIVIDADES A CANETA,POIS A LEITURA DA MESMA SE TORNA INVIÁVEL A LEITURA MANUSCRITA A LÁPIS.
@FAÇA COM CAPRICHO E ORGANIZE O SEU MATERIAL,ESTIPULE UMA ROTINA DE ESTUDOS.



___________________________________

@@@@@@@@@@@@@@@

AULA DE MATEMÁTICA

gilmartematico@gmail.com

Atividades da semana 22 a 26 de Junho.

Use o link abaixo para acessar a atividade no drive:

https://drive.google.com/file/d/1rII-iClGOwrb5RPWnP-u_a8_kAb9M2PZ/view?usp=sharing

Obs: Façam as atividades semanalmente, pois serão determinadas posteriormente a forma e a data para devolução.

@@@@@@@@@@@@@@@

________________

E. E. E. B. Prudente de Morais

Aulas programadas de junho:

Componente curricular: Filosofia - Noturno

Professora: Sandra

        Semana de 22/6  a 26/6

 

Boa noite!

Assista  o vídeo que está no link: 

https://youtu.be/fqa398iv88U    ou pesquise em outras páginas na internet, sobre frases       de Aristóteles, Nietzsche ou Sêneca. Após:

·        Copia a frase que escolheste e escreva um comentário sobre ela:

·       Fiquem com Deus queridos e queridas!

 

Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com  ou na nossa turma no Classroom.

                                     ________________________



Aulas programadas de junho:

Componente curricular: Geografia

Professora: Sandra

Semana de 22/6  a 26/6

 

Boa noite!

Assista  o vídeo que está no link: 

 https://youtu.be/jNeUx0LAJXQ

   ou pesquise em outras páginas na internet.  Após:

·        conceitue e caracterize  CAPITALISMO;

·       Escreva duas vantagens e duas desvantagens do capitalismo;

·       escreva onde na  prática percebemos o capitalismo no Brasil:

 

Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com  ou na nossa turma no Classroom.

__________________________________________________________________________

 

----------------------------------------------------------

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA FERNANDA ZANONI

TURMA: T9

DATA: 26/06/2020



RACISMO NO ESPORTE

“Nas últimas semanas, a quantidade de protestos contra o racismo vem aumentando em todo o mundo. Casos de genocídio negro como o de João Pedro, no Brasil, e George Floyd, nos Estados Unidos, mostram que ainda precisamos avançar muito no combate ao preconceito racial.”

Por isso, acredito que o esporte pode ser uma ferramenta na construção de uma sociedade mais justa para todos nós. Baseado nesta afirmativa, solicito que pesquisem 2 atletas negros (as) que entraram para a história no combate ao racismo, e faça um breve resumo da história deles, em forma de texto. Além disso, cite um atleta negro, brasileiro, que atua efetivamente nesta causa nos dias atuais.

Qualquer dúvida, estarei à disposição no e-mail:

feferripiresz@gmail.com

----------------------------------------------------------

************

AULA DE ENSINO RELIGIOSO ( SEMANA DE 22 A 26 DE JULHO)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:

https://drive.google.com/file/d/1lit8ZgZXto-wNXjPB7OCkf8Cfmk4CRTf/view?usp=sharing

Bom Trabalho!

***********************

Disciplina: Literatura                  Data: 25/06

Professora: Jucinara

Orientação: realizar atividade no caderno

Responda as questões conforme pesquisa realizada sobre a Semana de Arte Moderna

1)     Quando e onde ocorreu a Semana de Arte Moderna?

2)     Quais eram os objetivos dos artistas envolvidos nas apresentações da Semana de Arte Moderna?

3)     Qual foi a reação da população perante os acontecimentos da Semana de Arte Moderna?

4)     Cite cinco características da Semana de Arte Moderna.

5)     Explique o momento histórico que impulsionou os acontecimentos que deram origem a Semana de Arte Moderna:

6)     Cite o nome de três artistas que se destacaram durante a Semana de Arte Moderna:

**********************************************************

 AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 22/06/2020

 

CONTEÚDO: Leitura e tradução de texto.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia, copie e traduza o texto no seu caderno:

 

CHILD LABOR

An estimated 246 million children are engaged in child labor worldwide. Of those, approximately three-quarters (171 million) work in hazardous situations or conditions, such as working in mines, working with pesticides in agriculture or working with dangerous machinery.

They are everywhere but they are invisible, working in homes, shops and plantations.

Millions of girls who work as unpaid domestic servants are vulnerable to exploitation and abuse. Millions of others work under horrific circumstances: They are trafficked (12 million), forced into several forms of slavery (57 million), into prostitution and pornography (18 million), into participating in armed conflict (0,3 million) or other illicit activities (0,6 million). However, the vast majority of child laborers – 70 per cent or more – work in agriculture.















----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 9 - 15 à 20/06/2020
Observação: 20/06- Sábado Letivo válido por sexta-feira.
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Atividade de Espanhol – Paulo Sanches

Semana de 15 a 22 de junho

Atividade Saborosa – “Actividad Sabrosa”

Com os ingredientes da tabela abaixo, você deverá montar um cardápio para as refeições de um dia (em espanhol), no caderno e enviar foto para 997195961!

*Obs: Não esqueça o nome e a turma.

1)    Café da manhã – “Desayuno”

2)    Almoço – “Almuerzo”

3)    Lanche da tarde – “Refrigerio de la tarde”

4)    Janta – “Cena”

Exemplo:

Café da manhã: café, leche, pan, queso, jamón y huevos.

Almoço: arroz, frijol, papa, pollo, lechuga y coliflor.

Lanche da tarde: gaseosa y pastel de maíz.

Janta: cerdo, papa dulce, repollo, frijol y calabaza.

¡¡Buen Provecho!!

 

