Técnico 21


ATIVIDADES PROGRAMADAS - JUNHO
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AULA PROGRAMADA –  T: 21

Horário: sexta (2p)                Prof ª:Dalva Heberle                 Disciplina: Desenho Técnico

ATIVIDADE 08  -    Data:  03/07  e  10/07                           Entrega:10/07

   Desenhar e cotar a vista superior a partir da elevação frontal, observando os símbolos utilizados. Não esquecer, das linhas de centro, simetria ou invisível.

   Escala utilizada 1:1 e as medidas em mm.

Obs: Cuidar a data de entrega para ganhar presença.

Desculpas, por não ter postado nenhuma atividade e visualizado as devolutivas, minha saúde não permitia.

Exemplo: 

     

    EXERCÍCIOS:

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 07/07/2020

Turma: 21

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Artigo Científico”

Atividade: Fazer uma pesquisa exploratória sobre assunto de seu interesse. Logo após, definir um tema de estudo para elaboração de um artigo de revisão.

Obs. Nessa atividade o aluno só deverá apresentar o tema do Artigo (não é necessário apresentar o texto da pesquisa).

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

REFERENTE AOS DIAS 30 À 04/07/2020

Turma 21
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Instalações elétricas
Atividade: Luminotécnica
Fornecer características e aplicação dos seguintes ítens:
lâmpadas mistas
vapor de mercúrio
vapor de sódio de alta pressão

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/07/2020. 



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AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS 29 E 30/06/2020

Turma: 21

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Artigo Científico”

Atividade: Pesquisar sobre Artigos Originais e Artigos de Revisão. (Suas características e principais diferenças). Exemplifique.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 23 À 26/06/2020

Turma 21
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Instalações elétricas
Atividade: TIPOS DE LÂMPADAS LED TUBULAR,  SUAS CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 29/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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AULA PROGRAMADA DE CAD 22/06 a 26/06
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Desenhos básicos em CAD
Atividade: Desenho em CAD.
PARA OS ALUNOS QUE POSSUEM COMPUTADOR
1. Se possível efetuar o seguinte desenho em CAD.




AULA PROGRAMADA DE PROJETO ELÉTRICO 22/06 a 26/06
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Projeto elétrico predial
Atividade: Previsão de cargas segundo NBR 5410.
Projeto
1. Continuação da aula anterior, divisão da instalação elétrica predial segundo NBR 5410.


AULA PROGRAMADA DE

AULA PROGRAMADA –  T: 21

Horário: sexta (2p)                Prof ª:Dalva Heberle                 Disciplina: Desenho Técnico

ATIVIDADE 07 : Continuação da atividade                Data:  22/06  e  26/06

   Atenção: entrega da atividade até 03/07     

OBSERVAÇÃO:                                                                                                                            - Continuo recebendo atividades sem nome e  turma ( o nome deve constar na folha da            atividade).                                                                                                                                 - Cuidar a data de entrega.                                                                                                         - Guardar todas  as  atividades, quando  iniciar as aulas  presenciais  vou  recolher  as                atividades para uma correção mais detalhada, sanando assim as dúvidas do aluno.             - Alguns alunos estão enviando as atividades, mas não estão seguindo as  orientações            e nem as normas técnicas para desenho.                                                                                 - Ler a apostila e prestar atenção nas orientações antes de enviar a atividade.                         As atividades são para fixar os conteúdos, o  aluno que não  fizer ou copiar  de  outro              não  terá este aprendizado e no retorno as aulas presenciais ficará difícil acompanhar              a disciplina de desenho técnico  sem estes conhecimentos.                                                    - Enviar as atividades para o e-mail  alunosdalva@gmail.com , através de  arquivos em             PDF  ou Word.                                                                                                                            - O aluno que não enviar as atividades leva falta nas datas da aula programada.

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 23/06/2020

Turma: 21

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Artigo Científico”

Atividade: Assistir ao filme “A ciência e a humanidade”. Link: https://www.youtube.com/watch?v=s7i_1GN67jU&t=600s . Após assistir ao filme, fazer um breve relato sobre a importância da ciência para evolução Humana.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados

Olá

Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.

Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :

Nome do aluno

CPF

Cidade

Endereço

Número da residência

Bairro

Latitude

Longitude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 16 À 20/06/2020

Turma 21
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Instalações elétricas
Atividade: Luminotécnica: dar conceito técnico e pesquisar sobre led e lãmpadas led

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 22/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.




AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS 15 E 16/06/2020

Turma: 21

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Normalização”

Atividade: Pesquisar sobre a Norma NBR-5419 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas), logo após, fazer um resumo com os principais tópicos e características da norma.  

