62


ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 12 - 06 à 10/07/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓







































-----------------------------------------------------------------------------------------------------



ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 11 - 29 à 04/07/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais
Atividades de Matemática turmas 61 e 62 referente  aos dias 29.06 e 01.07 – Profª Sonia
 Queridos alunos já estudamos um pouquinho de adição ( soma ), subtração( diminui ) e multiplicação( vezes ), agora vamos estudar a divisão, ok.
Divisão no conjunto dos números naturais
           O conjunto dos números naturais,
como já vimos, são todos os números 
inteiros e positivos.

O que
significa dividir ?   dividir significa
repartir.

             Vamos fazer uma divisão bem
simples, tenho 6 balas para distribuir para dois amigos, quantas balas cada
amigo vai ganhar?    
                        


                                                   
3 balas                      +             3 balas               


             Então cada amigo vai ganhar 3
balas, entendeu , vamos fazer uma continha agora:

vamos dividir 20 balas para 2 crianças

                 Essa  mesma divisão exata pode ter a seguinte
representação:
20 : 2  = 10,    pois 10 x 2 = 20

dizemos que a divisão exata e a multiplicação são operações
inversas

Chamamos de divisão exata quando dividimos e o o valor que

sobra é zero, isto é, não sobra nada.


Agora vamos exercitar um pouco:
1) Dê o resultado de cada divisão e justifique conforme o exemplo
               28    : 4 = 7 ,  porque 7 x 4 = 28
a) 35 : 7=
b) 28 : 4 =
c) 30 : 10 =
d) 48 : 6 =
e) 80 : 40 =
f) 100 : 25 =

********************************************************************************************************************

Atividades Programadas
Semana 11
Artes- Professora Gisele

Caros alunos, assistam o vídeo linkado abaixo sobre o artista Cândido Portinari e respondam as perguntas em seu caderno seguindo as informações do vídeo.

Link para o vídeo: https://youtu.be/Obz0gSEvm2Y

Responda as questões abaixo sobre o vídeo "Traçando Arte - Cândido Portinari"

1- A traça Jean Pierre é francesa. Quais museus franceses Jean Pierre cita no vídeo? 
(  )Museu do Louvre e Museu D'Orsay
(  )Museu Alemão
(  )Museu Smithsonian
2- Portinari foi um artista brasileiro apaixonado pela cultura do país. Qual país ele mais retratou em suas obras? 
(  )Brasil
(  )França
(  )Alemanha
3- Quantas obras Cândido Portinari pintou durante sua vida? 

(  )20 obras
(  )300 obras
(  )5000 obras
4- No vídeo, as traças Trácio e Jean Pierre debatem sobre as obras de Portinari. Uma das obras é nomeada no vídeo. Qual nome de obra aparece na animação? 

(  )O Fazendeiro
(  )O Lavrador de Café
(  )Noite Estrelada
5- Na adolescência, Portinari foi enviado ao Rio de Janeiro para estudar e durante esse tempo, pintou uma obra que recebeu um prêmio. Qual o nome desta obra premiada? 

(  )Retrato de Diego Rivera
(  )Retrato de Tarsila do Amaral
(  )Retrato de Olegário Mariano


Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678. Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3

********************************************************************************************************************


Aula de Inglês – para as turmas 62

Aula dia 02/07
Teacher: Suzana Scholl

Hello my students!!!
A atividade de hoje vai ser diferente.
Quero que vocês façam um desenho sobre o que mais gostam
na Natureza(Nature).
Após o desenho estar pronto, faça uma lista e nomeie os elementos desenhados em inglês.
Ex.: Se desenhar uma árvore, coloca:
árvore-tree.
Pode ser colocado os nomes abaixo ou perto do desenho.
Entenderam????
Caprichem. Pode ser feito no caderno ou numa folha de oficio ou desenho.

Kisses!!!!! Bye!
------------------------------------------------------------------------------------------------------

CIÊNCIAS
Aula relativa à semana dos dias 29 de junho a 03 julho de 2020

Água é vida!

A importância da água para a vida dos humanos


Entre 60% e 70% do corpo humano é composto por água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. 
A água está relacionada com praticamente todas as funções em meio aquoso realizada pelo corpo. Ela ajuda na digestão ao fazer parte da composição de substâncias importantes, como o suco gástrico.
A água está presente no liquido amniótico que protege a criança dentro do útero, evitando que o bebê seja atingido por impactos externos ao longo da gravidez; nos fluídos das articulações, a fim de evitar atrito entre os ossos, e em tantas outras funções.
Mas, para que todo o organismo funcione da forma correta, é preciso repor toda essa água que está sendo usada pelos órgãos. Para isso, os médicos recomendam que um indivíduo consuma de 2 a 3 litros de água por dia.
 Fonte: Adaptado https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/a-importancia-da-agua

Responda:

a)      Lendo o texto, cite três funções da água para a vida dos humanos.
b)      Cite momentos do seu dia a dia em que toma água (manhã, tarde e noite). 
c)  Além de tomar água, podemos consumi-la de outras formas como nos alimentos. Cite exemplos de alimentos que consome com presença de água.
************************************************************************
Aula Programada Educação Física
Prof.: Marliza Curtinove      Data:   03/07/2020


  Diferença entre alongamento e flexibilidade.

Para a maioria da população alongamento e flexibilidade são a mesma coisa. Mas, na verdade não são. Para entender melhor essa questão é importante esclarecer a diferença entre alongamento e flexibilidade.
O alongamento refere-se à capacidade do músculo de ser”elástico”, de se “encompridar”. Flexibilidade refere-se à amplitude de movimento em uma determinada articulação e a facilidade com que está se mova. A flexibilidade geral refere-se o quão flexível são as principais articulações (quadril, coluna, cintura escapular, sendo essa não esportiva, mas que permita realizar movimentos numa amplitude ótima, prevenindo lesões e proporcionando um estado de sentir-se bem. A flexibilidade específica é, ao contrário, aplicável somente nas exigências extraordinárias de determinadas modalidades esportivas e restringe-se somente às articulações pertinentes.
Um músculo alongado contribui para um grau de maior de flexibilidade, aumentando assim a amplitude de movimento de uma articulação. Porém, não é apenas a elasticidade do músculo que determina o grau de flexibilidade de uma articulação, mas também outras estruturas como os ossos, ligamentos e outras estruturas associadas à cápsula articular, tendões e outros tecidos conjuntivos, e pele.