Português

Español

Abacate

La palta / El aguacate

Abacaxi

La piña / ananás

Abóbora

El zapallo / La calabaza

Açúcar

El azúcar

Água mineral

El água mineral

Agrião

Los berros

Alface

La lechuga

Alho

El ajo

Amido de milho

El almidón de maíz

Arroz

El arroz

Balas

Los caramelos

Banana

El plátano

Batata

La papa / la patata

Batata doce

La papa dulce / camote

Berinjela

La berenjena

Bolacha

La galleta

Bolo

El pastel

Beterraba

La beterraga

Banha

La manteca

Café

El café

Camarão

El camarón / las gambas

Cebola

La cebolla

Cereja

Las cerezas

Cerveja

La cerveza

Coelho

El conejo

Couve flor

La coliflor

Coentro

El culantro

Cominho

El comino

Chocolate

El chocolate

Champignon

Los champiñones

Chouriço

La morcilla / El relleno

Espinafre

Las espinacas

Ervilhas

Las arvejas / los guisantes

Farinha

La harina

Feijão

El frijol/poroto/alubias

Frango

El pollo

Geleia

La mermelada

Grão de bico

Los garbanzos

Gordura vegetal

La manteca vegetal

Laranja

La naranja

Leite

La leche

Lentilhas

Las lentejas

Limão

El limón

Linguiça

El chorizo

Lulas

Los calamares

Maionese

La mayonesa

Mamão

La papaya

Maça

La manzana

Manteiga

La mantequilla

Mexilhão

Los mejillones

Maracujá

El maracuyá

Melão

El melón

Melancia

La sandía

Mel

La miel

Milho

El maíz

Milho verde

El choclo

Morcela

La morcilla

Morangos

Las fresas/ lãs frutillas

Mostarda

La mostaza

Óleo

El aceite

Ovo

El huevo

Pão

El pan

Pão de forma

El pan de molde

Pêssego

El durazno / melocotón

Peixe

El pescado

Peru

El pavo

Pimenta do reino

La pimienta

Pimenta

El ají / chili / pimiento

Polvo

El pulpo

Porco

El cerdo / El puerco

Presunto

El jamón

Queijo

El queso

Queijo creme (catupiry)

La crema de queso

Refrigerante

La gaseosa

Salsinha

El perejil

Sal

La sal

Salmão

El salmón

Truta

La trucha

Vaca

La vaca

Vagem

Vainas / Judías

 

 




----------------------------------------------------------

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA FERNANDA ZANONI

DATA: 19 E 20/06/2020

TURMA T9-EJA

“As atividades físicas geram diversos benefícios para o corpo e para a mente, por isso a prática é tão recomendada por profissionais da saúde. Além de fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como o Covid-19, a atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, controlam os níveis de colesterol, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e é uma grande aliada no tratamento da depressão e ansiedade, entre outros.”

Então, a atividade desta semana é prática👋😍!!!! 

👉Realizar uma atividade física (pedalada, circuito motor, alongamento, yoga, esporte em geral, esteira, bicicleta ergométrica, etc.) durante 30 minutos, de forma moderada. Durante este processo, fazer um vídeo de você praticando esta atividade, com duração de no máximo 1 minuto (não precisa ter som, ou podem colocar uma música enquanto rola o vídeo), sejam criativos! Este vídeo será a comprovação da atividade desta semana, vocês irão arquivá-lo e posteriormente, quando solicitado, enviar para mim. Observação: somente eu irei visualizar o vídeo e logo após anotação, irei excluí-lo.

-Logo abaixo estão alguns links de vídeos de atividades simples para vocês se inspirarem e praticarem:

https://www.youtube.com/watch?v=PRbhhn7XatQ

https://www.youtube.com/watch?v=-fKtMlFy-AY

https://www.youtube.com/watch?v=Ez4hYxUkRO0

Qualquer dúvida, estarei à disposição no e-mail:

feferripiresz@gmail.com

BOM TREINO!!!

----------------------------------------------------------

Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados

Olá

Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.

Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :

Nome do aluno

CPF

Cidade

Endereço

Número da residência

Bairro

Latitude

Longitude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 --------------------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 15/06/2020


CONTEÚDO: Leitura e tradução de texto.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 


1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:


CONVERSATION


The test: the students are talking about a hard test at school


Student A: What’s wrong? You look terrible.

Student B: I was studying hard until 3 o’clock in the morning.

This morning I was so tired that I was falling asleep while I was talking the exam.

How do you think the test was?

Student A: I think it was really hard. Last night I wasn’t studying.

I was with my friends.

We were watching the basketball game.

I wasn’t prepared for the test.

I think I’m going to start studying today for next month’s test.

Student B: Good idea!

Student A: Okay. See you soon.

Student B: Bye!


2)      Pesquise imagens (recortes, desenhos ou fotos) que representem o texto acima, ilustrando o seu caderno:

 

Aula Programada de Biologia

Professora: Nara Troglio

Data: 18/06/2020


Atividade:após assistir a vídeo aula elaborar um parágrafo sobre os objetivos dos experimentos de Mendel .


-Seguem os links das vídeo aulas sobre o conteúdo para a atividade: https://youtu.be/v-hfYSqFKxIhttps://youtu.be/tRFN7lSmhFg e https://youtu.be/p_oSi0_9ZKg 


RETOMADA DE ATIVIDADES – QUÍMICA

PROFESSORA: DANUBIA RENATA

TURMAS: T9 E 314

DATA: 15/06/20 E 18/06/20

E-MAIL: pyetro.danubia123@gmail.com

OBS: Desculpem o atraso referente às atividades da semana passada, pois tive problemas com a internet. 



Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 17/6/20

Atividades:

*Para auxiliar em seus estudos assista o vídeo .Segue abaixo o link para acessar o vídeo,não esqueça de fazer suas anotações no caderno.

Vídeo sobre frase,oração e período

https://www.youtube.com/watch?v=wOZt_nURSiU

 

  

Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 18/6/20

Atividades:

*Copie os exercícios no caderno,completando-os.

1) Indique por quantas orações são formados os seguintes períodos:
a) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
b) Na semana passada fomos ver o filme do Batman.
c) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
d) A minha vizinha me emprestou esse livro.
e) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.

.2)Sobre o trecho, é CORRETO firmar que

"O tempo voa. Cabe a você ser o piloto!"

a) Trata-se de um período, mas não é uma frase.
b) A 1ª é uma oração e a 2ª um período.
c) Trata-se apenas de um período.
d) As palavras “voa”, “cabe”, “você” e “ser” são verbos, portanto indicam orações.
e) O ponto final une a 1ª oração ao período.


3)Analise as frases e assinala as que também são orações:

(  ) Parabéns por tudo.

(  ) Que comportamento agressivo!

(  ) Será que ele vem hoje?

(   ) Eu quero!

(   ) Agora, por favor!

(   ) Nem pense nisso.

 

 


AULA PROGRAMADA - 17/6

 FÍSICA – PROF. FERNANDO

 

  1. Faça as conversões de velocidade abaixo listadas:

 

a.            25 m/s em km/h;

b.            70 km/h em m/s;

c.            10 m/s em km/h;

d.            100 km/h em m/s;

e.            36 km/h em m/s;

f.             3,6 m/s em km/h;

g.            72 km/h em m/s;

h.            55 km/h em m/s;

i.              80 km/h em m/s;

j.              12 m/s em km/h;

 

        2) Um automóvel passa pelo km 40 de uma rodovia às 14 horas e pelo km 250 às 17 horas. Calcule a velocidade escalar média do automóvel nesse intervalo de tempo. 




AULA PROGRAMADA DE FILOSOFIA – PROFESSORA SANDRA

SEMANA DE 15/6   A  19/6

BOA NOITE QUERIDOS E QUERIDAS!

Sabendo da importância das relações sociais para o indivíduo, comente sobre como ela se dá neste período, as novas formas de relacionamento, aspectos positivos  e negativos da maior utilização de mídias sociais.

Fiquem com Deus!