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


AULA PROGRAMADA –  T: 21

Horário: sexta (2p)                Prof ª:Dalva Heberle                 Disciplina: desenho técnico

  ATIVIDADE 07   -   Data: 12/06  - 19/06  e  22/ 06                                                                                                  
  - Desenhar na escala 1:50  a planta baixa da folha 01 da apostila de exercícios.                                                        - Observar as normas técnicas para desenhos de edificação que estão na apostila e no trabalho de pesquisa 
    ( atividade 3 ).                                                                                                                                                              - Desenhar numa folha A3 de papel manteiga, não esquecer as margens.                                                                  - Para facilitar o desenho, compre uma folha de papel quadriculado e cole o papel manteiga em  cima, fica mais        fácil de desenhar, tem as linhas para se orientar.                                                                                                        - Não esquecer de colocar o nome na atividade.

  APOSTILA: pag.03 a 11( material de apoio para auxiliar na execução da atividade).

➤  ATENÇÃO:                                                                                                                                                                  -  As atividades  são para fixar os conteúdos, o  aluno  que não  fizer ou copiar  de  outro não  terá este aprendizado e no retorno as aulas presenciais,  ficará difícil  acompanhar a disciplina de desenho técnico  sem estes conhecimentos.                                                                                                                                    OBSERVAÇÃO:                                                                                                                                                      Favor enviar somente um e-mail com atividades, alguns  alunos  estão enviando vários com a mesma atividade, fica exaustivo abrir todos.                                                                                                                                    Sempre coloco OK , lembrete ou correção.

AULA PROGRAMADA DE CAD REFERENTE AO DIA  09/06/2020
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Desenhos básicos em CAD
Atividade: Desenho em CAD.
PARA OS ALUNOS QUE POSSUEM COMPUTADOR
1. Se possível efetuar o seguinte desenho em CAD.


AULA PROGRAMADA DE PROJETO ELÉTRICO REFERENTE AO DIA 10/06/2020
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Projeto elétrico predial
Atividade: Previsão de cargas segundo NBR 5410.
Projeto
1. Alocação dos pontos de utilização de uma instalação elétrica predial segundo NBR 5410.


AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 08 À 12/06/2020

Turma 21
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Fator de potência
Atividade: Fazer um estudo conforme polígrafo instalações elétricas 2ª semestre dando conceitos técnicos sobre potência aparente, ativa e reativa.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 15/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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AULA PROGRAMADA –  T: 21

Horário: sexta (2p)                Prof ª:Dalva Heberle                 Disciplina: desenho técnico

ATIVIDADE 06   -   Data: 05/06  e 08/06

Responda de acordo com as normas da ABNT e apostila, enviar até 12/06.

APOSTILA: pag.01 a 11

01 - Qual é a escala recomendada para o desenho da planta baixa e cortes:...................

02 - O desenho da planta baixa é a projeção vista no plano:.........................

03 - As ............................ indicam a localização da linha de corte.

04 - A projeção da cobertura é indicada por linhas .................................

05 - A .........................deve ser posicionada no canto inferior esquerdo nas folha maiores A4.

06 - A distância gráfica é a medida do  .........................                 

07 - Quando desenho e peça tem as mesmas dimensões, qual a escala utilizada?.............

08 - Na escala 10:1 o desenho será:  ..................................

09 - A escala tem unidades de medidas?  ..........................

10 -  2:1; 20:1; 100:1 são exemplos de escala de .................................

11 - Na escala 5:1 significa dizer que 5mm no desenho correspondem a............. na peça real.

12 - As escalas são classificadas em: ........................................................................ 

èATENÇÃO: As atividades desenvolvidas de 19/03 a 30/4 devem ser enviadas até o dia 06/06, está data foi solicitada pela CRE, para  avaliar  e registrar frequência do aluno.

    Enviar para o e-mail:  alunosdalva@gmail.com

AULA PROGRAMADA –  T: 21

Horário: sexta (2p)                  Prof ª:Dalva Heberle                    Disciplina:Desenho Técnico

ATIVIDADE 05  -  Data: 01/06 (2p) – (segunda horário de sexta)

— Revisar  todas atividades de 20/03 até 24/04 para enviar e ser avaliado até 06/06.

 èATENÇÃO: As atividades desenvolvidas de 19/03 a 30/4 devem ser enviadas até o dia 06/06, está data foi solicitada pela CRE, para  avaliar  e registrar frequência do aluno.

