71



ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 29/06 a 04/07/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Atividade Programada de Projeto de vida

Professora Talita Debize

Data: 01/07/2020

 

Elaborar um pequeno cartaz com imagens sobre os temas do texto abaixo:

 

Regras básicas da Cidadania

Ser Solidário: Solidariedade é um laço que nos vincula a outros indivíduos. Hoje, é uma palavra de ordem para a harmonia social. Fazer o bem aos semelhantes e ajudá-los, mostrar compreensão, honestidade e preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter. Uma das ferramentas mais sólidas para construirmos uma sociedade mais justa.

Ter Respeito: Seja no trânsito, na escola, no trabalho, na rua ou dentro do ônibus. Respeitar as outras pessoas é princípio básico para também ser respeitado. Não se esqueça: a liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade da outra.

Ser Sincero: Quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros em tudo o que fazemos: em nossas palavras, em nossas ações e em nossos pensamentos. Não deixe espaço para a hipocrisia, para a mentira, para a falsidade e para a traição. Sendo sinceros, ganhamos lealdade, confiança e, mais facilmente, a amizade das outras pessoas.

Dizer sempre a Verdade: Dizendo a verdade, se ganha confiança dos outros. Com a confiança, se ganha a amizade. A harmonia e o progresso social dependem, e muito, dessa qualidade.

Cooperar: Participar é sempre fundamental.  A cooperação mútua entre as pessoas de bons valores constrói caminhos de esperança para toda a sociedade.

Não agredir seu semelhante: Seja por palavras, seja fisicamente. Violência sempre gera mais violência. Devemos sempre dizer não a qualquer tipo de violência ou agressão.

Ter bondade, educação e responsabilidade: Ser educado e procurar sempre fazer o bem são duas virtudes de maior prestígio dentro da sociedade. Os bons exemplos são sempre seguidos, por isso quem bondade dá, com bondade será retribuído. Devemos ser também responsáveis, assumindo sempre tudo aquilo que fazemos. Ter liberdade é saber arcar com todas as nossas obrigações e com todas as nossas responsabilidades.

Perdoar: Ao permanecermos ressentidos com alguém, nunca teremos o repouso devido para o corpo e para a alma. O rancor não leva a lugar algum, apenas serve para criar mais problemas.

Dialogar: Muitos problemas, brigas, discussões e incompreensões poderiam ser facilmente resolvidos se existisse diálogo entre as pessoas envolvidas. Procure sempre conversar, trocar ideias, experiências, buscar explicações e, antes de tudo, aprenda a conhecer a outras pessoas.

Agir conforme a consciência e de acordo com os valores éticos e morais: Não estamos sozinhos no mundo, e tudo aquilo que não queremos para nós também não devemos fazer às outras pessoas. Aprender a conviver é essencial para melhor saborear a nossa vida.

Vários Autores. Passo a passo: no caminho do saber: São Paulo: DCL, 2001. p. 480-481.


------------------------------------------------------------------------------------------------------


                  Aula de Inglês para a t. 71 

- aula dia 02/07
Teacher : Suzana

Demonstrative Pronouns : Continuação da aula passada. 

Obs.: Na aula da semana passada, trabalhamos o singular. Hoje será o plural. Ok!!!!

These - esses, essas.   Para elementos que estão perto de quem fala. Ex.: these are my books.
Esses livros são meus.

Those - aqueles, aquelas. Para elementos que estão longe de quem fala.
Ex.:Those are my books . Aqueles são meus livros.
 

1- Write these/those:

a. ___________are my cats. (longe)
b.___________are my dogs. (perto)
c._____________are my pens.(perto)
d.____________are flowers.(longe)
e. ___________are studentes.(perto)

A good week!!!!!!!!!!!!!!

___________________________________________________________________________________



Aulas programadas:referente aos dias:29/6 e 02/7/20 Disciplina:Ciências. Prof. Mário

Céulas eucariontes e células procariontes

Existem “dois” tipos básicos de células: as eucariontes e as procariontes.

·         As células eucariontes: possuem ____________ que delimitam a maioria das organelas no interior do citoplasma. Essas células caracterizam-se por ter o ________ bem definido, cujo conteúdo é envolto por uma ____________. As células animais e as vegetais são exemplos de células ___________.

 

·         As células procariontes: se caracterizam por apresentar apenas uma ________ plasmática. Essas células não possuem _______ bem definido, e seu (DNA) encontra-se diretamente no citoplasma. As bactérias são seres vivos constituídos por uma única célula procarionte. A maioria das bactérias apresenta uma ________________ externa à membrana e confere formato às células plasmática, que auxilia na proteção bacterianas.


CÉLULA:____________
CÉLULA:___________

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF.CARINI TEDESCO

 DE 29/06 A 03/07

 Uso do s e do z 

             O s é utilizado nas seguintes situações:

·       Nos adjetivos terminados pelos sufixos -oso / -osa que indicam grande quantidade, estado ou circunstância: bondoso, feiosa, oleoso.

·       Nos sufixo -ês, -esa, -isa que indicam origem, título ou profissão: marquês, francesa, poetisa.

·       Depois de ditongos: coisa, maisena, lousa.

·       Na conjugação dos verbos pôr e querer: pôs, quis, quiseram.

           O z, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:

·       Nos sufixos -ez / -eza que formam substantivos a partir de adjetivos: magro - magreza, belo - beleza, grande - grandeza.

·       No sufixo - izar, que forma verbo: atualizar, batizar, hospitalizar.

 

 

Escreve-se com  s

 

Escreve-se com  z

alisar

amizade

análise

aprazível

atrás

azar

através

azia

aviso

desprezo

gás

giz

groselha

prazer

invés

rodízio

jus

talvez

uso

verniz

 

 1- Assinale a única opção em que todas as palavras devem ser grafadas com S.

    A)

le...ar, atrá..., destre...a, parali...ar.

    B)

defe...a, quero...ene, qui...er, va...inho, fu...ilar.

    C)

Brá..., Vene...a, Queiro..., Sou...a

     D) 

ga...eificar, ga...olina, empre...a, anali...ar.

     E) 

            pre...ado, co...inha, fuga..., ro...áceo, xadre…

 


2- Assinale a alternativa correspondente à grafia correta dos vocábulos:

 

 1. desli___e;   2. vi___inho;   3. atravé___;    4. empre___a

       A) z - z - s – s

       B) z - s - z – z 

       C) s - z - s – s

       D) s - s - z – s

       E) z - z - s - z

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------



Aula de Geografia.
Dia: 03/07/2020.
Prof. Carlos Mellos.

Os domínios naturais:


A vegetação recebe muita influência dos climas e também exerce muita influência sobre eles, formando um ciclo em que outros elementos também se destacam: as chuvas e a umidade, a insolação, a temperatura e os ventos. Há ainda outros fatores que são importantes na fisionomia das paisagens vegetais, como o solo e a presença do homem ou de outros animais.


Os tipos de vegetação:

A vegetação brasileira é bem diversificada. Em nosso território encontramos:

  • Florestas

A floresta Amazônica estende-se pela região Norte, pelo estado de Mato Grosso, pelo norte de Goiás e pelo oeste do Maranhão. É a maior floresta úmida do Brasil e representa, sozinha, quase 47% de toda a cobertura vegetal brasileira.

Outra importante floresta úmida no Brasil é a Mata Atlântica, também conhecida como floresta Tropical Atlântica. Ela estende-se pela maior parte do litoral do Nordeste, Sudeste e Sul.

Na região Sul, encontra-se uma importante floresta do tipo subtropical - a Mata dos Pinhais ou de Araucárias, que já foi explorada e reflorestada. Ela estende-se por toda a região Sul, principalmente pelos estados do Paraná, Santa Catarina.

Há também a Mata dos Cocais, formada pelas palmeiras de babaçu e carnaúba, no trecho úmido ocidental do Nordeste; e as matas galerias ou ciliares, pequenas formações florestais situadas ao longo dos vales fluviais, onde existe maior umidade.


  • Vegetação arbustivas:

A paisagem brasileira que melhor se define como vegetação arbustiva é a dos cerrados, que são aqueles capões de mata que caracterizam a maior parte da região Centro-Oeste e aparecem também em parte da região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

A paisagem da caatinga estende-se de maneira contínua pelo interior dos estados nordestinos, desde o Piauí até a Bahia, alcançando o trecho semiárido do norte de Minas Gerais. Essa vegetação é própria do sertão do Nordeste, onde predominam os climas quentes, como tropical e o semiárido.

As paisagens de pradarias ou campos são formações compostas de gramíneas, onde árvores e arbustos só aparecem isoladamente. São pastagens naturais muito aproveitadas para a criação de gado. Ocorrem principalmente no Rio Grande do Sul e na Campanha Gaúcha.

O complexo do Pantanal Mato-Grossense estende-se pelo sudoeste de Mato-Grosso e pelo oeste do Mato Grosso do Sul até o Paraguai. Ali existe grande variedade de espécies animais e vegetais, ameaçadas pela contaminação por agrotóxicos, pela presença de garimpos irregulares, pela caça e pesca predatórias e pela excessiva exploração da pecuária. O pantanal Mato-Grossense é considerado um dos mais ricos e frágeis ecossistemas do planeta.

A vegetação de mangue se desenvolve principalmente no litoral do Amapá, do Pará, do Maranhão, do Ceará, da Bahia e do Rio de Janeiro. É composta de arbustos e espécie arbóreas. Por ser rico em matéria orgânica, o mangue tem um papel muito importante na reprodução e no abrigo de espécies da fauna marinha.


   

Atividades sobre os domínios naturais:


  1. Observe o mapa do texto e faça a correspondência entre a região brasileira e o tipo de vegetação predominante.

N - Região Norte.

NE - região Nordeste.

CO - região Centro-Oeste.

S - região Sul.

SE - região Sudeste.


(   ) - Floresta Amazônica.

(   ) - Mata Atlântica.

(   ) - Mata de Araucária.

(   ) - Cerrado.

(   ) - Caatinga.

___________________________________________________________

     2, Complete as frases com os tipos de vegetação que se destacam.

  1. - Na região Sul: __________________________________________

  2. - Na região Nordeste: ______________________________________

  3. - Na região Sudeste: _______________________________________

  4. - Na região Norte: ________________________________________

  5. - Na região Centro-Oeste: ___________________________________

  6. - Ao longo de quase todo o litoral brasileiro estende-se a ____________

___________________________________________________________

     3. Associe as paisagens de número 1,2,3 e 4 com os algarismos romanos do mapa a seguir.

1: NE -_______.

2: N - ______.

          3: S -  ______.

          4: CO -  ______.


I - Cactáceas.

II - Paisagem aérea (AM).

III - Parque Nacional das Emas (GO).

IV - Araucárias.



__________________________________________________________
Aula de Matemática 
Professora: Mara Luciana da Silva.

Exercícios (operações com frações)

Vamos trabalhar adição e subtração com denominadores diferentes:

        Quando os denominadores são diferentes temos reduzir ao menor denominador comum(m.m.c) e após somar ou subtrair os numeradores.