Dúvidas enviem para:

           sandraxavier.geografia@gmail.com       ou na nossa turma no Classroom


_____

Componente curricular: Geografia

Professora: Sandra

Semana de 15/6  a 19/6


Boa noite!

Assista  o vídeo que está no link:

https://youtu.be/6wVyLGZMLOo

    ou pesquise em outras páginas na internet.  Após:

·        conceitue e caracterize  NEOLIBERALISMO;

·       escreva onde na  prática percebemos o Neoliberalismo no Brasil:


Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com  ou na nossa turma no Classroom.

 



ATIVIDADE PROGRAMADA DE SOCIOLOGIA
DATA: 15/06 a20/06
PROF. SIMONE CARDOSO
ATIVIDADE.
* FAÇA UMA PEQUENA PESQUISA SOBRE RELIGIÃO NA SOCIEDADE.
* POR QUE A PALAVRA RELIGIÃO AINDA  LEMBRA CONFLITOS E INTOLERANCIA?
DISSERTE SOBRE.
* TRANSCREVER PARA O CADERNO.
#### NÃO TEMOS DATA DETERMINADA PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES DE JUNHO POR ENQUANTO,SENDO EM SEU CADERNO ATÉ A PROXIMA ORIENTAÇÃO SOBRE A DATA.

@@@@@@@@@@@@@@@@

AULA DE MATEMÁTICA


 Link para acesso às atividades da semana de 15 a 20 de junho ↴

https://drive.google.com/file/d/1JtOWpnhYKZi0Vjtg7FmnstdYVYyD_G86/view?usp=sharing

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Disciplina: Literatura                  Data: 18/06

Professora: Jucinara

Orientação: realizar atividade no caderno

 

Ø  Realizar atividade de pesquisa sobre Semana de Arte Moderna:

·         Contexto histórico;

·         Autores e obras.

******************************************************************



============================

AULA DE ENSINO RELIGIOSO (semana de 15 a 20 de junho)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:

https://drive.google.com/file/d/1FIKu4en8qYtlKz-4z7b-p1_r4FgFK2iM/view?usp=sharing

 

BOM TRABALHO!!!


============================



----------------------------------------------------------

Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 16 de junho

 

Copie ou imprima este texto abaixo e cole no seu caderno de Artes:

“Desconstruindo estereótipos da imagem artística”

 

“Os estereótipos estão presentes na sociedade desde muito tempo e vem sendo compreendidos de inúmeras formas, através de fatores distintos ou não. Marcos Emanoel Pereira , doutor na área de Psicologia Social, afirma que ‘o processo de estereotipização é estritamente individual, enquanto que os estereótipos podem ser considerados como produtos compartilhados amplamente no interior de um grupo social’ . Os estereótipos podem ser considerados como generalizações originadas de um coletivo e de forma individual, que são apontadas como características comportamentais (cultura, aparência, gênero, classe econômica, e entre outros), de outras pessoas dentro de um círculo social. Tais perspectivas podem ser compreendidas também enquanto rotulação seja de cunho pejorativo, ou não, como algo prejulgado. Tais representações possuem caráter dogmático em determinadas circunstâncias, que ocasionam um processo lento de desconstrução.

Ao surgir algo que é incomum aos olhos de um grupo social, tal particularidade terá maior vulnerabilidade perante o que é ditado como algo habitual por este. Para Espindola, ‘os estereótipos são a configuração que o costume natural do mundo social tem de lidar com o aparecimento do diferente’. Desta forma, buscar uma única definição para o conceito de estereótipo é dificultoso justamente por ser muito amplo.

Os estereótipos fazem parte da realidade de muitas escolas, de forma enraizada, não somente nas paredes das salas de aula, mas de forma alicerçada na cabeça das pessoas (pais, professores, direção e sociedade em geral). Silvia e Tatit apontam que os estereótipos são e/ou estão presentes nas datas comemorativas, na pedagogia, na decoração, bem como nos ‘adereços para a festa da primavera, junina, dia das mães, do índio, páscoa e por aí afora’. A decoração em eventos ou até mesmo dentro e fora da sala de aula, que se mantém através de cópias de bonecos de EVA da internet, é outra prática muito comum feita por professores de diversos lugares.”

 

ATIVIDADE:

Sobre a desconstrução de estereótipos na arte, utilizaremos a seguinte frase para guiar o trabalho: “TODO CORPO HUMANO É FORMADO POR CABEÇA, TRONCO, DOIS BRAÇOS E DUAS PERNAS.”.

Analise a frase e a partir dela, crie uma composição plástica (desenho, colagem, pintura...) onde esse estereótipo seja desconstruído. Por exemplo: se pensarmos na diversidade humana, há pessoas que não tem todos os membros, logo, há uma quebra de estereótipo, ou, crie um corpo fantasioso onde estas características sejam mudadas.

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678.

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3







  ----------------------------------------------------------






















  ----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 8 - 08 à 12/06/2020
11/06 (quinta-feira)- FERIADO CORPUS CHRISTI

AULA PROGRAMADA DE QUÍMICA ( REVISÃO)

CLASSIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS DE CARBONO E SUAS CADEIAS.

Professora: Danubia Renata 

pyetro.danubia123@gmail.com  

TURMAS: T9 E 314       DATA: 08/06/20 E 15/06

CLIQUE AQUI





Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais

Área de Ciências Humanas – Componente Curricular: História - Prof. Dalpaz

AULA PROGRAMADA – DIA: 10 e 12 DE JUNHO

Atividade: Leitura, Interpretação e Reflexão Sobre o Texto

 

Tema: A Revolução Russa e a Queda da Monarquia


O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.

No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

 

Exercício:

Após leitura do texto da aula passada e deste texto acima, elabore NO SEU CADERNO um pequeno comentário crítico argumentativo abordando a seguinte questão: Como podemos caracterizar o governo de Nicolau II na Rússia antes da revolução ocorrida em 1917?  

 

Orientações:

·        O texto deverá ser copiado para seu caderno (você poderá imprimir e colar se preferir);

·        O Exercício deverá ser feito no CADERNO;

·        Esta atividade será avaliada pelo professor quando retornarmos para as aulas presenciais;

·        CUIDADO! Faça as atividades diariamente. Crie uma rotina como se você estivesse na escola. Não deixe acumular;

·        Contato com o professor para esclarecer dúvidas: e-mail: dalphaz@yahoo.com.br e Fone: 51 999911641

 

ATENÇÃO! PARA ENVIAR ATIVIDADES PARA O PROFESSOR DEVERÁ SER UTILIZADO ESTE E-MAIL: cjdalpaz@gmail.com 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola Estadual Prudente de Moraes

Espanhol – Paulo Sanches

Atividade para ser desenvolvida até dia 19/06

 

Como fazer e responder uma saudação em espanhol.

 

Que fazer (hacer):

Pregunta

Respuesta

Para saludar a alguien

Hola, ¿qué tal?