    Enviar para o e-mail:  alunosdalva@gmail.com


AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 03 À 06/06/2020

Turma 21
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Atividade: Pesquisar sobre capacitores, tipos e suas funções. Fonte Polígrafo IE

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 á 30/04/2020, assim como as próximas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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AULA PROGRAMADA DE PROJETO ELÉTRICO REFERENTE AO DIA 03/06/2020

 

Turma: 21

Professor: Felipe Grandini 

Conteúdo: Projeto elétrico predial

 

Atividade: Revisar todas as atividades realizadas nos meses de março e abril para enviá-las, em pdf ou jpg, até o dia 06/06 preferencialmente por whatsapp (997946904) ou email felipegrandini@live.com

AULA PROGRAMADA DE CAD REFERENTE AO DIA 02/06/2020

 

Turma: 21

Professor: Felipe Grandini 

Conteúdo: Desenhos em CAD

 

Atividade: Revisar todas as atividades realizadas nos meses de março e abril para enviá-las, em pdf ou jpg, até o dia 06/06 preferencialmente por whatsapp (997946904) ou email felipegrandini@live.com





AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 02/06/2020

Turma: 21

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: Normalização

Atividade: Pesquisar sobre a Norma NBR-5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão), logo após, fazer um resumo com os principais tópicos e características da norma.  

 

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 à 30/04/2020, assim como as próximas para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. O prazo final para a entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

  



























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AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 06 e 07/04/2020
Turma: 21
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Normalização
Atividade: Responder ao questionário referente ao conteúdo de “Normalização” (Páginas de 01 a 10 do polígrafo).
MONITORAMENTO DO ESTUDO SOBRE NORMALIZAÇÃO
1. Cite alguns objetivos das Normas Brasileiras:
2. Como é desenvolvida a elaboração das Normas no Brasil?
3. Quando é que um pedido de estudo da norma se torna realmente Norma Brasileira?
4. Qual a finalidade do CONMETRO?
5. Cite alguns tipos de Normas:
6. Qual a finalidade da ISO?
7. Como a ISO é constituída?
8. Qual o objetivo da ISO 9000?
9. Qual o objetivo da ISO 14000?
10. Cite alguns órgãos brasileiros envolvidos na ISO 9000.
11. O que se entende por normalizar?
12. Qual o principal objetivo da ABNT?

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


AULA PROGRAMADA DE CAD REFERENTE AO DIA 06 e 07/04/2020
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Desenhos básicos em CAD
Atividade: Pesquisa sobre softwares de CAD.
PARA OS ALUNOS QUE POSSUEM COMPUTADOR
1. Fazer o download de um software CAD na versão educacional (gratuita para estudantes perante cadastro):
2. Pesquisar e se possível utilizar o sistema de coordenadas do CAD;
3. Pesquisar e se possível utilizar as funções do mouse e do teclado no CAD.

Obs. Para duvidas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


AULA PROGRAMADA DE PROJETO ELÉTRICO REFERENTE AO DIA 08/04/2020
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Projeto elétrico predial
Atividade: Pesquisa partes de um projeto elétrico predial.
PESQUISA
1. Pesquisar sobre as partes competentes de um projeto elétrico predial e o passa a passo do mesmo.
Obs. Para aqueles alunos que não possuem o livro de Projeto Elétrico Predial, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


     AULA PROGRAMADA DE DESENHO TÉCNICO  -  T:21
     ATIVIDADE 04: 17/04
    Figuras em escala (atividade prática): utilizando o escalímetro, reproduzir os desenhos nas escalas indicadas nas folhas de exercícios.
    Folhas de exercícios, orientações e ilustrações em anexo.
    Obs:
    Não consigo enviar as imagens de orientação e as folhas de exercícios, favor entrar em   contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com
    Quando possível, posso tirar as duvidas ou enviar anexos pelo e-mail:  
 alunosdalva@gmail.com
                                                                  
ESCALAS
É a relação que existe entre o tamanho do desenho de um objeto e o seu tamanho real. Indicam, sob a forma de fração, uma relação em que o numerador é igual à unidade e o denominador é o fator de redução.
A fração 1:50 é a escala numérica que nos indica que uma parte do desenho representará 50 partes do objeto real.
A escala  gráfica correspondente a 1:50 é  representada  por segmentos  iguais  de 2cm, pois 1 metro/50 = 0,02 = 2cm                             
- Escala 1:10  -  usa-se a escala 1:100 dividindo os valores por 10
                           (10cm  passam a valer 1 cm).

- Escala 1:5   -   usa-se a escala 1:50 dividindo os valores por 10
                           ( 5cm passam a valer 0,5cm).

   A escala 1:100 corresponde a 1m = 1cm, e pode ser usada como uma régua comum.
           
     Escalímetro: é uma régua graduada em metros e o seu uso dispensa o uso de cálculos e não deve ser usado para o traçado de linhas, só marcar a medida.

    Cotas: as dimensões a serem usadas na cotagem, serão sempre as dimensões reais do objeto, mesmo quando este estiver em escala, e não as correspondentes ao desenho.


RESPOSTA DA ATIVIDADE 01 – T:21  -  DESENHO  TÉCNICO
A partir das medidas dadas, calcule:
01-  Escala = 1:50                       02- Escala = 1:200                   03- Escala =1:750                      Medida real = 850cm                  Medida real = 46m                     Medida real = 30
       Medida gráfica = 17cm              Medida gráfica = 23cm             Medida gráfica = 40cm
  
04-  Escala = 5:1                       05-  Escala = 1:75                   06-  Escala = 3:1
       Medida real = 21mm                  Medida real = 4,5m                 Medida real = 45mm
       Medida gráfica = 10,5                Medida gráfica = 6cm              Medida gráfica = 13,5cm     
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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE  AO DIA 09/04/2020

Turma: 21
Professor: Jederson Colpani Santolin

Potencia Elétrica

A potência elétrica dissipada por um condutor é definida como a quantidade de energia térmica que passa por ele durante uma quantidade de tempo.   Ao considerar que toda energia perdida em um circuito é resultado do efeito Joule, onde a energia transformada em calor é igual a energia perdida por uma carga Q, que passa pelo condutor.
A unidade de medida de potência elétrica no SI é o Watt (W) que designa Joule por segundo (J/s)
Considere um circuito elétrico qualquer alimentado por uma fonte de alimentação com tensão V, conforme mostra a figura acima, o gerador fornece energia elétrica para o resistor, onde a energia elétrica é perdida através de calor, a potência elétrica P utilizada pela fonte de alimentação está diretamente associada a sua tensão V e a intensidade da corrente elétrica I que é fornecida ao circuito.
A potência é inversamente proporcional a resistência elétrica, ou seja, quanto maior a resistência elétrica, menor será a potência elétrica e quanto menor a resistência elétrica maior será a potência elétrica.
  
HP  ( Horse – Power ) = 746 W, ou seja, 1 HP = 746 W
 CV (Cavalo – Vapor ) = 736 W, ou seja, 1 CV = 736 W




P = Potencia elétrica ( W ) Watt
V = Tensão elétrica ( V ) Volt
I = Intensidade da corrente elétrica ( A ) Ampere


P = V . I          V = P / I          I = P / V          P = R . I²        P = V² / R


Exercícios:
1)    Um chuveiro elétrico ligado em 127 V e percorrido por uma corrente elétrica de 44,2 A. Determine:
a)    A potência elétrica do chuveiro.
b)    A resistência interna do chuveiro.



2)    A corrente de um motor elétrico é 0,072 KA e a tensão nos seus terminais é 380 V. Calcule:
a)    A potência em desse motor em KW.
b)    A potência em desse motor em CV.


3)     Um motor elétrico trabalha com 220 V e tem uma resistência de 8 Ω. Qual sua potência e corrente elétrica?


4)    Uma lâmpada incandescente tem as seguintes especificação 220 V/ 60 W. Calcule:
a)    A corrente elétrica da lâmpada.
b)    A resistência elétrica da lâmpada.
c)    O que ocorre se trocarmos por uma lâmpada 127 V/ 60 W?




5)    Um motor elétrico é percorrido por uma corrente elétrica de 200 mA e ligado em 220 V, calcule a potência elétrica e a resistência elétrica do motor.




6)    Um gerador apresenta os seguintes dados: 25 KW e 220 V. Qual a sua corrente nominal e a resistência.



7)    Um resistor elétrico trabalha com 250 V e tem 8 Ω de resistência. Qual é a sua potência e corrente elétrica?




8)    Num aparelho elétrico lê – se 50 Ω / 500 W. Este aparelho pode ser ligado a uma tensão  elétrica de 220 V?



9)     Num motor elétrico lê – se  ½  CV / 60 Ω? Qual é a tensão elétrica que este motor pode ser ligado?


10)  Um gerador elétrico recebe 4 HP e fornece uma corrente de 10,25 A em 220 V. Calcule a potência fornecida pelo gerador e o rendimento.





11)  Um motor ligado a uma rede de 220 V, fornece uma potência de 5 CV, determine a corrente elétrica e a resistência do motor.


Consumo de energia elétrica

Cada aparelho que utiliza a eletricidade para funcionar, como por exemplo, o computador de onde você lê esse texto, consome uma quantidade de energia elétrica.
Para calcular este consumo basta sabermos a potência do aparelho e o tempo de utilização dele, por exemplo, se quisermos saber quanta energia gasta um chuveiro de 5500W ligado durante 15 minutos, seu consumo de energia será:
Mas este cálculo nos mostra que o joule (J) não é uma unidade eficiente neste caso, já que o cálculo acima se refere a apenas um banho de 15 minutos, imagine o consumo deste chuveiro em uma casa com 4 moradores que tomam banho de 15 minutos todos os dias no mês.
Para que a energia gasta seja compreendida de uma forma mais prática podemos definir outra unidade de medida, que embora não seja adotada no SI, é mais conveniente.
Essa unidade é o quilowatt-hora (kWh) que é utilizada pelas concessionárias de energia para realizar a leitura do medidor de energia.
Para calcularmos o consumo do chuveiro do exemplo anterior nesta unidade consideremos sua potência em kW e o tempo de uso em horas, então teremos:
O mais interessante em adotar esta unidade é que, se soubermos o preço cobrado por kWh, podemos calcular quanto será gasta em dinheiro por este consumo.
Por exemplo:
Considere que em sua cidade a companhia de energia elétrica tenha um tarifa de 0,300710 R$/kWh, então o consumo do chuveiro elétrico de 5500W ligado durante 15 minutos será:
Se considerarmos o caso da família de 4 pessoas que utiliza o chuveiro diariamente durante 15 minutos, o custo mensal da energia gasta por ele será:
  