 

 Exemplos:

1)1/ 2 + 3/ 8 =

 Vamos fazer a redução ao menor denominador comum;

M.M.C  de 2 e 8 = 8 ;

 Agora divide o 8 pelo denominador da primeira fração 8:2= 4 , multiplica pelo numerador 4.1 = 4 , fica 4/ 8 ;

 Faz com a segunda fração a mesma coisa(divide pelo denominador e multiplica pelo numerador), 8:8= 1, 1.3= 3, fica 3/8. A segunda fração fica igual, pois o denominador é 8.

 Agora que os denominadores ficaram iguais somam-se os numeradores e conserva-se (só copia) o denominador.

4/8 + 3/8 = 7 / 8

 

2)1/4 + 1/ 6 =

M.M.C 4 e 6 = 12

Divide 12 por 4, multiplica por 1, 3/12;

Divide 12 por 6, multiplica por 1, 2/12;

Fica = 3/12 + 2/12 = 5/12

 

3)2/ 3 – 1/ 2 =

M.M.C 3 e 2 = 6

Divide 6 por 3, multiplica por 2, 4/ 6 ;

Divide 6 por 2, multiplica por 1, 3/ 6

Fica= 4/ 6 – 3/ 6 = 1/ 6

 1)Efetua as adições:

 a) 1 / 4 + 1 / 6     b) 2 / 5 + 3 / 4       c) 1 / 9 + 2 / 3      d) 1 / 2 + 1 / 4      e) 1 / 8 + 1 / 4 

 f) 1 / 5 + 2 / 7      g) 3 / 4 + 1 / 6       h) 1 / 3 + 2 / 7      i) 2 / 9 + 1 / 3       j) 3 / 8 + 1 / 4 

 

2)Efetua as subtrações:

 a) 2 / 3 – 1 / 2      b) 2 / 5 – 1 / 4       c) 5 / 6 – 1 / 4      d) 1 / 4 – 1 / 8      e) 3 / 4 – 5 / 8

 

f) 1 / 2 – 1 / 4       g) 5 / 8 – 2 / 5       h) 1 / 4 – 1 / 6      i) 2 / 3 – 1 / 4       j) 1 / 2 – 2 / 5 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------




Atividade Programada de História

Professor Anderson

 Semana de 29/06 até 03/07


O início do período conhecido como Idade Média está diretamente ligado ao processo de ruralização ocorrido na Europa. Esse processo, mais adiante dará início a um novo sistema social, econômico e político, estamos falando do FEUDALISMO. Pesquise sobre o processo de ruralização na Europa e responda as questões abaixo.


  1. O que significa a palavra ruralização?



  1. O que estava acontecendo na Europa, que obrigou as pessoas a buscarem melhores condições de vida no campo?



Email do professor: profandergomes@gmail.com

*********************************************************************************************************


Atividades Programadas

Semana 11

Artes- Professora Gisele

 

Caros alunos, assistam o vídeo linkado abaixo sobre o artista Cândido Portinari e respondam as perguntas em seu caderno seguindo as informações do vídeo.

 

Link para o vídeo: https://youtu.be/Obz0gSEvm2Y

 

Responda as questões abaixo sobre o vídeo "Traçando Arte - Cândido Portinari"

 

1- A traça Jean Pierre é francesa. Quais museus franceses Jean Pierre cita no vídeo? 

(  )Museu do Louvre e Museu D'Orsay

(  )Museu Alemão

(  )Museu Smithsonian

2- Portinari foi um artista brasileiro apaixonado pela cultura do país. Qual país ele mais retratou em suas obras? 

(  )Brasil

(  )França

(  )Alemanha

3- Quantas obras Cândido Portinari pintou durante sua vida? 

 

(  )20 obras

(  )300 obras

(  )5000 obras

4- No vídeo, as traças Trácio e Jean Pierre debatem sobre as obras de Portinari. Uma das obras é nomeada no vídeo. Qual nome de obra aparece na animação? 

 

(  )O Fazendeiro

(  )O Lavrador de Café

(  )Noite Estrelada

5- Na adolescência, Portinari foi enviado ao Rio de Janeiro para estudar e durante esse tempo, pintou uma obra que recebeu um prêmio. Qual o nome desta obra premiada? 

 

(  )Retrato de Diego Rivera

(  )Retrato de Tarsila do Amaral

(  )Retrato de Olegário Mariano

 

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678. Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3


*********************************************************************************************************


ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 10 - 22 à 26/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 24 de junho

 

Copie o texto o texto abaixo em seu caderno de Artes.

 

 

Auto Retratos

Quando falamos sobre autorretratos, geralmente quem tem mais contato com arte costuma logo associar a imagem de Frida Kahlo.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos do México. Inspirada na cultura popular do país, ela empregou um estilo de arte popular ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana.

O trabalho de Kahlo como artista permaneceu relativamente desconhecido até o final dos anos 1970, quando seu trabalho foi redescoberto por historiadores de arte e ativistas políticos. No início dos anos 1990, ela se tornou não apenas uma figura reconhecida na história da arte, mas também considerada um ícone para Chicanos, o movimento feminista e o movimento LGBTQ. O trabalho de Kahlo tem sido celebrado internacionalmente como emblemático das tradições nacionais e indígenas mexicanas e pelas feministas, pelo que é visto como uma descrição intransigente da experiência e forma feminina.

 

Atividade

 

Inspirado na obra de Frida, crie um autorretrato utilizando a técnica de desenho ou pintura que preferir. A composição deve ser feita em folha de ofício ou desenho e ter margens de 2 centímetros.

 

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678.

 

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aula de Inglês

Aula do dia 25/06

Teacher Suzana Scholl

Demonstrative Pronouns -

This/ That -  são demonstrative

pronouns (pronomes demonstrativos) em inglês.

Os pronomes demonstrativos são usados para fazer referência ou demonstrar a posição de um elemento durante um discurso.

Saiba o que significa cada um desses pronomes:

This: este, esta, isto.

That: esse, essa, isso, aquele, aquela.

Para saber qual pronome demonstrativo deve ser utilizado, é preciso prestar atenção na distância do elemento referido no discurso em relação ao emissor da mensagem.

Leia as explicações abaixo e saiba quando usar this/ that

Uso de this

O significado de this é este, esta ou isto.

This é usado para fazer referência a um elemento

no singular, que esteja perto do emissor da mensagem, ou seja, de quem diz a frase.

Ex.: This is my pen.                    Esta caneta é minha.

Uso de that

O significado de that é esse, essa, isso, aquele ou aquela.

That é usado para fazer referência a um elemento no singular, que esteja longe do emissor da mensagem, ou seja, de quem diz a frase.

Ex.: That is my pen.          

Aquela caneta é minha.

Exercises:

1- Translate the sentences:

·       This house is green. 

·       This is my telephone number. 

·       This bike is white

·       This is my brother David

·       This book is red. 


T hat house is gree


That bike is white


  • That is my brother David.

  • That book is red.

 A Good week!!!!!

------------------------------------------


Aula: referente aos dias:22 e 25/6/20. Disciplina: Ciências. Prof. Mário.

 Turmas: 71/72/ e 73.

Em nosso planeta existe grande diversidade de seres vivos. Eles interagem entre “si” e com os elementos não vivos dos ecossistemas a fim de obter condições adequadas para sua sobrevivência. Apesar dessa grande diversidade de seres vivos, eles possuem características em comum que os diferenciam dos elementos não vivos. Entre essas características, podemos citar:

·         Apresentam organização _____________;

·         Possuem ciclo de _________;

·         Têm metabolismo;

·         São capazes de se __________________;

·         São capazes de responder a estímulos do ________________.

Os animais, os vegetais e as bactérias são exemplos de seres vivos. As rochas, o solo e o “ar” são exemplos de elementos não _________.

-Membrana plasmática: é uma membrana que delimita a ______, separando seu conteúdo interno do meio externo. Entre outras funções, a membrana plasmática participa do reconheci-mento de substâncias e na comunicação entre as células; atua selecionando e regulando a entrada e à saída de substâncias resultantes dessas atividades.

Estruturas celulares

          A=

C=B=

-Citoplasma: é um material _________ formado por água e outras substâncias. No citoplasma encontram-se estruturas denominadas ____________, que são responsáveis pela execução de diversas atividades vitais para a célula. A maioria das organelas é delimitada por ___________.

-Núcleo: é uma estrutura que se localiza no interior da ________ e onde se encontra a maior parte do (DNA). Essa molécula armazena e transmite informações importantes para o  funciona-mento da célula. O núcleo é delimitado pela membrana ___________.                                                      

------------------------------------------

ATIVIDADE PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 24/06/2020

FAÇA UM PEQUENO TEXTO SOBRE:

------------------------------------------

AULA DE GEOGRAFIA 

DIA: 26/06/2020

Prof. Carlos Roberto.


OS CLIMAS.


No Brasil, predominam os climas quentes. É o Brasil tropical, que se estende das imediações da linha do Equador até o Trópico de Capricórnio. Somente parte da região Sul apresenta um clima mais frio, o subtropical.

Os tipos de clima que podem ser encontradas no Brasil são o equatorial, o tropical, o tropical semiárido, o tropical de altitude e o subtropical.


Tipos de Clima:

  • Equatorial - As temperaturas médias anuais são superiores a 25 ०C, e o regime de chuvas pode variar em áreas que apresentam o clima equatorial.

  • Tropical - As temperaturas médias anuais são sempre superiores a 15 ०C, e as estações do ano são definidas por uma seca e outra chuvosa. No Brasil, podemos encontrar variações do clima tropical determinadas por elementos como a umidade do ar ou a altitude (tropical, semianário e tropical de altitude).

  • Subtropical - As temperaturas médias anuais são normalmente inferiores a 20 ०C. As diferenças de temperatura ao longo do ano são bem grandes. Na primavera e no verão, são quentes, e no outubro e no inverno são bem mais frias.


As massas de ar no Brasil:

O comportamento médio da atmosfera brasileira é consequência dos avanços e dos recuos de, principalmente, três massa de ar: a equatorial, a tropical atlântica e a polar atlântica.

A equatorial é a massa de ar quente e úmido que domina a região Norte, boa parte da região Centro-Oeste e parte da região Nordeste.

A tropical atlântica é uma massa de ar quente e úmido que avança pelo território brasileiro. Ela influencia, de maneira dominante, o comportamento atmosférico das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Tem origem oceânica.

A polar atlântica, chamada também de polar antártica, é a massa de ar frio que determina, durante o inverno, o estado de tempo ou comportamento atmosférico na região Sul. Os avanços da polar atlântica provoca ondas de frio nas regiões Sul, Sudeste e Centro - Oeste. Essas ondas de frio são acompanhados, muitas vezes, por chuvas prolongadas ou garoas, geadas e até por quedas de neve. Até mesmo a Amazônia é atingida por esses avanços da massa de ar polar atlântico durante o inverno. É o fenômeno da “friagem”, que ocorre no Sul do Amazonas e no norte de Mato Grosso.