¿Cómo estás?

¿Cómo te va?

Bien, ¿Y tú?

Estoy bien, gracias.

Voy tirando, ¿y tú?

Buenos días.     Buenas tardes.     Buenas noches. 

Para despedirse

Hasta luego.   Hasta mañana.  Hasta pronto.

 Hasta otra.     Adiós.                  Chau.

Para preguntar por el nombre

Y contestar

¿Cómo te llamas?

¿Cuál es tu nombre?

¿Cuál es tu apellido?

Me llamo…

Mi nombre es…

Mi apellido es…

Para hablar de la procedencia

¿De dónde eres?

Soy brasileño.

Soy de Brasil.

Para hablar de la edad (opcional)

¿Cuántos años tienes?

Tengo … años

Para preguntar la dirección y contestar

¿Dónde vives?

¿Cuál es tu dirección?

Vivo en…

Mi dirección es…

Glossário:

Alguien – Alguém                                               Apellido – Sobrenome

Contestar – Responder                                       Dirección - Endereço

Llamas – Chamas                                                Saludar – Saudar

 

Pronombres Personales

Verbos

         Ser                               Estar                          Tener

Yo

Soy

Estoy

Tengo

Tu

Eres

Estás

Tienes

El, Ella, usted

Es

Está

Tiene

Nosotros/as

Somos

Estamos

Tenemos

Vosotros/as

Sois

Estais

Tenéis

Ellos, ellas, ustedes

Son

Están

Tienen

 

 VARIOS. Dicionario Básico Lengua Española. Cuarta edición. Madrid: Ediciones SM, 2000.

 

*Forma de entrega da tarefa:

1) Responder no caderno e enviar foto no whats privado 997195961;

2) Fazer chamada de voz com o professor para estabelecer diálogo e desenvolver a pronúncia.

** Escolha uma das duas formas! Quem quiser fazer as duas, também pode.

 

  ----------------------------------------------------------


Atividade Programada de Educação Física

Professora: Fernanda Zanoni 

DATA: 12/06/2020

 -PESQUISAR E FAZER ANOTAÇÕES SOBRE AS RECOMENDAÇÕES DA OMS E DE OUTROS ÓRGÃOS DA SAÚDE SOBRE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM MEIO À PANDEMIA, RESPONDENDO QUESTÕES COMO:

*Quais os benefícios do exercício físico neste momento de isolamento social?

*Quais cuidados devemos ter para praticá-los?

*Como voltar a treinar em academias e centros de treinamento, quais medidas protetivas necessárias?

*Como a combinação de alimentação e exercícios físicos podem ajudar na diminuição do estresse causado pela pandemia/isolamento social?

* Você está/esteve praticando algum tipo de exercício físico durante essa quarentena? Qual/quais? Local?

 E-mail para dúvidas:

feferripiresz@gmail.com

  ----------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA - 10/6

 FÍSICA – PROF. FERNANDO

 

OBS: COPIAR NO CADERNO E RESOLVER TODAS AS ATIVIDADES.

 

1 – Um móvel percorre 300 km em 2h, pára durante 1 h, depois viaja mais 200 km em 2h. Qual a velocidade escalar média na viagem completa?

2 – Um móvel percorre 200 km em 1,5 h, pára para abastecer durante 0,5 h, e depois percorre mais 400 km em 3h. Qual a sua velocidade escalar média na viagem completa?

 3 – Um móvel viaja 200 km a uma velocidade escalar média constante de 80 km/h. Em quanto tempo ele percorreu esta distância?

4 – Um móvel viaja uma distância a uma velocidade escalar média constante de 80 km/h durante 5 h. Qual essa distância?

5 – Um móvel viaja 200 km a uma velocidade de 50 km/h, depois percorre mais 300 km a uma velocidade de 75 km/h. Qual a velocidade escalar média na viagem completa?

 





AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 08/06/2020 

CONTEÚDO: Leitura e tradução de texto.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno: 

AT A COFFEE SHOP

Student A: Excuse me. Is Someone sitting here?

Student B: No, please sit down. I’m ..............................

Student A: Hi. I’m ......................... Isn’t it a beautiful day?

Student B: Yes, it is.

Student A: Are you going to come to the concert here this weekend?

Student B: No. I didn’t hear about a concert here. When is it?

Student A: It’s next Saturday night at 7:30.

They’re going to have a free jazz concert here at the coffee shop.

I heard that it’s going to be excelente.

Do you want to come with me?

Student B: Sure. I’ll come with you.

I don’t have any plans for next Saturday night.

Student A: Great. Give me your phone number and I’ll call you later.

Student B: It’s 555-4968

Student A: Okay. I’ll see you soon.

Student B:  Okay. Bye!

Student A: Bye!

  

Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 10/6/20

Atividades:

*Recorta e cola uma gravura que represente ou sugira um assunto atual ou até mesmo polêmico. Construa um parágrafo bem desenvolvido falando, expressando sua opinião sobre o assunto. Não se esqueça de dar um título.

 

*Atenção: Não deixem de completar as atividades, permaneça com seu caderno em dia. Qualquer dúvida pergunte por este e-mail ( novaspalavrasdeportugues@hotmail.com).




↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

ATIVIDADE PROGRAMADA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA
PROF. SIMONE CARDOSO
DATA: 08/06 a 12/06
ATIVIDADE:
1- CONFORME O TEXTO TRABALHADO ANTERIORMENTE, EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE SIGNIFICA:
* CLASSE DOMINANTE.
*CLASSE DOMINADA.
ESTE EXERCÍCIO DEVE SER TRANSCRITO NO CADERNO.
 simonegulart1112@gmail.com

@@@@@@@@@@@@@@@@

AULA PROGRAMADA DE MATEMÁTICA

gilmartematico@gmail.com 

 Atividades da semana 08 a 12 de Junho.

Use o link abaixo para acessar a atividade no drive ↓↓

https://drive.google.com/file/d/10kYNcUonRo7HLtII_OJTcWerUarstQqw/view?usp=sharing

Obs: NÃO foi definida a data para devolução das atividades de JUNHO.

Assim que tivermos essa data, publicarei um link  próprio para a devolução.

@@@@@@@@@@@@@@@@@

Aulas programadas de junho:

Componente curricular: Filosofia - Noturno

Professora: Sandra

 

                    Semana de 08/6  a 12/6

Boa noite queridos e queridas:


Escolha um pensamento, uma música ou uma imagem que represente o que sentes  neste período único em nossas vidas. Faça no caderno e comente sua escolha, refletindo sobre ela.

 Fiquem com Deus!

Dúvidas enviem para:

 sandraxavier.geografia@gmail.com

----------


Aulas programadas de junho:

Componente curricular: Geografia - Noturno

Professora: Sandra

 

                    Semana de 08/6  a  12/6

Boa noite!