Exercícios:
1  1) Temos os seguintes dados gravados em uma lâmpada incandescente 60W/127V, Determine:
a)    A intensidade da corrente que percorre o filamento da lâmpada.
b)    O consumo dessa lâmpada em 24 horas, medido em KWh.




2  2)  Qual dos dois dispositivos consome mais energia elétrica, uma lâmpada incandescente de 60 W ligada durante 12 horas ou um chuveiro de 5400 W ligado durante 15 minutos.




   3) Qual o custo mensal de um chuveiro elétrico 7500 W que é utilizado por duas pessoas durante 30 minutos por dia.



      4) Qual a potência e a energia consumida durante 38 mim por um forno elétrico ligado em 220 V com resistência de 40 Ω.




 5)  Determine qual o consumo elétrico de um motor de 1/4 CV ligado durante 1h 54 mim.




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Aulas Programadas de Instalações Elétricas
2º semestre
Turma: 21
Professor: Boeira
Conteúdo: Instalações Elétricas
Atividade: Ler com atenção e resolver as questões

Corrente Nominal  
É a corrente máxima que os contatos, estando fechados, suportam sem se sobre aquecerem é função direta da área de contato bem como da pressão do contato.
2 – Tensão de Isolação 
É a máxima tensão em que o dispositivo pode ser usado em virtude do material isolante de que é feito do afastamento dos contatos e do meio dielétrico que envolve os contatos.
3 – Curto circuito 
É o contato acidental entre dois condutores energizados sem que entre eles haja uma impedância para alimentar corrente. As correntes de curto circuito atingem dezenas de centenas de milhares de ampares, sendo que os maiores curtos se dão próximo a fonte, não tem quase impedância para limitar um pouco a corrente. A proteção contra curto circuito é feita principalmente por fusíveis, mas pode ser por disjuntores magnéticos, termomagnéticos e até por disjuntores térmicos. 
Questões:

1 - Conceito técnico de corrente nominal e fornecer exemplos:
2 - Conceito técnico de tensão de isolação e fornecer exemplos:
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AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 14/04/2020

Turma: 21
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Normalização

Atividade: Dê acordo com o conteúdo de “Normalização”, pesquisar sobre “Normas ISO 9000” (Principais NBRs, Conceitos e Características).

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


     
AULA PROGRAMADA DE CAD REFERENTE AO DIA  14/04/2020
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Desenhos básicos em CAD
Atividade: Pesquisa sobre softwares de CAD.
PARA OS ALUNOS QUE POSSUEM COMPUTADOR
1. Pesquisar e se possível utilizar desenhos com linhas em CAD;
2. Pesquisar e se possível utilizar desenhos com circulos em CAD.


Obs. Para duvidas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


AULA PROGRAMADA DE PROJETO ELÉTRICO REFERENTE AO DIA 13 e 15/04/2020
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Projeto elétrico predial
Atividade: Pesquisa previsão de cargas segundo NBR 5410.
PESQUISA
1. Pesquisar previsão de cargas de iluminação segundo NBR 5410;
2. Pesquisar previsão de cargas de TUG's (tomadas de uso geral) segundo NBR 5410;

Obs. Para aqueles alunos que não possuem o livro de Projeto Elétrico Predial, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE  AO DIA 16/04/2020

Turma: 21

Professor: Jederson Colpani Santolin


    Realizar uma pesquisa sobre resistores elétricos, explicando o que são, quais os tipos existentes e materiais utilizados na sua construção, identificando suas principais características e funcionalidades.