Responda às questões abaixo:


  1. Nos lugares mais altos da região Sul, nas áreas serranas, pode ocorrer queda de neve. Explique quando e por que isso acontece.

___________________________________________________________

  1. O Brasil está sob a influência de várias massas de ar, que durante os 12 meses do ano acompanham o movimento aparente do Sol. Cite aquelas que têm maior atuação.

___________________________________________________________

  1. Quais são os efeitos climáticos gerais do deslocamento das massas de ar?

___________________________________________________________

  1. Observe o mapa a seguir e complete.

  1. - No Brasil, quanto à temperatura, predominam os climas quentes. É o Brasil tropical, que se estende das imediações do _____________ até o Trópico de ______________.

  2. - Somente a região Sul, que escapa do chamado Brasil tropical, e não por completo, tem clima do tipo ______________.

  3. - Na paisagem do Brasil tropical, apenas os microclimas (climas locais) das áreas culminantes, como as cidades de veraneio, não são propriamente quentes, mas também não chegam a ser __________.

  4. - Esses microclimas, como o de Campos do Jordão (SP), bem como o de quase toda a região Sudeste, devem ser classificados como __________.

  5. - Quanto à umidade, em nosso território, existe variedade climáticas, mas predominam os climas _____________.

  6. - O maior contraste de umidade no clima brasileiro é a grande diferença existente entre o clima úmido da ___________ e o clima semiárido do sertão do ___________.

___________________________________________________________

     5.  Faça a correspondência entre as regiões brasileiras e os climas que nelas predominam.

S - região Sul;

N - região Norte;

SE - região Sudeste;

NE - região Nordeste;

CO - região Centro-Oeste.

(   ) - Clima tropical;

(   ) - Clima equatorial;

(   ) - Clima tropical e sub úmido;

(   ) - Clima tropical semiárido e tropical;

(   ) - Clima tropical e tropical de altitude;

(   ) - Clima subtropical.

___________________________________________________________

     6. Destaque uma característica de cada tipo de clima. Se achar adequado, pesquise em livros ou na internet.

  1. - Equatorial: _____________________________________________

  2. - Tropical; _______________________________________________

  3. -  Semiárido: _____________________________________________

  4. - Tropical de altitude: ______________________________________

  5. - Subtropical: ____________________________________________

___________________________________________________________

     7. Identifique o tipo de clima predominante nas seguintes regiões ou estados:

  1. - Sul de Minas Gerais - _____________________________________

  2. - Rio Grande do Sul - _______________________________________

  3. - Goiás - ________________________________________________

  4. - Amazonas - ____________________________________________

  5. - Rio Grande do Norte - _____________________________________

  6. - Norte de Roraima - ______________________________________.

 

------------------------------------------

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. CARINI TEDESCO

 DE 22/06 A 26/06

 CRÔNICA

A Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

Além de ser um texto curto, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano (do dia a dia). Podem ser textos humorísticos ou também para fazer críticas.

 

O Homem Trocado  

(Luís Fernando Veríssimo)


O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.

– Tudo perfeito – diz a enfermeira, sorrindo.

– Eu estava com medo desta operação…

– Por quê? Não havia risco nenhum.

– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos…

E conta que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca

de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.

– E o meu nome? Outro engano.

– Seu nome não é Lírio?

– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e…

Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.

– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.

– O senhor não faz chamadas interurbanas?

– Eu não tenho telefone!

Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.

– Por quê?

– Ela me enganava.

Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:

– O senhor está desenganado.

Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.

– Se você diz que a operação foi bem…

A enfermeira parou de sorrir.

– Apendicite? – perguntou hesitante.

– É. A operação era para tirar o apêndice.

– Não era para trocar de sexo?

 

 

Trabalhando o texto:

1)    1-  Justifique o título do texto.

2)  2-    Indique que consequências os seguintes fatos têm na narrativa:

   a) Troca na maternidade.

   b) A ida de outro bebê para sua mãe.

   c) Engano do cartório.

   d) Engano do computador.

   e) Engano da companhia telefônica.

   f) Engano do médico.

3)     3- Observe a fala do médico: “— O senhor está desenganado”. Qual o sentido da palavra “desenganado”?


4)      4-Por que o narrador não fica apreensivo com este diagnóstico?

 

  5)Por que, no contexto, o uso da palavra “ desenganado” gera humor?

 

  6) Comente o final da crônica. Como se produziu o humor nessa passagem?

 

   7) Sublinha na frase “ Comigo, sempre há risco”, um pronome  oblíquo.

 

   8)  Circula na frase “ Eu estava com medo desta operação...”, um pronome pessoal reto.

 

   9) Circula na frase “ O senhor está  desenganado”, um pronome de tratamento.

 ------------------------------------------



Aula de Matemática 
Professora: Mara Luciana da Silva.


Relembrando:

Múltiplos de um número:

 Exemplo:

Múltiplos de 3:

Multiplicamos o 3 pelos números naturais.

N naturais { 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,...}    infinito ( não tem fim)

M 3 {0,3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,...}    infinito(não tem fim)

 

1)Escreve o conjunto dos múltiplos de:

a)6              b)3                 c)12             d)2              e) 7            f)5          g)8      h)11

 

i)1              j)4                  k)9               l)10             m)15          n)20       o)18   p)17

 

 2)Lotemática!

                Lotemática! Puxa, vida! Será que estou nessa?

                       

Verifica de qual dos três números colocados nas colunas, cada número dado é múltiplo:

 

1

X

2

16

2

3

5

20

3

9

10

14

4

5

2

35

2

5

4

100

3

5

9

25

5

2

4

 

1

X

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Relembrando M.M.C (menor múltiplo comum diferente de zero )

Exemplos:

1)Múltiplos de 3   {0,3,6,9,12,15,18,21,...}    Múltiplos de 4 {0,4,8,12,16,20,24,28,32,...}

 M.M.C 3,4  = 12

 2)Múltiplos de 5 {0,5,10,15,20,25,30,...}   Múltiplos de 15 { 0,15,30,45,60,...}

 M.M.C 5,15 = 15

 

1) Encontra o menor múltiplo comum (m.m.c) de:

 

a)6 e 3        b)12 e 6         c)2 e 5         d)3, 2 e 6     e)8 e 10          f)5 e 15      g)2 e 7 

 

 

h)2 e 6        i)6 e 10          j)15 e 18      l)20 e 25     m)5, 10 e 15   n)6 e 12      o)7 e 14 


Redução ao menor denominador comum de duas ou mais frações:

Exemplo:

1/ 2 e 3/ 4 , faz  o M.M.C de 2 e 4 . É 4.

Divide o 4 pelo denominador da primeira fração , o resultado multiplica pelo numerador da primeira fração ,  fica assim: 2/4  . Faz com a segunda a mesma coisa. Dividindo 4 por 4 = 1 e multiplica por 3 = 3. Teremos frações equivalentes:  2/4 e 3/4   

 Outro exemplo:

5/ 7 e  4/ 5

Faz m.m.c de 7 e 5 = 35 . Divide 35  por 7 e o resultado multiplica por 5 , 25/35 . Com a segunda fração, divide 35 por 5 e o resultado multiplica por 4, 28/ 35.  Teremos frações equivalentes: 25/ 35  e 28/ 35 .

  

1)Reduze as frações ao menor denominador comum:

a) 1 / 5  e  2 / 3          b) 2 / 10  e 1 / 5       c) 6 / 9  e  2 / 3          d) 1 / 8  e  5 / 6       e) 3 / 7   e  5 / 2 

 

 

f) 1 / 2 , 1 / 4  e  2 / 3      g) 4 / 6 , 2 / 3  e  1 / 4       h) 2 / 5 , 3/ 10  e 1 / 2      i) 2 / 3 , 4 / 9   e  1 / 2 

 

Ótimas atividades! “Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.” Mara Lu.


----------------------------------------------------------------------


Atividade Programada de História

Professor Anderson

 24/06


Olá alunos. Na aula desta semana vamos combater um pouco do preconceito que muitas pessoas têm com relação à Idade Média. Para algumas pessoas esse período é conhecido como "Idade das Trevas", isso porque, muitos acreditam que a humanidade não evoluiu o bastante, há quem diga até que regredimos. Talvez por causa de vários fatores como a falta de comida, as péssimas condições de higiene e até uma grande epidemia que acabou com cerca de um terço da população da Europa na época ( se quiser saber mais, pesquise sobre a Peste Negra). No entanto, ao analisar com atenção, é possível identificar uma série de avanços e descobertas importantes para o ser humano nesse período.


Atividade:


Pesquise uma importante invenção medieval (Idade Média) e preencha os dados abaixo:


  1. Nome da invenção ou descoberta:

  2. Ano em que foi criada (aproximadamente):

  3. O que mudou com essa nova tecnologia?



Bom trabalho!








-------------------------------------------------------
ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 9 - 15 à 20/06/2020
Observação: 20/06- Sábado Letivo válido por sexta-feira.
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


  ----------------------------------------------------------

Disciplina:Ciências. Prof. Mário

Aulas programadas:referente aos dias:15 e 18/6/2020

Turmas:71/72 e 73.

Características dos seres vivos

Uma característica comum aos Seres vivos, e que os diferencia dos elementos não vivos, é o fato de serem formados por uma ou várias células. A ________ é a unidade básica que constitui os sers vivos. Em geral, as células são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu, somente com auxílio de ______________. Alguns seres vivos, como os animais e os vegetais, são constituídos por bilhões de células. No entanto, existem outros que são formados por apenas uma célula, como é o caso das bactérias e dos protozoários. Os seres vivos formados pela associação de mais de uma célula são chamados _______________ e os formados por apenas uma célula, não associada a outras, são chamados _______________. Em um ser vivo pluricelular, podemos encontrar diferentes tipos de células com funções especializadas.

NEURÔNIONEURÔNIO

HEMÁCIAS

Apesar de possuírem forma, funções e tamanho variados, geral-                                                    mente as células dos animais e dos vegetais têm uma estrutura                                                      básica comum,formada por:

(A) ______________________;

 (B) ______________________

 (C) _____________.



  ----------------------------------------------------------

Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados

Olá

Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.

Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :

Nome do aluno

CPF

Cidade

Endereço

Número da residência

Bairro

Latitude

Longitude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 --------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. CARINI TEDESCO

 DE 15/06 A 20/06

 Sapo a passo

            Não, a gente não errou o título. Sapo a Passo é o nome do livro de Laurent Cardon que brinca, exatamente, com o passo a passo da vida de um sapo. Você já deve saber que os sapos nascem girinos, depois crescem e podem sair da água para dar uma voltinha pela terra. Neste livro divertido, sem palavras, Laurent mostra o quanto o girino da história queria crescer. Ele adoraria acompanhar seu pai, mas não podia sair da água. O processo demorou até ele perder a cauda e virar sapo. E, quando isso aconteceu, o sapinho ficou tão entusiasmado que fez caras e caretas sem perceber que a saparada toda estava de olho nele. Que vergonha!

 Aryane Cararo. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>.

 

Questões

Questão 1 – O texto tem o objetivo de:

 a) emocionar

b) divulgar

c) informar

d) orientar

 Questão 2 –  Na passagem “Ele adoraria acompanhar seu pai, mas não podia sair da água.”, o pronome em destaque classifica-se como:

 a) indefinido

b) possessivo

c) pessoal

d) demonstrativo

 Questão 3– No trecho “O processo demorou até ele perder a cauda e virar sapo.”, o pronome “ele” substitui:___________________________________________________________________

 

Questão 4-Classifique os pronomes destacados:

  1-Pronome indefinido.                               

  2-Pronome possessivo 

  3-Pronome demonstrativo.

  (     ) “[…] a saparada toda estava de olho nele.”

  (     ) “Ele adoraria acompanhar seu pai […]”

  (     ) “E, quando isso aconteceu […]”

 

Questão 5-  Reescreva as frases substituindo os pronomes destacados pelos pronomes pessoais do caso reto correspondentes:

      a)      Eu e  Roberto viajaremos nas férias escolares._____________________________________

      b)      Os meninos jogaram bola a tarde toda.___________________________________________

      c)       Bruna faltou à aula para ir ao médico.__________________________________________

      d)      Márcia e Laura jantaram juntas depois do trabalho.____________________________________

      e)      O ladrão correu muito, mas foi preso pela polícia.______________________________________

 

      Questão 6- Relacione as colunas:

 

      A)Os meus livros ficam nesta estante.                  (     )pronome pessoal do caso reto

      B)Alguém perguntou por ti.                                  (     ) pronome pessoal do caso oblíquo       

      C)Tudo o que você diz importa para mim.           (     )  pronome pessoal do caso oblíquo                 

      D)Que mal eu lhe fiz?                                          (     ) pronome pessoal de tratamento

E) E )Nós fizemos todos os exercícios.                      (     ) pronome possessivo

F)Aquele show foi um sucesso.                           (     ) pronome demonstrativo

G)Ele me entregou o embrulho.                           (     )pronome indefinido

H)Você quer se sentar aqui?                                (     ) pronome interrogativo

 

Questão 7-Complete as lacunas com “eu” ou “mim”:

 I. Eles partiram antes de _____.
 II. Eles partiram antes de _____ partir.
 III. Há alguma coisa para _____ fazer?
 IV. Para _____, a seleção brasileira é a favorita.
 V. Preciso de férias para _____ viajar.

 

Questão 8 - Em qual frase contém um pronome possessivo?

 

(     ) “Vem comigo, Junim!”

(     ) “O Rodrigo aqui vai ser nosso novo amigo!”

(     ) “Deixa disso! Vamos ao que interessa!”

 

 

Questão 9 – O pronome possessivo, identificado no exercício oito, refere-se:

 

(     ) à 1ª pessoa do singular.

(     ) à 3ª pessoa do singular.

(     ) à 1ª pessoa do plural.

 

 

Questão 10- Classifique o pronome “quem” em indefinido ou interrogativo.

 a) Quem é você?_______________________________________

 b) Quem cala consente.__________________________________

  ----------------------------------------------------------


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA.
Prof. Carlos Roberto.
dia:19 e 20/06/2020.

A hidrografia:

O relevo  brasileiro é cortado por grande quantidade  de rios.

As principais bacias fluviais brasileiras são a do Amazonas, a Platina e a do São Francisco.

Existem outras,   que  são chamadas de Bacias secundárias.

Veja, no mapa a seguir, a área das principais bacias hidrográficas brasileiras


A bacia do Amazonas:

Com  mais de 3,9 milhões de quilômetros quadrados em terras brasileiras, a bacia do Amazonas é a maior bacia fluvial do mundo.  O rio principal dessa bacia, o Amazonas, é o rio  de maior volume de água em  todo o planeta.

Há   fortes indícios de que o rio Amazonas seja, também, o mais extenso da terra, à frente do rio Nilo, na África. Alguns institutos geográficos já o consideram como tal, com base em medições indiretas, realizadas por fotos de satélites. Entretanto, para comprovar esse fator geograficamente, foi planejada uma expedição científica para percorrer o Rio Amazonas desde sua Nascente, na Cordilheira dos Andes, até sua  foz, no oceano Atlântico.

O  Rio Amazonas não é totalmente brasileiro, pois ele nasce no Peru, a 

5.500m  de altitude, em plena região dos Andes. No território peruano, antes de penetrar em terras brasileiras, o rio é chamado de Apurimac e Ucayali,  no qual deságua o afluente Marañon. 

Para identificar as margens direita e esquerda  de um  rio, deve-se  ficar de costas para sua nascente e de  frente para sua foz.

Visualizar os afluentes de cada margem de um rio é importante, pois muitas vezes eles banham regiões que apresentam climas diferentes, com  peculiaridades no regime pluviométrico -  variações na distribuição da chuvas em diferentes épocas. Esse regime pode determinar os períodos de cheia ou vazante do rio.

Dentre os numerosos portos fluviais da Bacia do Amazonas, destacam-se como os principais os de:

  • Belém, no rio Amazonas, no estado do Pará, com o mercado Ver- o- Peso;

  • Manaus, no rio Negro, no estado do Amazonas, com cais flutuante;

  • Santarém, no rio Amazonas, no Estado do Pará.

Com a bacia do Amazonas, tem sido estudado o sistema Tocantins- Araguaia, que, segundo o IBGE, é uma bacia fluvial a parte, com 803. 250 km².

A importância e a riqueza de um rio são incalculáveis. Ele abastece populações ribeirinhas com água e alimentos como os aracus, pacus, e tucunarés Amazônia; serve de via de navegação e atende às populações mais distantes por meio das hidrelétricas.

Mas será que o homem tem consciência dessa importância e da necessidade de manter os rios limpos e vivos para que os recursos hídricos se conservem? 

Em todo o Brasil, os rios têm sido contaminados por esgoto, lixo doméstico e resíduos químicos das atividades agrícolas, mineral e industrial.


Bacia do Paraná, Prata ou Platina.

A segunda maior bacia fluvial brasileira é a do rio da Prata, formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, que banham 1.397.906Km², ou pouco mais de 16% do território brasileiro, terras do Paraguai, da Argentina e do Uruguai.

O rio Paraná é formado pela junção de dois rios muito importantes: o Paranaíba e o Grande. Ele nasce na fronteira entre os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo e é a fronteira natural que separa os estado do Mato Grosso do Sul dos estados de São Paulo e do Paraná.

Esse rio é também a fronteira que separa o Brasil do Paraguai, no trecho onde estão localizadas a Ponte da Amizade e a usina binacional de Itaipu. Após deixar o território brasileiro, o rio Paraná serve de fronteira entre o Paraguai e a Argentina e, depois de banhar boa parte do território argentino, deságua no estuário do Prata, junto à foz do rio Uruguai.

 

O rio Paraná e seus principais afluentes são os rios de planalto, com muitas cachoeiras ou quedas-d’água. São rios pouco navegáveis, com grande capacidade geradora de eletricidade.

As maiores usinas hidrelétricas do rio Paraná são a binacional de Itaipu e o Complexo de Urubupungá (Jupiá e Ilha Solteira).

Navegável somente em parte, o rio Paraná tem como principais portos o de Panorama e o de Presidente Epitácio, ambos no estado de São Paulo.

Na bacia do rio do Prata, além do rio Paraná, existem ainda os rios Paraguai e Uruguai. Depois de separar o território argentino das terras do Brasil e do Uruguai, o rio Uruguai deságua também no estuário do Prata.


A bacia do São Francisco:

A bacia do São Francisco é a mais importante bacia fluvial inteiramente brasileira, pois se encontra totalmente dentro do nosso território.

Ele se estende pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe e, ainda, pelo Distrito Federal.

Sua área é de 650.067 Km², mais de 7% do território brasileiro.

O rio São Francisco nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais, e se desloca na direção norte-nordeste, atravessando o estado da Bahia. É fronteira natural que separa o estado da Bahia do estado de Pernambuco; pernambuco de Alagoas e Alagoas de Sergipe. Deságua no oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, e sua extensão é de 2.700 Km.

Por ser um rio típico de planalto, o São Francisco apresenta barragens e cachoeiras bem aproveitadas na produção de eletricidade. São hidrelétricas do rio São Francisco as usinas  de Paulo Afonso e Sobradinho, na Bahia; a de Três Marias, em Minas Gerais; a de Xingó, na divisa de Alagoas com Sergipe; a de Itaparica, em Pernambuco; e a de Moxotó, em Alagoas.

Apesar de ser um rio de planalto, o São Francisco, é navegável em boa parte do seu curso, principalmente no trecho que se estende de Pirapora (MG) até as cidades de Juazeiro (BA)  e Petrolina (PE).

  

O “velho chico” banha grande parte do estado de Minas Gerais. Apesar de todos os benefícios que o rio proporciona com o potencial hidrelétrico, com a navegação, existem riscos ambientais causados pela expansão demográfica e econômica.

A indústria, a mineração e a agricultura são as principais emissoras de poluentes em suas águas. Entre as substâncias poluidoras estão os minerais, derivados de petróleo, mercúrio, chumbo - descarregados pelas indústrias e atividades de mineração -, fertilizantes, pesticidas e herbicidas - utilizados pela agricultura e arrastados pelas chuvas para os rios.


As bacias secundárias:

As bacias secundárias no Brasil são a do Nordeste, a do Leste e a do Sudeste.

Na bacia do Nordeste, destacam-se os rios:

  • Itapecuru, Mearim e Pindaré, no Maranhão;

  • Parnaíba, entre o Maranhão e o Piauí, onde se encontra a hidrelétrica de Boa Esperança;

  • Jaguaribe, no Ceará;

  • Piranhas e Mossoró, no Rio Grande do Norte;

  • Paraíba e Mamanguape, na Paraíba;

  • Capibaribe e Ipojuca, em Pernambuco.

A cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco, é banhada pelos rios Capibaribe e Beberibe.

Na bacia do Leste, destacam-se os seguintes rios:

  • Vaza-Barris, em Sergipe e na Bahia;

  • Paraguaçu e das Contas, na Bahia;

  • Jequitinhonha, em Minas Gerais e na Bahia;

  • São Mateus e Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo;

  • Paraíba do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Na bacia do Sudeste estende-se de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Seus principais rios são: 

  • Ribeira de Iguape, em São Paulo e no Paraná;

  • Itajaí e Tubarão, em Santa Catarina;

  • Camaquã e Jacuí, no Rio Grande do Sul.

O famoso “rio” Guaíba, da cidade de Porto Alegre, é um acidente geográfico que deve ser definido como Lago, e não como rio, de acordo com novos estudos realizados por geógrafos, inclusive da região.