Responda:
1)      Alongamento é......
2)      Flexibilidade é.......
              3)      Você se acha flexível? Por que?

************************************************************************

Aula Programada: Projeto de Vida
Data: 02/07/2020

Faça a atividades em seu caderno:

Ouvir a música “Mais uma vez” de Renato Russo; 
Prestar atenção na letra;
Elaborar um texto;
O que a música tem em comum com o que estamos vivendo?
Quais são seus pensamentos sobre essa pandemia?
O que você sabe sobre o que está acontecendo?
Montar um texto com essas perguntas servindo de apoio. Colocar todos os seus sentimentos em relação ao isolamento, seus pensamentos, seus medos.
Segue o link da música:





*******************
Aula programada relativas aos dias 29 e 30/06/2020
Língua Portuguesa
Professora: Veridiana Oliveira
O LEÃO E O RATINHO

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação ganha outra.

Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008.

 01 – O leão conseguiu se soltar da rede dos caçadores porque

(A) prendeu o ratinho com a pata.
(B) desistiu de esmagar o ratinho.
(C) deixou o ratinho ir embora.
(D) o ratinho roeu as cordas.

 02 – A fábula O leão e o ratinho quer

(A) ensinar o leitor, com diferentes situações.
(B) descrever as relações dos animais na floresta.
(C) revelar grandes segredos ao leitor.
(D) contar sobre a fuga do leão.

 03 – A expressão que apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O leão e o ratinho é

(A) “Todos os ratinhos conseguiram fugir”.
(B) “roeu as cordas e soltou o leão”.
(C) “dormia espichado”.
(D) “O leão ficou preso na rede de uns caçadores”.

04- Produza uma história com no mínimo 20 linhas sobre amizade com personagens animais. Não esqueça de fazer parágrafo, letra maiúscula, por a pontuação.
************************************************************************
Aula de Geografia
Professor Marcelo Zanoni
Aula relativa ao dia 02/07
Olá
Analise as imagens e leia o material abaixo.
Atividade: Realize o movimento de orientação geográfica, assim como mostram as imagens, em seu pátio, apontando o braço direito para a direção Leste (direção onde “nasce” o Sol) e o braço direito esquerdo para o oeste.
Registre através de fotografia.

Não é preciso imprimir as imagens.
Boa semana para todos, cuidem-se, se possível fiquem em casa.
Email do professor: marcelozanoni800@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


*********************************************************************************************************


Atividade Programada de História
 Professor Anderson
Semana de 29/06 até 03/07

OS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA

Atividade:
A tabela abaixo apresenta o nome dos três períodos da Pré-história. Desenhe-a em seu caderno e complete com as principais características de cada um (modo de vida dos seres humanos, alimentação, moradias, ferramentas,etc.)






 Principais
características

PALEOLÍTICO


NEOLÍTICO

IDADE DOS METAIS










Obs. Algumas informações podem se repetir.

Email do professor: profandergomes@gmail.com

********************************************************************************************************************















ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 10 - 22 à 26/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Disciplina de Ciências
Professor Eduardo Luís Ruppenthal
Aula relativa à semana dos dias 22 a 26 junho de 2020

Água é vida!

Benefícios de um recurso fundamental para a manutenção da vida


A importância da água engloba a disponibilidade e maneiras de preservação desse recurso tão importante para a vida dos seres vivos. A água está presente na estrutura corporal dos seres humanos e ocupa mais da metade de todo o Planeta Terra
A água é o principal meio de vida de animais, vegetais e humanos, pois sem ela seria impossível a vida na Terra. Contudo, a maior parte da população ainda não se preocupa com a preservação desse recurso, talvez por estarem acostumadas com a abundância em determinados locais.
Por outro lado, há países que sofrem com a disponibilidade de água potável. Segundo dados da Unesco, a maioria desses países estão localizados no Oriente Médio. Um deles é o Kuwait, situado no Golfo Pérsico.
A água está presente no uso doméstico e é a principal base para a produção de bens de consumo, uma vez que está presente tanto no setor industrial quanto na produção de alimentos (agricultura). Portanto, reconhecer a importância da água e usá-la de forma racional é um dever de todos.
Fonte: Adaptado https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/a-importancia-da-agua

Responda:

a)      Lendo o texto, cite três usos da água que demonstram a sua importância.
b)      Cite três exemplos do uso racional da água no seu dia a dia.
c)      “Manter a torneira fechada, enquanto escovamos os dentes”. É um exemplo de como podemos economizar água. Faça um desenho como forma de uma campanha de sensibilização e conscientização das pessoas para economizarem água.          

-----------------------------------------




Atividade de Matemática
Turmas 61 e 62 – referente a semana de 22.06 a 26.06 Professora Sonia
De acordo com o enunciado de cada exercício marque uma alternativa correta.
1)       Mil trezentos e nove multiplicado por oito é igual a :
a)      8.472
b)      10.472
c)      10.320
d)      10.432

2)       Somando o dobro de 82 com o triplo de 25, obtemos:
a)      189
b)      214
c)      296
d)      239

3)     Cinco ônibus partem para uma excursão, cada um levando 39 passageiros. Participam dessa excursão:
a)      185 pessoas
b)      Mais de 200 pessoas
c)      Menos de 150 pessoas
d)      Um número inferior a 250 pessoas

4)     )  Carla disse: “ Eu tenho 5 anos, minha irmã é 7 anos mais velha do que eu, e a idade do meu pai é o produto das nossas idades”. Quantos anos tem o pai de Carla?
a)      35 anos
b)      60 anos
c)      62 anos
d)      70 anos

5)       Um estacionamento cobra R$ 3,00 pela primeira hora. A partir da segunda o valor é de R$ 2,00. Quanto pagará o proprietário de um carro que esteve estacionado durante 7 horas?
a)      R$  10,00
b)      R$ 12,00
c)      R$ 42,00
d)      R$ 15,00
IMPORTANTE; Você deverá fazer os cálculos antes de escolher a alternativa correta. 
------------------------------------------------ 
AULA PROGRAMADA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF.: MARLIZA CURTINOVE
DATA:26/06
Leia o texto e copie no seu caderno somente o que está em negrito, realize esses 5 alongamentos, grave um vídeo com duração de no máximo 1 minuto (não precisa ter som, ou podem colocar uma música enquanto rola o vídeo). Este vídeo será a comprovação da atividade desta semana, vocês irão arquivá-lo e posteriormente, quando solicitado, enviar para mim. Observação: somente eu irei visualizar o vídeo e logo após anotação, irei excluí-lo.
FLEXIBILIDADE
A flexibilidade exerce um papel mais importante do que podemos imaginar em nosso bem-estar. Especialistas garantem que um bom alongamento ajuda a obter melhores resultados durante os exercícios e aumenta a mobilidade e a coordenação muscular, reduzindo dores e prevenindo lesões. Além disso, melhora a circulação sanguínea e pode desempenhar um papel importante na prevenção de algumas doenças graves, como artrite, diabetes e problemas renais.
Alongamento gato - vaca
Um alongamento “gato-vaca” é excelente para começar a aquecer a coluna, além de melhorar a flexibilidade das costas, do pescoço e dos ombros.
Apoie-se sobre suas mãos e seus joelhos.
Arqueie suas costas lentamente, aproximando o abdômen do chão e levante a cabeça.
Fique assim por alguns segundos.
Lentamente curve as costas como um gato.Repita 10 vezes.


2. Alongamento para as costas.
O alongamento para “expandir as costas” é ótimo para alongar essa região. Apenas se certifique de não ultrapassar seus limites. Se sentir alguma dor ou desconforto no pescoço, é provável que tenha exagerado.
Deite-se de bruços.
Apoie-se nos cotovelos, mantendo o abdômen e os ossos do quadril em contato com o chão.
Em seguida, estique os braços em uma posição semelhante à de quando faz flexões, mas mantenha os quadris no chão.
Permaneça nessa posição por 30 segundos. Repita três vezes.


3. Alongamento ponte
O alongamento da ponte não é apenas um exercício efetivo para o abdômen, mas também é ótimo para alongar o pescoço, a coluna, as coxas e os quadris.
Deite-se de costas com os joelhos flexionados.
Muito lentamente, levante os quadris para cima, mantendo os ombros e os pés totalmente apoiados no chão.
Permaneça nessa posição por 30 segundo. Repita três vezes


4. Alongamento lateral
O alongamento lateral trabalha músculos da coluna, da virilha, a região isquiotibial ( região posterior da coxa) e o abdômen.
Coloque os pés a cerca de um metro e meio um do outro.
Estique os braços em ambos os lados paralelos ao chão.
Incline-se para a direita, dobrando o joelho desse lado e apoiando o cotovelo direito no joelho.
Estenda o braço esquerdo acima da cabeça, mantendo uma linha reta do pé esquerdo até sua mão esquerda.
Se possível, abaixe a mão direita até o chão, na frente do pé direito.
Mantenha essa postura por 30 segundos.
Repita para o outro lado.


5. Alongamento do “cachorro estendido” O alongamento do “cachorro estendido” é excelente para toda a parte superior do corpo, incluindo as costas, os ombros e os braços.
Fique em quatro apoios, mantendo as mãos na distância dos ombros e os joelhos na distância dos quadris.
Deslize lentamente as mãos para a frente, abaixando o peito em direção ao chão.
Mantenha seus braços estendidos sem encostar no chão.
Permaneça nessa posição por 30 segundos e retorne lentamente à posição inicial.
Repita três vezes.

-----------------------------------------






                                   Aula de Inglês - t.: 62
  
Aula do dia 25/06

Teacher: Suzana Scholl

Revisão de Verb to be-present.

Exercises:

Translate the sentences: Traduza as frases:

  1. I am a good student-
  2. The cat is brown-
  3. My friends are happy-
  4. My house is green-
  5. My book is red-
  6. The bird  is yellow-
  7. We are not bad boys-
  8. You are a good teacher-
  9. The car is not blue-
  10. My mother is beautiful-
  11. My school is good-
  12. My sister is an excellent student-   

-----------------------------------------





Aula Programada Professor Marcelo Zanoni-Geografia
Aula relativa ao dia 25/06

Olá
Com base nos exemplos responda as atividades em seu caderno.
Não é preciso imprimir as imagens.
Boa semana para todos, cuidem-se, se possível fiquem em casa.



*******************************************************
Aula Programada: Projeto de Vida

Data: 25/06/2020

ATIVIDADE:

Na sua casa, peça para alguém lhe fazer um pequeno depoimento de algo da sua vida, algo que marcou. Conhecendo a história da pessoa que você escolheu, responda:
 - O que você aprendeu com ela?
 - O que você sentiu ao escutar a história?
 - Você sente orgulho da pessoa que entrevistou?
 - Na sua vida, o que te fará lutar pelos seus sonhos?
 Para fazer no caderno, em forma de texto, pode contar, se quiser, a história da pessoa junto, caso ache interessante, mas se não quiser somente elabore um texto respondendo as questões acima.
 Bom trabalho e saudades!

----------------------------------------------------------





Aula programada relativas aos dias 22 e 23/06/2020
Língua Portuguesa
Professora: Veridiana Oliveira
Copie no caderno
Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às questões interpretativas propostas:
Você sabia que as formigas são pastoras dos pulgões?
               
Você já deve ter ouvido falar em pastores de gado, que trabalham domesticando e alimentando os animais. Agora, formigas pastoras é novidade, não é?! Pois para garantir um alimento muito curioso, elas cuidam dos pulgões, insetos pequeninos e muito frágeis.
Não pense você que as formigas são boazinhas. Na natureza, os bichos agem por instinto. Assim acontece entre as formigas e os pulgões: instintivamente eles fornecem alimentos a elas em troca de proteção.
Com as formigas por perto, tomando conta dos predadores – como as joaninhas, que caçam e comem pulgões –, eles podem passar o tempo de que precisarem perfurando os caules das roseiras, por exemplo, para sugar a seiva. Quer saber que alimento os pulgões oferecem às formigas pela proteção que recebem? Cocô!
É sério! O cocô dos pulgões é muito nutritivo para as formigas. Como necessitam de muito açúcar para sobreviver e formar as proteínas indispensáveis ao seu crescimento, os pulgões comem o tempo todo e vão eliminando o excesso daquilo que ingerem. Para aproveitar o banquete, as formigas encostam nos pulgões que excretam as fezes em cima das antenas delas.
Para os pulgões, as formigas não poderiam ser melhores protetoras. Como vivem em sociedade, elas são muito organizadas. Além de protegê-los dos predadores, quando percebem que a planta onde estão não tem mais seiva, carregam eles para sugar outros cales.
Muitas vezes, as formigas, como boas pastoras que são, arriscam suas próprias vidas pelo “rebanho”. Quando um predador do pulgão é muito maior, elas tentam pelo menos proteger os filhotes levando-os, em caso de situações de muito risco, para dentro de suas próprias colônias. Como babás, cuidam dos filhotes, que crescem, voltam para as plantas e garantem mais cocô. Urgh!
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

01 – Em “insetos pequeninos e muito frágeis”, a autora do texto caracteriza:
(     ) os pulgões.    (     ) as formigas.   (     ) as joaninhas.
02 – No segmento “Na natureza, os bichos agem por instinto.”, a expressão destacada exprime uma circunstância de:
(     ) lugar.  (     ) modo.   (     ) tempo.

03 – Identifique o trecho em que a autora expõe o motivo de as formigas se alimentarem do cocô dos pulgões:
(     ) “[...] que alimento os pulgões oferecem às formigas pela proteção que recebem? Cocô!”
(     ) “O cocô dos pulgões é muito nutritivo para as formigas.”
(     ) “[...] as formigas encostam nos pulgões que excretam as fezes em cima das antenas delas.”

04 – Segundo o texto, “os pulgões comem o tempo todo e vão eliminando o excesso daquilo que ingerem”. Por quê?

05 – No período “Como vivem em sociedade, elas são muito organizadas.”, a palavra “Como” foi empregada para:
(     ) apontar uma causa.  (     ) indicar um exemplo. (     ) estabelecer uma comparação.

06 – Na passagem “Além de protegê-los dos predadores [...]”, o pronome “los” refere-se:
(     ) aos pulgões.  (     ) aos predadores.   (     ) aos outros caules.

 07 – O termo “cocô” é um exemplo de linguagem:
(     ) informal.  (     ) regional.  (     ) científica.

08 – Em “Urgh!”, a autora do texto expressa:
(     ) nojo.  (     ) alívio.   (     ) surpresa.
 **********************************************************

----------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades programadas de Artes
Professora Gisele
Aula referente ao dia 24 de junho

Copie o texto o texto abaixo em seu caderno de Artes.


Auto Retratos
Quando falamos sobre autorretratos, geralmente quem tem mais contato com arte costuma logo associar a imagem de Frida Kahlo.
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos do México. Inspirada na cultura popular do país, ela empregou um estilo de arte popular ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana.
O trabalho de Kahlo como artista permaneceu relativamente desconhecido até o final dos anos 1970, quando seu trabalho foi redescoberto por historiadores de arte e ativistas políticos. No início dos anos 1990, ela se tornou não apenas uma figura reconhecida na história da arte, mas também considerada um ícone para Chicanos, o movimento feminista e o movimento LGBTQ. O trabalho de Kahlo tem sido celebrado internacionalmente como emblemático das tradições nacionais e indígenas mexicanas e pelas feministas, pelo que é visto como uma descrição intransigente da experiência e forma feminina.

Atividade

Inspirado na obra de Frida, crie um autorretrato utilizando a técnica de desenho ou pintura que preferir. A composição deve ser feita em folha de ofício ou desenho e ter margens de 2 centímetros.


Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678.

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade Programada de História
 Professor Anderson
25/06 e 26/06

Olá alunos, a atividade desta semana exigirá de vocês espírito investigativo. Continuaremos desvendando os mistérios sobre a origem do ser humano e suas aventuras na Pré-história. Para começarmos, vocês deverão responder três perguntas-chave sobre os primeiros seres humanos e sua chegada ao continente americano.

Bom trabalho!

Responda:

  1. Qual o nome do continente em que surgiram os primeiros seres humanos?
  2. Quais as principais atividades realizadas pelos seres humanos para garantir sua sobrevivência na Pré-história?
  3. Há aproximadamente quanto tempo atrás, os primeiros seres humanos chegaram ao nosso continente?


















----------------------------------------------------------



ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 9 - 15 à 20/06/2020
Observação: 20/06- Sábado Letivo válido por sexta-feira.
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
Aula Programada Educação Física
Prof.: Marliza Curtinove
19/06/2020
Faça uma livre pesquisa sobre os tipos de saltos horizontais que fazem parte do atletismo. Como sugestão, assista aos vídeos a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=V2F8bDXtMnU

https://www.youtube.com/watch?v=mp--DlXJvbM

Responda:
Qual o objetivo de um atleta do salto em distância e do salto triplo?
Descreva passo a passo como se realiza o salto em distância.
Descreva passo a passo como se realiza o salto triplo.
  ----------------------------------------------------------
Atividade de matemática 6 ano – profª Sonia – semana de 15.06 a 20.06
    1)      Em uma loja um aparelho de telefone celular está sendo oferecido em 4 prestações de R$ 190, 00 cada uma. Qual é o preço total desse aparelho?

2)      Márcia vai precisar de 6 maçãs para fazer uma torta, ela foi a feira e tinha uma promoção, 3 maçãs por R$ 5,00, quanto ela vai gastar com as maçãs?

3)      Em um teatro, as cadeiras estão dispostas em 20 linhas e 15 colunas. Qual é o total de cadeiras que podem ser colocadas no teatro?

4)      Usando as informações do exercício anterior responda:

a)      O valor de 12 maçãs........
b)      O valor de 30 maçãs .......
c)      Com R$ 35,00 podemos comprar quantas maçãs?
d)      E com R$ 60,00 compramos quantas maçãs ?

5)      Resolva:
a)       426 x  12 =
b)      1350 x 45 =
c)      37 x 8 = 
----------------------------------------------------------

Disciplina de Ciências


Professor Eduardo Luís Ruppenthal
Aula relativa à semana dos dias 15 a 20 junho de 2020

Água é vida!

A água é uma substância fundamental para a existência de vida no planeta Terra.
Ela pode estar em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido, podendo se transformar
em qualquer um dos estados através das mudanças do estados físicos. Isso faz com que
a água circule pela Terra formando o ciclo da água.

Ciclo da água
1.                  Faça um desenho de um ciclo da água semelhante à imagem acima, incorporando o local que você mora (sua casa, sua rua, seu bairro, sua cidade, a paisagem de Osório, etc). Seja criativo. E pinte. 
Observação: Esta atividade também estará disponibilizada no Classroom para nos familiarizarmos com este novo sistema.
  ----------------------------------------------------------

Atividade de Geografia – Professor Marcelo Zanoni
Aula relacionada ao dia 18/06

Olá
O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.
O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua
superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)
com base nos princípios do círculo trigonométrico.

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.
O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.
As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.
Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.
É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.
Obter as coordenadas de um local
  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.
Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!
Por exemplo, a minha localização aqui é:
Latitude 29º53’34.8 Sul
Longitude 50º15’23.0 Oeste
Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

As atividades devem ser enviadas para o e-mail marcelozanoni800@gmail.com
Grande abraço  
----------------------------------------------------------




Atividade de Inglês

Dia 18/06
Name:
Teacher: Suzana Scholl.

Personal Pronouns – Pronomes Pessoais.
Aula dos dias:  18/06
I     -  eu (sempre com letra maiúscula)
You- você, tu
He- ele para pessoas
She – ela para pessoas
It – ele/ele somente para coisas e animais no singular.
We- nós
You – vocês
They – eles e elas.
Obs.: Quando uma coisa ou animal estiver no plural usamos they.
Ex.: the cat – it                                        the cats – they.
Tentem fazer o exercício abaixo.
1-      Write the correct Personal Pronouns: you, he, she, it, we, you they.
a)  The book – It ( fiz como exemplo)
b) My mother –
c) Paula-
d) Mario-
e) The teacher-
f) My house-
g) I and my sister-
h) The chocolate-
i) The dogs-
j) My school-


  ----------------------------------------------------------


Aula Programada: Projeto de Vida
Data: 18/6/2020


As atividades abaixo deverão ser descritas e/ou realizadas no caderno, para que possam ser retomadas após a quarentena, pelo Professor(a)!


Esse é somente um modelo. Você deverá produzir um coração dividido em várias partes. Pode ser em qualquer folha que tiver em casa. Nessas partes que você dividirá, deverá estar escrito o que mais você gosta e sente falta nesse momento. Todas as coisas que lembrar, por isso pode dividir em quantas partes quiser. Pode pintar, enfeitar. Use a criatividade, o tempo e FIQUE EM CASA! Estou com saudades das nossas aulas. Um beijo carinhoso em cada um de vocês.

*************************************************************



Aula programada relativas aos dias 15 e 16/06/2020
Língua Portuguesa
Professora: Veridiana Oliveira
Copie no caderno
Carta aos Pais

    Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
    – Papai! Quanto o Senhor ganha por hora?
    O pai, num gesto severo, responde:
    – Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.
    Mas, o filho insiste:
    – Mas, papai, por favor … diga quanto o Senhor ganha por hora …
    A reação do pai foi menos severa, e respondeu: – R$3,00 por hora.
    – Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?
    O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
    – Então, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!
    Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:
    – Filho … está dormindo? – Não, papai. Respondeu o sonolento garoto.
    – Olha, aqui está o dinheiro que me pediu.
    – Muito obrigado, papai! … – disse o filho, levantando-se e retirando R$2,00 de uma caixinha que estava sob a cama – Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?
Autor desconhecido
Responda:
 1) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, observando o sentido das palavras no contexto:
1. tímida                 (   )grosseria
2. severo                (   ) fúria 
3. amole                 (   ) rigoroso
4. ira                       (   ) que está meio acordado
5. brutalidade         (   ) chateie
6. sonolento           (   ) acanhada
2) Observe a seguinte passagem do texto:” Um menino, com voz tímida e olhar de admiração…”. As palavras destacadas na frase acima indicam:
a) que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai estava com medo de fazer a pergunta.
b) que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai sentia-se acanhado em fazer a pergunta.
c)que o menino era tímido e estava admirado pela atitude do pai.

d) que o menino estava tímido por causa da atitude do pai, porém tinha muita admiração por ele.
3) Porque o garoto insistia em saber quanto o pai ganhava por hora?
a) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00.
b) porque ele precisava pedir emprestado R$ 3,00.
c) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar um presente para o pai.
d) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar uma hora do tempo do pai.
4) Explique qual é a função do travessão no trecho a seguir: “- Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?”
5) Com as palavras abaixo, elabore 2 frases interrogativas, 2 frases exclamativas e 2 frases declarativas afirmativas:
a) trabalho         b) hora          c) dormir      d) cansado     e) quarto      f) tempo   
6) Observe os adjetivos abaixo, após encontre o substantivo correspondente a cada um deles, no texto:
a) tímida     b) severo   c) severa   d) culpado   e) doída     f) baixa         g) sonolento
7) Analise o final do texto: “Agora já completei! Tenho R$3,00!   Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?”. Como você acha que o pai reagiu diante dessa situação?
8) Dê continuidade ao texto. O pai deverá responder à pergunta feita pelo filho no último parágrafo. Conte como o relacionamento de ambos ficou depois dessa atitude do menino. Inclua as ações da imagem abaixo em sua história. Bom trabalho!
****************************************************************

Atividades programadas de Artes
Professora Gisele
Aula referente ao dia 17 de junho


Estamos no mês das famosas festas Juninas, que comemoram São João, São Pedro e Santo Antônio. No Brasil, estas festas são fortes características da nossa carga história e artística, já que estas são exemplos fortes da cultura e folclore do nosso povo.
Atividade
Caso você consiga imprimir a imagem abaixo, colorir a mesma utilizando suas cores favoritas! ATENÇÃO: Se você não te acesso à impressora, use a mesma imagem abaixo para se inspirar e criar um desenho sobre festa junina! Pode ser sobre o que você mais gosta na festa, a quadrilha, as barracas, as bandeirinhas... Solte sua criatividade!



Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou também pelo whatsapp 051 98042 0678.
Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3




















  ----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 8 - 08 à 12/06/2020
11/06 (quinta-feira)- FERIADO CORPUS CHRISTI

↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Disciplina de Ciências
Professor Eduardo Luís Ruppenthal
Aula relativa à semana dos dias 08 a 12 junho de 2020

Água é vida!

A água é uma substância fundamental para a existência de vida no planeta Terra.
Abaixo tem informações sobre os estados físicos da água e as mudanças.
Responda as perguntas abaixo:
Estados físicos da água
Mudanças de estados físicos da água
      1)      Dê exemplos dos estados físicos da água em sua casa e no seu dia a dia.
2)      A fusão é a mudança do estado físico sólido para o líquido.
      3)      Responda:
O que é vaporização?
O que é liquefação?
O que é solidificação?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Aula Programada Educação Física
Prof.: Marliza Curtinove     12/06
Atletismo
Revisão sobre os tipos de corridas que fazem parte do atletismo. Como sugestão, assista aos vídeos a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=meIadnOwyME
https://www.youtube.com/watch?v=EhqUi_rXSmo,
Responda:
Qual a diferença entre as corridas de velocidade e as corridas de fundo?

Como pode ser definida uma corrida de revezamento?

Quais as diferenças entre corridas com barreiras e corridas com obstáculos?


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Atividades programadas de Matemática Turmas 61 e 62- professora  Sonia
Referente aos dias 08.06.20 e 10.06.20
1) No dia do seu aniversário, Joana ganhou R$ 22,00 de seu pai e R$ 30,00 de sua tia. Quantos reais ela ganhou nessa ocasião?

    2) Havia 35.876 espectadores quando um jogo de futebol acabou. No intervalo, l. 056 torcedores haviam saído do estádio. Quantos torcedores estavam no estádio quando o jogo começou?


     3) O primeiro set de uma partida de vôlei durou 35 minutos; o segundo durou 15 minutos  a mais do que o primeiro. Qual foi o tempo de duração dessa partida se o terceiro set durou 32 minutos?


     4) Josefina saiu de casa com  R$ 126,00, passou na padaria e gastou  R$ 23,00, depois tomou um sorvete e gastou 7,00, no caminho de casa comprou um livro que custou  R$ 36,oo. Com quantos reais ela chegou em casa?


5)  Roberto fez 112 pontos e Marina fez  144 pontos em um jogo de vídeo game. Se Roberto fizer mais 32  pontos e marina fizer  mais 4 pontos, o jogo ficaria empatado?


 E- mail: soniaribeiro830@gmail.com
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 


Aula programada relativas aos dias 08 e 09/06/2020
Língua Portuguesa
Professora: Veridiana Oliveira
Copie no caderno
O que são libélulas?
    Você já deve ter visto uma libélula por aí… É um inseto até bem bonitinho. Geralmente, vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos, quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água!
    Elas possuem um corpo muito alongado: comprido e fininho. Os olhos são grandes, e têm dois pares de asas mais ou menos transparentes. Os delicados insetos podem ser azuis, amarelos, vermelhos, listrados, sem cor nenhuma ou muito coloridos.
    Existem dois grandes grupos desse animal. Um é o Anisóptera. São os mais robustos, maiores, que costumam parar com as asas esticadas para o lado. Bem abertas!
    E o outro se chama Zygoptera. As libélulas desse segundo grupo são menores, mais fininhas e esbeltas. E quando estão pousadas sobre alguma superfície, geralmente dobram as asas para trás, junto do corpo.
    Há quem diga que os pequenos insetos de voo rápido fizeram da serra de São José, em Minas Gerais sua morada por causa de todos os brejos, córregos, rios, lagoas marginais e açudes. Como já contei, libélulas são famosas por voarem perto d’água. Isso quando já são adultas! Antes, dependem mais ainda desses ambientes.
Luiza Lages. Fragmento de “Vida de libélula”. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/infantil/2020/04/13/vida-de-libelula/>.
Responda:
Questão 1 – Identifique a palavra-chave do texto:
(     ) “insetos”.     (     ) “libélulas”.       (     ) “grupos de libélulas”.

Questão 2 – Na passagem “É um inseto até bem bonitinho.”, a autora do texto:
(     ) cita um hábito da libélula.     (     ) expõe uma opinião sobre a libélula.
(     ) levanta uma hipótese sobre a libélula.
Questão 3 – A autora do texto descreve as libélulas no segmento:
(     ) “[…] vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos […]”
(     ) “Elas possuem um corpo muito alongado: comprido e fininho.”
(     ) “[…] costumam parar com as asas esticadas para o lado.”

Questão 4 – Releia:
“[…] quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água!”
O termo “e” exprime:
(     ) a soma de fatos sobre as libélulas.
(     ) o contraste de fatos sobre as libélulas.
(     ) a alternância de fatos sobre as libélulas.

Questão 5 – Segundo a autora do texto, há dois grandes grupos de libélulas. Identifique-os:
R:
Questão 6 – Sublinhe a seguir a expressão empregada para se referir às libélulas:
 “Há quem diga que os pequenos insetos de voo rápido fizeram da serra de São José […]”

Questão 7 – Em “[…] brejos, córregos, rios, lagoas marginais e açudes.”, as vírgulas assinalam:
(     ) uma intercalação.      (     ) uma enumeração.      (     ) um deslocamento.

Questão 8 – No período “Como já contei, libélulas são famosas por voarem perto d’água.”, o trecho destacado indica:
(     ) a causa da fama das libélulas.          (     ) a finalidade da fama das libélulas.
(     ) a consequência da fama das libélulas.
Questão 9 – Na parte “Isso quando já são adultas!”, o pronome grifado:
(     ) retoma uma informação.       (     ) anuncia uma informação.
(     ) complementa uma informação.

*******************************************************************************




Atividades programadas de Artes
Professora Gisele
Aula referente ao dia 10 de junho


Arte Abstrata e Arte Figurativa

As obras de arte, especialmente as visuais, possuem duas tendências diferentes na forma de apresentação de uma obra: a figurativa e a abstrata.
Arte figurativa ou figurativismo - que retrata e expressa a figura de um lugar, objeto, pessoa ou situação de forma que possa ser identificado, reconhecido. Abrange desde a figuração realista, parecida com o real até a estilizada que não é tão fiel ao real, apenas sugere. O figurativismo segue regras e padrões de representação da imagem retratada.
Yara Tupinambá – Instituto e Bienal | Cultura - Cultura Mix
                         Obra “São João”, Yara Tupinambá. (Figurativa)

Arte abstrata ou abstracionismo: é um termo genérico utilizado para classificar toda forma de arte que se utiliza somente de formas, cores ou texturas, sem retratar nenhuma figura, rompendo com a figuração, com a representação naturalista da realidade. Podemos classificar o abstracionismo em duas tendências básicas: a geométrica e a informal.
                                                            Mostra reúne gravuras, esculturas e pinturas de Tomie Ohtake e ...
                       Obra “Cores”, Tomie Ohtake. (Abstrata)

Atividade para responder no caderno.
1. O que é Arte Figurativa? Como ela se divide?
2. O que é Arte Abstrata? Como ela se divide?
Exercícios práticos
Faça em uma FOLHA DE PAPEL SEM PAUTA:
1. Um desenho, pintura ou colagem FIGURATIVA.
2. Um desenho, pintura ou colagem ABSTRATA.

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou também pelo whatsapp 051 98042 0678.
Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3



























---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

  

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 7 – 1º à 5/06/2020



↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Disciplina de Ciências
Professor Eduardo Luís Ruppenthal
Aulas relativas à semana dos dias 01 a 5 de junho – Semana do Meio Ambiente
Atividade de reflexão

As charges são ilustrações (desenhos) que pautam um tema, trazem uma análise crítica e deixam uma mensagem conforme a interpretação de cada um.

Analise as charges que pautam temas ambientais, reflita e escreva a sua interpretação (no mínimo 5 linhas). O que você entende olhando essas charges?
a)
b)
c)

OBS.: AS ATIVIDADES DE  MARÇO E ABRIL DEVERÃO SER REALIZADAS E ENVIADAS PARA O E-MAIL: ruppenthalbio@hotmail.com
PRAZO: 06/06/2020.
IDENTIFIQUE NOME, TURMA E ESCOLA. OBRIGADO!
----------------------------------------------
AVISO!!!
DISCIPLINA DE HISTÓRIA -  PROFESSOR ANDERSON: Neste mês não haverão atividades novas desta disciplina, pois o professor encontra-se em licença paternidade, e todas as atividades anteriores deverão ser enviadas para o e-mail: profandergomes@gmail.com.
IDENTIFICAR TURMA E NOME NO E-MAIL.
----------------------------------------------

Aula programada de matemática referente aos dias 01.06.20 e 03.06.20. professora Sonia
Marque a alternativa correta:
  1. Se  x  = y + 5   e y = 10 então  X é igual a :
  1. 5
  2. 15
  3. 25
  4. 50

  1. A soma de três mil e dezesseis com doze mil e quatro é:
  1. 15 020
  2. 15 056
  3. 15 416
  4. 15 560

  1. A soma do antecessor de 49 com o sucessor de 86é:
  1. 133
  2. 134
  3. 135
  4. 136

  1. A soma dos dez  primeiros números naturais ímpares é:
  1. 10
  2. 100
  3. 120
  4. 180

  1. Um escritor escreveu, em um certo dia as 20 primeiras páginas de um livro, a partir desse dia  ele escreveu 5 paginas a mais do que o dia anterior , se o escritor trabalhou  4 dias ele escreveu quantas páginas?
  1. 80
  2. 85
  3. 95
  4. 110
OBS:  Queridos alunos preciso que enviem por e-mail as atividades de março e abril, o  prazo é até sexta feira 05.06.20. É muito importante que enviem as atividades.  Cuidem-se e fiquem bem,caso alguém não tenha email pode mandar foto pro meu watts .  não esqueçam de colocar nome e turma.  Watts 984579196 ( somente em último caso por favor ) 
               E- mail:  soniaribeiro830@gmail.com
----------------------------------------------
AULA PROGRAMADA 05/06
EDUCAÇÃO FÍSICA    PROF.: MARLIZA CURTINOVE
Assistir na NETFLIX o filme MEU NOME É RÁDIO e fazer um relato sobre o mesmo.
Link do filme:https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fgloria.tv%2Fpost%2FnpQ2LnufXGyR17wPBQ7fDKWLt%3Ffbclid%3DIwAR1i7TywzYQhtvVTPIYxU0MphusxVy9rP_CwDBdRJSQ6-MUwKzzaCXBKtbo&h=AT3Q0nHAxHp1odfQVmejfjEbdAwePaJuToEkpa3WLkA2KjY8jaqADdbiP8QQ36wQbd0dt8cNHCA9qb9-Qvcw1iT9uXz__13DG3QkXw7YkNVwPB5B75GoEdjsx1ym3rAOJPQwMWwLec3dQJ1UO5SElAi3hQxNyEVXwA
IMPORTANTE: As atividades, realizadas em março e abril, devem ser enviadas para o email marlacurt@hotmail.com até o dia 06/06/2020, identificando com nome, turma e escola. Bons estudos, um abraço e até a volta!


----------------------------------------------

Aula programada: Geografia- Professor Marcelo Zanoni

Olá
Estamos na semana do meio ambiente, data muito importante para lembrarmos que cuidar da saúde do Planeta é também cuidar da nossa saúde.
A tarefa desta semana é realizar uma pesquisa sobre "maneiras simples de preservar o meio ambiente", aplicar alguma destas ações e fazer um breve relato no caderno sobre a ação praticada.

Lembrando que você deve enviar as atividades realizadas até aqui para o meu e-mail até dia 06/06.

marcelozanoni800@gmail.com

-----------------------------------------
Atividade programada: 02-06-2020.
Serviço de Orientação Educacional - SOE

Cada adolescente é único em suas características e histórias de vida, no seu contexto familiar e social e em seus sonhos e projetos pessoais.

Preencha com seus dados de identificação e encaminhem para o e-mail abaixo.
Nome:..................................................................................................................
Idade:.......................................          Turma:......................................................
Nome da mãe:.......................................................................................................
Nome do pai:.........................................................................................................
Tem irmãos?................... Quantos?......................
Telefone para contato:...........................................
Relate como está sendo...........................: medos, alegrias, tristeza, sonhos, angústias, emoções, o convívio com a família, etc...neste período de isolamento social.

                                          E-mail: patricia.kliemann@gmail.com
                                  Estarei aguardando pelos seus relatos com muito carinho.
                                                                              Orientadora Educacional
                                                                                Patrícia M. Kliemann 


__________________________________




Aula Programada: Projeto de Vida
Data: 04/06/2020
Convivência Social
Convivência é a ação de conviver (viver em companhia de outro ou outros). No seu sentido mais amplo, trata-se de um conceito relacionado com a coexistência pacífica e harmoniosa de grupos humanos num mesmo espaço.
Para um êxito na convivência social é preciso dizer tudo o que pensa, mas pensar em tudo o que for falar.
Atenção: As atividades (essa e as anteriores) podem ser enviadas para o e-mail da escola: prudentesupervisao@gmail.com


**************************************************************************************
Atividade Programada  de Língua Inglesa para as t.: 61, 62 e 63
Aulas: 02 e 04/06

Name:                                                                                                      Class:
Teacher: Suzana Scholl.
1- Fazer uma lista de todo o material escolar que vocês têm.
2- Escrever em inglês os nomes dos materiais.
Ex.: livro       -            book

******Importante: Todas as atividades enviadas em março e abril/20, deverão ser entregues até o dia 06/06.
- Podem ser enviadas através do meu e-mail – Suzanascholl@hotmail.com
-Ou watts 997077926  ou em mãos(combinar pelo watts -997077926).  

____________________________________________________________

Fiquem bem!!!!!!!!Kisses!!!!!!!!
**************************************************************************
Aula programada relativas os dias 01 e 02/06/2020
Língua Portuguesa
Professora: Veridiana Oliveira
Copie no caderno
Texto: A reforma dos livros
            Emília e sua grande amiga Rãnzinha conversavam animadamente...
            - Que acha que devemos fazer para a reforma dos livros? – perguntou  Emília.
            A Rãnzinha pensou e não se lembrou de nada.
            - Não sei. Parecem-me bem como estão.
            - Pois eu tenho uma ideia  muito boa – disse Emília -.Fazer o livro comestível.
            - Que história é essa?
            - Muito simples.  Em vez de impressos de papel de madeira, que só é comestível para o caruncho, eu farei os livros impressos em papel fabricado de trigo e muito bem temperado. A tinta será estruturada pelos químicos, uma tinta que não faça mal para o estômago. O leitor vai lendo e comendo as folhas; lê uma regra, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura, está almoçado ou jantado. Que tal?
            A Rãnzinha gostou tanto da ideia que até lambeu os beiços.
            - Ótimo, Emília! Isso é mais que uma ideia. E cada capítulo do livro será feito com papel de um certo gosto. As primeiras páginas terão gosto de salada, de assado, de arroz, de tutu de feijão com torresmos. As últimas serão as de sobremesa: gosto de manjar  branco, pudim de laranja, doce de batata.
            E as folhas do índice – disse Emília – terão gosto de café. Serão o cafezinho final do leitor. Dizem que o livro é o pão do espírito. Por que não ser também o pão do corpo?
            - As vantagens seriam imensas. Poderiam ser vendidos nas padarias e confeitarias ou entregues de manhã pelas carrocinhas, juntamente com o pão e o leite.
            - Nem precisa mais de pão, Emília! O velho pão viraria livro. O Livro-Pão, o Pão-Livro! Quem souber ler, lê o livro e depois come; quem não souber ler, come só, sem ler. Desse modo, o livro pode ter entrada em todas as casas, seja dos sábios, seja dos analfabetos. Ótima ideia Emília!
                                                                  Monteiro Lobato. A reforma da natureza
Atividades:
1)    Reescreva as frases, substituindo a palavra sublinhada por outra de sentido semelhante:
a)    Que acha que devemos fazer para a reforma dos livros?
b)   “A Rãnzinha pensou e não se lembrou de nada.”
c)    “ As vantagens seriam imensas.”
  • 2)   Reflita e responda com atenção:

a) a)Queria reformar os livros________________________________________________________
b)b)Disse que os livros pareciam bons como estavam_________________________________
  • 3)   Escreva:

a)    Como seriam, segundo Emília, os novos livros:
·         O papel?
·          A tinta?
b)   Como o leitor usaria esses livros?
 c)   Onde os livros seriam vendidos?
4)   Faça uma produção textual falando sobre a importância da leitura         (Não esqueça de dar um título, de usar parágrafo e pontuação): 
Por gentileza, enviem todas as atividades realizadas no período de 19/03 até 30/04, por e-mail.  O prazo para entrega dessas atividades realizadas nesse período deverá ser enviado até o dia 06/06 para a devolução das mesmas, que podem ser através de arquivos de word, PDF, fotos, etc...para o meu e-mail.
E ao final de cada semana, a partir de 01/06, deve ser enviada as atividades realizadas também.

****************************************************************************


****************************************************************************


Aula Programada de Artes relativa ao dia 03/06/2020Professora: Gisele

Copiar este texto abaixo no caderno e realizar a atividade proposta no final do conteúdo.

Círculos Cromáticos
Círculo cromático, como o próprio nome diz, é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria dos casos ele é dividido em 12 partes e cada uma delas representa uma cor. Estas cores se dividem em primárias, secundárias e terciárias.
Primárias: são as cores puras encontradas apenas na natureza e não podem ser reproduzidas ou produzidas pela mão humana. São elas o ciano (tom puro de azul), o amarelo puro e o magenta (tom de vermelho puro). Vamos utilizar os nomes azul, vermelho e amarelo para nossas atividades escolares.
Secundárias: são as cores resultantes da mistura das cores primárias. São elas o laranja (amarelo+ vermelho), o roxo (azul+ vermelho) e o verde (amarelo+ azul).
Terciárias: são os entretons criados a partir da mistura das cores primárias com as cores secundárias. São cores como o azul esverdeado, amarelo alaranjado e verde amarelado, dependendo da mistura feita dentro do círculo cromático.

Atividade: Vamos criar um circulo cromático! Para isso, utilize folha de desenho ou ofício e tintas guache ou lápis aquareláveis ( caso não possua estes materiais, utilize lápis de cor comum e pinte suavemente para a mistura das cores).
Materiais
o  1 godê (pode reaproveitar uma bandeja de ovo, de plástico, daquelas com 12 espaços para criar o seu godê).
o    1 tinta ou lápis azul
o    1 tinta ou lápis vermelho
o    1 tinta ou lápis amarela (cores primarias)
o    1 pincel
o    1 guardanapo
o    1 folha de ofício ou desenho com o desenho do círculo dividido em 12 fatias ( utilize a imagem abaixo como referência para criar o círculo).


Passo a passo
1.    Coloque em 3 espaços da bandeja, um pouco de azul, um pouco de amarelo e um pouco de vermelho.
2.    Nos espaços seguintes, misture as cores para criar as secundárias e coloque nestes espaços. (roxo, laranja e verde)
3.    Agora é hora de criar as cores terciárias. Nos espaços seguintes, misture as cores secundárias com as primárias para obter as terciárias.
4.    Pinte o círculo cromático de cores de acordo com a figura abaixo e pronto!




IMPORTANTE: a partir da data de hoje, as atividades feitas devem ser enviadas para o email projetoartes.1224@gmail.com até o dia 06/06/2020, ou participe do grupo “ Arterices do Prudente” no Facebook e poste as fotos dos trabalhos de Artes realizados lá, identificando sua série e turma, se souber. Bons estudos, um abraço e até a volta! 



Um comentário: