91





ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 11 - 29 de jun à 04 de jul 2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Atividade Programada de Língua Portuguesa

Professora Talita Debize

Data: 29/06/2020 - 03/07/2020

 

Parônimos - palavras quase iguais na grafia, mas com sentidos diferentes.

EMINENTE OU IMINENTE?

RESPONDA ÀS QUESTÕES ACERCA DESTE CONTEÚDO:

1. A frase abaixo em que o emprego da palavra destacada está correto é:

a) Os brasileiros saíram de seu país; eles, portanto, EMIGRARAM.

b) Minha prima uruguaia era discreta; ela procedia com DESCRIÇÃO.

c) Jonatas passou o sinal vermelho; levou multa, ou seja, cometeu INFLAÇÃO.

d) Aquela moça sofreu DESCRIMINAÇÃO.

e) Graziela achou facilmente a SESSÃO de alimentos.

 

2. Leia as alternativas a seguir:

I – O nadador EMERGIU da piscina.

II – O EMINENTE jogador de futebol foi entrevistado.

III – Jean avisou que a prova do ENEM era IMINENTE.

Qual da alternativa abaixo pode ser marcada somente com as afirmativas corretas?

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) II e III apenas.

d) II apenas.

e) I, II e III.

 

3. Certa vez, Elka foi contratada para ser gerente de uma loja de grande porte. Ela deveria colocar uma placa com o seguinte dizer: “SESSÃO DE INFORMÁTICA”.

A partir dessa informação, é possível dizer que:

a) Ana escreveu a placa corretamente.

b) Ana colocou o acento errado em uma das palavras.

c) Ana deveria ter escrito “CESSÃO” para a placa ficar correta.

d) Ana deveria ter escrito “SEÇÃO” para a placa ficar correta.

e) Ana não deveria ter escrito “SEÇÃO” para a placa ficar correta.

 

4. No __________ do pianista argentino ____________ havia muitos fãs que são inscritos no seu canal do youtube, pois era uma _________ única no Brasil.

a) conserto - eminente – sessão

b) concerto - iminente - seção

c) conserto - iminente - seção

d) concerto - eminente - sessão

e) concerto - eminente - secção

 

5. Imagine que uma jornalista fez uma matéria para um jornal impresso de sua região que fica no interior de São Paulo e escreveu a seguinte frase como manchete de capa. “O novo juiz do Tribunal Regional do Trabalho infringiu a lei”. A partir dessa frase, é possível dizer que:

a) a jornalista cometeu erro grave de ortografia

b) a jornalista afirmou que o juiz desrespeitou uma lei.

c) a jornalista afirmou que o juiz aplicou uma lei.

d) o juiz já trabalhava há muitos anos neste Tribunal Regional do Trabalho.

e) nenhuma das afirmativas é verídica em relação ao ato feito pelo juiz.

 

6. Invente uma frase com as seguintes palavras e utilize corretamente o sentido delas conforme sua convenção ortográfica:

SESSÃO:

CONSERTO:

EMERGIR:

INFRINGIR: 



Atividade Programada de Projeto de Vida

Professora Talita Debize

Data: 01/07/2020

 

Com o objetivo de trabalhar o conceito de Autoestima e sua relação com uma vida saudável, pesquise em sites, livros, revistas e jornais  sobre a Autoestima, conforme roteiro abaixo, e depois crie um pequeno cartaz (com escrita e imagens) sobre o assunto.

Roteiro da Pesquisa sobre Autoestima:

O que é Autoestima?

Quais as relações entre os termos autoestima, autoconfiança, autoaceitação e autoimagem?

O que pode prejudicar a autoestima de uma pessoa?

O que é baixa autoestima e quais suas características?

Como podemos melhorar a nossa autoestima?

 

Alguns sites que podem ser utilizados na pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoestima  

http://www.brasilescola.com/psicologia/autoestima.htm  

http://www.psicologiaesaude.com.br/artigo6.htm  

----------------------------------------------------------

Aula:referente ao dia:02/7/20. Disciplina: Ciências. Prof. Mário.

Substâncias nutritivas dos alimentos

As proteínas: são grandes moléculas formadas pela união de outras moléculas menores, chamadas ____________. A carne, o leite, o queijo, os ovos, o feijão, e a ervilha são exemplos de alimentos ricos –em proteínas. Quando ingerimos proteína, “ela” é digerida em nosso tubo digestivo. Os aminoácidos que formam a proteína então se sepa-ram e são absorvidas no ___________. Depois, passam para o _________ e são distribuídos para diversas partes do organismo.

 Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura de substâncias. Entre “elas”, destacam-se:

·         As proteínas;

·         Os carboidratos;

·         Os lipídios;

·         As vitaminas;

·         Os sais minerais;

·         A água.

 

No interior das células, mais propriamente nos ribossomos, os aminoácidos são reagrupados e uma nova proteína se forma, de acordo com a “programação” de um determinado gene(o gene é responsável pela transmissão dos aspectos hereditários). Cada tipo diferente de proteína que produzimos tem a sua “montagem” controlada por um certo tipo de gene. Grande parte das proteínas que produzimos em nossas células tem função ________ ou ___________ no nosso organismo. É o caso, por exemplo, das proteínas que formam as fibras do material intercelular das cartilagens, tecido ósseo etc. Mas as proteínas podem também ter função _____________. É o caso das enzimas, proteínas especiais que regulam as diversas reações químicas que ocorrem em nosso corpo.

Os carboidratos: Também conhecidos como glicídios, os carboidratos geralmente são alimentos que têm função _______________.Existem vários tipos de carboidratos, como: a glicose, a frutose, a sacarose, a lactose e o amido.

A glicose é uma molécula relativamente pequena e que pose ser facilmente absorvida no ___________. A fórmula da glicose é: C6H12O6. Logo, a glicose é uma molécula formada por:

(6)-átomos de: ________/ (12)-átomos de: ___________ e (6)-átomos de: __________.

----------------------------------------------------------

Aula programada de Geografia.
Dia: 30/06/2020.
Prof. Carlos Mellos.

A bipolarização do pós-guerra:

O final da Segunda Guerra marcou um momento de reorganização do espaço mundial, com o domínio dos países que venceram (Estados Unidos e União Soviética) sobre os que perderam.

         Berlim destruída após a Segunda Guerra Mundial.

Os Estados Unidos passaram à condição de potência hegemônica capitalista, substituindo as potências europeias enfraquecidas pelos efeitos da guerra. E, no outro polo, a União Soviética assume a hegemonia entre os países socialistas.

Pelos Tratados de Yalta (na Crimeia Soviética), Potsdam (nos arredores de Berlim) e outros, com participação dos “países aliados” (Inglaterra, França, Estados Unidos) e a União Soviética, determinou-se a divisão da Alemanha em zonas de ocupação militar.

O Tratado de Yalta:

O Tratado de Yalta também dividiu a Coreia (na Ásia): o Sul ficou sob influência norte-americana e o Norte, sob influência soviética. 

A descolonização:

A conclusão da Segunda Guerra Mundial também deu origem a um processo chamado de descolonização, ou seja, o desmanche do imperialismo europeu, aliado a três fatores básicos:

·         Além de a Itália ter suas colônias redistribuídas, Inglaterra e França não tinham como manter as antigas estruturas coloniais;

·         Crescia nas colônias o movimento revolucionário pela independência;

·         Os Estados Unidos visavam expandir o seu domínio sobre todo o mundo capitalista, e faziam utilizando novas estruturas mais eficientes no processo de exploração dos povos coloniais juridicamente libertados.

 

Capitalismo + Socialismo = Guerra Fria:

Os Estados Unidos estabeleceram sua liderança sobre os velhos impérios europeus e desenvolveram uma política ainda mais imperial sobre os países que, então, formaram o chamado “Terceiro Mundo”, utilizando seu poderio econômico e militar.

O antigo Império Russo, por sua vez, transformado em uma confederação de repúblicas (URSS), expandiu os seus domínios e tornou-se o grande rival dos Estado Unidos numa guerra entre duas ideologias.

Atividade para fazer e entregar:

1. O que caracterizou o momento de reorganização do espaço mundial ao fim da Segunda Guerra Mundial?

___________________________________________________________

2. A que condição passaram os Estados Unidos?

___________________________________________________________

3. E a União soviética?

___________________________________________________________

4. Que tratados determinaram a divisão da Alemanha em zonas de ocupação militar?

___________________________________________________________

5. Que países participaram desses tratados?

___________________________________________________________

6. Como ficou dividida a Coreia?

___________________________________________________________

7. O que foi o processo de descolonização?

___________________________________________________________

8. Identifique os fatores que contribuíram para a descolonização.

___________________________________________________________

9. O que os Estados Unidos fizeram do lado capitalista da Guerra Fria?

___________________________________________________________

10. E a União Soviética do lado socialista?

___________________________________________________________  

----------------------------------------------------------

                       

Aula programada de História.

                                 Dia: 29/06/2020

Prof.Carlos Mellos


A República Oligárquica. 


Prudente de Morais, 1894-1898: representante da classe cafeicultora no poder, foi o primeiro civil a ocupar a Presidência, inaugurando o revezamento das oligarquias paulista e mineira no controle da vida política do país.

 Campos Sales, 1898-1902: republicano histórico, ex-ministro da Justiça, presidia o estado de São Paulo. Conseguiu a moratória da dívida externa e um novo empréstimo de 10 milhões de Libras, com juro de 5% ao ano e um prazo de pagamento de 63 anos. 

Em 1961, o então presidente Jânio Quadros saldar essa dívida. Campos Sales incumbiu o ministro da Fazenda Joaquim Murtinho de organizar um programa de saneamento financeiro e de aumento das rendas públicas. 

Houve crescimento das taxas de importação, a criação de impostos e a contenção dos salários e das despesas públicas. A balança comercial teve saldo positivo, o câmbio elevou-se e a balança de pagamentos obteve um superavit. No entanto, isso implicou carestia, desemprego e elevação dos preços dos produtos de primeira necessidade. 


Política dos Governadores: 

Acerto político entre o governo federal e as oligarquias regionais. 0 governo federal se comprometia a apoiar os governos estaduais, não interferindo na política local, e, em troca, esses governos estaduais se encarregaram de apoiar o governo federal. Começou a ocorrer a "degola" dos candidatos da oposição (estes, se eram eleitos, eram impedidos de tomar posse dos cargos). Os "coronéis" decidiam as eleições (o voto era aberto). 


Política do Café com Leite: 

Iniciada por Rodrigues Alves, era a união de São Paulo e Minas Gerais, que passaram a se revezar no governo federal. Enquanto a economia de São Paulo se sustentava na cafeicultura, a de Minas Gerais se sustentava na pecuária. Para as demais oligarquias, o Executivo era incumbido de honrar os compromissos da Política dos Governadores. 


Rodrigues Alves, 1902-1906:

Principais fatos: Revolta da Escola Militar, superprodução de café, pagamento das dívidas públicas. Período de recuperação financeira, com grandes empreendimentos públicos (remodelamento do Rio de Janeiro, melhoria de estradas de ferro, construção do Teatro Municipal, entre outros). 


Afonso Pena, 1906-1909:

0 novo presidente, mineiro, procurou desenvolver a agricultura, construir estradas, incentivar a indústria e estimular a entrada de mais imigrantes para o cultivo do café. Aproximou-se dos militares, instituindo o serviço militar obrigatório. Ocorreu superprodução de café, e o presidente estabeleceu o Plano Nacional de Valorização do Café, comprando toda a safra do produto para armazená-lo e vendê-lo no final da crise. Para executar o piano, realizou novos empréstimos com a Inglaterra. Afonso Pena morreu em 1909, e seu mandato foi completado pelo vice, Nilo Peçanha.

 

Atividades sobre a República Oligárquica no Brasil.


  1. O primeiro presidente  civil a ocupar a Presidência do Brasil foi _________________, que era representante dos _________________.

___________________________________________________________

  1. O empréstimo da Inglaterra, feito pelo presidente Campos Sales, no  

valor de ____________, só foi pago inteiramente no governo de _________________. 

___________________________________________________________

  1. O  que foi a Política  dos Governadores?

___________________________________________________________

  1. Na Época da República Velha, ocorria a chamada "degola" da oposição. Entende-se por isso:

     (   ) - O assassinato dos candidatos contra a governo.

     (   ) -  Os candidatos eleitos da oposição impedidos de tomar posse.

     (   ) -  Os coronéis prendiam os candidatos da oposição.

     (   ) - O  voto aberto, por isso chamado de "voto de cabresto".

___________________________________________________________

  1. A política do Café com Leite significava:

     (   ) - O Revezamento  entre  São Paulo e Minas Gerais no governo federal.

     (   ) - Domínio de São Paulo e Rio Grande do Sul na economia.

     (   ) - Domínio dos grandes fazendeiros do Nordeste sobre a política.

     (   ) - Grande exportação de café e leite para Europa e os Estados Unidos.

__________________________________________________________

  1. Associe corretamente.

a - Prudente de Moraes.

b - campos Sales.

c - Rodrigues Alves.

d - Afonso Pena.

e - Nilo Peçanha.

(   ) - Inaugurou o revezamento das oligarquias paulista e mineira no controle da vida política do país.

(   ) - Conseguiu um novo empréstimos de 10 milhões de libras, com juro de 5% ao ano e um prazo de pagamento de 63 anos.

(   ) - Em seu governo iniciou-se a Política do Café do Leite.

(   ) - Foi o primeiro civil a ocupar a Presidência.

(   ) - Grandes empreendimentos públicos, como remodelamento do Rio de janeiro, melhoria de estradas de ferro, construção do Teatro Municipal, entre outros.

(   ) - Aproximou-se dos militares, instituído o serviço militar obrigatório.

(   ) - Em seu governo, houve a Revolta da Escola Militar, mas foi também um período de recuperação financeira.

(   ) - Implantou o Plano Nacional de Valorização do Café, comprando toda a safra do produto para armazená-la e vendê-lo no final da crise.

(   ) - Completou o mandato de Afonso Pena, que morreu em 1909.


                                

----------------------------------------------------------

Aula Programada Educação Física

Prof.: Marliza Curtinove   Data: 03/07/2020

 

 

Assista os vídeos

 

Alimentação saudável: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uKnMDqTr_mk&feature=related.

Carboidratos, Lipídios e Proteínas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SHEbtGXIHzI&feature=related,

 

Responda o questionário abaixo baseado no consumo dos seus alimentos citados acima.

 

O que são e para que servem os carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas?

 

E quem come carboidratos e proteínas, terá mais ou menos energia para gastar?

 

Será que o indivíduo que consumi gorduras precisará fazer mais atividade física?

 

Qual é o principal nutriente que você está consumindo?

 

A sua alimentação está equilibrada?


=======================

AULA DE MATEMÁTICA (semana de 29 de junho a 3 de julho)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:

https://drive.google.com/file/d/17oygBgo-_MlKZ-n1tbEvomO3F6MF5TEK/view?usp=sharing

 

BOM TRABALHO!!!

============================


AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 01/07/2020

 

CONTEÚDO: Presente Simples.  

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

SIMPLE PRESENT

 

A Simple Present indica uma ação que se faz costumeiramente, que se repete normalmente.

O presente simples é formado a partir do infinitivo sem to.

Observe a conjugação de verbo no presente simples, a única modificação ocorre na 3ª pessoa do singular, onde o verbno recebe um s.

 

I love

You love

He loves

She loves

It loves

We love

You love

They love

 

Particularities:

a)      Verbos terminados em SH/CH/O/S/X/Z recebem ES na 3ª pessoa do singular.

to brush: brushes

to watch: watches

to go: goes

to dress: dresses

to fix: fixes

to buzz: buzzes

 

b)      Nos verbos terminados em Y precedido de consoante, troca-se o Y por IES.

to try: tries

 

c)      O verbo to have apresenta a forma especial has para a 3ª pessoa do singular.

to heve: has

 

1)      Escreva os verbos fazendo a conjugação correta. Siga o modelo:

a)      (to read) She reads

b)      (to think) He...

c)      (to fly) It...

d)      (to dance) He...

e)      (to have) She...

f)       (to finish) It...


----------------------------------------------------------

Aula Programada de  ARTES

Professora Marliza Curtinove

Data:03/07/2020

 

Estilos Artísticos

 

Principais características de cada estilo

 

Conceituando estilos artísticos

 

Existem muitos tipos diferentes de estilos de pintura, podendo se concentrar em um estilo particular ou em uma combinação de estilos. O estilo de pintura mais procurado pela maioria dos artistas é o estilo ocidental. No estilo ocidental você pode encontrar o modernismo, o cubismo, o surrealismo, o expressionismo, o estilo abstrato e o impressionismo. No estilo oriental você será exposto às pinturas chinesas, japonesas e indianas. Cada estilo dentro da arte possui características únicas que nos fazem reconhecer a qual movimento pertence. Assim como os artistas de cada movimento artístico possuem sua “assinatura visual”, os próprios estilos artísticos se diferenciam e marcam assim, sua época de existência. Assim, veremos quais são estes estilos e como podemos reconhecê-los de forma fácil e divertida!

 

Arte abstrata

Se não faz sentido e nem tem referência com a realidade, então é abstrato...

 

Art Noveau (lê-se Nuvô)   

 

Se é decorativa e com formas elegantes, então é Art Noveau...

  

 

Arte Classicista

Se segue padrões estéticos e possui traços harmoniosos (e bustos de mármore),então é Classicista...

 

Arte cubista

Se é em plano bidimensional e parece com recortes de papel, então é cubista...


 

Arte expressionista

Se retratar sentimentos, mas não tem muito toque de realidade, então é expressionista...

 


 

Arte Figurativa

Se retratar objetos reais e de forma clara, então é figurativo...


 

Arte Fotorrealsita

Se parece foto mas é pintura e tem objetos que beiram ao ilusionismo de tão reais, então fotrrealista...,

 

Arte impressionista      Se retratar paisagens ao ar livre, então é impressioni



 

Arte realista

Se representa o cotidiano de forma objetiva, então é realismo...  

 

Arte rococó

Se é exagerada e pintada em tons pastel com muitos laços e cenas românticas, então é rococó...


 

 

Arte simbolista

Se possui elementos místicos e seres mitológicos, então é simbolista...


 

Arte surrealista

 

Se não tem relação com a realidade e tem muitas imagens estranhas, então é surrealismo...


 

Arte veduta

Se é detalhada com paisagens urbanas e feita em painel, então é veduta...

 

 


 

Proposta

Escolha um estilo artístico e crie uma composição plástica (pintura, desenho, colagem, escultura…) que represente o estilo escolhido, depois fotografe e envie a foto da sua obra pronta.


 



ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 10 - 22 à 26/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Aula Programada de Artes

Professora Marliza Curtinove    Data: 26/06/2020

 

Copie o texto o texto abaixo em seu caderno de Artes.

 

Auto Retratos

Quando falamos sobre autorretratos, geralmente quem tem mais contato com arte costuma logo associar a imagem de Frida Kahlo.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos do México. Inspirada na cultura popular do país, ela empregou um estilo de arte popular ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana.

O trabalho de Kahlo como artista permaneceu relativamente desconhecido até o final dos anos 1970, quando seu trabalho foi redescoberto por historiadores de arte e ativistas políticos. No início dos anos 1990, ela se tornou não apenas uma figura reconhecida na história da arte, mas também considerada um ícone para Chicanos, o movimento feminista e o movimento LGBTQ. O trabalho de Kahlo tem sido celebrado internacionalmente como emblemático das tradições nacionais e indígenas mexicanas e pelas feministas, pelo que é visto como uma descrição intransigente da experiência e forma feminina.

 

Atividade

 

Inspirado na obra de Frida, crie um autorretrato utilizando a técnica de desenho ou pintura que preferir. A composição deve ser feita em folha de ofício ou desenho e ter margens de 2 centímetros.

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail marlacurt@hotmail.com ou no classroom.

 


----------------------------------------------------------


Aula: referente ao dia:25/6/20. Disciplina: Ciências. Prof. Mário. Turmas: 91 e 92.

Tipos de alimento

Quanto às funções no organismo, os alimentos são classificados em:

Ø Plásticos;

Ø Energéticos;

Ø Reguladores.

(A)-Alimentos plásticos ou construtores:

São aqueles que participam da ____________ dos nossos tecidos. Fundamentais para o ___________ do organismo, renovam as partes desgastadas.

(B)-Alimentos energéticos:

São aqueles que atuam como ______________, fornecendo para o organismo a ________ necessária para as atividades dos nossos órgãos;

(C)-Alimentos reguladores:

São aqueles que atuam ___________ as inúmeras reações químicas que ocorrem no organismo, sendo fundamentais para o funcionamento normal do corpo humano.

De acordo com a pirâmide dos alimentos identifique a função:



(A)Energéticos: ___________________

_______________________________;

(B)Construtores: __________________

_______________________________;

(C)Reguladores: ___________________

_______________________________;

(D)Energéticos extras: _____________;

_______________________________.

 



----------------------------------------------------------

ATIVIDADE PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 24/06/2020


IMPRIMIR/COPIAR

FAÇA UMA REFLEXÃO SOBRE O TEXTO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS QUE APARECEM NO MESMO.

Trabalho vai além de ter um emprego. Trabalhar é exercer uma ação no mundo, ação que modifica, mesmo sendo pequena tem valor e transforma.

Durante a nossa vida temos dois nascimentos fundamentais: o primeiro é o nascimento real, no mundo, e, o segundo, é o nascimento para nós mesmos e para a sociedade, que ocorre na adolescência.

No período da infância a criança está muito vinculada aos pais, são eles que pensam, desejam, idealizam e escolhem a vida da criança. Já na adolescência muitos conflitos ocorrem porque o jovem não aceita mais o que os outros determinam para a sua vida. Nesse período nos diferenciamos de nossa família e descobrimos a nós mesmos e aos nossos desejos e projetos. Não é um momento fácil, mas é muito importante já que é nessas escolhas que o jovem busca a si mesmo.

Mesmo que a adolescência traga boas ou más recordações é nela em que o adulto vai se basear sempre que for revisar o seu projeto de vida. Esta revisão é mais comum em momentos de crise, amadurecimento, mudanças, etc. Mas você também pode repensar na vida espontaneamente.

VOCÊ COSTUMA REFLETIR SOBRE A SUA VIDA?

VOCÊ COSTUMA PENSAR NAS SUAS ESCOLHAS?


Avaliar e reavaliar a nossa vida é importante, principalmente para resgatarmos a nossa essência e autenticidade, tão obscurecida pelo excesso de números, porcentagens e tendências econômicas. Pelo apelo acelerado, sofisticado e repetitivo da sociedade ao consumo.