Atividades para Ler e entregar:

  1. Responda às questões a seguir.

  1. - Quais são as principais bacias hidrográficas brasileiras?

__________________________________________________________

  1. - Podemos afirmar que o Brasil é um país bem abastecido de água doce? Por quê?

__________________________________________________________

  1. - Qual é a maior bacia hidrográfica do Brasil?

__________________________________________________________


2. Leia o texto e observe o mapa para completar as frases a seguir.

  1. - Após a confluência com o rio Negro, nosso maior rio recebe o nome de _____________, e com sua desembocadura no estado do Pará, junto à ilha de ____________;

___________________________________________________________

  1. - O Amazonas recebe esse nome a partir da confluência dos rios ___________ e ____________;

___________________________________________________________

  1. - O maior rio do mundo em extensão e volume de água é o rio _________;

___________________________________________________________

  1. - A maior bacia hidrográfica do mundo é a _______________________;

___________________________________________________________

  1. - Ao entrar no Brasil, o rio Amazonas recebe o nome de _____________;

___________________________________________________________


3. Localize no mapa, os afluentes do rio Amazonas e classifique-os pela margem.

___________________________________________________________


4. Como são identificadas as margens esquerda e direita de um rio?

___________________________________________________________


5. Compare o texto e o mapa a seguir e complete as frases.

  1. - O rio Paraná é a fronteira natural que separa o estado do ___________ dos estados de ________________ e ________________;

___________________________________________________________

  1. - Esse grande rio brasileiro é também a fronteira que separa o Brasil do ________________ no trecho onde estão localizadas a _____________________ e a usina binacional de ____________, segunda maior hidrelétrica do mundo.

___________________________________________________________

  1. - Após deixar o território brasileiro, o rio Paraná serve de fronteira entre o ____________ e a _____________ e, depois de banhar boa parte do território argentino, deságua no estuário do ________, junto à foz do rio ________________.

___________________________________________________________

  1. - Navegável apenas em parte, o rio ___________ tem como principais portos o de Panorama e o de ________________, ambos no estado de São Paulo.

___________________________________________________________

  1. - Na bacia do ________, além do rio ___________, existem ainda os rios ____________ e o ____________.

__________________________________________________________

  1. - Depois de separar o território ____________ das terras do Brasil e do ____________, o rio Uruguai deságua também no estuário do ________.

___________________________________________________________

  1. - Três grandes rios que, com seus afluentes, formam a bacia Platina: ___________, ____________ e _____________.

___________________________________________________________

  1. - O rio que drena o Pantanal Mato-Grossense: _________________

___________________________________________________________

  1. - Rio que abastece a represa e a hidrelétrica de Itaipu: _____________.

___________________________________________________________

  1. - O rio São Francisco nasce na ___________________, em ______________, e se desloca na direção norte-nordeste, atravessando todo o estado da ___________. É a fronteira __________ que separa o estado da __________ do estado de _____________, Pernambuco de ______________ e Alagoas de ____________.

___________________________________________________________

  1. - O rio São Francisco deságua no _____________, entre _________ e ____________, e sua extensão é de _____________.

___________________________________________________________

  1. - Por ser um rio típico de ___________, o _________________ apresenta barragens e cachoeiras hoje bem aproveitadas na produção de _________________.

___________________________________________________________

  1. - As usinas de __________________ e de _____________, na _________; a de _____________, em ______________; a de _______, na divisa de _________ e  ___________; a de ___________, em _____________; e a de __________, em Alagoas, são hidrelétricas do rio ______________.

6. Consulte o texto e o mapa para dar a localização dos seguintes rios:

  1. - Mearim - ____________.

  2. - Parnaíba - ___________________.

  3. - Jaguaribe - _______________.

  4. - Jequitinhonha - _______________.

  5. - Doce - ____________.

  6. - Paraíba do Sul - ______________.

  7. - Jacuí - ____________________. 

_______________________________________________________________________________________________________________
Atividade de Inglês

Dia: 18/06
Teacher: Suzana Scholl

  1- Leia, copie e traduza as frases no seu caderno:


a)      Suzy is beautiful.

b)      Peter is inteligente.

c)      Joe and I are friends.

d)      Anne is a student.

e)      Charles is a teacher.

f)       George and Tom are at home.

g)      Mary is a dentist.

h)      Paty is in New York.

i)       John is very tired.

j)       The teacher is at school.


          Fiquem bem! Kisses!

 



  ----------------------------------------------------------




ATIVIDADE PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA
PROFESSORA TALITA DEBIZE
DATA: 17/06/2020


  ----------------------------------------------------------


Aula de Matemática
Professora: Mara Luciana da Silva.

 

Fração de um número:

O inteiro agora é um conjunto de elementos.

Exemplos:

 1)Num pacote havia 20 balas e  Mateus comeu 1 / 4  de balas. Quantas balas ela comeu?

Divide em 4 partes iguais:    5,    5,   5,   5 .      Ela comeu 5 balas


2) 1 / 3  de  12 cartões, quantos cartões são?

Divide em 3 partes: 4 , 4 , 4  .   São 4 cartões 


3)Quantos cartões constituem 1 / 8 de 24 cartões?








 Divide em 8 partes: 3,3,3,3,3,3,3,3. Sao  3 cartões   

 4) 2 / 8 de 24 cartões, quantos cartões são?

 Seis cartões.

 5) 2 / 3 de 12 cartões, quantos cartões são?

Oito cartões.

-------------------------------------------------------------

1) Calcula a fração indicada:

 a)1/ 6 de 18      b)1/ 4 de 12      c)1/ 8 de 48      d)1/ 3 de 12      e)1/ 4 de 16     f)3/ 4 de 16

 

g)1/ 3 de 21     h)1/ 6 de 12      i)2/ 7 de 28      j)3/ 5 de 30

 

2)Resolve:

a)Marta comprou 2 / 3 de uma peça de tecido que tinha 18 metros. Quantos metros de tecido Marta Comprou?

 b)Durante uma festa foram consumidos 4 / 5 de um barril de vinho de 80 litros. Quantos litros de vinho foram consumidos?

 c)Fábio tinha 150 bolinhas de gude. Vendeu 3 / 5 para  Rubens. Quantas bolinhas Rubens comprou?

 d)Em uma cesta estão guardados 5 / 6 de uma dúzia de laranjas. Quantas laranjas estão guardadas na cesta?

  3)Calcula:

a)1 / 4 de 8  laranjas                       b) 3 / 4 de 20 balões                   c) 1 / 7 de 49 limões

 

4)Resolve: 

 

Tinha

 

Vendi

 

Restaram

18 laranjas

1 / 3  .......

 ........

140 limões

1 / 4 ........

 ........

48 bombons

7 / 8 .......

 ........

25 bananas

3 / 5 .......

 .........

      

 

5)Simplifica as frações dadas: (divide em cima, numerador  e o debaixo, denominador pelo mesmo número)

  a) 4 / 8              b) 3 / 18            c) 2 / 10            d) 15 / 45         e) 25 / 5       f)2 / 10      g) 40 / 10                                 h) 2 / 8             i) 25/ 45            j)18/ 3              l)14/ 28             m)60/ 30      n)4/ 42      o)45/ 90                          p)49/ 7             q)14/ 63           r)35/ 55         s)36/ 18

 6)Resolve as somas e subtrações:

a) 1/6 + 1/6       b)10/ 5- 8/ 5         c)14/ 20 – 10/ 20    d)7/ 8 + 1/8 + 1/ 8

 

e)7/ 9 + 7/ 9     f)13/ 4 + 13/ 4       g)3/ 4 + 10/ 4         h)35/ 10 – 25/ 10

 Bons exercícios!

“A esperança é semelhante à flor em botão: precisa de uma luz para desabrochar.” Mara Lu.

  ----------------------------------------------------------


Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 16 de junho

 

 

Estamos no mês das famosas festas Juninas, que comemoram São João, São Pedro e Santo Antônio. No Brasil, estas festas são fortes características da nossa carga história e artística, já que estas são exemplos fortes da cultura e folclore do nosso povo.

Atividade

Caso você consiga imprimir a imagem abaixo, colorir a mesma utilizando suas cores favoritas! ATENÇÃO: Se você não te acesso à impressora, use a mesma imagem abaixo para se inspirar e criar um desenho sobre festa junina! Pode ser sobre o que você mais gosta na festa, a quadrilha, as barracas, as bandeirinhas... Solte sua criatividade!

 


 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou também pelo whatsapp 051 98042 0678.

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3






























  ----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 8 - 08 à 12/06/2020
11/06 (quinta-feira)- FERIADO CORPUS CHRISTI
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

****************************************************************************

Aulas programadas:referente aos dia:08/6/2020 Disciplina:Ciências Prof. Mário

Turma:71

Exercícios sobre conteúdos estudados.

  1º)A figura representa um ecossistema:


 (A)É um exemplo de ecossistema?

  Resposta:

 (B)Cite um exemplo de fator abiótico:

 Resposta:

 (C)Quem representa “ser vivo” autótrofo?

 Resposta:

(D)Quais os seres vivos representam os heterotróficos? Resposta:

(E)O caramujo é um ser vivo: (    )autótrofo ou (    )heterótrofo?Justifique sua resposta:

2º)Com base na figura responda o que se pede:

1)Como é chamado o “conjunto” de todos os ecossistemas? Resposta:

2)Quais os “seres” representam os decompositores? Resposta:  

3)Quanto ao número de células os peixes e a garça são: a)(    )unicelulares. b)(    )acelulados.

(c)(    )pluricelulares.

4)Dê um exemplo de: (A)plâncton: ____________; (B)fitoplâncton: _____________.


****************************************************************************

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. CARINI TEDESCO

 DE 08/06  A  12/06

 TODAS AS AULAS ENVIADAS DEVEM FICAR NO CADERNO!!!

 As atividades do mês de Junho deverão ser enviadas ao final de cada semana.

Então, segue abaixo o meu e-mail para que mandem as atividades realizadas de Língua Portuguesa.

 Lembrando que pode ser foto legível das atividades e deverá constar o nome completo do aluno, a turma e a data (a data pode ser por semana como foi colocada na parte superior da atividade).

 cariniassisfundamental@hotmail.com

 

Continuação dos pronomes.

3-Pronome Possessivo

 Os pronomes possessivos são aqueles que transmitem a ideia de posse.

 Exemplos:

  Essa caneta é minha? (o objeto possuído é a caneta, que pertence à 1ª pessoa do singular)

·         O computador que está em cima da mesa é meu. (o objeto possuído é o computador, que pertence à 1ª pessoa do singular)

·         sua bolsa ficou na escola. (o objeto possuído é a bolsa, que pertence à 3ª pessoa do singular)

·         Nosso trabalho ficou muito bom. (o objeto possuído é o trabalho, que pertence à 1ª pessoa do plural)

Confira abaixo a tabela com as pessoas verbais do discurso e os respectivos pronomes possessivos:

Pessoas Verbais

Pronomes Possessivos

1ª pessoa do singular (eu)

meu, minha (singular); meus, minhas (plural)

2ª pessoa do singular (tu, você)

teu, tua (singular); teus, tuas (plural)

3ª pessoa do singular (ele/ela)

seu, sua (singular); seus, suas (plural)

1ª pessoa do plural (nós)

nosso, nossa (singular); nossos, nossas (plural)

2ª pessoa do plural (vós, vocês)

vosso, vossa (singular); vossos, vossas (plural)

3ª pessoa do plural (eles/elas)

seu, sua (singular); seus, suas (plural)

 

4- Pronome Demonstrativo

Os pronomes demonstrativos são utilizados para indicar a posição de algum elemento em relação à pessoa seja no discurso, no tempo ou no espaço.

Eles reúnem algumas palavras variáveis - em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) - e as invariáveis.

Os pronomes demonstrativos variáveis são aqueles flexionados (em número ou gênero), ou seja, são os que sofrem alterações na sua forma. Por exemplo: esse, este, aquele, aquela, essa, esta.

Já os pronomes invariáveis são aqueles que não são flexionados, ou seja, que nunca sofrem alterações. Por exemplo: isso, isto, aquilo.

Observe o quadro abaixo para entender os pronomes demonstrativos variáveis em gênero e número:

Pronomes Demonstrativos

Singular

Plural

Feminino

esta, essa, aquela

estas, essas, aquelas

Masculino

este, esse, aquele

estes, esses, aqueles

 

Exemplos:

·         Essa camisa é muito linda.

·         Aquelas bicicletas são boas.

·         Este casaco é muito caro.

·         Eu perdi aqueles bilhetes de cinema.

 

Atenção!

Segue algumas dicas de uso dos pronomes demonstrativos:

A) Quando o elemento está com a pessoa que se fala ou próximo dela utilizamos: este, esta, estes, estas e isto.

Exemplos:

Este computador é meu.
Estas anotações foram feitas pela Carolina.

B) Quando o elemento está com quem se fala ou próximo desta pessoa utilizamos: esse, essa, esses, essas e isso.

Exemplos:

Esses lugares estão reservados.
De quem é essa bolsa que você está segurando?

C) Quando o elemento não está com a pessoa que fala e nem com a pessoa com quem se fala, ou seja, está  longe delas utilizamos: aquele, aquela, aqueles, aquelas e aquilo.

Exemplos:

De quem são aquelas coisas ali jogadas?
Aquele prédio é o mais alto da cidade.

Para resumir essa explicação, veja o quadro abaixo com os exemplos:

 

Pessoas Verbais

Pronomes Utilizados

Localização do Elemento

Exemplo

Primeira Pessoa

este, esta, estes, estas, isto

quando o elemento está com a pessoa que fala

Isto não é meu.

Segunda Pessoa

esse, essa, esses, essas, isso

quando o elemento está com quem se fala

Isso não se faz.

Terceira Pessoa


aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo


quando o elemento não está com a pessoa que fala e nem com a pessoa com quem se fala, ou seja, está longe delas.


Aquilo é muito bonito.

 

5-Pronome Interrogativo

Os pronomes interrogativos são palavras variáveis e invariáveis empregadas para formular perguntas diretas e indiretas.

Exemplos:

·         Quanto custa a entrada para o cinema?

·         Informe quanto custa a entrada para o cinema.

·         Quem estava com Maria na festa?

·         Ela queria saber o que teria acontecido com Lavínia.

Confira abaixo a tabela dos pronomes interrogativos variáveis e invariáveis.

Classificação

Pronomes Interrogativos


Variáveis


qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas.


Invariáveis


quem, que.

 

6-Pronome Indefinido

Empregados na 3ª pessoa do discurso, o próprio nome já indica que os pronomes indefinidos substituem ou acompanham o substantivo de maneira vaga ou imprecisa.

 Exemplos:


·         Nenhum vestido serviu na Antônia. (o termo “nenhum” acompanha o substantivo “vestido” de maneira vaga, pois não sabemos de que vestido se fala)

·         Outras viagens virão. (o termo “outras” acompanha o substantivo “viagens” sem especificar quais viagens serão)

·         Alguém deve me explicar a matéria. (o termo “alguém” significa “uma pessoa cuja identidade não é especificada ou definida” e, portanto, substitui o substantivo da frase)

·         Cada pessoa deve escolher seu caminho. (o termo “cada” acompanha o substantivo da frase “pessoa” sem especificá-lo)

Veja abaixo a tabela com os pronomes indefinidos variáveis e invariáveis:

Classificação

Pronomes Indefinidos

Variáveis

algum, alguma, alguns, algumas, nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas, muito, muita, muitos, muitas, pouco, pouca, poucos, poucas, todo, toda, todos, todas, outro, outra, outros, outras, certo, certa, certos, certas, vário, vária, vários, várias, tanto, tanta, tantos, tantas, quanto, quanta, quantos, quantas, qualquer, quaisquer, qual, quais, um, uma, uns, umas.

Invariáveis

quem, alguém, ninguém, tudo, nada, outrem, algo, cada.

 

****************************************************************************

ATIVIDADE PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 10/06/2020

 

E-mail para retorno das atividades com identificação do aluno (nome completo e turma) proftalitamd@gmail.com

 

Atividade sobre o curta "Piper - Descobrindo o mundo"

https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=vPuRBiBCxyk&feature=emb_logo

 

Sinopse: Piper é uma pequena ave bebê, que vive à beira-mar, e que sai pela primeira vez do ninho para ir atrás de comida. É quando descobre um novo mundo...

 

01) Justifique o título dado ao curta:
02) O que provavelmente a mãe de Piper "falou" para ele, ao sair de perto? O que deu essas "pistas"?
03) O que o Piper sentia? Por que ele resolveu sair do ninho?
04) Quais foram os primeiros obstáculos que Piper teve que enfrentar?
05)  O que ele encontra? O que ele aprende com isso?  O que ele descobre?
06) Que mensagem o curta transmite? Comente:
07) De que parte do curta você mais gostou? Por quê?
08) Você já se sentiu como o Piper? Comente:
09) Faça um desenho bem bonito e que represente o curta:

https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/

****************************************************************************


Aula programada de Matemática
Professora : Mara Luciana 

Email: minhaescola.silva@gmail.com
Ao enviar as atividades colocar nome completo do aluno e turma.

Exercícios (operações com frações)

1)Efetua as adições e simplifica se possível:

OBS: denominadores iguais não precisa fazer mmc

1/ 4 + 1/ 4 =  2/ 4 simplica (divide em cima e embaixo por dois) = 1/ 2

 a) 1 / 4 + 1 / 4     b) 2 / 5 + 3 / 5       c) 1 / 9 + 2 / 9     

 d) 1 / 4 + 1 / 4      e) 1 / 8 + 1 / 8       f) 1 / 7 + 2 / 7     

 g) 3 / 4 + 1 / 4       h) 5 / 7 + 2 / 7      i) 2 / 9 + 1 / 9      

 j) 3 / 8 + 4 / 8 

 

2)Efetua as subtrações e simplifica se possível:

 a) 2 / 3 – 1 / 3      b) 4 / 5 – 1 / 5       c) 5 / 6 – 1 / 6     

 d) 6 / 4 – 1 / 4      e) 2 / 4 – 1 / 4       f) 2 / 2 – 1 / 2      

 g) 5 / 8 – 2 / 8       h) 3 / 4 – 1 / 4      i) 2 / 3 – 1 / 3      

 j) 4 / 4 – 2 / 4 

 

3)Calcula e simplifica os resultados, quando for possível:

 a) 2 / 5 + 1 / 5 + 2 / 5            b) 6 / 8 – 1 / 8 + 3 / 8           

 c) 4 / 6 – 3 / 6 + 5 / 6            d) 6 / 11 + 5 / 11 – 5 / 11        

 e)5 / 10 – 2 / 10 + 1 / 10       f)9 / 11 + 3 / 11 – 6 / 11

 g)6 / 8 + 2 / 8 – 5 / 8            h) 9 / 20 + 5 / 20 – 5 / 20     

 i) 6 / 9 – 4 / 9 + 5 / 9

 

4)Efetua: 5 / 9 + 1 / 9  -  x / 9 quando:

 a) x = 1     b) x = 3     c) x =  4      d) x = 5    e)x = 0

 

 5)Efetua: 3 / 5 +  x / 5 – 1 / 5 quando:

 a) x = 5       b) x = 6     c) x = 2      d) x = 4      e) x = 9

  

6)Efetua: 5 / 8 – x / 8 + 1 / 8 quando:

 a) x = 1       b) x = 5     c) x = 4       d) x = 2     e) x = 3


Ótimas atividades !

"O melhor do  futuro é que ele chega apenas um dia de cada vez!"  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 Aula programada de Geografia – turma 71 – data: 12/06/2020 – Prof. Carlos Roberto.

 

O relevo brasileiro:

A observação e o estudo das terras brasileiras revelam que as altitudes do nosso relevo são bem modestas.

Predominam, em 58,5% do nosso território, as chamadas terras altas, com altitudes que variam entre 201 m e 1.200 m.

As nossas terras altas são planaltos com colinas e regiões serranas, de altitudes muito baixas quando comparadas com as elevações das Montanhas Rochosas, da cadeia dos Alpes, das cordilheiras dos Andes e do Himalaia.

As Terras baixas, com altitudes de até 200 m, ocupam 41%do nosso território: são as depressões e as planícies.

As depressões são rebaixamentos que caracterizam determinados terrenos, a partir da referência da altitude local. Por essa razão, elas podem ser chamadas de depressões relativas. Uma depressão é chamada de absoluta quando se encontra abaixo do nível do mar.

As planícies mais expressivas se estendem ao longo do litoral e de alguns grandes rios, como o Amazonas, o Paraguai, o Araguaia e o Guaporé.

 

Depressão:

Superfície entre 100 e 500 metros de altitude com suave inclinação, formada por prolongados processos de erosão. Trata-se de um rebaixamento do revelo em relação às áreas vizinhas.

 

Serra:

Terreno muito trabalhado pela erosão. Varia de 600 a 3.000 metros de altitude. É formada por morros pontiagudos (cristas). Apresenta estrutura geológica antiga.

Planalto:

Ao contrário do que sugere o nome, é uma superfície irregular com altitude geralmente acima de 300 metros. É constituído por terreno antigo, em que os processos de erosão predominam sobre a sedimentação. Pode ter morros, serras ou elevações íngremes de topo plano (chapada).

     

Planície:

Superfície plana, geralmente com, no máximo, 100 metros de altitude. É formada pelo acúmulo recente de sedimentos movimentados pelas águas do mar, de rios ou de lagos.

 

Atividades para entregar na escola ou no

E-mail do professor até dia 14/06/2020.

E-mail: crmellos@hotmail.com

1 -  Observe o mapa do relevo brasileiro, consulte o texto e responda às questões a seguir.

a) Qual altitude caracteriza a maior parte do território brasileiro?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b ) Quais são as semelhanças e diferenças entre depressão e planalto?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c ) Que tipo de depressão são encontrados no Brasil? Explique.

____________________________________________________________________________________________________________

 

d ) O que é depressão absoluta?

____________________________________________________________________________________________________________

 

e ) Em que partes do território brasileiro predominam as altitudes de 0 a 100 metros? Identifique essa forma de relevo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 ****************************************************************************



Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 09 de junho

 

 

Arte Abstrata e Arte Figurativa

 

As obras de arte, especialmente as visuais, possuem duas tendências diferentes na forma de apresentação de uma obra: a figurativa e a abstrata.

Arte figurativa ou figurativismo - que retrata e expressa a figura de um lugar, objeto, pessoa ou situação de forma que possa ser identificado, reconhecido. Abrange desde a figuração realista, parecida com o real até a estilizada que não é tão fiel ao real, apenas sugere. O figurativismo segue regras e padrões de representação da imagem retratada.

Yara Tupinambá – Instituto e Bienal | Cultura - Cultura Mix

                         Obra “São João”, Yara Tupinambá. (Figurativa)

 

Arte abstrata ou abstracionismo: é um termo genérico utilizado para classificar toda forma de arte que se utiliza somente de formas, cores ou texturas, sem retratar nenhuma figura, rompendo com a figuração, com a representação naturalista da realidade. Podemos classificar o abstracionismo em duas tendências básicas: a geométrica e a informal.

                                                            Mostra reúne gravuras, esculturas e pinturas de Tomie Ohtake e ...

                       Obra “Cores”, Tomie Ohtake. (Abstrata)

 

Atividade para responder no caderno.

1. O que é Arte Figurativa? Como ela se divide?

2. O que é Arte Abstrata? Como ela se divide?

Exercícios práticos

Faça em uma FOLHA DE PAPEL SEM PAUTA:

1. Um desenho, pintura ou colagem FIGURATIVA.

2. Um desenho, pintura ou colagem ABSTRATA.

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou também pelo whatsapp 051 98042 0678.

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3
























---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 7 – 1º à 5/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


AVISO!!!

DISCIPLINA DE HISTÓRIA -  PROFESSOR ANDERSON: Neste mês não haverão atividades novas desta disciplina, pois o professor encontra-se em licença paternidade, e todas as atividades anteriores deverão ser enviadas para o e-mail: profandergomes@gmail.com.

IDENTIFICAR TURMA E NOME NO E-MAIL.

****************************************************************************
Aulas programadas:Aula-01- 1/6 e 04/6/2020. Disciplina:Ciências. Prof. Mário.

Turmas:71/72 e 73. Obs: Todas as atividades de 19/03 à 30/04 devem ser devolvidas para: mariobioprof@gmail.com

Exercícios de revisão dos conteúdos estudados

Com base no estudo da flor responda o que se pede:

1º)Com base na figura responda o que se pede:

(A)O conjunto de sépalas forma um: _____________;

(B)A corola é um conjunto de: _______________;

(C)Os óvulos são produzidos no interior do: ___________;

(D)Haste que sustenta a antera: ______________;

(E)Região dilatada localizada na ponta do estame: ______;

(F)Célula reprodutora masculina da flor: ______________;

 

(G)Nome do aparelho feminino da flor: _________________;

(H)Nome do aparelho masculino da flor: ____________________;

(I)Tubo fino que liga o estigma ao ovário: _______________________________;

2º)Responda:

1)A função da flor é produzir _____________ que vão germinar e se transformar  em novas plantas.

2)Uma flor completa é formada por: cálice + ________ + gineceu e + ___________.

3)Polinização é a transferência do ________ da antera de uma flor para o __________ de outra  flor.

4)Órgão de reprodução da planta: __________.


****************************************************************************


Atividade Programada de Projeto de Vida  

Data: 03/06/2020

Professora Talita Debize

E-mail para retorno das atividades até 06/06/2020 com identificação do aluno (nome completo e turma) proftalitamd@gmail.com

 

Assista aos vídeos a seguir para fazer as atividades propostas:

 

 

Exercícios:


1) O que esses vídeos têm em comum?


2) Qual vídeo chamou mais a sua atenção? Por quê?


3) No vídeo 1, quais são as atitudes do rapaz que o caracterizam como solidário? O que ele faz?


4) No vídeo 3, o homem muda de atitude, o que fez ele mudar seu comportamento?


5) O que o homem do vídeo 3 resolve fazer quando ele vê alguém com personalidade semelhante a que ele tinha?


6) No final do vídeo 1, apesar do rapaz não esperar nada em troca o que ele recebeu?


7) O que é ser solidário para você?


8) Na sua opinião, que é um ato de gentileza?


9) Você costuma ser solidário com as pessoas? Que atos gentis você já praticou?


10) Estamos vivendo um momento muito delicado da nossa história, muitas vezes nos vemos em situações que precisamos contar uns com os outros. Você acredita que atos como os do vídeo são capazes de ajudar e fortalecer outras pessoas?

 Atenção:  as atividades dos meses anteriores devem ser enviadas para o e-mail acima com identificação.

===================================

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. CARINI TEDESCO

 DE 01/06  A 05/06

 TODAS AS AULAS ENVIADAS DEVEM FICAR NO CADERNO!!!

 Segundo as orientações recebidas pela 11ª CRE, as atividades dos meses de Março e Abril deverão ser enviadas para os professores por e-mail até o dia 06/06, no sábado.

As atividades do mês de Junho deverão ser enviadas ao final de cada semana.

Então, segue abaixo o meu e-mail para que mandem as atividades realizadas de Língua Portuguesa.

 Lembrando que pode ser foto legível das atividades e deverá constar o nome completo do aluno, a turma e a data (a data pode ser por semana como foi colocada na parte superior da atividade).

 cariniassisfundamental@hotmail.com

 

Leitura do livro “O pequeno planeta”.

https://drive.google.com/file/d/1kj3AMlOzIhDnG1Nfm3pOtDeM8ZREJ2ip/view?usp=sharing


 Pense sobre o livro lido e responda. 

 1)Você gostou do livro? Por quê?

 2)Você acha que o momento que estamos vivendo dentro de nossas casas pode lembrar o que o astronauta sentiu no novo planeta? Explique:

 3) No livro, o astronauta leu, ouviu, músicas, comeu... E você, cita algumas coisas que você já fez para passar o tempo.

 4) O astronauta ficou feliz quando enviaram a sua amada e ele não se sentiu mais sozinho. E você, o que lhe deixaria muito feliz hoje?

 

 PRONOMES

Os pronomes representam a classe de palavras que substituem ou acompanham os substantivos.

    De acordo com a função que exercem, eles são classificados em:

1.      Pronomes Pessoais retos e oblíquos

2.      Pronomes de Tratamento

3.      Pronomes Demonstrativos

4.      Pronomes Possessivos

5.      Pronomes Indefinidos

6.      Pronomes Relativos

7.      Pronomes Interrogativos

 

 

1.      Pronome Pessoal

 Os pronomes pessoais são aqueles que substituem os substantivos, indicando as pessoas do discurso.

 Pronomes Pessoais do Caso Reto: exercem a função de sujeito.

Exemplo: Eu gosto muito da Ana. (Quem gosta da Ana? Eu.)

 Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo: complementam os verbos.

Exemplo: Está comigo seu caderno. (Com quem está o caderno? Comigo.)

 

Pessoas Verbais

Pronomes do Caso Reto

Pronomes do Caso Oblíquo

1ª pessoa do singular

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa do singular

tu, você

te, ti, contigo

3ª pessoa do singular

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

1ª pessoa do plural

nós

nos, conosco

2ª pessoa do plural

vós, vocês

vos, convosco

3ª pessoa do plural

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo.

 

O uso do eu e do mim:

# Antes de verbos no infinitivo usa-se “eu”.

Exemplos:

 Ela trouxe o livro para eu ler. (ler é um verbo que está no infinitivo)

A aluna trouxe o caderno para eu corrigir. (corrigir é um verbo que está no infinitivo)

 # Usa-se “mim” depois da preposição “ para”.

Exemplos:

 Ele trouxe o presente para mim.

Para mim, ele está fazendo de conta que não sabe de nada. 

 

Distinção entre pronome e artigo

     # O, a, os, as são pronomes pessoais oblíquos quando substituem o substantivo. Exemplo:

                     O livro é este aqui, eu o trouxe agora. (O “o” está referindo-se ao livro)

 # O, a, os, as são artigos quando se referem a um substantivo, definindo-o. Exemplo:

                    O livro é este aqui.

 

2-Pronome de Tratamento

            Os pronomes de tratamento são termos respeitosos empregados normalmente em situações formais. Mas, como toda regra tem exceção, “você” é o único pronome de tratamento utilizado em situações informais.

Exemplos:

·         Você deve seguir as regras impostas pelo governo.

·         senhora deixou o casaco cair na rua.

·         Vossa Magnificência irá assinar os diplomas dos formandos.

·         Vossa Santidade é muito querido, disse o sacerdote ao Papa.

Confira na tabela abaixo, os pronomes de tratamento mais utilizados:

Pronomes de Tratamento

Abreviações

Emprego

Você

V./VV

Único pronome de tratamento utilizado em situações informais.

Senhor (es) e Senhora (s)

Sr, Sr.ª (singular) e Srs., Srª.s. (plural)

Tratamento formal e respeitoso usado para pessoas mais velhas.

Vossa Excelência

V. Ex.ª/V. Ex.ªs

Usados para pessoas com alta autoridade, como por exemplo: Presidente da República, Senadores, Deputados, Embaixadores.

Vossa Magnificência

V. Mag.ª/V. Mag.ªs

Usados para os reitores das Universidades.

Vossa Senhoria

V. S.ª/V. S.ªs

Empregado nas correspondências e textos escritos.

Vossa Majestade

VM/VVMM

Utilizado para Reis e Rainhas

Vossa Alteza

V.A.(singular) e V.V.A. A. (plural)

Utilizado para príncipes, princesas, duques.

Vossa Santidade

V.S.

Utilizado para o Papa

Vossa Eminência

V. Ex.ª/V. Em.ªs

Usado para Cardeais.

Vossa Reverendíssima

V. Rev.m.ª/V. Rev.m.ªs

Utilizado para sacerdotes e religiosos em geral.

 ****************************************************************************



Atividade programada: 02-06-2020.

Serviço de Orientação Educacional - SOE

 

Cada adolescente é único em suas características e histórias de vida, no seu contexto familiar e social e em seus sonhos e projetos pessoais.

 

Preencha com seus dados de identificação e encaminhem para o e-mail abaixo.

Nome:..................................................................................................................

Idade:.......................................          Turma:......................................................

Nome da mãe:.......................................................................................................

Nome do pai:.........................................................................................................

Tem irmãos?................... Quantos?......................

Telefone para contato:...........................................