Escolhe um dos assuntos trabalhados durante este isolamento e cria um mapa conceitual sobre ele. Os conteúdos foram:

·       aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil durante a pandemia;

·       globalização;

·       Brasil, China e EUA na atualidade;

·       etnias (valorização da cultura indígena);

·       meio ambiente e impactos ambientais.

 

Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com

 

 









============================================

AULA DE ENSINO RELIGIOSO  (semana  08 a 12 Jun)

O link abaixo é para acesso á aula no drive:

 https://drive.google.com/file/d/14KbB42Wh7lEY_jyRFN5Gb-CURDwc8Lu9/view?usp=sharing

 ===========================================






Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 09 de junho

 

 

Estamos no mês das famosas festas Juninas, que comemoram São João, São Pedro e Santo Antônio. No Brasil, estas festas são fortes características da nossa carga história e artística, já que estas são exemplos fortes da cultura e folclore do nosso povo.

No contexto artístico, o Brasil possui muitos inúmeros artistas que representam em suas obras estas festividades, sendo o mais notório entre eles, Alfredo Volpi, para ele, a festa de São João lembra bandeirinhas e que por sua vez nos leva aos seus quadros. Sempre atento ao cotidiano, o pintor utiliza as bandeirinhas de São João, com forma e geometria bem definidas, como instrumento para as abstrações na tela, sem limites.

Alfredo Volpi (nascido em Lucca, 14 de abril de 1896 — São Paulo, 28 de maio de 1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios. Começou a pintar em 1911, executando murais decorativos. Em seguida, trabalhou com óleo sobre madeira, consagrando-se como mestre utilizador de têmpera sobre tela.

Grande colorista, explorou através das formas composições magníficas de grande impacto visual. Em conjunto com Arcangelo Ianelli e Aldir Mendes de Souza, formou uma tríade de exímios coloristas, foco de livro denominado “Três Coloristas”, escrito por Alberto Beuttenmüller.

Trabalhou também como pintor decorador em residências da sociedade paulista da época, executando trabalho de decoração artístico em paredes e mural junto com Antonio Ponce Paz, pintor e escultor espanhol que logo virou um grande amigo de Volpi. Realizou a primeira exposição individual aos 47 anos de idade, expondo no Salão de Maio e na 1ª. Exposição da Família Artística Paulista, no ano de 1938 na cidade de São Paulo.

Na década de 1950 evoluiu para o abstracionismo geométrico, de que é exemplo a série de bandeiras e mastros de festas juninas. Recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo, em 1953. Participou da primeira Exposição de Arte Concreta, entrou no Grupo Santo Heleno, porém sempre ia visitar seus amigos que oficialmente participavam como Mario Zanini e Francisco Rebolo, situado na Praça da Sé, em São Paulo. Faziam parte do Grupo Santa Helena os seguintes pintores: Aldo Bonadei, Clóvis Graciano, Fúlvio Penacchi e Ernesto de Fiori que teve grande influência no trabalho de Volpi.

Em 1927, Volpi conheceu o seu grande amor, uma pessoa com quem se afeiçoava muito. Uma garçonete chamada Benedita da Conceição, apelidada de Judith, com quem teve uma única filha, Eugênia. É quase certo que Judith tenha sido sua modelo para o quadro Mulata (1927). Volpi teve outros três filhos, havendo disputa entre os herdeiros, inclusive com a destituição de Eugênia da função de inventariante, pois a mesma administrava o espólio como se fosse a única herdeira.

Em 15 de abril de 1976, por ocasião de seu aniversário de 80 anos, foi agraciado com a Ordem do Ipiranga, no grau de Grande Oficial, pelo Governo do Estado de São Paulo.

                                                                       

ATIVIDADE

Seguindo a temática utilizada por Volpi e para celebrarmos esse mês de junho, crie uma composição plástica (desenho, pintura, colagem...) que seja inspirada nas obras de Alfredo Volpi e que lembre as festas juninas! Use folha de ofício, desenho ou seu caderno de artes.

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou também pelo whatsapp 051 98042 0678.

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3






























----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 7 – 1º à 5/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

AULAS PROGRAMADAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TURMA T9

PROFESSORA FERNANDA ZANONI

DATA: 05/06/2020

*PESQUISAR E FAZER A LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO SOBRE: “EFEITOS DA PANDEMIA NO ESPORTE NO BRASIL”.

-ELABORAR UM TEXTO/RESUMO SOBRE O ASSUNTO, SENDO PERMITIDO COLOCAR SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO.

E-mail para devolução das atividades realizadas de 19/03 à 30/04/2020.

feferripiresz@gmail.com

Prazo para envio: 06/06/2020 (sábado)

============================================

AULA DE ENSINO MATEMÁTICA  (semana  01 a 05 Jun)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:

https://drive.google.com/file/d/1R9iRowlHZgNraOqstX_kqxx55LsLcFqH/view?usp=sharing

 

ATIVIDADES DE MARÇO E ABRIL DEVOLVER ATÉ 06/06

O Link  abaixo é para entregar as aulas e deixar recado:

https://forms.gle/FX7VvUn27nLFCL2e7

============================================






===================================================

AULA DE ENSINO RELIGIOSO  (semana  01 a 05 Jun)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:

https://drive.google.com/file/d/1nNlUwFvIf_ontBvhjno-x57ruM6r4urg/view?usp=sharing

ATIVIDADES DE MARÇO E ABRIL DEVOLVER ATÉ 06/06

O Link  abaixo é para entregar as aulas e deixar recado:

https://forms.gle/TUMCzTNJkk5JTvoH8

 ==================================================







AULA PROGRAMADA DE QUÍMICA

Prof.ª: Danubia Renata       TURMAS: T9 E 314       DATA: 01/06/20 E 04/06/20

 

COPIAR NO CADERNO E RESOLVER:

1. (UFSC) Observe as estruturas orgânicas incompletas e identifique o(s) item (itens) correto(s):

(01)                Na estrutura I falta uma ligação simples entre os átomos de carbono.
(03) Na estrutura III faltam duas ligações simples entre os átomos de carbono e uma tripla entre os átomos de carbono e nitrogênio.
(04) Na estrutura IV faltam duas ligações simples entre os átomos de carbono e os halogênios e uma dupla entre os átomos de carbono.
(05) Na estrutura V falta uma ligação simples entre os átomos de carbono e uma simples entre os átomos de carbono e oxigênio.

2. (UFPB) A estrutura do composto orgânico de fórmula molecular C5H8O que apresenta cadeia ramificada, insaturada, heterogênea e alicíclica é:


3) (Enem/2013) As moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em química orgânica. Um exemplo é o NanoKid, representado na figura:


Em que parte do corpo do NanoKid existe carbono quaternário?

a) Mãos.
b) Cabeça.
c) Tórax.
d) Abdômen.
e) Pés.