RESPOSTA DA ATIVIDADE 02 – T:21  -  DESENHO  TÉCNICO
Calcular:
01-    62 cm = 0,62 m                 0,62  =   1           X = 250 x 0,62             Dr = 155 m
                                                                                              
02 -   2,5 x 5 = 12,5 cm              0,5 x 5 = 2,5 cm                                      Dr = 12,5 x 2,5 cm

03 -    X   =     1                             X = 100 = 0,1 m                                   Dg = 10 cm
        100     1000                                   1000

04 -    3,2  =  1                               X = 3,2 x 25 cm                                    Dr = 80 cm
            X       25

05 -    30   =  1                               X = 50 x 30 = 1500 cm                         Dr = 15 m
           X       50

06 -    50   =  50                  X= 50 x 50 = 2500 cm               15  =   1          X = 25 m
           X         1                                                                      X       50  
           X         1                            X= 25m                                              X       50             
          X= 15 x 50 = 750 cm           X= 7,5 m                              A = 25 x 7,5 m = 187,50 m²

07 -    5  =   1                                 X = 250 ÷ 5 = 50                                   Escala = 1:50
         250    X

08 -    X   =    1                               X = 45 ÷ 500 = 0,09 m                           Dg= 9 cm
         45       500


09 -    Escala 1:1

10 -    3   =   1                                 X = 200 x 3 = 600 cm                             Dr = 6 m

          X      200 

  11 -    X    =    1                             X = 82,50 ÷ 250 = 0,33 m                       Dg = 33 cm
         82,50     250 


12 -    20     =   1                             X = 20 x 50 = 1000 cm                            Dr = 10 m
           X          50

13 –   Escala 2:1

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Orientação Escolar

Sugestão de atividade

Para descontrair em família nesse período. Convide seus familiares para jogar.

No retorno nos relate como foi a brincadeira.

Brincadeira do espelho
Jogo






Objetivos:

Observar que a imagem se reflete ao contrário quando se olha no espelho.

Promover a amizade, respeito pelo outro.


Preparação:

O jogo pode ser feito com duas pessoas ou várias duplas.

Sabia que sua imagem se reflete ao contrário quando você se olha no espelho?

Levantando o braço direito, e a imagem mostrará o seu braço esquerdo.

Material: 

Fita crepe ou qualquer outro objeto que separe .

Desenrolar:

Delimite com fita crepe ( 
outro objeto que separe )o lugar que simulará um espelho.

Você faz um gesto e o seu colega deverá imitá-lo.Nesse momento você faz a brincadeira com seus familiares

Procure fazer gestos difíceis de serem imitados.

O primeiro que errar sai do jogo e será substituído por outro familiar ou troca e  um passa a ser o espelho.

O último que ficar no espelho sem cometer falhas, será o vencedor.

Fonte: Arte e Habilidade - Angela Cantele Leonardi e Bruna Renata Cantele
Educação Infantil - Coleção Horizontes - Editora IBEP.

17/04/2020

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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE  AO DIA 23/04/2020

Turma: 21
Professor: Jederson Colpani Santolin

Associação de Resistores
Como o valor da resistência de um resistor é padronizado, nem sempre é possível obter certos valores de resistência. Associando - se conveniente resistores entre si, podemos obter o valor que quisermos.
            Chama – se resistor equivalente a um resistor que pode substituir uma associação de resistores, sem que o resto do circuito note diferença. Uma outra aplicação para associação de resistores é uma divisão da tensão elétrica ou a divisão da corrente elétrica.

Associação Série de Resistores
            Resistores estão em série quando a corrente que passa por um resistor do circuito for a mesma para todos os resistores do circuito, ou seja, começa no ponto A e termina no ponto B, conforme mostra a figura abaixo:

            Uma das principais característica da associação série de resistores é provocar queda da tensão ao longo do circuito elétrico, de acordo com as necessidades que desejamos, ou seja, a tensão total do circuito será dividida ao longo do circuito de acordo com o valor de cada resistor, então no ponto A teremos o máximo valor da tensão do circuito e no ponto B teremos 0 Volts, pois a tensão total do circuito foi dissipada ou consumida por cada resistor ao longo do circuito, então teremos que:

VT = V1 + V2 + V3 +... Vn  ou  VT – V1 – V2 – V3 – ...Vn = 0

            Na associação série de resistores a resistência total do circuito será a soma de todos os resistores do circuito, ou seja, o valor da resistência total do circuito será sempre maior, que os valores dos resistores de maior valor, conforme – segue abaixo:
RT = R1 + R2 + R3 + ...Rn

            Como sabemos que a corrente no circuito série será a mesma ao longo do circuito, logo, a corrente terá o mesmo valor em cada resistor do circuito, então teremos que:
IT = I1 = I2 = I3 = ...IT

A potência elétrica na associação série de resistores será a soma de todas as potencias do circuito, ou seja, o potencia total terá sempre seu valor maior que qualquer valor de potencia dos resistores, como veremos abaixo:

PT = P1 + P2 + P3 + ...Pn  ou PT – P1 – P2 – P3 – ...Pn = 0

Conclusão: Em uma associação série de resistores, podemos substituir a associação toda por um único resistor equivalente, de mesmo valor igual á soma de todos os resistores da associação, que consumirá a mesma corrente quando a tensão for a mesma e dissipará a mesma potência ao longo do circuito. Conforme exemplo abaixo:
Na imagem abaixo há um exemplo de uma associação de resistores em série. Nesta configuração a resistência total do circuito é a soma das três resistências. 




