Atividade de espanhol – Paulo Sanches
Semana de 29/07 a 06/08
Nossa atividade dessa semana será assistir aos vídeos sobre a História da Língua espanhola e resumo da História da Espanha.
Boa semana a todas e todos!
Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=5AZWPiAXo8I
https://www.youtube.com/watch?v=Gwm7eF4NG0A&t=129s
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DATA: 03/07
PROFESSORA FERNANDA ZANONI
MEUS QUERIDOS!!!!
Neste ano não tivemos a oportunidade de nos encontrarmos pessoalmente, nossa comunicação foi totalmente remota, mas fiquei muito feliz com a dedicação e participação de vocês, seja tirando dúvidas pelo whats e Messenger ou através da devolução das tarefas dadas até agora. Esta provavelmente será a última semana em que enviarei atividade a vocês, pois para quem ainda não sabe, estou grávida e meu baby está prestes a nascer, e quando isso acontecer eu entrarei em licença maternidade com duração de 6 meses, retornando apenas em janeiro. Agradeço a todos que estiveram junto comigo nesta jornada um tanto diferente e muitas vezes exaustiva, mas que nos trouxe muito aprendizado, e os mais importantes são que devemos valorizar a vida que temos, a escola e tudo que a cerca, a troca de conhecimento, o contato com as pessoas e todas as vivências maravilhosas que acontecem dentro das salas de aula e também nos recreios. Se cuidem, se possível fiquem em casa. Tudo vai passar! Beijo no coração de cada um.
TEMA: Handebol
Com base na leitura do texto exposto no link abaixo, resolva a cruzadinha:
1 |
|
|
|
|
|
|
|
| H |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
|
|
|
| A |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
|
|
|
| N |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
|
|
|
| D |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
|
|
|
| E |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6 |
|
|
|
|
|
|
|
| B |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
|
|
|
| O |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
8 |
|
|
|
|
|
|
|
| L |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1- Uma das qualidades indispensáveis para um bom goleiro é: .............de ajustar a força.
2- O sistema de defesa 3:2:1 tem como principal objetivo que a equipe adversária não realize.......... .
3- É o tipo de marcação que tem como principal característica trabalhar o jogo de forma coletiva, ou seja, todos os jogadores são importantes na defesa.
4- De forma geral existem basicamente dois tipos de marcações: zona e ................ .
5- O sistema 3:3 é, um dos sistemas defensivos mais.....................e é, por esta razão, tido como o sistema de defesa por zona mais arriscado em jogos de Handebol.
6- É chamada de .................., a linha de defesa próxima à linha de seis metros.
7- Jogador que se posiciona mais à frente dos outros na defesa 5:1.
8- Jogador que tem a responsabilidade de organizar toda defesa do seu time.
IMPORTANTE: NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, AS ATIVIDADES REALIZADAS NO MÊS DE JUNHO (01 À 26/06) E TAMBÉM AS DESTA SEMANA (29/06 À 03/07) DEVERÃO SER ENTREGUES/DEVOLVIDAS ATÉ DIA 10/07. ATRAVÉS DO CLASSROOM OU DO E-MAIL: feferripiresz@gmail.com
----------------------------------------------------------
Aula Programada de Filosofia Professor Sandro Abê
Racismo
É a denominação da discriminação e do preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor. É importante ressaltar que o preconceito é uma forma de conceito ou juízo formulado sem qualquer conhecimento prévio do assunto tratado, enquanto a discriminação é o ato de separar, excluir ou diferenciar pessoas ou objetos.
Tipos de racismo
Preconceito e discriminação racial ou crime de ódio racial
Nessa forma direta de racismo, um indivíduo ou grupo manifesta-se de forma violenta física ou verbalmente contra outros indivíduos ou grupos por conta da etnia, raça ou cor, bem como nega acesso a serviços básicos (ou não) e a locais pelos mesmos motivos. Nesse caso, a lei 7716, de 1989, do Código Penal brasileiro prevê punições a quem praticar tal crime.
Racismo institucional
De maneira menos direta, o racismo institucional é a manifestação de preconceito por parte de instituições públicas ou privadas, do Estado e das leis que, de forma indireta, promovem a exclusão ou o preconceito racial. Podemos tomar como exemplo as formas de abordagem de policiais contra negros, que tendem a ser mais agressivas. Isso pode ser observado nos casos de Charlottesville, na Virgínia (EUA), quando após sucessivos assassinatos de negros desarmados e inocentes por parte de policiais brancos, que alegavam o estrito cumprimento do dever, a população local revoltou-se e promoveu uma série de protestos.