Calma! Você não vai ser mais um excluído se escolher um caminho de vida diferente da maioria! Lógico que nossas escolhas têm consequências, mas o não escolher, não olhar para os nossos sonhos e desejos também tem. Temos que respeitar ao outro, ter uma postura ética na sociedade e também conosco mesmos. Não é à toa que tantas pessoas ficam cada vez mais deprimidas. Um dos motivos é o desrespeito consigo mesmas, o excesso de cobranças e expectativas -que vão além dos limites pessoais -, o esquecimento de seus próprios sonhos e das suas singularidades.

PENSE COM A CABEÇA E COM O CORAÇÃO:

- QUEM SOU? O QUE JULGO IMPORTANTE?

- COMO QUERO E POSSO CONTRIBUIR NO MUNDO?

- O QUE POSSO ALCANÇAR?

É importante reavaliarmos a nossa vida e os nossos objetivos e sonhos. Principalmente em relação ao trabalho é essencial resgatarmos se este corresponde ao que desejamos, se nos faz feliz e condiz com a contribuição que queremos dar ao mundo e à sociedade.

Vale a pena olharmos para dentro de nós e percebermos o que sentimos e como nos sentimos no trabalho ou situação atual. O que podemos fazer para modificar a situação ou trazê-la mais próxima ao que queremos. Isto não é negar ou esquecer as áridas situações socioeconômicas que nossa sociedade atravessa, porém afirmar que você será feliz se tiver muito dinheiro e se estiver bem adaptado a um cargo ou condição de trabalho não é garantia de sucesso e satisfação.

Trabalho vai além de ter um emprego. Trabalhar é exercer uma ação no mundo, ação que modifica, mesmo sendo pequena tem valor e transforma. Pensar no que queremos e podemos modificar no mundo é fundamental. O trabalho é tão importante porque nesse processo de transformar o mundo nós mesmos também somos modificados e assim se dá a grande relação: (re) construímos o mundo ao mesmo tempo em que somos (re) construídos por ele.

Pense nisso!

----------------------------------------------------------

ATIVIDADE PROGRAMADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 24/06/2020 - 25/06/2020 – 26/06/2020

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS E DEIXE EM SEU CADERNO.

----------------------------------------------------------

Aula de História.

Aula 22/06/2020.

Prof> Carlos Roberto.

Enviem todas as atividades para e-mail:carlos-dmellos@educar.rs.gov.br.

inclusive as atividades da outra professora.


A instauração da República no Brasil.


A República Velha:

De 1889 a 1930, vigorou a chamada República Velha, que pode ser dividida, para melhor compreensão, em República da Espada, em que os militares governaram, e República Oligárquica ou República do Café, em que a vida política do país foi dominada pelos grandes proprietários rurais, dentre os quais se destacaram os fazendeiros de café dos estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.


República da Espada:

Governos militares de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto (1889-1894). 

As primeiras medidas do governo republicano:

  • Rui Barbosa foi nomeado ministro da Fazenda e Benjamin Constant, Ministro da Guerra;

  • Expulsão do Brasil de dom Pedro II e da família real;

  • Transformação das províncias em estado (federalismo);

  • Separação entre Igreja e Estado;

  • Instituição do casamento civil e do registro de nascimento;

  • Naturalização de estrangeiros;

  • Escolha da bandeira republicana;

  • Convocação da Assembléia Constituinte para elaborar uma nova Constituição, que instituísse o regime republicano, federativo e presidencialismo.

O Brasil passava por muitos problemas, entre os quais podemos citar: as

dívidas que o antigo governo havia deixado; o dinheiro gasto com a indenização paga aos senhores pela emancipação dos escravos; o crescimento da dívida externa; o desemprego gerado pela emancipação dos escravos, sem nenhum plano social; o desenvolvimento desordenado das cidades, com o aumento do número de imigrantes e de ex-escravos.


O encilhamento:

Em 1890, o ministro da Fazenda, Rui Barbosa, fez uma reforma financeira: aumentou a quantidade de moeda em circulação sem o equivalente lastro (ouro de reserva, correspondente ao dinheiro que circulava). Essa moeda seria dada, sob a forma de empréstimos bancário, a quem quisesse iniciar uma empresa. Essa política provocou a crise do Encilhamento (nome que deriva do local onde se faziam apostas, nas corridas de cavalos). Nasceram empresas-fantasmas, que não existiam senão no papel. Na bolsa, as ações eram cotadas em valores altos, completamente irreais.

Consequências do Encilhamento: alta geral do custo de vida; desvalorização da moeda; encarecimento dos produtos estrangeiros; as importações diminuíram; falências.


A Constituição Republicana de 1891 (segunda Constituição do Brasil):

Estabelecia as seguintes medidas:

  • Forma de governo: República Federativa Presidencialista.

  • Eleição do presidente por voto direto, com um mandato de quatro anos, menos o primeiro, que seria eleito pela Assembleia Constituinte.

  • Direito de voto aos maiores de 21 anos, independentemente da renda. Mulheres, analfabetos, religiosos de ordem monástica e praças do Exército não tinha direito de voto.

  • Maior autonomia para os estados, os quais poderiam estabelecer impostos, organizar a sua política, fazer empréstimos no exterior.

  • A religião católica deixava de ser oficial.

  • Respeito à liberdade de reunião, à liberdade de imprensa e ao direito de Habeas corpus.

  • Três poderes: Executivo (presidente da república e ministros de Estado); Legislativo (Câmara dos Deputados e Senado Federal, formando o Congresso Nacional); Judiciário (juízes de direito e desembargadores, Supremo Tribunal Federal).

  • Instituição do voto aberto: chamado de “voto de cabresto”, porque era controlado pelos “coronéis” (fazendeiros), o que deu origem ao “coronelismo”, ou seja, ficou concentrado grande poder nas mãos dos fazendeiros.


Café: a principal atividade econômica:

A economia da República Velha continuava agrária, monocultura e dependente do mercado externo. Além do café, o Brasil exportava borracha, mate, fumo e importava manufaturados e gêneros alimentícios.

O café brasileiro dominou o mercado externo, e os maiores consumidores eram os Estados Unidos e Inglaterra.

A expansão da cafeicultura ocorreu por causa da abundância de terra e da mão de obra barata (imigrante europeu italiano), principalmente em São Paulo (Oeste Paulista).

Convênio de Taubaté (1906): em virtude da crise de superprodução, os cafeicultores de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro assinaram com o governo um acordo, pelo qual este se comprometia a comprar o excedente da produção para estocar e esperar melhores preços no mercado. Para isso, contraia empréstimos, e quem pagava por esses empréstimos era a população, com os impostos. Portanto, os prejuízos dos fazendeiros eram distribuídos entre todos.

A Diversificação da economia:

Borracha: no fim do século XIX, o desenvolvimento da indústria automobilística impulsionou a exploração da borracha, e sua produção aumentou no Brasil, na região amazônica, com o emprego da mão de obra nordestina.

Em 1910, o Brasil era o primeiro produtor de borracha do mundo, mas a partir de 1914, os ingleses plantaram mudas de seringueiras em suas colônias asiáticas e conseguiram vender o produto a um preço mais baixo (em razão de o processo de exploração ser mais moderno que o do Brasil). Assim, o ciclo da borracha entrou em crise.

Açúcar: entrou em decadência no Nordeste desde a abolição do tráfico de escravos. No período republicano, o açúcar brasileiro perdeu mercado para Cuba. O consumo ficou limitado ao mercado interno, e o maior consumidor era o estado de São Paulo. Alguns cafeicultores paulistas começaram a investir na produção açucareira. São Paulo acabou superando a produção nordestina.

Cacau: cultivado no litoral baiano, adquiriu importância com o progresso da indústria de chocolate nos Estados Unidos e na Europa. A concorrência dos domínios ingleses na África provocou a queda da exploração do cacau brasileiro.


O crescimento industrial brasileiro:

A disponibilidade de capitais, por causa da abolição do tráfico de escravos, e a elevação das tarifas alfandegárias, desde 1844, causaram um ligeiro crescimento industrial no Brasil.

A partir de 1910, São Paulo ultrapassou o Rio de Janeiro , tornando-se o principal centro industrial do Brasil. Contribuíram para a industrialização de São Paulo: o capital acumulado com o café e a ampliação de mercado consumidor, decorrente do aumento da população.

Alguns imigrantes instalaram manufaturas nos centros urbanos, que se transformaram, mais tarde, em grandes indústrias (Matarazzo, Klabin, Filizola etc).

A Primeira Guerra Mundial impulsionou internamente as indústrias de tecidos, alimentos, vestuário, calçados, vidros etc. (produtos que não podiam mais ser comprados no exterior).


Os investimentos estrangeiros no Brasil:

Com a crise financeira provocada pelo Encilhamento, além do fato de o Brasil estar endividado, não se conseguiam mais empréstimos no exterior, o que agravou a queda dos preços do café em 1896. 

O presidente Campos Sales conseguiu um novo empréstimos com banqueiros ingleses e mais tempo para saldá-lo. Para aumentar a renda do Estado, cortou os gastos públicos, aumentou os antigos impostos e criou outros.

O presidente Rodrigues Alves, sucessor de Campo Sales, pôde investir no saneamento do Rio de Janeiro, na instalação de portos e na construção de estradas.

Até o início do século XX, a maior parte do capital estrangeiro investido no Brasil era de origem inglesa. Quando os Estados Unidos se tornaram o maior consumidor de café brasileiro, o investimento norte-americano superou o inglês.


Fazer as atividades abaixo com cor vermelha.


  1. O período que se estende de 1889 a 1930 é chamado de _________________ . Podemos dividir esse período em duas fases: a _________________ e a ___________________ ou _________________.

___________________________________________________________

  1. O período republicano compreendido pelos governos ______________ é chamada de República da Espada.

___________________________________________________________

  1. O período republicano compreendido pelo domínio dos _____________________________ é chamado de República Oligárquica ou República do Café.

_____________________________________________________________

  1. Quais foram os presidentes militares da República da Espada?

___________________________________________________________

  1. Marque o que NÃO foi medida tomada pelo governo no início da República:

     (   ) - Rui Barbosa foi nomeado ministro da Fazenda.

     (   ) - Benjamin Constant foi nomeado ministro da Guerra.

     (   ) - Expulsão do Brasil de dom Pedro II e da família real.

     (   ) - Transformação das províncias em estados (federalismo).

     (   ) - Separação entre a Igreja e Estado.

     (   ) - União entre Igreja e Estado pelo beneplácito.

     (   ) - Instituição do casamento civil e do registro de nascimento.

     (   ) - Escolha da bandeira republicana.

     (   ) - Abolição total da escravatura.

___________________________________________________________

  1. Cite três fatores que aprofundaram a crise econômica brasileira no início do período republicano.

___________________________________________________________

  1. O que foi o Encilhamento?

___________________________________________________________

  1. Cite três consequências do Encilhamento.

___________________________________________________________

  1. A Constituição de 1891 foi a ____________ Constituição do Brasil e estabelecia como forma de governo a __________________________.

___________________________________________________________

  1. Sobre a Constituição de 1891, é correto afirmar que:

     (   ) - Estabelecia o direito de voto para as mulheres e os analfabetos.