A corrente que atravessa cada resistor é igual e a tensão em cada um deles é diferente. Assim, para o circuito acima temos:

A queda de tensão em cada um deles também é calculada com a Primeira Lei de Ohm:


Assim, conforme os cálculos efetuados podemos definir as tensões e a corrente circulante no circuito:



Exercicios:

1) Três resistores, R1 = 40 Ω, R2 = 60 Ω e R3 = 100 Ω são ligados em série, aplicando uma tensão de 50 V na associação série, calcule:

a)    Resistencia total do circuito
b)    Tensão em cada resistor do circuito
c)    Corrente total do circuito
d)    Potência total do circuito e em cada resistor

2) Quatro resistores, R1 = 10 Ω, R2 = 20 Ω, R3 = 40 Ω e R4 = 80 Ω são ligados em série. Sabendo – se que a tensão em R3 é 20 V, calcule:

a  a)    Resistência total do circuito
b  b)    Tensão total em cada resistor
c  c)    Potência total em cada resistor

                        AULA PROGRAMADA DE DESENHO TÉCNICO  -  T:21

     ATIVIDADE 04: 24/04
— Continuação da atividade: figuras em escala
   Utilizando o escalímetro, reproduzir os desenhos nas escalas indicadas nas folhas de exercícios em anexo.
LEMBRETE: Favor imprimir as apostilas de Desenho Técnico, para facilitar o nosso entendimento de conteúdo ( Não vou mais enviar os exercícios que estiverem na apostila).
                        Sul Printer: Fone 3663 2868

AULA PROGRAMADA DE PROJETO ELÉTRICO REFERENTE AO DIA 22/04/2020
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Projeto elétrico predial
Atividade: Pesquisa previsão de cargas segundo NBR 5410.
PESQUISA
1. Pesquisar previsão de cargas de TUE's (tomadas de uso especificas) segundo NBR 5410;

AULA PROGRAMADA DE CAD REFERENTE AO DIA  28/04/2020
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Desenhos básicos em CAD
Atividade: Pesquisa sobre softwares de CAD.
PARA OS ALUNOS QUE POSSUEM COMPUTADOR
1. Pesquisar e se possível efetuar desenhos com auxilio de linhas auxiliares em CAD.

AULA PROGRAMADA DE PROJETO ELÉTRICO REFERENTE AO DIA 29/04/2020
Turma: 21
Professor: Felipe
Conteúdo: Projeto elétrico predial
Atividade: Pesquisa previsão de cargas segundo NBR 5410.

PESQUISA
1. Pesquisar alocação dos pontos de utilização de uma instalação elétrica predial segundo NBR 5410.

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AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 28/04/2020
Turma: 21
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: NR-10

Atividade: Pesquisar sobre a Norma NR10 (Segurança em Instalações Elétricas), Conceitos, definições e características da norma.  

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

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       Bom Dia!

                                             Orientação Escolar

Desejamos a todos uma excelente semana.

Segue um texto para ler e refletir compartilhe com seus amigos e família


NOTA DE R$ 100,00






Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.

Ele perguntou:

“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?”

Todos ergueram a mão...

Então ele disse:

“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota.
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?”
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.

Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”

Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.

Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

Estamos com saudade!

Quem puder #FIQUE EM CASA!
               

                                                                        27/04/2020


DESENHO TÉCNICO -  RESUMO DAS ATIVIDADES ENVIADAS ATÉ 24/04 

Professora: Dalva

ATIVIDADE 01: Escalas (a partir das medidas dadas, calcular a escala).
                           - As respostas já foram enviadas.

ATIVIDADE 02:   Escalas (escala, medida gráfica e medida real ) .
                           - As respostas já foram enviadas.

ATIVIDADE 03:  Pesquisa: Desenho técnico em edificações.
                           Definir os elementos gráficos abaixo relacionados: 
                           - Planta baixa;
                           - Planta de situação;
                           - Planta de localização;
                           - Cortes.

ATIVIDADE 04:  Figuras em escala: utilizando o escalímetro, reproduzir os desenhos nas
                           escalas indicadas nas folhas de exercícios em anexo.

        Observação:
       As dúvidas dentro do possível podem ser sanadas no youtube,  apostila ou no

  e-mail  alunosdalva@gmail.com       

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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE  AO DIA 30/04/2020

Turma: 21
Professor: Jederson Colpani Santolin

Associação Série de Resistores

Exercícios:

1) Três resistores são ligados em série, sendo ligado a uma tensão de 80 V. Os resistores devem dissipar R1 = 12 W, R2 = 8 W e R3 = 20 W respectivamente, qual valor de  R1, R2, R3?