Racismo estrutural
De maneira ainda mais branda e por muito tempo imperceptível, essa forma de racismo tende a ser ainda mais perigosa por ser de difícil percepção. Trata-se de um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas embutido em nossos costumes e que promove, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial. Podemos tomar como exemplos duas situações:
1. O acesso de negros e indígenas a locais que foram, por muito tempo, espaços exclusivos da elite, como universidades. O número de negros que tinham acesso aos cursos superiores de Medicina no Brasil antes das leis de cotas era ínfimo, ao passo que a população negra estava relacionada, em sua maioria, à falta de acesso à escolaridade, à pobreza e à exclusão social.
2. Falas e hábitos pejorativos incorporados ao nosso cotidiano tendem a reforçar essa forma de racismo, visto que promovem a exclusão e o preconceito mesmo que indiretamente. Essa forma de racismo manifesta-se quando usamos expressões racistas, mesmo que por desconhecimento de sua origem, como a palavra “denegrir”. Também acontece quando fazemos piadas que associam negros e indígenas a situações vexatórias, degradantes ou criminosas ou quando desconfiamos da índole de alguém por sua cor de pele. Outra forma de racismo estrutural muito praticado, mesmo sem intenção ofensiva, é a adoção de eufemismos para se referir a negros ou pretos, como as palavras “moreno” e “pessoa de cor”. Essa atitude evidencia um desconforto das pessoas, em geral, ao utilizar as palavras “negro” ou “preto” pelo estigma social que a população negra recebeu ao longo dos anos. Porém, ser negro ou preto não é motivo de vergonha, pelo contrário, deve ser encarado como motivo de orgulho, o que derruba a necessidade de se “suavizar” as denominações étnicas com eufemismos.
*Leitura e reflexão do texto. Após copiem ou colem no caderno. Boa aula.
Por que gigantes como Starbucks, Coca-Cola, Unilever e Diageo suspenderam publicidade nas redes sociais?
Empresas estão se engajando com campanhas que pedem medidas mais drásticas contra disseminação de discursos de ódio.
*Façam uma pesquisa sobre o rompimento do patrocínio da Coca-Cola com o Facebook e relatem no caderno ou no ambiente Clasroom o que você encontrou. Boa aula.
Aula PROGRAMADA DE LÍNGUA
INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI
Data: 03/07/2020
CONTEÚDO: Pronomes
pessoais.
ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder
as questões no caderno.
PERSONAL
PRONOUNS
I - eu
You – você (tu)
He – ele (usado
para homens e meninos)
She – ela
(usado para mulheres e meninas)
It - ele/ela
(usado para animais e objetos)
We – nós (você
e eu)
You - vocês (você
e Maria)
They - eles/elas
(João e Maria, o cachorro e o gato, a caneta e o livro)
1)
Reescreve as
frases substituindo os substantivos pelos pronomes pessoais. Siga o modelo:
a)
Juliana Paes is a great actress. She is a great actress.
b) Jean and Peter
are in Brazil.
c) Ronaldo is
Brazilian.
d) You and I
are in Osório.
e) Jane is a
good student.
f) The dog is
in the garage.
2) Traduza as frases do exercício acima:
*************************************************************************************************
Atividades Programadas
Semana 11
Professora Gisele- Artes
Estilos Artísticos
Principais características de cada estilo
Conceituando estilos artísticos
Existem muitos tipos diferentes de estilos de pintura, podendo se concentrar em um estilo particular ou em uma combinação de estilos. O estilo de pintura mais procurado pela maioria dos artistas é o estilo ocidental. No estilo ocidental você pode encontrar o modernismo, o cubismo, o surrealismo, o expressionismo, o estilo abstrato e o impressionismo. No estilo oriental você será exposto às pinturas chinesas, japonesas e indianas. Cada estilo dentro da arte possui características únicas que nos fazem reconhecer a qual movimento pertence. Assim como os artistas de cada movimento artístico possuem sua “assinatura visual”, os próprios estilos artísticos se diferenciam e marcam assim, sua época de existência. Assim, veremos quais são estes estilos e como podemos reconhecê-los de forma fácil e divertida!
Arte abstrata
Se não faz sentido e nem tem referência com a realidade, então é abstrato...
Art Noveau (lê-se Nuvô)
Se é decorativa e com formas elegantes, então é Art Noveau...
Arte Classicista
Se segue padrões estéticos e possui traços harmoniosos (e bustos de mármore),então é Classicista...
Arte cubista
Se é em plano bidimensional e parece com recortes de papel, então é cubista...
Arte expressionista
Se retratar sentimentos, mas não tem muito toque de realidade, então é expressionista...
Arte Figurativa
Se retratar objetos reais e de forma clara, então é figurativo...
Arte Fotorrealsita
Se parece foto mas é pintura e tem objetos que beiram ao ilusionismo de tão reais, então é fotorrealista...
Arte impressionista
Se retratar paisagens ao ar livre, então é impressionista...
Arte realista
Se representa o cotidiano de forma objetiva, então é realismo...
Arte rococó
Se é exagerada e pintada em tons pastel com muitos laços e cenas românticas, então é rococó...
Arte simbolista
Se possui elementos místicos e seres mitológicos, então é simbolista...
Arte surrealista
Se não tem relação com a realidade e tem muitas imagens estranhas, então é surrealismo...
Arte veduta
Se é detalhada com paisagens urbanas e feita em painel, então é veduta...
Proposta
Escolha um estilo artístico e crie uma composição plástica (pintura, desenho, colagem, escultura…) que represente o estilo escolhido, depois fotografe e envie a foto da sua obra pronta para o email projetoartes.1224@gmail.com ou para o whats 051 980420678. Bons estudos!
(Aula programada)Atividade de Leitura e Interpretação do texto:Tarsila do Amatral (9/4) / Prof.ª Márcia/Português (Pesquise sobre biografia) [...]”Leia:
ResponderExcluirTarsila do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil, sendo que sua obra mais famosa, o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 em Capivari, interior de São Paulo. Passou a infância nas fazendas do pai, herdadas do avô que era milionário. A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.
Sua ligação com a arte veio ainda na adolescência, em Barcelona, quando estudava num colégio interno e produziu a obra Sagrado Coração de Jesus.
Ela estudou arte em Paris, na Academia Julian e na Émile Renard. Também conheceu Pablo Picasso, aproximando-se do artista Fernand Légere, com quem aprendeu várias técnicas de pintura.
Em 1922, Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista brasileiro: além dela própria, o grupo era formado por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Foi em 1924, durante uma viagem a Minas Gerais, que Tarsila descobriu as cores vivas, as paisagens brasileiras e, assim, iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil.
Em outubro de 1926 ela se casou com Oswald de Andrade, e em 1928 ela pintou o icônico Abaporu, que significa “o homem que come”, dado de presente ao seu marido.
Tarsila teve a sua primeira exposição individual no Brasil em 1929, no Rio de Janeiro. Foi declarada a pintora mais representativa da primeira fase do Modernismo no Brasil [...]
Por sentir muitas dores na coluna, em 1965, ela passou por uma cirurgia que, por um erro médico, a deixou paraplégica. No ano seguinte, Tarsila perdeu sua única filha e se aproximou do espiritismo, ficando amiga de Chico Xavier.
Tarsila faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973. Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será lembrado.
Disponível em: <"plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados">.
Questão 1 – O texto lido é:
( ) uma biografia.
( ) uma entrevista.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Na passagem “Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil [...]”, o autor do texto:
( ) avalia Tarsila do Amaral.
( ) define Tarsila do Amaral.
( ) caracteriza Tarsila do Amaral.
Questão 3 – O que significa dizer que “o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional”?
______________________________________________________________________________
Questão 4 – Em “[...] com quem aprendeu várias técnicas de pintura.”, o termo “quem” refere-se:
( ) ao Pablo Picasso.
( ) ao artista Fernand Légere.
( ) ao Oswald de Andrade.
Questão 5 – Tarsila do Amaral “iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil”:
( ) em 1922.
( ) em 1924.
( ) em 1926.
Questão 6 – A identificação de Tarsila do Amaral com a arte aconteceu:
( ) na infância.
( ) na adolescência.
( ) na vida adulta.
Questão 7 – Em “[...] por um erro médico, a deixou paraplégica.”, o vocábulo “por” indica:
( ) a causa de Tarsila do Amaral ter ficado paraplégica.
( ) a finalidade de Tarsila do Amaral ter ficado paraplégica.
( ) a consequência de Tarsila do Amaral ter ficado paraplégica.
Professores e alunos da Turma espero que estejam todos bem. Passo por aqui para deixar o carinho e agradecimento pela dedicação e qualidade de suas aulas.Um abraço afetuoso da Equipe Diretiva. Orientadora Prof Cíntia
ResponderExcluirOs alunos que estejam com alguma necessidade que a Orientação Escolar possa auxiliar . Estamos a disposição para ajudar no que for possível.Quem puder fica em casa. Prof Cíntia
ResponderExcluirA experiência escolar é algo insubstituível. Talvez seja uma das experiências humanas mais sociais. Portanto é completamente diferente planejar e acompanhar as atividades (professores) e desenvolver essas atividades (estudantes)à distância. Mas todos estão fazendo seu melhor para minimizar os efeitos negativos desse tempo de isolamento social.
ResponderExcluirParabéns professores e estudantes por serem corajosos assim!!! Equipe da Escola Prudente