     (   ) - Os cidadãos brasileiros podiam votar a partir dos 18 anos de idade.

     (   ) - O voto era secreto.

    (   ) -Institui o voto aberto, isto é, não secreto, o que permitia o controle dos fazendeiros sobre os eleitores.

___________________________________________________________

  1. No Brasil republicano, existiam três poderes: o ___________, exercido

pelo presidente da República e pelos ministros de Estado; o ____________ , exercido por ________________________________________ e o ____________, exercido pelo Congresso Nacional.

___________________________________________________________

  1. O que se entende por “voto de cabresto”?

___________________________________________________________

  1. Quais eram as características da economia brasileira durante a República 

Velha? O que o Brasil exportava e o que importava?

___________________________________________________________

  1. Os maiores consumidores do café brasileiro no exterior eram _____________ e ______________.

___________________________________________________________

  1. Quais os fatores que favoreceram a expansão da cafeicultura no Brasil?

___________________________________________________________

  1. Em qual região mais se produzia café na República Velha?

___________________________________________________________

  1. Associe corretamente:

( a ) - Borracha.

( b ) - Açúcar.

( c ) - Cacau.


(  ) - Cultivado no Nordeste, a produção nessa região foi superada pela de São Paulo.

(   ) - Seu desenvolvimento foi impulsionado pela indústria automobilística.

(   ) - Entrou em crise por causa da concorrência inglesa na Ásia.

(   ) - Cultivado no litoral baiano, sofreu concorrência inglesa na África.

(   ) - O Brasil chegou a ser o maior produtor mundial, em 1910.

(   ) - Seu desenvolvimento foi decorrente do consumo de chocolate nas Estados Unidos e na Europa.

(   ) - Entrou em crise ao perder mercado para Cuba.

___________________________________________________________

  1. Quem trabalhava nos seringais da Amazônia, para extrair borracha?

___________________________________________________________

  1.  Na República Velha, ocorreu um pequeno desenvolvimento industrial. Quais

os fatores que favoreceram o aparecimento das primeiras fábricas?

___________________________________________________________

  1.  Quais foram os primeiros produtos industrializados produzidos no Brasil?

  2.  O que podemos destacar no governo de Campos Sales?

___________________________________________________________

  1.  O que destaca no governo de Rodrigues Alves?

___________________________________________________________

   


----------------------------------------------------------

AULA DE GEOGRAFIA

dia : 23/06/2020

                                                                      prof: Carlos Roberto.                                                       Prof. Carlos

                                 Da Guerra Fria à multi-polarização:


Teoricamente, a Guerra Fria seria apenas um estado de tensão entre as grandes potências mundiais que dividiram o mundo em dois blocos: um capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e outro socialista, sob influência da União Soviética.

Mas essa luta ideológica entre as duas potências desencadeou, além do processo de conquista de novas áreas de influências, um aperfeiçoamento tecnológico a partir do setor bélico,

Apesar de não se declararem guerra diretamente, Estados Unidos e União Soviética valeram-se da luta armada e de combates regionais para firmar, cada qual, sua hegemonia.


O bloco Socialista:

O bloco socialista fortaleceu-se principalmente com a Revolução Chinesa (1949) e a Guerra da Coreia (1951), quando entrou em conflito direto com o bloco capitalista. E, no início dos anos 1960, estendeu sua influência ao continente americano com a Revolução Cubana.   


Propaganda anticomunista:

Os Estados Unidos sempre procuraram conter a expansão socialista e, por outro lado, estender a sua dominação. Isso se fez também por meio de violenta propaganda anticomunista, marca dessa época no mundo capitalista.


Vietnã do Sul:

Os estrategistas norte-americanos identificaram o Vietnã do Sul como porta de entrada do socialismo na Indochina.

Ao mesmo tempo, o país representava um ponto estratégico, no Sudeste asiático, para atender aos interesses geopolíticos e econômicos do capitalismo.

A decisão do governo norte-americano de retirar as tropas do Vietnã deveu-se, especialmente, à pressão da opinião pública e de grande parte da imprensa dos Estados Unidos.

Além disso, os temores do restante do globo de um novo alastramento do conflito, de caráter mundial, aumentou essa pressão.

O quadro bipolar da geopolítica mundial permaneceu até a década de 1980, quando a União Soviética começou a passar por reformas profundas, que levaram à nova mudança na configuração do mundo. 


Responda as questões abaixo:

  1. Teoricamente, o que seria a Guerra Fria?

___________________________________________________________

  1. O que essa luta ideológica desencadeou?

___________________________________________________________

  1. Relacione os textos aos principais conflitos da Guerra Fria.

Principais conflitos da Guerra Fria.

  1. 1947/1961 - Crise de Berlim.

  2. 1948/1990 - Conflito árabe-israelense.

  3. 1954/1975 - Guerra do Vietnã.

  4. 1950/1953 - Guerra da Coreia.

  5. 1961/1962 - Crise cubana (Crise dos Mísseis).


    (   ) - O país foi dividido pelo paralelo 38N em 1945, tendo ao norte presença soviética e ao sul, norte-americana. Em 1950, quando o norte invadiu o sul, teve início um grande conflito envolvendo as superpotências. Em 1953, Firmou-se a paz de Pan Munjon, restabelecendo as fronteiras anteriores à guerra.


    (   ) - Local de interesse estratégico e econômico (petróleo) que atraiu apoio direto dos Estados Unidos e da União Soviética, aprofundando as crises regionais. Permeada por períodos de paz e agravamento, a questão constituiu um dos principais polos de conflito do pós-guerra.


    (   ) - Bloqueios e atritos sucessivos entre os blocos rivais culminaram na construção do Muro, em 1961.


    (   ) - Refugiados cubanos, com o apoio dos Estados Unidos, tentaram invadir Cuba em 1961, no episódio da Baía dos Porcos. Em 1962, os Estados Unidos ameaçaram com a guerra total, caso os soviéticos não desmontassem as rampas de lançamento de mísseis instaladas na ilha (Crise dos Mísseis).


    (   ) - O norte comunista lutou contra a presença norte-americana no sul até abril de 1975. Foi a mais destruída das guerras locais em meio à bipolarização Leste-Oeste. Em 1975, o Vietnã  foi reunificado.

___________________________________________________________

    4. Que acontecimento históricos fortaleceram o bloco socialista?

___________________________________________________________

    5. Que artifício utilizaram os EUA para conter a expansão socialista?  

___________________________________________________________

  1. Qual era o interesse norte-americano pelo Vietnã?

___________________________________________________________

  1. A que deveu a decisão do governo norte-americano de retirar as tropas do Vietnã?

___________________________________________________________

  1. Até quando permaneceu o quadro bipolar mundial?

___________________________________________________________

 




----------------------------

AULA DE MATEMÁTICA (semana de 22 a 26 de junho)

O link abaixo é para acesso à aula no drive: 

https://drive.google.com/file/d/1H3byTipQUrgugm-dls4ON5tH2VdDUj3S/view?usp=sharing

Bom trabalho!

----------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 24/06/2020

 

CONTEÚDO: Presente simples, verbos, leitura e tradução.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

  

1)      Leia, copie e traduza os verbos a seguir no seu caderno: continuação da aula anterior

to break:

to clean:

to cook:

to cry:

to do:

to drive:

to eat:

to floss:

to get undressed:

to go:

to know:

to light:

to listen to:

to meet:

to pay:

to put on:

to see:

to sleep:

to study:

to teach:

to understand:

to wake up:

to wash:

to wear:

 

 

2)      Pesquise imagens (recortes, desenhos ou fotos) que representem as expressões a seguir:

a)      to play the guitar

b)      to study

c)      to watch TV

d)      to play basketball

e)      to walk the dog

f)       to read a book

g)      to feed the cat

h)      to listen to the radio 




----------------------------------------------------------

Aula Programada Educação Física

Prof.: Marliza Curtinove       Data: 26/06

 

Recorte e cole a informação nutricional dos alimentos industrializados que você consome diariamente:

 

Siga o exemplo:

 

 

Com essa atividade iremos descobrir quais os tipos de alimentos que ingerimos para obtermos energia para executarmos qualquer tipo de atividade.

 

Responda:

Porque temos que nos alimentar?

Seu corpo precisa de energia? Por quê? De onde ele retira essa energia?

Todos os alimentos nos fornecem o mesmo tipo de nutrientes? Por quê?

Quais são os alimentos que você consome com maior frequência? Mostre nas suas imagens ou embalagens fazendo um círculo.

 

 

Preencha no quadro abaixo o seu nome e a turma;

Escreva os nomes dos alimentos que você consome, horários que faz as refeições e a classificação quanto aos tipos de alimentos.

 

Todos os alimentos nos fornecem o mesmo tipo de nutrientes? Por quê?

 
















----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 9 - 15 à 20/06/2020
Observação: 20/06- Sábado Letivo válido por sexta-feira.

↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


---------------------------------------------------------------------------------

Disciplina: Ciências Prof. Mário.

Aulas programadas: referente ao dia: 18/6/20.

Turmas: 91 e 92.

Importância dos Alimentos

Introdução:

Nós comemos não só porque é gostoso comer, mas também porque nosso corpo precisa de alimento para continuar vivendo. Uma das funções dos alimentos é fornecer “matéria-prima” para a construção de __________. As células novas produzidas permitem o ______________ do organismo e a sua _____________, repondo as _____ que morrem. Outra função dos alimentos é atuar como combustíveis: algumas moléculas presentes nos alimentos são _________ durante a respiração celular (respiração de cada célula do nosso organismo) e fornecem a ______ necessária para a atividade dos nossos diversos órgãos.

Os alimentos e o metabolismo

Obtendo “matéria-prima” e _________ das diversas moléculas presentes nos alimentos, nossas células conseguem produzir outras substâncias necessárias ao organismo.  

O conjunto das reações químicas que permitem a uma ________ transformar as substâncias adquiridas, utilizando-as como fonte de ________ ou na construção de novas substâncias chama-se ______________. Esse termo é também usado para indicar o conjunto de reações químicas que ocorrem no _____________.

Para conseguir a _______ necessária e ter um desempenho adequado nas                                    competições, geralmente a _______ alimentar de um atleta é orientada                                   por ______________, profissional  que se ocupa do planejamento alimen-                        tar.

---------------------------------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF.: MARLIZA CURTINOVE

15/06/2020

Pirâmide Alimentar

 

Quando pensamos em adotar uma alimentação saudável logo nos vem à cabeça o questionamento de por onde começar. Por isso, conhecer a pirâmide alimentar é uma ótima forma de se orientar; ela indica quais são os alimentos que possuem os nutrientes essenciais para o nosso dia a dia, promovendo a saúde e nos prevenindo de doenças.

 

Sabendo disto pesquise:

O que são alimentos?

O que é nutrição?

O que são nutrientes?

O que é pirâmide alimentar?

Quais os princípios da Pirâmide Alimentar?

Benefícios da Pirâmide Alimentar?

Quantas refeições diárias devemos fazer, no mínimo?

Liste os tipos de Pirâmide Alimentar?

Para que serve a Pirâmide?

Como dividir as calorias diárias entre os grupos alimentares?

Quais as desvantagens da Pirâmide Alimentar. Cite-as:

 

Os alimentos estão organizados em quatro níveis (energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras) e oito grupos alimentares.