 

4)  (Enem/2008) A China comprometeu-se a indenizar a Rússia pelo derramamento de benzeno de uma indústria petroquímica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois países. O presidente da Agência Federal de Recursos de Água da Rússia garantiu que o benzeno não chegará aos dutos de água potável, mas pediu à população que fervesse a água corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes. As autoridades locais estão armazenando centenas de toneladas de carvão, já que o mineral é considerado eficaz absorvente de benzeno. Internet: (com adaptações). Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimização dos danos ao ambiente e à população, é correto afirmar que:

a) o carvão mineral, ao ser colocado na água, reage com o benzeno, eliminando-o.
b) o benzeno é mais volátil que a água e, por isso, é necessário que esta seja fervida.
c) a orientação para se evitar a pesca deve-se à necessidade de preservação dos peixes.
d) o benzeno não contaminaria os dutos de água potável, porque seria decantado naturalmente no fundo do rio.
e) a poluição causada pelo derramamento de benzeno da indústria chinesa ficaria restrita ao rio Songhua.

 

OBSERVAÇÕES: As atividades referentes aos meses de março e abril deverão ser enviadas (fotos ou arquivos de texto) para o e-mail pyetro.danubia123@gmail.com até sábado, dia 06/06/2020. Identificar as atividades com nome completo e turma.

 

 



Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 03/6/20

Atividades:

*Leitura, reflexão e análise dos textos a seguir:

Livros desprezados 

Aluno: Alexandre Budu

Grave problema presente no Brasil é o baixo nível cultural da população devido à falta de leitura de boa qualidade. Segundo o Pisa (Programa internacional de avaliação de alunos), que verifica a capacidade de leitura do jovem, dentre os 32 países envolvidos na pesquisa de 2001, o nosso ficou com a última colocação.
Um dos fatores que provocam a falta de domínio da leitura na avaliação brasileira é a escassez de livrarias: apenas uma para cada 84,4 mil habitantes. Porém, essa não é a única razão: o brasileiro prefere ler futilidades que pouco ou nada acrescentam ao seu intelecto a se dedicar aos grandes nomes da literatura.
Os políticos tentam suavizar a situação do semi-analfabetismo gerada pela falta de leitura com o discurso de que é perfeitamente normal que algumas pessoas alcancem o final do ensino médio sem saber expressar suas idéias por meio da escrita. Obviamente, é “perfeitamente norma”, visto que o sistema de repetência foi indevidamente abolido nas escolas públicas.
É imprescindível que a leitura no Brasil seja estimulada desde a infância e que o sistema de ensino sofra uma revisão. Nossa nação não pode aspirar ao desenvolvimento tendo tão deficiente capital humano. 

 

Autodestruição 

Aluna: Mariana Yamamoto Martins

Há tempos a questão da preservação do meio ambiente entrou no dia-a-dia das discussões do mundo inteiro. O excesso de poluição emitida pelas indústrias e automóveis e a devastação das florestas são as principais causas do efeito estufa e finalmente se tornaram motivo de preocupação. Contudo, até agora, os resultados pró-natureza são insignificantes perto dos prejuízos causados a ela.
Essa diferença tem razões econômicas. Não é simples nem vantajoso uma fábrica que emite grande quantidade de poluentes comprar equipamentos que amenizam tal emissão. O mesmo acontece com automóveis, grandes vilões do ar nas cidades. Segundo reportagens, carros e ônibus velhos poluem quarenta vezes mais do que os novos, e não é por falta de vontade que os donos não os trocam, e sim por falta de dinheiro. Concluímos, então, que o mundo capitalista inviabiliza um acordo com o meio ambiente e, enquanto isso, o planeta adoece.
Outros problemas é a falta de informação e educação ambiental. Muitas pessoas ainda desconhecem os malefícios do efeito estufa, como, por exemplo, o aumento da temperatura e, como conseqüência, a intensificação das secas. Esse desconhecimento somado ao egoísmo e descaso humano trazem-nos uma visão de futuro pessimista. Das poucas pessoas cientes desse problema, muitas não o levam a sério e não tentam mudar suas atitudes buscando uma solução. Enquanto os efeitos dos nossos atos não atingirem proporções mais danosas, permaneceremos acomodados com a situação, deixando para nossas futuras gerações o dever de “consertar” o meio ambiente.
A triste conclusão a que chegamos é a de que a prudência e o bom senso do ser humano não são mais fortes que a sua ambição e egoísmo. Estamos destinados a morrer no planeta que matamos.

 

Quando o fim é progredir

Aluna: Sandra H. Gordon

Há milhares de anos o universo existia em harmonia. Os ciclos de escuridão e luz se alternavam periodicamente. As estrelas nasciam, brilhavam e explodiam. Sempre o mesmo ciclo. Harmonia. Tranqüilidade. A luz fez um planeta fértil. Plantas surgiram. A harmonia continuou. Animais surgiram. Sucederam as eras geológicas. Surgiu, então, o homem. O homem não se contentou com os ciclos naturais. Construiu ferramentas e com estas ergueu as cidades, afastando-se até das memórias dos campos, da vida simples e natural. A harmonia se despedaçou.
Ao homem foi dado o domínio da tecnologia, mas ele a usou para a destruição. Foi dada também a conquista do meio, mas ele o converteu em sua própria prisão. As florestas foram arrasadas. A atmosfera foi poluída. Enfim, a Terra criou o homem e foi destruída por sua criação.
Os mais sábios tentaram impedir o progresso, mas o lucro do momento fechou os ouvidos do homem. A avalanche continuou. Cada um competiu para transformar uma parte maior do todo. Ignoraram completamente o ciclo natural. Materialismo passou a ser o novo indicador.
O progresso abalou o homem até onde a ambição alcança. Ele cada vez sabe mais, consegue mais e constrói mais. Só que não percebe, em sua escalada, a possibilidade da queda. Quando ele se der conta dos abusos que comete, será tarde demais para voltar.

Atividades:

·         Copie as questões no caderno e responda;

·         1)Qual a idéia principal de cada um dos textos?

·         2)Você acha que o título esta coerente com o assunto?

·         3)Transcreva somente a introdução e a conclusão de cada um dos textos.

 

 

Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 04/6/20

Atividades:

*Escreva um parágrafo dando sua opinião a respeito dos temas sugeridos abaixo:

a)Os desafios do necessário isolamento social no Brasil.

b) Pobreza em evidência no Brasil.

 

  • Observação: Turma, as atividades que foram postadas durante os meses de março e abril,deverão ser enviadas para o meu e-  mail(novaspalavrasdeportugues@hotmail.com), até sábado dia 06/6/20;seguindo as orientaçõe da 11ª Coordenadoria Regional de Educação.
  • Quaisquer dúvidas perguntem neste e-mail. Não deixem de fazer as atividades e permaneçam com seus cadernos em dia.
  • Bom trabalho!