2) Dada a associação série de resistores, com os seguintes valores R1 = 15 Ω e P2 = 20 W R3 = ? W e a corrente total do circuito é  3 A são ligados a uma tensão total de 60 V, Calcule:

      a)    Resistência total do circuito.
      b)    Tensão total em cada resistor.
 c)    Potência total em cada resistor.
 d) Valares de resistência R2 e R3.

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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE  AO DIA 04/06/2020

Turma: 21
Professor: Jederson Colpani Santolin

Solicito que enviem via e-mail jederson-csantolin@educar.rs.gov.br, a pesquisa  que foi realizada durante o mês de abril sobre resistores elétricos, explicando o que são, quais os tipos existentes e materiais utilizados na sua construção, identificando suas principais características e funcionalidades. Também solicito a entrega da resolução dos exercícios sobre Associação Série de Resistores que foi realizada no dia 30/04. A entrega deverá ser feita até dia 06 de junho sem falta, pois as mesmas serão avaliadas e confirmarão a presença de cada aluno.

 

Abaixo segue um link no qual é só abrir, responder e enviar (será um questionário avaliativo sobre as aulas vistas até o momento). A resolução do questionário deverá ser feita até o dia 10 de junho.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYi440A-UbkZDKKXO1T-37fhwerqLSKYhNJbV2LN_X_U8EDQ/viewform?usp=sf_link


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AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 09/06/2020

Turma: 21

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Normalização”

Atividade: Pesquisar sobre a Norma NBR-5413 (Iluminância de interiores), logo após, fazer um resumo com os principais tópicos e características da norma.  

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE AO DIA 18/06/2020

 

Turma: 21

Professor: Jederson Colpani Santolin

 

Como vimos anteriormente, uma das principais característica da associação série de resistores é provocar queda de tensão ao longo do circuito, este valor dependerá do valor da resistência desse resistor, ou seja, quanto maior o valor da resistência elétrica, maior será o valor da queda de tensão que o resistor vai provocar.

Então podemos utilizar, resistores ligados em série com outros componentes, como limitador de tensão para o circuito, exemplo, colocamos um resistor em série com um Led, cuja tensão de alimentação suportável é de 3,5 Volts, mas podemos ligar o mesmo em uma bateria de 12 Volts, basta ligarmos um resistor em série com o Led, limitando a tensão e deixando passar apenas a tensão de 3,5 Volts necessária para o funcionamento do Led. Como mostra a imagem abaixo:

 

 

 

Exemplo:

Como calcular o valor da resistência de um resistor que será ligado em série com um Led, cujo os dados do fabricante é de 3,5V/20mA, que está sendo alimentado por uma fonte de 12VCC.

Primeiramente devemos calcular os dados do Led, ou seja, temos que alimentar o Led com uma tensão de VL = 3,5 Volts e temos uma fonte de alimentação do circuito de V = 12 Volts, então basta diminuir V = 12 – 3,5 = 8,5 Volts, tensão que o resistor ligado em série com o Led deve provocar é de VR = 8,5 Volts, e lembrando que a corrente no circuito série é a mesma, no Led temos uma corrente de 20 mA, logo no resistor também teremos os mesmos 20 mA.

Agora basta calcular o valor da resistência do resistor dividindo a tensão de queda pela corrente do circuito

 

R = 8,5/0,02 = 425 Ω

 

Então basta ligarmos um resistor de 425 Ω em série com um Led de 3,5 Volts, ligados a uma fonte de alimentação de 12 VCC, que o Led irá funcionar no circuito.

Exercícios:

1) Uma lâmpada tem as seguintes características 6V/200mA, ligada a uma fonte de 12 V. Para ligar a fonte, devemos dividir a tensão, e para isso ligamos um resistor em série com a lâmpada. Determine o valor desse resistor e a potência dissipada pelo resistor.

 

 

 

 

 

 

2) Uma lâmpada tem as seguintes características 120V/60W. Temos uma fonte de alimentação de 220 V, para ligar a lâmpada na fonte, devemos dividir a tensão e para isso ligamos um resistor em série com a lâmpada. Determine o valor da resistência e a corrente do circuito.

 

 


2 comentários:

  1. Professor Roselito,Jederson, Boeira,Felipe e alunos da Turma Espero que estejam todos bem. Passo por aqui para deixar o carinho e agradecimento pela dedicação e qualidade de suas aulas.Um abraço afetuoso da Equipe Diretiva. Orientadora Prof Cíntia

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  2. Os alunos que estejam com alguma necessidade que a Orientação possa auxiliar . Estamos a disposição para ajudar no que for possível.Quem puder fica em casa.

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