Pesquise os grupos alimentares colocando todo e qualquer tipo de informação:

Recorte os alimentos e preencha a Pirâmide Alimentar de acordo com os níveis e os grupos correspondentes





  ----------------------------------------------------------


Atividades programadas de Artes

Professora: Marliza Curtinove

18/06/2020

 

Copie o texto abaixo em seu caderno de Artes:

Dança

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).  Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Atualmente, a dança manifesta-se nas ruas, em eventos como vídeo-clip ou em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico. No dia 29 de abril comemora-se o Dia Internacional da Dança.

O surgimento da dança, se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Com o passar do tempo, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que seriam capazes de criar outros ritmos, conciliando os passos com as mãos, através das palmas.

A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.

Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Europeia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

ATIVIDADE

Pesquise sobre um estilo de dança que você goste ou ache interessante, nesta pesquisa devem estar os seguintes dados sobre a dança:

-origem;

-país onde é mais comum essa dança ser realizada;

-ano em que se popularizou;

-principais músicas que essa dança envolve;

-se ela é apresentada com alguma roupa típica.

Relate suas descobertas em seu caderno ou documento digitado para futura entrega dessa atividade.

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email marlacurt@hotmail.com.br

  ----------------------------------------------------------


Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados

Olá

Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.

Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :

Nome do aluno

CPF

Cidade

Endereço

Número da residência

Bairro

Latitude

Longitude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 --------------------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 17/06/2020

 

CONTEÚDO: Verbos, leitura e tradução.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 


1)      Leia, copie e traduza os verbos a seguir no seu caderno:

to be:

to boil:

to brush:

to comb:

to cost:

to dance:

to drink:

to dust:

to feed:

to get dressed:

to get up:

to iron:

to leave:

to like:

to live:

to open:

to close:

to work:

to play:

to read:

to shave:

to speak:

to sweep:

to think:

to vacuum:

to walk:

to watch:

to write:

to begin:

 

Observações: A expressão “to” antes do verbo indica que ele está no infinitivo, ou seja, ainda não foi conjugado; podendo ou não, aparecer com verbos no infinitivo.

 

2)      Pesquise imagens (recortes, desenhos ou fotos) que representem os verbos acima, ilustrando o seu caderno: *no mínimo 5

 


  ----------------------------------------------------------


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROF. CARLOS ROBERTO
DATA:16/06/2020.

A disputa pela hegemonia mundial: Segunda Guerra Mundial:


Apesar dos impérios territoriais britânicos e francês, foram os Estados Unidos que saíram da Primeira Guerra como o país mais rico do mundo.

Antes devedores da Europa, os americanos conseguiram, principalmente com a venda de armamentos, reverter o quadro, passando a ser  seus maiores credores, pois realizaram empréstimos para a França e a Inglaterra. Além disso, a Europa estava com suas instalações físicas arrasadas pela guerra, enquanto os Estados Unidos praticamente pouco sofreram nesse sentido.

Para pagar suas dívidas, França e Inglaterra esperavam receber as indenizações devidas pela Alemanha conforme o Tratado de Versalhes estabelecia.

Então, os Estados Unidos prestavam auxílio econômico à Alemanha para que este país.por meio de empréstimos, pudesse reerguer seu potencial econômico para pagar à França e à Inglaterra, e estas nações, por sua vez, também pudessem pagar aos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, a ampliação das indústrias e das extensões cultivadas, a mecanização e a racionalização da mão de obra geraram uma superprodução agrícola e industrial que o mercado europeu já não consumia com o final da guerra.

A produção foi maior que o consumo:

  • aumento de estoques;

  • baixa dos preços;

  • desemprego;

  • falência de bancos;

  • crise.

A quebra da Bolsa de Nova York:

A quebra da Bolsa de Nova York - marco histórico da Crise de 1929, que foi uma das maiores crises econômicas do capitalismo - resultou da euforia do povo americano que aplicou na Bolsa de Valores ambicionando uma riqueza artificial, baseada na especulação e na transação de papéis.


O fascismo:

O estado de miséria em que ficaram os países - principalmente a Alemanha, e até a Itália, que mesmo vencendo a guerra não teve compensação financeira - deixou-os frágeis e acessíveis à implantação de um regime totalitário de direita: o fascismo.


fascismo - sistema político nacionalista, imperialista, antiliberal e antidemocrático.

nazismo - é uma forma de fascismo: é o fascismo alemão.

A Alemanha nazista:

Querendo expandir seu território, em 1938 a Alemanha nazista anexa a Áustria, ocupa a maior parte da Tchecoslováquia e,  em 1939, invade a Polônia. Só então, França e Inglaterra que vinham “fechando os olhos” à militarização da Alemanha, declararam-lhe guerra. Os conflitos bélicos estenderam-se pela Ásia e África. Por exemplo: o Japão invadiu a China, e a Itália, a Etiópia. Era o avanço do eixo = Alemanha + Itália + Japão.


O Holocausto:

Uma das maiores atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial foi o Holocausto, caracterizado pelo extermínio de aproximadamente seis milhões de judeus, em nome do “purismo étnico” apregoado pelo nazismo liderado por Adolf Hitler na Alemanha. 

 

A bipolarização do pós-guerra:

O final da Segunda Guerra marcou um momento de reorganização do espaço mundial, com o domínio dos países que venceram (Estados Unidos e União Soviética) sobre os que perderam.

Berlim depois da Guerra,


Os Estados Unidos passaram à condição de potência hegemônica capitalista, substituindo as potências europeias enfraquecidas pelos efeitos da guerra. E, no outro polo, a União Soviética assume a hegemonia entre os países socialistas.

Pelos Tratados de Yalta (na Crimeia Soviética), Potsdam (nos arredores de Berlim) e outros, com a participação dos “países aliados” (Inglaterra, França e Estados Unidos) e a União Soviética, determinou-se a divisão da Alemanha em zonas de ocupação militar.

O Tratado de Yalta também dividiu a Coréia (na Ásia): o sul ficou sob influência norte-americana e o norte, sob influência soviética.


A descolonização:

A conclusão da Segunda Guerra Mundial também deu origem a um processo chamado de descolonização, ou seja, o desmanche do imperialismo europeu, aliado a três fatores básicos:

  • além de a Itália ter suas colônias redistribuídas, Inglaterra e França não tinham como manter as antigas estruturas coloniais;

  • crescia nas colônias o movimento revolucionário pela independência;

  • os Estados Unidos visavam expandir o seu domínio sobre todo o mundo capitalista, e o faziam utilizando novas estruturas mais eficientes no processo de exploração dos povos coloniais juridicamente libertados.



Capitalismo x Socialismo = Guerra Fria:

Os Estados Unidos estabeleceram sua liderança sobre os velhos impérios europeus e desenvolveram uma política ainda mais imperial sobre os países que, então, formaram o chamado “Terceiro Mundo”, utilizando seu poderio econômico e militar.

O antigo Império Russo, por sua vez, transformado em uma confederação de repúblicas (URSS),  expandiu os seus domínios e tornou-se o grande rival dos Estados Unidos numa guerra entre duas ideologias.


Responda às questões abaixo;

  1. Que país saiu da Primeira Guerra Mundial como o país mais rico do mundo?

___________________________________________________________

  1. Como esse país conseguiu passar a devedor da Europa para seu principal credor?

___________________________________________________________

  1. Como se encontravam as instalações físicas da Europa após a Primeira Guerra? E os Estados Unidos?

___________________________________________________________

  1. Qual era a importância do Tratado de Versalhes para a França e para Inglaterra?

___________________________________________________________

  1. Qual foi a estratégia adotada pelos Estados Unidos para receber os pagamentos das dívidas da França e Inglaterra?

___________________________________________________________

  1. O que ocorreu com a ampliação das indústrias e extensões cultivadas dos Estados Unidos, além da mecanização e da racionalização da mão de obra?

___________________________________________________________

  1. Quais foram as consequências para os Estados Unidos, da relação desigual entre produção e consumo?

___________________________________________________________

  1. O que foi a Crise de 1929?

___________________________________________________________

  1. Do que resultou a quebra da Bolsa de Nova York?

___________________________________________________________

  1. O que favoreceu a implantação de regimes totalitários de direita na Alemanha e na Itália?

___________________________________________________________

  1. Explique o que significa fascismo e nazismo.

___________________________________________________________

  1. Quando e como iniciou-se a Segunda Guerra Mundial?

___________________________________________________________

  1.  Que países compunham o Eixo?

___________________________________________________________

  1. O que foi o Holocausto?

___________________________________________________________

  1.  O que caracterizou o momento de reorganização do espaço mundial ao fim da Segunda Guerra Mundial?

___________________________________________________________

  1.  A que condição passaram os Estados Unidos?

___________________________________________________________

  1.  E a União Soviética?

________________________________________
18.  Que tratados determinaram a divisão da Alemanha em zonas de ocupação militar?

___________________________________________________________

19. Que países participaram desses tratados?

___________________________________________________________

20. Como foi dividida a Coréia?

___________________________________________________________

21. O que foi o processo de descolonização?

___________________________________________________________

22. O que os Estados Unidos fizeram do lado capitalista da Guerra Fria?

__________________________________________________________

23.  E a União Soviética do lado socialista?


___________________________

ATIVIDADE PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 17/06/2020

 

Assistir ao vídeo da música e fazer uma reflexão da mesma, escrever em seu caderno.

Vídeo da Música “Até quando?” Gabriel o Pensador.

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rH5TRzmOVFo )


ATIVIDADE PROGRAMADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 15/06/2020 – 17/06/2020 – 18/06/2020 – 19/06/2020 – 20/06/2020

EXERCÍCIOS LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

 

1.    Qual o tipo de linguagem utilizada abaixo:


  1. Linguagem verbal
  2. Linguagem não verbal
  3. Linguagem mista
  4. Linguagem conotativa

 

2. Quando assistimos um jogo de futebol, as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual delas abaixo representa a linguagem verbal usadas nas partidas de futebol:

  1. Bandeiras de impedimento
  2. Cartões vermelho e amarelo
  3. Locutor do Futebol
  4. O apito do juiz

E.     Leia e depois responda:

 

  

 

A.    Qual o tipo de linguagem de cada imagem? Justifique:


B.    Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite.

 

 

===========================

AULA DE MATEMÁTICA (semana de 15 a 20 de junho)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:

https://drive.google.com/file/d/1szyGPwItfiEtKvZM7QBuZTPBfFvRz8rC/view?usp=sharing

BOM TRABALHO!!!

====================




























  ----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 8 - 08 à 12/06/2020
11/06 (quinta-feira)- FERIADO CORPUS CHRISTI
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


Atividades programadas de Artes

Professora Marliza

Aula referente ao dia 12 de junho

 

Processos Criativos na arte: Observar para criar

Copie o texto abaixo ou cole-o no seu caderno de Artes:

 

Uma imagem guarda uma semelhança com algo, representando aquilo que o nosso sentido da visão pode captar, aquilo que podemos ver, ou que nossa imaginação pode criar. Assim, o reflexo de nosso rosto na água é uma imagem que a natureza se encarregou de criar.

O ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, tem procurado encontrar formas de registrar essa imaginação ou realidade captada, através de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras ou filmes, ou seja, através de representações imagéticas.

A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos.