 


Aula Programada de Biologia

Nara Troglio
Data:04/06/2020

Atividade: escolha uma das doença presentes na imagem abaixo e disserte sobre mecanismos de transmissão e sintomas. Enviar a atividade (em forma de arquivo de texto ou foto/imagem) até o dia 06/06/2020 para o email nara.troglio@gmail.com

AVISO IMPORTANTE: todas as atividades solicitadas em março e abril da disciplina de biologia devem ser enviadas para este mesmo email até ao dia 06/06/2020, conforme orientação da escola. Como as atividades foram solicitadas no caderno, vocês podem enviar as fotos do mesmo ou em forma de arquivo de texto.



AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 01/06/2020

 

CONTEÚDO: Leitura, tradução e compreensão textual.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

OBSERVAÇÕES: As atividades referentes aos meses de março e abril deverão ser enviadas (fotos ou arquivos de texto) para o e-mail profcarlosaliardi@gmail.com até sábado, dia 06/06/2020; seguindo orientações da 11ª Coordenadoria Regional de Educação. 

 

1)      Leia, copie e traduza o texto no seu caderno:

 

MY FAMILY

This is my family. There are six people in my family. We are at home now. The house is not beautiful but it is large and clean. We are very happy in this house.

This is my father.

His name is John.

He is sixty-five years old.

His hair is already grey.

His eyes are brown.

This is my mother.

Her name is Flávia.

She is fifty-five.

Her hair is blond.

Her eyes are blue.

This is my husband.

I am his wife.

His name is Paul.

He is forty years old.

His hair is black and

his eyes are green.

These are my children.

This is my son,Mark.

He is only 10 years old.

His hair is blond.

His eyes are blue.

And this is my daughter Mary.

She is fourteen years old.

Her hair is blond and

Her eyes are green.

This is me.

I am Silvia.

I am thirty-two.

My hair is brown.

And my eyes are blue.

 2)      Answer the questions about the characters of the text:

 

a)      Is John young or old?

b)      How old is he?

c)      What color is his hair?

d)      What color are his eyes?

e)      How old is Flavia?

f)       What color are her eyes?

g)      What color is her hair?

 


AULA PROGRAMADA DE FILOSOFIA – PROFESSORA SANDRA

SEMANA DE 1/6   A 5/6

BOA NOITE QUERIDOS E QUERIDAS!

 

Nesta semana que passou,  houveram protestos nos Estados Unidos e milhares de pessoas foram as ruas, rompendo o isolamento, em manifestações depois da morte, de George Floyd,  homem negro de 46 anos, que foi morto asfixiado, numa ação de policiais. Portanto, usando a Filosofia e toda sua sabedoria, escreva um parágrafo sobre preconceito racial, o quanto infelizmente ele é sempre atual, injusto, desumano, o quanto é disfarçado em nossa sociedade atual e o quanto cada um de nós pode melhorar acerca de nossos pensamentos, palavras e principalmente atitudes!

 

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. “   Nelson Mandela 

 

Fiquem com Deus!

Meu email para envio de atividades mudou. Enviem para:

 sandraxavier.geografia@gmail.com

 

 


Componente curricular: Geografia - Noturno

Professora: Sandra

 

Semana de 01/06 a 05/06

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)

 

Atividades:

1.     Onde foi estabelecido o dia do Meio Ambiente? Na tua opinião é importante que exista esta data? Justifica:

2.     Que ações do homem exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies?

3.     Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. O que pode acontecer se nada for feito?

4.     Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, quais mais destacados no texto?

5.     Pesquisa uma frase sobre a importância de preservação ambiental ou cria uma e escreve aqui:

Fiquem com Deus!

Meu email para envio de atividades mudou. Enviem para:

sandraxavier.geografia@gmail.com

Por favor não deixem de enviar! O prazo é até 6/6/2020

______


AULA PROGRAMADA - 03/6

 FÍSICA – PROF. FERNANDO

 

OBS: COPIAR NO CADERNO E RESOLVER TODAS AS ATIVIDADES.

 

1 – Qual o valor da velocidade escalar média, em m/s, de um móvel que se desloca 432 km em 6 h? (monte o diagrama e efetue o cálculo nas unidades corretas)

2 – Qual o valor da velocidade escalar média, em m/s, de um móvel que parte de uma cidade e 3 h depois está numa cidade distante 324 km?

3 – Se um móvel parte de um ponto às 2 h e às 6 h está num ponto distante 300 km, qual a sua velocidade escalar média, em km/h?

4 – Se um móvel parte de um ponto na estrada marcado como 20 km às 2 h e às 5 h está num ponto marcado com 320 km. Qual a sua velocidade escalar média neste trecho?

5 – Um móvel percorre 200 km em 3h e depois percorre mais 300 km em 5h. Qual a sua velocidade escalar média na viagem completa?

OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR PARA O EMAIL  ABAIXO, TODAS AS ATIVIDADES JÁ PROPOSTAS PELO PROFESSOR ( 19/3 ATÉ 30/4), PARA ISSO TERÁ UM PRAZO ATÉ 06/6/20.

TAMBÉM DEVE, A PARTIR DE 01/6 NO FINAL DE CADA SEMANA, ENVIAR PARA O MESMO EMAIL AS ATIVIDADES DA SEMANA EM QUESTÃO.

EMAIL: fernandoprofisica29@gmail.com





AULA PROGRAMADA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

DATA: 01/06 a 05/06

PROF. SIMONE CARDOSO 

* PESQUISAR SOBRE SOCIEDADE ESTAMENTAL E SOCIEDADE ESTRATIFICADA.
*ELABORAR SETE QUESTÕES SOBRE O ASSUNTO E SUAS RESPECTIVAS RESPOSTAS.

# TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS DE MARÇO ATÉ O MOMENTO DEVEM SER ENVIADAS PARA O EMAIL A SEGUIR: simonegulart1112@gmail.com
## ENVIAR AS ATIVIDADES CONFORME ELA FOI SOLICITADA.
# DEVE CONTER NA MENSAGEM NOME COMPLETO E TURMA.
# RESPEITEM OS PRAZOS.
*************************************************

Aula Programada: Literatura

Data: 04/06

Professora: Jucinara

Orientação: realizar atividade no caderno

Observação: enviar para o email juciliteratura@gmail.com, todas as atividades realizadas desde o mês de março. Enviar até o dia 15/06/2020. Identificar as atividades com nome completo e turma.

Ø Faça uma pesquisa sobre as Vanguardas europeias, dando exemplos.


--------------------------------------------------------------------------------------------

Olá gente!

 

ATENÇÃO! Como vocês já devem estar sabendo, a partir de 1º de junho, vamos reiniciar nossas aulas programadas à distância. E também vocês já devem saber, será a partir desta data, que as atividades de HISTÓRIA e FILOSOFIA, no caso da 117, 215 e 314, deverão ser enviadas ao professor até o próximo sábado, dia 6 de junho.