Relate como está sendo...........................: medos, alegrias, tristeza, sonhos, angústias, emoções, o convívio com a família, etc...neste período de isolamento social.

 

                                          E-mail: patricia.kliemann@gmail.com

                                  Estarei aguardando pelos seus relatos com muito carinho.

                                                                              Orientadora Educacional

                                                                                Patrícia M. Kliemann 


_______________________________________________


Aula programada de GEOGRAFIA.

Prof. Carlos Roberto Mellos

Data: 05 de junho 2020.

 

ATENÇÃO: todas as atividades programadas do mês de março e abril, enviar ou entregar na escola até o dia 06 de junho. Inclusive todas as atividades postadas pela outra professora.

O E-mail: crmellos@hotmail.com.

POR FAVOR COLOCAR O NOME E A TURMA.

 

 

Os aspectos naturais do Brasil.

 

ü  A posição geográfica do Brasil:

O Brasil é um país sul-americano.

O território brasileiro está localizado, geograficamente, na porção centro-oriental da América do Sul e faz fronteira com muitos países e com o oceano Atlântico.

                                   

Mapa político da América do Sul.

 

Atividades trabalhando com o mapa:

1 ) Consulte o planisfério político no Miniatlas e responda às questões a seguir.

a – Quais são os paralelos importantes que atravessam o território brasileiro?

______________________________________________________________________________________

 

b – Qual o oceano que banha o território brasileiro?

___________________________________________

 

c – Separado por água, qual é o continente mais próximo do Brasil?

___________________________________________

 

d – Do continente europeu, quais são os países mais próximos do Brasil?

___________________________________________

 

2 ) Observe o mapa político da América do Sul e complete as frases a seguir:

a – O maior país da América do Sul é o __________ e sua capital é ___________________;

b – A América do Sul é banhada a Leste pelo oceano _______________ e a Oeste pelo oceano _________;

c – O território brasileiro limita-se:

·         A norte, com a ______________________, o ________________, a _____________, a ________________ e o oceano Atlântico;

 

·         A nordeste, leste e sudeste, com o ___________________________;

 

·         A sul, com o __________________;

 

·         A sudoeste, com o ___________________ e a _____________________;

 

·         A oeste, com o _______________ e a _______________;

 

·         A noroeste, com a ________________.

 

d – Dos países que fazem fronteira com o Brasil, os que apresentam as fronteiras mais extensas são a _____________ e o __________; as menos extensas, o _______________ e a _______________________(colônia da França).

 

3 ) - Encontre no diagrama a seguir o nome dos únicos países sul-americanos com os quais o Brasil não faz fronteira.

 

A   B    E    G    O    J     U     L

C    I    C    H     I     L     E     S

D    A   M    I     N    O    P     E

F    E    Q   U    A     D    O    R

 

4 ) – Faça a correspondência de cada país sul-americano com a respectiva capital.

País:                                        Capital:

a ) Argentina                             (    ) Caiena;

b ) Bolívia                                 (    ) Paramaribo;

c ) Brasil                                  (    ) Georgetown;

d ) Chile                                   (    ) Caracas;

e ) Colômbia                            (    ) Bogotá;

f  ) Equador                              (    ) Lima         

g ) Guiana                                (    ) Quito;

h ) Guiana Francesa                 (    ) Brasília;

i ) Paraguai                               (    ) La Paz;

j ) Peru                                     (    ) Assunção;

k ) Suriname                             (    ) Montevidéu;

l ) Uruguai                                (    ) Buenos Aires;

m ) Venezuela                           (    ) Santiago.

 

5 ) Ligue os países sul-americanos aos paralelos que os atravessam.

 

Colômbia

Chile                                                                                                   Equador

Brasil

Equador

Paraguai                                                                                  Trópico de Capricórnio

Argentina.

 

****************************************************************************



Atividades Programadas de Língua Inglesa para a turma p/a T.: 71.  

Aula: 04/06.                          Teacher : Suzana Scholl

 Name:                                            Class:

*****Importante: Todas as atividades enviadas em  março e abril/20 deverão ser entregues até  06/06 . Podem enviar via e-mail, watts ou entregues  em mãos (a combinar).

Fone watts: 997077926 (dúvidas)

e-mail: suzanascholl@hotmail.com.

 

     1- Atividades Programadas de Inglês

Na gramática inglesa, os subject pronouns são os pronomes que indicam o sujeito da ação verbal.

Tabela Subject Pronouns(Promones Pessoais)

I    - eu

You – você, tu

He – ele

She – ela

It – ele, ela (somente para coisas e animais no singular)

We – nós

You – vocês

They – eles, elas

Ex.: Ana is very happy. → She is very happy.
Ana é muito feliz. → Ela é muito feliz.

Carlos and John are Brothers. → They are brothers.
Carlos e John são irmãos. → Eles são irmãos.

1- Write the correct pronouns: Escrever os pronomes corretos:

Ex.:a)  He is very smart. (Ele)

b) __________ are playing. (Eles)

c) __________ love my family. (Eu)

d) ________ are good players. (Nós)

e) Where are ________from? (Você)

f) _____________ have a dog. (Eu)

g) ____________are happy. (Vocês)

h) _____________is beautiful. (Ela)

i) _____________are sad.. (Nós)

j) ___________are sick. (Você)

Fiquem bem!!!!!!!!!!!Até o retorno.

_________________________________________________

Disciplina : Matemática    Professora: Mara Luciana da Silva.
Datas: 1 e 5 de junho.

Exercícios (frações) 

1)Escreve uma fração equivalente a 1 / 2 cujo denominador seja 14.

Resolvendo: multiplica em cima e embaixo por 7, igual a 7/14 

2)Escreve uma fração equivalente a 2 / 7 cujo numerador seja 20.

 3)Escreve uma fração equivalente a 2 / 3 cujo denominador seja 15.

4)Escreve uma fração equivalente a 2 / 4 cujo numerador seja 4.

 5)Simplifica as frações dadas: 

a) 4 / 8  Resolvendo: divide o numerador e o denominador por 4 , igual a 1/2 ( divide o numerador e o denominador pelo mesmo número)  

b) 3 / 9     c ) 12 / 20     d) 15 / 25     e) 25 / 5   f) 20 / 40   g) 45 / 9    h) 15 / 10                  i) 8 / 16     j) 12 /  9

 6)Calcula:

a) 2 / 5  de 25  Resolvendo: divide o total 25 por 5, da 5, como são 2 partes , igual a 10.

 b) 2 / 8 de 16         c) 2 / 9  de 81         d) 3 / 6   de 36        e) 2 / 4  de 20   f) 5 / 9  de 45

 g) 3 / 9 de 18         h) 3 / 4  de 12         i) 3 / 7 de 21          j) 4 /10  de 100

 

7)Representa com desenho: ( usa a régua)

 a) 6 / 4       b) 3 / 4       c) 1 /8       d) 3 / 2      e) 4 / 2      f) 5 / 2      g) 7 / 3       h) 5 / 4      

i) 6 / 3        j) 4 / 4       l) 6 / 2       m) 3 / 5     n) 9 / 2      o) 1 / 2      p) 4 / 8      q) 6 /  5

 

8)Escreve como se lêem as frações:

 a) 1 / 8     b) 5 / 9   c) 36 / 100    d) 10 / 100  e) 12 / 18    f) 6 / 6     g) 6 / 17    h) 13 / 25  

  

“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje! Bom exercício. Mara Lu.  

Enviar por email aulas de 19/03/20 a 30/04/20. 
email: minhaescola.silva@gmail.com







****************************************************************************

Aula Programada de Artes relativa ao dia 02/06/2020
Professora: Gisele

Copiar este texto abaixo no caderno e realizar a atividade proposta no final do conteúdo.

 

Círculos Cromáticos

Círculo cromático, como o próprio nome diz, é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria dos casos ele é dividido em 12 partes e cada uma delas representa uma cor. Estas cores se dividem em primárias, secundárias e terciárias.

Primárias: são as cores puras encontradas apenas na natureza e não podem ser reproduzidas ou produzidas pela mão humana. São elas o ciano (tom puro de azul), o amarelo puro e o magenta (tom de vermelho puro). Vamos utilizar os nomes azul, vermelho e amarelo para nossas atividades escolares.

Secundárias: são as cores resultantes da mistura das cores primárias. São elas o laranja (amarelo+ vermelho), o roxo (azul+ vermelho) e o verde (amarelo+ azul).

Terciárias: são os entretons criados a partir da mistura das cores primárias com as cores secundárias. São cores como o azul esverdeado, amarelo alaranjado e verde amarelado, dependendo da mistura feita dentro do círculo cromático.

 

Atividade: Vamos criar um circulo cromático! Para isso, utilize folha de desenho ou ofício e tintas guache ou lápis aquareláveis ( caso não possua estes materiais, utilize lápis de cor comum e pinte suavemente para a mistura das cores).

Materiais

o  1 godê (pode reaproveitar uma bandeja de ovo, de plástico, daquelas com 12 espaços para criar o seu godê).

o    1 tinta ou lápis azul

o    1 tinta ou lápis vermelho

o    1 tinta ou lápis amarela (cores primarias)

o    1 pincel

o    1 guardanapo

o    1 folha de ofício ou desenho com o desenho do círculo dividido em 12 fatias ( utilize a imagem abaixo como referência para criar o círculo).

 

 

Passo a passo

1.    Coloque em 3 espaços da bandeja, um pouco de azul, um pouco de amarelo e um pouco de vermelho.

2.    Nos espaços seguintes, misture as cores para criar as secundárias e coloque nestes espaços. (roxo, laranja e verde)

3.    Agora é hora de criar as cores terciárias. Nos espaços seguintes, misture as cores secundárias com as primárias para obter as terciárias.

4.    Pinte o círculo cromático de cores de acordo com a figura abaixo e pronto!



 

 

IMPORTANTE: a partir da data de hoje, as atividades feitas devem ser enviadas para o email projetoartes.1224@gmail.com até o dia 06/06/2020, ou participe do grupo “ Arterices do Prudente” no Facebook e poste as fotos dos trabalhos de Artes realizados lá, identificando sua série e turma, se souber. Bons estudos, um abraço e até a volta! 





4 comentários:

  1. Disciplina projeto de vida é nova ,vai ser usado caderno próprio?

    ResponderExcluir
  2. Queria pedir ajuda as professores que os mesmos pudessem corrigi os exercícios anteriores pois não sei se estamos fazendo correto. Tem atividade que meu filho não conseguiu fazer pois não sei como fazer que é o caso da matemática por isso peço ajuda de como proceder acredito que tenha muitos alunos na mesma situação obrigada dês de já

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Eu consegui imprimir atividades da 71 do dia 25-04 até 17-04. São as que achei no Blog. Tem mais além dessas? Vocês tiraram ou são somente essas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. As matérias de matemática eu não consegui fazer com o meu filho pois achei complicado já tinha comentado que estava com dificuldade e agora estão pedindo pra enviar via e-mail?

    ResponderExcluir