Os significados e intenções na criação variam de acordo com o período, lugar e pessoas, ou seja, de acordo com o contexto histórico. Desde tempos remotos, o ser humano já procurava fazer representações imagéticas nas paredes das cavernas. Essas imagens podiam ter finalidades místicas e de sobrevivência. Na Idade Média, as imagens das obras de arte possuíam um cunho educativo a serviço da religião. Já no Renascimento as imagens artísticas procuravam elevar a condição do ser humano a um nível maior. No Romantismo e Modernismo, as obras de arte possuíam fins diversos, como protestos e denúncias dos problemas políticos e sociais.

Na atualidade existem várias maneiras de se representar a realidade ou a imaginação. Hoje em dia, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações.

Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como, por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação imagética das artes visuais, como o vídeo. Nesse caso, são linguagens artísticas que se fundem, se unem. Podemos denominar essa linguagem artística como “audiovisual” – união de som e de imagem.

Outras manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras.

Nessas publicações encontramos várias formas de representação, que vão desde o desenho até a fotografia. Nos jornais, por exemplo, nos divertimos frequentemente com as tiras de histórias em quadrinhos, os cartuns e as charges políticas. Em contrapartida, também podemos nos chocar vendo imagens com cenas de violência captadas com precisão pela câmera do fotógrafo. Nas revistas utiliza-se dessas mesmas imagens, porém, com um pouco mais de sofisticação, elaborando o visual da página junto com texto, fotografias e gráficos para que se torne mais interessante ao leitor. As próprias histórias em quadrinhos (também conhecidas por HQs), que inicialmente surgiram para entreter os leitores de antigos jornais norte-americanos, alcançaram um nível artístico elevado, em que artistas fazem uso de sua linguagem para expressarem suas criações.

 

ATIVIDADE

1-      RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

-Onde e como você vê a arte no seu dia-a-dia?

-Quais são as características formais e quais significados as imagens que você considera arte transmitem para você?

-O que leva você a entender estas imagens como sendo arte?

 

2-      Produza alguma composição plástica (desenho, pintura, foto, escultura...) a partir da observação de algum objeto. Pode ser inspirada em algum jogo que você goste muito, algum item de decoração do seu quarto, alguma roupa ou calçado favoritos. Crie sua obra e capriche bastante nas cores e formas para desenvolvê-la!

 

============================================

Aula Programada Educação Física    Prof° .: Marliza Curtinove

12/06

 

Corpo real – Corpo ideal

Francisco Souza da Costa e Onésima Patricia Mendes dos Santos

 

Segundo Marzano (2004), pensar o corpo no contexto social cultural contemporâneo, tem-se que diferenciar o corpo real do ideal, pois o corpo traz marcas e significados impostos e aceitos pela sociedade em que ele está contextualizado. Segundo Foucaut, o corpo não é nada mais do que uma ideia histórica, isto é, o simples produto de construção cultural da sociedade, o corpo humano é sempre e antes de tudo, uma entidade real, uma realidade material, o substrato carnal de cada pessoa.

O corpo real perde espaço para o corpo ideal, sendo o segundo um corpo idealizado e fruto de uma sociedade, que procura impor e cultuar um corpo desumanizado e desnaturalizado, e o dita como sinônimo de saúde, poder e liberdade, ocultando a realidade.

Hoje a sociedade procura a cultura do corpo ideal, sob os critérios estéticos e éticos, procurando controlar esse corpo com a finalidade de caracterizá-lo como regra geral, contrapondo-se ao corpo real, e esse corpo manipulado e recriado tenta parecer ser valorizado, mera aparência, pois ele “oculta a depreciação de sua materialidade e a neutralização de sua realidade” (Marzano,2004, pg. 26).

O corpo é natural e real, não podemos colocá-lo apenas como produto formado pela sociedade, mesmo com suas mudanças através dos tempos, ele não deixa de ser o instrumento do qual o ser humano vivência com o outro e socializa-se com o meio social.

O corpo é materializado, seguindo tendências, a dita moda. O indivíduo não nasce como a sociedade quer, então como no photoshop ele escolhe uma imagem ideal, se adéqua a ela, nem que isso custe muito dinheiro ou sua saúde. Chega a virar compulsão a ditadura da beleza, onde o individuo age de forma domesticada. Caso ele fuja das regras sua ação é tida como falta de controle.

O controle é um objetivo a ser cumprido, seguindo aspectos físicos, comportamentais e emocionais. Essas regras alcançam a homens, mulheres e crianças, seguindo uma ordem desordenada, onde a criança quer ser adulto, o adulto que ser jovem e ninguém quer ficar velho.

Esse domínio vai além da preocupação com a idade, parece que a ordem é não estar satisfeito com sua aparência. Se estiver gordo sou desmazelado, se sou magra demais sou anoréxica, se sou forte demais sou exagerado, se tenho muitas curvas estou gorda, ou seja, não há se quer de fato um padrão perfeito, porque todos os padrões impostos são desmistificados de alguma forma. O que na verdade a sociedade consumista quer é que busquemos sem cansar uma tal perfeição que não conhecemos, pois na verdade não existe perfeição.

O padrão impõe a manipulação do nosso corpo. O ser acaba assim domesticando o próprio corpo para a sociedade, como se sua personalidade inexistisse. A partir disso o ser faz uma avaliação dos indivíduos que não seguem o mesmo modelo identificando e avaliando de forma negativa, fazendo um julgamento moral sem reconhecer que o normal não é diferente, e que o diferente na verdade são aqueles que mudam suas fisionomias sem levar em conta aspectos relevantes a sua realidade.

Há uma subjugação de idealidade onde maior parte das pessoas modificam sua natureza (cor da pele, dos olhos, cabelos) de maneira uniforme, onde não há mais exclusividade, diferenciação, o que encontramos são seres que seguem esse padrão de perfeição, na qual, o seu não aceita e não resiste. Alguns não se importam nem com os limites do seu corpo, vai além de tudo isso, chegando a se tornar ridículos.

Essa não aceitação é impregnada na cabeça das crianças pelas mães de forma que a infância é deixada de lado, a brincadeira é direcionada para um contexto de adulto, onde a menina é mamãe e o menino é papai, médico, policial. As mães parecem que não gostam de curtir essa fase, é um sentimento de livramento.

Os corpos acabam que se tornando todos iguais. As pessoas se identificam com essa materialidade e fazem dela sua marca e personalidade. “(...) o corpo é como tal uma parte de cada pessoa, sendo ao mesmo tempo um objeto do mundo.” (Le Breton,199) Pág.44

Imagem corporal: beleza ou doença ??

 

Leia o texto acima e pesquise:

Quais os transtornos alimentares relacionados com corpo. Faça a descrição de cada uma delas ( origem, conceito...) Dentre as pesquisas terão que ter:

Quais as causas?

Quais os tratamentos?

Como pode ser o diagnóstico?

Suas complicações?

Quais as faixas etárias mais propensas a estes tipos de transtorno?

Qual a importância da atividade física para que essas doenças não ocorram?

O que é biotipo? E o que tem haver com o corpo:

O que é distúrbio de imagem?

Qual a influência da mídia para com o “corpo perfeito”?

 

============================================


ATIVIDADE PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 10/06/2020

 

IMPRIMIR OU COPIAR  NO CADERNO:

 

Verbo Ser

Carlos Drummond de Andrade

 

Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.

 

 

Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902, em Itabira (MG), e faleceu em 1987, no Rio de Janeiro (RJ). Era funcionário público e começou cedo a escrever poesias, contos, crônicas e livros infantis. Foi considerado por muitos o poeta brasileiro mais influente do século XX.

 

Escreva um pequeno texto sobre o tema do poema acima:

============================================


AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 10/06/2020 

CONTEÚDO: Leitura e tradução.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia, copie e traduza os diálogos no seu caderno:

 

AT SCHOOL

Suzy: Hi, pupils.

Class: Hi, teacher.

Suzy: My name is Suzy Smith.

Class: You’re welcome!

Suzy: This is the English book and this is …Aahhh!!!

Leo: Sorry, teacher. I forgot my book at home.

Carol: I forgot too.

Suzy: Ok, boys and girls!!!

 

THE NIGHT

Carol: Good evening, Kitty!

Kitty: Good evening, Carol!

Kitty: What can you see in the sky?

Carol: I can see the moon, the stars…

Kitty: Oh! The night is so beautiful!

Carol: Here are the boys.

Kitty: Oh! The night was so beautiful…

 

2)      Escreva as expressões a seguir, em inglês:

a)      Jogar futebol

b)      Limpar a casa

c)      Ler uma história

d)      Assistir um filme

e)      Alimentar um cachorro

f)       Tocar piano

g)      Estudar inglês

h)      Escutar música

i)       Pentear o cabelo

j)       Beber suco

============================================



Aula de Geografia – dia 09/06/2020. e-mail: crmellos@hotmail.com prof. Carlos Roberto. 
 
O PERÍODO ENTRE GUERRAS: 
 
        Com a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, as forças aliadas (Tríplice Entente) se fortaleceram e venceram o conflito, impondo pesadas perdas à Alemanha. A Alemanha sofreu desmembramento de seu território no continente e no seu império colonial. 
 
          A dominação colonial – Ásia: Do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as áreas coloniais na Ásia foram ampliadas. 
 
 
 
        Revolução bolchevista: Foi no contexto da Primeira Guerra Mundial que, em 1917, aconteceu a Revolução Bolchevista na Rússia, que alterou as fronteiras do antigo Império russo com a independência dos países bálticos: Lituânia, Letônia e Estônia. Ao final da Primeira Guerra, assim como o Tratado de Versalhes, que penalizava a Alemanha, também foi assinado o Tratado de Saint-Germain, determinando a fragmentação do Império Austro-Húngaro com a criação de novos Estados: Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Áustria e Iugoslávia. 
 
Mapa antes da Primeira Guerra Mundial: 
  
 
Depois da Primeira Guerra Mundial: 
 
 
 
 
        A União Soviética: A União Soviética nasceu, em 1922, como consequência da Revolução Russa que derrotou o domínio dos czares. Era constituída por 15 repúblicas soviéticas socialistas: Rússia, Estônia, Lituânia, Ucrânia, Belarus (Bielo-Rússia), Cazaquistão, Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Moldávia, Quirguízia (Quirguistão), Tadjiquistão, Turcomênia (Turcomenistão) e Uzbequistão. 
 
 
 
 
 Atividades para responder e enviar para escola ou e-mail do professor: 
1) – O que ocorreu com a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial? __________________________________________________________ 
 
2) – O que ocorreu com o império colonial alemão? __________________________________________________________ 
 

3) – Observe o mapa da partilha da África, a seguir, e identifique os territórios que, antes de 1914, pertenciam à Alemanha.
 
 
4) – Responda às questões a seguir.

 a) – Quais são os países bálticos?
 
b) – Que acontecimento histórico propiciou a sua independência? ___________________________________________________________ 
 
5) – Qual foi o tratado que penalizava a Alemanha ao final da Primeira Guerra? ___________________________________________________________ 
 
6) – O que determinava o Tratado de Saint-Germain? ___________________________________________________________ 
 
7) – Quais os Estados foram criados a partir da fragmentação do Império Austro-Húngaro? __________________________________________________________________________ 
 
8) – Escreva as 15 republicas socialistas que constituíram a União Soviética.  
 
============================================

ATIVIDADE PROGRAMADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 08/06/2020 – 10/06/2020 – 12/06/2020

 

E-mail para retorno das atividades com identificação do aluno (nome completo e turma) proftalitamd@gmail.com

IMPRIMIR OU COPIAR O TEXTO E AS QUESTÔES.