Seguem algumas considerações do professor sobre este envio.

 

Primeiro: Para ficar claro quais são as atividades e para não terem dúvidas, SE LIGUEM! A primeira atividade foi aquela entregue na escola, ok? Tem um arquivo dela aqui no DRIVE. E depois, temos todas aquelas que o professor postou no BLOG, certo? Também tem um arquivo aqui no BLOG com aquelas atividades.

Segundo: As orientações da CRE e Escola dizem que vocês poderão enviar estas atividades a partir de arquivos diversos (Imagens, PDF, Word, etc.). O profi. Gostaria de dar algumas sugestões/orientações sobre isto. A MAIOR PARTE SERÁ ATRAVÉS DE IMAGENS, OK? Então CUIDADO! Não enviem a primeira imagem que fizerem. CUIDADO! Verifiquem como ficou. Mande somente aquilo que interessa. Não adiante fazer uma foto/imagem que aparecem duas folhas, mas é somente uma que diz respeito à atividade de História ou Filosofia, ok? Cortem a imagem. Muitos já sabem fazer isto. Com o próprio celular a gente faz isso, não é? Peçam AJUDA para alguém da família, um amigo, colega!!!

Terceiro: Com relação aos nomes dos arquivos. Deixo como sugestão o seguinte: por exemplo ao fazerem a foto/imagem da primeira atividade, ao gravarem chamem este arquivo separado de ATIVIDADE Nº 1 HISTÓRIA ou FILOSOFIA. Depois, façam isto para a atividade número 2. Daí, neste caso, vocês terão dois ARQUIVOS para me enviarem: ATIVIDADE Nº 1 HISTÓRIA ou FILOSOFIA E ATIVIDADE Nº 2 HISTÓRIA ou FILOSOFIA.

Quarto: Ao enviarem ao profi., deixo como sugestão o seguinte nome do E-MAIL: Atividades de História Alun@ tal (nome de vocês) da turma tal (nome da turma de vocês). Daí anexem os dois arquivos e me enviem, ok? Ou seja, ENVIEM AS DUAS ATIVIDADES/ARQUIVOS, NUM ÚNICO E-MAIL, CERTO?

Quinto: ATENÇÃO! E-mail para envio das atividades:

cjdalpaz@gmail.com

 

IMPORTANTE! Caso alguém não tenha condições de acesso à internet, poderão entregar, até sexta-feira, dia 5 de junho, NA ESCOLA, AS ATIVIDADES DE HISTÓRIA ou FILOSOFIA, OK? Daí, o professor será avisado pela escola que tem trabalhos/atividades lá, certo? Para isso, seria importante ligar e confirmar horário de funcionamento da escola.

 

 

Era isto turma! VAI DAR TUDO CERTO! Qualquer coisa, o profi. AJUDA!

Osório, 1º de Junho de 2020

Prof. Dalpaz

-------------------------------------

Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais

Área de Ciências Humanas – Componente Curricular: História - Prof. Dalpaz

AULA PROGRAMADA – DIA: 2 DE JUNHO

Atividade: Leitura, Interpretação e Reflexão Sobre o Texto

 

Tema: A Revolução Russa de 1917


Pessoal! A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma - tratava-se de uma Assembleia Legislativa com poderes extremamente limitados; e, como era censitária, seus deputados representavam apenas 2% do total da população), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas). Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II.

 

Exercício:

Antes de darmos continuidade em nosso estudo sobre este tema, o professor gostaria de saber qual seu conceito sobre o que seja uma revolução. Para isso, elabore no seu caderno um pequeno parágrafo abordando esta questão. O que é uma revolução? Uma revolução pode ser importante? Sim ou Não? Por quê?

 

Orientações:

·         O texto deverá ser copiado para seu caderno (você poderá imprimir e colar se preferir);

·         O Exercício deverá ser feito no CADERNO;

·         Esta atividade será avaliada pelo professor quando retornarmos para as aulas presenciais;

·         CUIDADO! Faça as atividades diariamente. Crie uma rotina como se você estivesse na escola. Não deixe acumular;

·         Contato com o professor para esclarecer dúvidas: e-mail: dalphaz@yahoo.com.br e Fone: 51 999911641

 

ATENÇÃO! PARA ENVIAR ATIVIDADES PARA O PROFESSOR DEVERÁ SER UTILIZADO ESTE E-MAIL: cjdalpaz@gmail.com

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 


Aula Programada de Artes relativa ao dia 02/06/2020  

Professora: Gisele


Copie o texto abaixo e faça a atividade proposta no final do mesmo:


Desenho de observação e desenho de memória


"Desenho de observação: aquele em que utilizamos um modelo real pra desenvolver a percepção visual, ou seja, a capacidade de observação. Geralmente feito a lápis com sombra a baixo (objetos, frutas, etc). Acaba se tornando um método mais “frio” de aprendizado e mais mecânico, já que o objeto observado não precisa representar nenhum vínculo sentimental relativo ao artista e sim, apenas uma ferramenta de estudo.

Desenhos de memória: aquele em que marcamos na mente um objeto ou ambiente e, utilizando a lembrança deste, reproduz-se a partir desta memória. Este acaba variando muito sua finalização por ser um processo muito mais envolvido com o sentimento do artista e sua visão de mundo. Leva em consideração a experiência do artista relativo a este objeto ou ambiente, uma vez que esta experiência influi no quanto a memória está viva na mente do artista."


Tendo estas informações, crie um desenho de memória, procure em suas lembranças um objeto ou lugar que marcou sua vida e reproduza-o da forma mais detalhada que conseguir através de um desenho.


 

 

IMPORTANTE: a partir da data de hoje, as atividades feitas devem ser enviadas para o email projetoartes.1224@gmail.com até o dia 06/06/2020, ou participe do grupo “Arterices do Prudente” no Facebook e poste as fotos dos trabalhos de Artes realizados lá, identificando sua série e turma, se souber. Bons estudos, um abraço e até a volta! 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 


3 comentários:

  1. Professores e alunos da Turma espero que estejam todos bem. Passo por aqui para deixar o carinho e agradecimento pela dedicação e qualidade de suas aulas.Um abraço afetuoso da Equipe Diretiva. Orientadora Prof Cíntia

    ResponderExcluir
  2. Os alunos que estejam com alguma necessidade que a Orientação Escolar possa auxiliar . Estamos a disposição para ajudar no que for possível.Quem puder fica em casa. Prof Cíntia

    ResponderExcluir
  3. A experiência escolar é algo insubstituível. Talvez seja uma das experiências humanas mais sociais. Portanto é completamente diferente planejar e acompanhar as atividades (professores) e desenvolver essas atividades (estudantes)à distância. Mas todos estão fazendo seu melhor para minimizar os efeitos negativos desse tempo de isolamento social.
    Parabéns professores e estudantes por serem corajosos assim!!! Equipe da Escola Prudente

    ResponderExcluir