 

Sinais do tempo

 

Tudo estava pronto para a grande festa anual dos sinais gráficos. A comissão organizadora, formada pelo cifrão ($), pelo e comercial (&) e pelos dois parênteses (( )) tinha decidido que os pontos finais não seriam convidados e, se viessem, não entrariam. “São muito chatos, a todo momento entram na conversa dos outros paralisando as frases, que ficam cortadas, sem sentido”, justificou o cifrão.

Durante a festa, os sinais formavam rodinhas de bate-papo. Alguns alegres, outros tristes. A arroba (@), por exemplo, era de longe a mais feliz entre os convivas. Com a internet, estava sendo utilizada em todo o mundo. “Eu que cheguei a pensar que não mais seria usada para alguma coisa, além do preço do boi na bolsa, eis que a internet me rejuvenesceu”.

O trema (¨), coitado, era só tristeza. Usando sua linguagem erudita, lamentava para a crase. “Estou fenecendo a cada dia solerte amiga. Poucos me utilizam. Os jornais, então, quase todos aboliram-me. E o pior. Às vezes usam-me em cima de outras letras que não o U, em palavras de línguas estrangeiras, principalmente as bárbaras europeias, que não provêm do nosso saudoso latim”. A crase, que também tinha seus problemas, respondeu: “E eu, que quase ninguém sabe usar corretamente”.

A vírgula, trajando vestido roxo e longo, realçando suas formas curvilíneas, comentava com o dois pontos. “Caro colega, é impressionante como tem gente que me usa em excesso, me colocam até entre o sujeito e o verbo. Imagine você, fiquei sabendo de um leitor que ficou asmático depois de ler o livro de um escritor que me usava em profusão”.

A festa continuava. A orquestra tirava de letra as músicas, os convidados dançavam e bebiam. O ponto de exclamação (!), um dos mais esbeltos e elegantes, com seu smoking preto, perguntou à cedilha. “Parabéns por ter vindo desacompanhada do C”. Ela respondeu: “Você continua o mesmo galante de sempre e esta festa é o único lugar em que eu tenho sentido sozinha”.

De repente, na portaria do salão, veio o barulho de um entrevero entre um convidado e o ponto de interrogação (?), responsável pela segurança. “Ponto final não foi convidado, não pode entrar.”, bradou o interrogação, curvando-se ao baixinho bravo. “Meu amigo, procure entender, eu não sou ponto final. Sou asterisco (*). É que tive a horrível ideia de passar gel nos cabelos”.

 

NUNES, Otávio. Disponível em: <http://migre.me/dj8xs>. Acesso em: 14 mar. 2011.

 

 

Exercícios:

 

1. Por suas características, esse texto é um exemplo de

A) crônica literária.

B) fábula.

C) lenda.

D) resenha crítica.

E) romance.

 

2. De acordo com esse texto, o asterisco foi impedido de entrar no salão porque:

A) era baixinho.

B) era chato.

C) estava parecido com o ponto final.

D) estava triste.

E) veio desacompanhado do C.

3. Nesse texto há uma opinião em:
A) “Tudo estava pronto para a grande festa anual dos sinais gráficos.”. (ℓ. 1)
B) “‘São muito chatos, a todo momento entram na conversa dos outros...’”. (ℓ. 3-4)
C) “‘Estou fenecendo a cada dia solerte amiga. Poucos me utilizam.’”. (ℓ. 11)
D) “‘Às vezes usam-me em cima de outras letras que não o U,...’”. (ℓ. 12-13)
E) “‘Meu amigo, procure entender, eu não sou ponto final.’”. (ℓ. 27-28)

4. De acordo com esse texto, o sinal gráfico que usava uma linguagem erudita era:

A) a arroba.

B) a crase.

C) a vírgula.

D) o asterisco.

E) o trema.

 

5. Nesse texto, as aspas foram usadas para:

A) destacar o uso de expressões de tom irônico.

B) introduzir uma informação complementar.

C) isolar uma frase do texto.

D) marcar a fala das personagens.

E) ressaltar uma crítica.

 

6. No trecho “O ponto de exclamação (!), um dos mais esbeltos e elegantes, com seu smoking preto, perguntou à cedilha.” (ℓ. 21-22), o recurso estilístico que se destaca é

A) a comparação entre as personagens.

B) a personificação de seres inanimados.

C) a presença de ironia.

D) o exagero na descrição das personagens.

E) o uso de repetições.

 

6. No trecho “'Você continua o mesmo galante de sempre...'” (ℓ. 23), o termo destacado faz referência ao

A) asterisco.

B) cifrão.

C) ponto de exclamação.

D) ponto de interrogação.

E) trema.

 

8 No trecho “A arroba (@), por exemplo, era de longe a mais feliz entre os convivas.” (ℓ. 7), a expressão destacada foi usada para:

A) destacar uma ação concluída.

B) enfatizar uma característica.

C) indicar distância.

D) marcar ironia.

E) sugerir indiferença.

 

____________________________________________________
============================================

AULA DE MATEMÁTICA  (semana de  08 a 12 jun)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:


https://drive.google.com/file/d/1Erukq5migF7Bi-umQlhC1aprvERUI2nJ/view?usp=sharing



BOM TRABALHO!
============================================



























---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 7 – 1º à 5/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Aulas programadas:referente ao dia:04/6/2020-Turmas:91 e 92 disciplina:Ciências Prof. Mário.

Obs: Todas as atividades de março e abril têm que ser devolvidas para o e-mail:  mariobioprof@gmail.com

IDENTIFICAR NOME E TURMA NO E-MAIL!

 Exercícios de revisão sobre genética

 1)Fernanda,de olhos azuis,tem filhos com Gustavo,de olhos castanhos. De que cor podem ser os olhos dos filhos? Sabendo-se que Fernanda tem genes(aa) e Gustavo tem genes(Aa).Costrua o heredograma e apresente sua resposta:



3)Sabendo-se que o gene (B) é dominante e condiciona o caráter planta alta e que o gene (b)é recessivo e condiciona o caráter planta baixa,como serão os possíveis fenótipos da autopolinização de F1? (Bb).


                            

                haste baixa                          haste alta

                        

                                             

Pergunta-se: 

a) Qual a proporção de homozigóticos (BB)? _______________________________/;

                     

b)Qual a proporção de heterozigóticos(Bb)? _______________________________/;

                    

 c)Qual a proporção de homozigóticos (bb)? ________________________________/;

                    

 d)Qual a proporção de plantas altas? ___________________________________e)Qual a proporção de plantas baixas? _____________________________________.


============================================

AULA DE MATEMÁTICA  (semana  01 a 05 Jun)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:

https://drive.google.com/file/d/16Q51gaGS1udz7AZRpR86urrJ_xE1LziL/view?usp=sharing

 ATIVIDADES DE MARÇO E ABRIL DEVOLVER ATÉ 06/06

O Link  abaixo é para entregar as aulas e deixar recado:

https://forms.gle/FS237RC8HVugud9P6

============================================




AULA PROGRAMADA 05/06

EDUCAÇÃO FÍSICA   PROF.: MARLIZA CURTINOVE

 

Assista o filme “Rainha de Katwe” , disponível no link abaixo, e responda as seguintes perguntas:

https://www.facebook.com/2019576068149132/videos/478607359362444/?hc_location=ufi 

 

Reescrava as fases na sequência correta de acordo com o filme, dividindo-as em 1ª fase, 2ª fase e 3ª fase:

 

...momento em que sofre uma derrota em uma disputa internacional...

 

...após participar de um torneio no Sudão...

 

...aos 14 anos ganha o título de campeã do xadrez do País...

 

...xadrez é uma forma de poder...

 

...é vista pelos outros como alguém no nível mais baixo da hierarquia social...

 

1)Qual o nome da protagonista do filme?

2)Onde se passa o filme rainha de Katwe? Qual a real situação deste lugar?

3)O filme é baseado na vida real de uma atleta, quem é a verdadeira rainha de Katwe?

 

O Filme nos faz refletir sobre nossas capacidades, nossos objetivos e nossa visão sobre conquistas e vitórias, por isso, responda:

 

1)O que podemos pensar sobre a vida?

2)Porque o xadrez é considerado uma forma de poder?

3)A importância do professor para o sucesso da menina?

4)Qual o papel da família neste contexto social?

5)O que o esporte representa para a mudança de vida de quem o escolhe?

6)O que significa “Rainha de Katwe”?

7)A superação é um ingrediente necessário para por fim a um drama familiar. Você concorda com essa colocação: Justifique sua resposta.

8)O que dizer dos milhares de adolescentes que assim como ela tentam, mas nunca conseguem?

9)Quais os valores ensinados pelo filme?

OBS: Responda as perguntas em uma folha separada, com letra legível.

IMPORTANTE: As atividades, realizadas em março e abril, devem ser enviadas para o email marlacurt@hotmail.com até o dia 06/06/2020, identificando com nome, turma e escola. Bons estudos, um abraço e até a volta!

============================================


AULA PROGRAMADA 05/06

ARTES    PROF.: MARLIZA CURTINOVE

 

 

Copiar este texto abaixo no caderno e realizar a atividade proposta no final do conteúdo.

 

Círculos Cromáticos

Círculo cromático, como o próprio nome diz, é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria dos casos ele é dividido em 12 partes e cada uma delas representa uma cor. Estas cores se dividem em primárias, secundárias e terciárias.

Primárias: são as cores puras encontradas apenas na natureza e não podem ser reproduzidas ou produzidas pela mão humana. São elas o ciano (tom puro de azul), o amarelo puro e o magenta (tom de vermelho puro). Vamos utilizar os nomes azul, vermelho e amarelo para nossas atividades escolares.

Secundárias: são as cores resultantes da mistura das cores primárias. São elas o laranja (amarelo+ vermelho), o roxo (azul+ vermelho) e o verde (amarelo+ azul).

Terciárias: são os entretons criados a partir da mistura das cores primárias com as cores secundárias. São cores como o azul esverdeado, amarelo alaranjado e verde amarelado, dependendo da mistura feita dentro do círculo cromático.

 

Atividade: Vamos criar um circulo cromático! Para isso, utilize folha de desenho ou ofício e tintas guache ou lápis aquareláveis ( caso não possua estes materiais, utilize lápis de cor comum e pinte suavemente para a mistura das cores).

Materiais

1 godê (pode reaproveitar uma bandeja de ovo, de plástico, daquelas com 12 espaços para criar o seu godê).

 1 tinta ou lápis azul

1 tinta ou lápis vermelho

1 tinta ou lápis amarela (cores primarias)

1 pincel

1 guardanapo

 1 folha de ofício ou desenho com o desenho do círculo dividido em 12 fatias ( utilize a imagem abaixo como referência para criar o círculo).

 

 

Passo a passo

1.    Coloque em 3 espaços da bandeja, um pouco de azul, um pouco de amarelo e um pouco de vermelho.

2.    Nos espaços seguintes, misture as cores para criar as secundárias e coloque nestes espaços. (roxo, laranja e verde)

3.    Agora é hora de criar as cores terciárias. Nos espaços seguintes, misture as cores secundárias com as primárias para obter as terciárias.

4.    Pinte o círculo cromático de cores de acordo com a figura abaixo e pronto!


 

IMPORTANTE: As atividades, realizadas em março e abril, devem ser enviadas para o email marlacurt@hotmail.com até o dia 06/06/2020, identificando com nome, turma e escola. Bons estudos, um abraço e até a volta!

 ============================================



Atividade Programada de Projeto de Vida 

Data: 03/06/2020

Professora Talita Debize

E-mail para retorno das atividades até 06/06/2020 com identificação do aluno (nome completo e turma) proftalitamd@gmail.com

 

 

Coisas que a COVID-19 nos faz enxergar

01) Os Estados Unidos não são mais o líder mundial. 

02) A China venceu a Terceira Guerra Mundial sem disparar um míssil e ninguém percebeu. 

03) A pessoa se volta para Deus somente no momento de sua necessidade.

04) A prevenção salva mais vidas do que agir no último momento.

05) Os profissionais de Saúde, cientistas e pesquisadores valem mais que um jogador de futebol.

06) As crianças ocupam um lugar privilegiado na natureza. 

07) O petróleo não vale nada em uma sociedade sem consumo.

08) A morte não distingue raça, cor, religião, ideologia ou status social.

09) O ser humano pode ser oportunista e desprezível.

10) A mídia social nos aproxima, mas é também o meio de criar pânico. 

11) Agora sabemos como os animais se sentem nos jardins zoológicos.

12) As crianças de hoje não sabem mais brincar sem internet ou TV.

13) Alguns ganham milhões e não servem à humanidade.

14) Os profissionais de Saúde estão sozinhos, abandonados e esquecidos. No entanto, eles nunca desistem.

15) As crianças estão agora sendo educadas pelos seus próprios pais.

16) Começamos a apreciar o grande gesto de confiança que significa apertar as mãos.

17) Os seres humanos são os verdadeiros vírus do planeta.

18) O planeta se regenera rapidamente sem humanos. 

19) Não estamos prontos para uma pandemia.

20) Os políticos sempre aproveitam qualquer oportunidade para puxar o tapete do rival.

21) Precisamos investir mais em Saúde em vez de investir em bancos falidos. 

(Autor Desconhecido)

https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/

01) Você concorda com a primeira afirmativa feita no texto? Justifique sua resposta:

02) Você acha que já ocorreu, de fato, a Terceira Guerra Mundial? Por quê?

03) Por que a China teria vencido tal guerra?

04) Você acha que em momentos de pânico e de incertezas as pessoas tendem a se aproximar mais de Deus? Por quê?

05) Que tipo de prevenção o mundo poderia ter feito para evitar esse efeito catastrófico da COVID-19?

06) Que críticas são feitas no texto? Cite os itens em que elas aparecem e explique cada uma delas:

07) Por que as crianças ocupam um lugar privilegiado na natureza?

08) Em que item é feito uma crítica ao consumismo? Justifique sua resposta:

09) Qual a vantagem e a desvantagem das mídias sociais? Posicione-se sobre isso:

10) Que gesto estava banalizado em nossa sociedade e que agora voltou a ter tanta importância? Explique seu raciocínio:

11) Você acha que os políticos têm se aproveitado da situação? Como? Por quê?

13) Que mensagem o texto transmite?

14) Complete o texto, citando mais duas coisas que a COVID-19 tem feito as pessoas enxergarem:

 

Atenção: as atividades dos meses anteriores devem ser enviadas para o e-mail acima com identificação.


============================================================

Atividade Programada de Língua Portuguesa

Data: 01/06/2020 – 03/06/2020 – 04/06/2020 – 05/06/2020

Professora Talita Debize

E-mail para retorno das atividades até 06/06/2020 com identificação do aluno (nome completo e turma) proftalitamd@gmail.com

 

 

Hiperonímia e hiponímia

A hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.

A hiponímia indica, assim, essa mesma relação hierárquica de significado. Foca-se, no entanto, na perspectiva da palavra hierarquicamente inferior - hipônimo, que, a nível semântico, pode ser incluída numa classe superior que abrange o seu significado - hiperônimo.

País é hiperônimo de Brasil. 
Mamífero é hiperônimo de cavalo.
Jogo é hiperônimo de xadrez.

Brasil é hipônimo de país.
Cavalo é hipônimo de mamífero.
Xadrez é hipônimo de jogo.

Os hiperônimos:

  • Apresentam um sentido abrangente;
  • Transmitem a ideia de um todo;
  • Representam as características genéricas de uma classe;
  • Permitem a formação de subclasses associadas a elas.

Os hipônimos:

  • Apresentam um sentido restrito;
  • Transmitem a ideia de um item ou uma parte de um todo;
  • Representam as características específicas de uma subclasse;
  • Permitem a associação a uma classe superior mais abrangente.

 

Exemplos de hiperônimos e hipônimos

Hiperônimo

Hipônimos

 cor

 verde, azul, amarelo, vermelho, branco,...

 fruta

 maçã, banana, manga, abacaxi, jaca,...

 veículo

 carro, automóvel, moto, bicicleta, ônibus,... 

 esporte

 natação, futebol, patinação, atletismo, esgrima,...

 animal

 cobra, onça, cachorro, urubu, urso,...

 flor

 rosa, margarida, malmequer, hortênsia, orquídea,...

 eletrodoméstico 

 geladeira, batedeira, liquidificador, aspirador, ferro,...

 móvel

 estante, armário, mesa, cadeira, sofá,...

 ferramenta

 martelo, serrote, alicate, enxada, chave de fenda,...

 ave

 papagaio, gaivota, bem-te-vi, arara, coruja,...

 doença

 gripe, sarampo, caxumba, catapora, bronquite,...

 

Exercícios:

1. Os hiperônimos de gato, rosa e amor são respectivamente:

a) esporte – órgão - sentimento.

b) insetos – mamíferos - veículos.

c) felino – flor - sentimento.

d) felino – sentimento - esporte.

e) felino – sentimento - órgão.

 

2. Indique cinco hipônimos para os hiperônimos abaixo.

Anfíbios -

Esportes -

Cosméticos -

Meios de transporte -

Eletrodomésticos -

3. Substitua as palavras sublinhadas por um vocábulo por meio da hiperonímia.

 

Ronaldinho Gaúcho vestiu pela primeira vez a camisa do Atlético Mineiro. O _______ declarou estar muito feliz pela chance de reiniciar a carreira.

A situação no Iraque tem estado tensa. A população do ______ reage constantemente ao domínio americano.

A Polícia Federal apreendeu 5 mil comprimidos de ecstasy, mas não conseguiu prender os traficantes que entraram com a ________ no país.

As possibilidades de se contrair dengue têm aumentado consideravelmente. A população deve eliminar os focos de concentração dos mosquitos transmissores da __________.


Atenção: as atividades dos meses anteriores devem ser enviadas para o e-mail acima com identificação.

============================================


AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 03/06/2020

 

CONTEÚDO: Leitura, tradução e produção textual.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

OBSERVAÇÕES: As atividades referentes aos meses de março e abril deverão ser enviadas (fotos ou arquivos de texto) para o e-mail profcarlosaliardi@gmail.com até sábado, dia 06/06/2020; seguindo orientações da 11ª Coordenadoria Regional de Educação. 

 

1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:

 

TELEPHONING

Joe: Hello, mother! It's me, Joe.
Mother: Hello, dear! How are you?
Joe: I am fine. And you, mother?
Mother: I am very well, thanks God. Where are you, my son?
Joe: I am in Rio, at the beach. Copacabana beach.
Mother: Is it sunny in Rio?
Joe: Oh, Yes! It is very hot here. The weather is very good for a swim.
Mother: Oh, that's nice. Have a nice time, my son. Good bye.
Joe: Good bye, mother.

 

 

2)      Responda as questões a seguir, em inglês:

a)      Who is telephoning?

b)      How is the son?

c)      How is the mother?

d)      What is the weather like in Rio?

e)      Where is Joe?

 

 

3)      Baseando-se no texto acima, e em outros recursos, escreva um diálogo com a tradução em seu caderno, apresentando no mínimo 12 falas: 

 ============================================

Aula programada de GEOGRAFIA.

Prof. Carlos Roberto Mellos

Data: 02 de junho 2020.

 

ATENÇÃO: todas as atividades programadas do mês de março e abril, enviar ou entregar na escola até o dia 06 de junho. Inclusive todas as atividades postadas pela outra professora.

O E-mail: crmellos@hotmail.com.

 

 

 

 

A dinâmica das transformações:

 

Na segunda metade do século XVIII, o mundo passou por um processo de transformação econômica social, com um novo modo de produção capitalista: a Revolução Industrial.

A origem da Revolução Industrial deu-se na Inglaterra, por vários motivos: o acúmulo de capitais, a reserva de carvão mineral, o avanço tecnológico, a disponibilidade de mão de obra e a existência de mercados consumidores, - da África, da Índia e das Américas -, para exportar produtos industrializados e importar matérias-primas.

 

Evolução tecnológica industrial:

A evolução tecnológica industrial, representada pela passagem da manufatura à mecanização, multiplicou o rendimento do trabalho e aumentou a produção de tal forma que a industrialização inglesa se adiantou 50 anos, em relação à Europa.

 


 

A expansão da Revolução Industrial na apropriação de territórios configurou-se na luta entre às potências capitalistas da época pela hegemonia econômica no mundo.

 

Blocos para fortalecer nações:

Algumas nações europeias juntaram-se em blocos para se fortalecer.

O Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e a Itália formaram a Tríplice Aliança. Em 1882.

Em 1907, a Rússia uniu-se à França e à Inglaterra – Tríplice Entente – para contrapor-se ao expansionismo colonial e ao exaltado nacionalismo da Alemanha.

 

Primeira Guerra Mundial:

Com interesses econômicos que conflitavam, pois competiam pela posse de territórios e matérias-primas, as grandes potências organizadas em alianças militarizaram-se, estabelecendo entre si verdadeira corrida armamentista, e deflagraram a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

 

Atividades para responder no caderno:

 

1 ) – Qual foi o novo modo de produção capitalista que transformou o mundo na segunda metade do século XVIII?

______________________________________________________________________________

 

2 ) – Em princípio, a Revolução Industrial formou um sistema de poder continental europeu do qual participavam: Reino Unido, Alemanha, França, Rússia e Império Austro-húngaro.  Entretanto, sua origem deu-se na Inglaterra. Identifique os motivos que favoreceram esse surgimento.

______________________________________________________________________________

 

3 ) – De que maneira a evolução tecnológica industrial interferiu na produção?

______________________________________________________________________________

 

4 ) – Como essa evolução modificou a posição da industrialização inglesa em relação a Europa?

______________________________________________________________________________

 

5 ) – No século XIX. O Reino Unido tinha domínio dobre grande parte do mundo, tendo sob sua possessão o maior império colonial da história – mais de 33.000.000 Km². Observe o mapa e identifique em que continentes se encontravam as possessões de maior extensão territorial.

______________________________________________________________________________

 

6 ) – Qual a importância dessas possessões?

_________________________________________________________________________

 

7 ) – Em que se configurou a expansão da Revolução Industrial na apropriação de territórios?

_________________________________________________________________________

 

8 ) – O que fizeram algumas nações europeias para se fortalecer?

______________________________________________________________________

 

9 ) – Responda  às questões a seguir.

a – Quem formava a Tríplice Aliança?

 

b – Quem formava a Tríplice Entente? Qual era seu propósito?

 

c – Por que os interesses econômicos das grandes potências conflitavam?

 

d – O que fizeram, então, as grandes potências organizadas em alianças?

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário