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ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 11 - 29/06 a 04/07/2020
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AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 01/07/2020

 

CONTEÚDO: Leitura e tradução.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:


CONVERSATION

At a coffee shop

 

Student A: Excuse me. Is Someone sitting here?

Student B: No, please sit down. I’m ..............................

Student A: Hi. I’m ......................... Isn’t it a beautiful day?

Student B: Yes, it is.

Student A: Are you going to come to the concert here this weekend?

Student B: No. I didn’t hear about a concert here. When is it?

Student A: It’s next Saturday night at 7:30.

They’re going to have a free jazz concert here at the coffee shop.

I heard that it’s going to be excelente.

Do you want to come with me?

Student B: Sure. I’ll come with you.

I don’t have any plans for next Saturday night.

Student A: Great. Give me your phone number and I’ll call you later.

Student B: It’s 555-4968

Student A: Okay. I’ll see you soon.

Student B:  Okay. Bye!

Student A: Bye!

 

 

Aula Programada de História

Professor Sandro Abê

Os Bandeirantes e o Brasil Colônia

                     Na época do Brasil Colonial, os portugueses tinham muito interesse em nosso país para a exploração do pau-brasil e da cana-de-açúcar. Todo o território brasileiro era explorado do norte ao sul do país, principalmente, as cidades que hoje chamamos de São Vicente e São Paulo.

Quem foram os Bandeirantes?


         Essa exploração era feita pelos portugueses que usavam a força e o trabalho do povo indígena e dos escravos trazidos de outros países. Para garantir o sucesso de toda a exploração os portugueses precisavam de homens corajosos e valentes na organização de expedições com o intuito de capturarem os índios e escravos fugitivos, exterminando os quilombos. Além de que tinham o objetivo de desvendar novas terras, novas riquezas minerais, principalmente, a prata e o ouro. Esses homens eram chamados de Bandeirantes.

Os bandeirantes eram homens rudes que usavam roupas simples e eram leais aos seus objetivos. Eles também foram conhecidos como os sertanistas, pois penetravam nos sertões se entranhando nas matas e percorrendo os caminhos perigosos pelos rios, pois conheciam os caminhos do sertão e os hábitos sertanejos. Agiam dessa forma na tentativa de capturar os escravos e índios fugitivos e eram violentos. Os bandeirantes também sabiam falar a língua tupi e andavam sempre armados.

Os bandeirantes colaboraram para a construção da história do país, e foram chamados de os “desbravadores do Brasil”.  Nesse sentido entendemos como desbravadores o significado de conquistadores ou exploradores.

Os Principais bandeirantes foram:

  • Fernão Dias Pais

  • Manuel Borba Gato

  • Bartolomeu Bueno da Veiga (Anhanguera)

  • Domingo Jorge Velho

  • Antônio Raposo Tavares

  • Nicolau Barreto

  • Manuel Preto

Os bandeirantes planejavam e organizavam expedições que eram chamadas de Bandeiras. Eles foram considerados os desbravadores do território brasileiro por expandirem nosso território além do que determinava o Tratado de Tordesilhas.

*Leiam o texto  e copiem ou colem no caderno. 

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Atividade Programada de Língua Portuguesa

Professora Talita Debize

Data: 01/07/2020 - 02/07/2020 03/07/2020



Regras de Acentuação Gráfica

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde 2009, temos a seguir as regras de acentuação gráfica.

Monossílabas tônicas

Acentuamos todas as palavras monossílabas tônicas terminadas em a(s), e(s), o(s).

Pá, pós, já, pés.

Os ditongos monossilábicos abertos éi(s), éu(s), ói(s) também são acentuados.

Céu, véu, dói, réis.

Palavras oxítonas

Acentuamos as oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em/ens.

Amapá, compôs, reféns, bambolê.

Nas palavras oxítonas, os ditongos abertos éi(s), éu(s), ói(s) também são acentuados.

Herói, troféus, papéis.

Oxítonas terminadas em i(s) e u(s) também são acentuadas.

Piauí, tuiuiú.

Palavras paroxítonas

Acentuamos as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), um(uns).

Lavável, len, repórter, rax, pis, nus, ceps, ímãs, sótão, álbum.

Paroxítonas terminadas em ditongos orais (seguidos ou não de s) também são acentuadas.

cuo, innia, subúrbio.

Atenção

Ditongos abertos éi(s), ói(s), éu(s) não são mais acentuados nas palavras paroxítonas.

Ideia, apoia, colmeia.

Atenção

Não utilizamos mais acentos no i e no u quando, nas palavras paroxítonas, estas letras vierem depois de um ditongo.

Feiura, baiuca, bocaiuva.

Palavras proparoxítonas

Todas as proparoxítonas são acentuadas.

Matetica, trânsito, farmacêutico, estico.

Letras I e U na segunda vogal do hiato

Estas letras receberão acento se estiverem sozinhas na sílaba, na segunda vogal do hiato e sem nh após estas letras.

Caída, traíram, faísca, carnaúba.

Atenção

É preciso, no entanto, ficar atento às regras de I e U para as oxítonas e paroxítonas antes de acentuar palavras que se encaixem nesta regra.

Verbos ter e vir

Na terceira pessoa do plural desses verbos, estas palavras serão acentuadas.

Eles têm, eles vêm.

Nos derivados de ter e vir (manter, intervir, convir, etc) a terceira pessoa do singular terá acento agudo e a terceira pessoa do plural terá acento circunflexo.

Ele mantém, eles intervêm.

Acentos diferenciais

Os acentos diferenciais serão obrigatórios nas palavras pôr (verbo) e pôde (passado do verbo poder).

O acento diferencial é opcional somente em dêmos/demos (presente subjuntivo do verbo dar) e fôrma/forma (recipiente).

Palavras com as repetições oo, ee

Não são acentuadas.

Voo, veem, perdoo.

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Aula: referente aos dias:29/6 e 03/7/20. Disciplina:Ciências. Prof. Mário.

Continuação do sistema digestivo

Após a deglutição (ato de engolir), iniciam-se os movimentos peristálticos, isto é, os movimentos da musculatura do ___________, do ___________ e do ___________, que possibilitam o  fluxo do ___________ ao longo do tubo digestivo.

Os movimentos peristálticos consistem no seguinte:

·         musculatura adiante do bolo alimentar se relaxa, enquanto a que está atrás se contra. São movimentos em forma de ondas, que lembram o deslocamento de vermes, como a minhoca.

·         Os movimentos peristálticos são involuntários, isto é, ocorrem independentemente da nossa vontade.

Processos químicos: Consistem nas reações químicas que transformam as grandes moléculas que precisam ser digeridas em outras menores, capazes de ser __________. Assim, durante seu percurso no tubo digestivo:

Ø       O amido é digerido, originando inúmeras glicoses livres;

Ø       As proteínas transformam-se em aminoácidos;

Ø       Os lipídios transformam-se em gliceróis e ácidos graxos.

Essas transformações químicas são possíveis graças à ação dos sucos digestivos do nosso organismo. Esses sucos contêm ___________ digestivas, substâncias especiais que promovem a ____________ química.

As enzimas digestivas

Nosso corpo produz vários tipos de enzimas digestivas. Cada uma “delas” é encarregada de digerir determinados tipos de moléculas presentes nos alimentos.


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Aula de Geografia

Professor Marcelo Zanoni

Aula relativa aos dias 30/06 e 03/07

Olá

Analise as imagens e leia o material abaixo.

Atividade: Realize o movimento de orientação geográfica, assim como mostram as imagens, em seu pátio, apontando o braço direito para a direção Leste (direção onde “nasce” o Sol) e o braço direito esquerdo para o oeste.

Registre através de fotografia.


Não é preciso imprimir as imagens.

Boa semana para todos, cuidem-se, se possível fiquem em casa.

Email do professor: marcelozanoni800@gmail.com

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Aula de Matemática

Profª Jaina Lima

Semana: 29/06 a 04/07/ 2020.

Link de acesso: 

https://drive.google.com/file/d/1Z9TROkICMk_nuWCrAADX4QpffPQ-tRaC/view?usp=sharing


Comunicado sobre a devolutiva das atividades da professora Jaina:

            As atividades de Matemática do mês de junho (01 a 26) devem ser entregues:

·        No classroom – foi criado um tópico “Atividades de 01 a 26 de junho (devolutiva)”. Nele há um arquivo com as atividades, onde os alunos irão reproduzir  as suas resoluções das atividades.

·        Ou para o e-mail: 8123fundamental@gmail.com  (turmas 81, 82, 83). As quais sou a professora de Matemática.

Data limite de entrega: 13/07/2020 até às 21 horas.


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AULA PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 29/06/2020

 

CONTEÚDO: Ações Protagonistas. 

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia e copie o texto a seguir no seu caderno:

 

A PARÁBOLA DO LÁPIS

 

Certa vez, numa terra distante, a dona de uma fábrica de lápis decidiu reunir todos os lápis para uma última conversa, antes que estes fossem enviados ao mundo.
– Existem cinco coisas importantes que vocês precisam saber antes de seguir seus destinos.
Lembrem-se sempre desses conselhos e sempre serão os melhores lápis que poderão ser.
1º Vocês poderão fazer grandes coisas, mas somente se permitirem-se estar seguros nas mãos de alguém.

2º Vocês experimentaram um doloroso processo, sempre que forem apontados, mas precisarão passar por isso se
quiserem se tornar lápis melhores.

3º Vocês terão o dom de corrigir qualquer mal-entendido que porventura ocasionarem.

4º O mais valioso de vocês estará sempre do lado de dentro.

5º Não importa a posição em que estejam, vocês deverão continuar a escrever sempre, deixando uma marca clara e legível, mesmo que a situação seja difícil.

Todos os lápis entenderam o propósito da sua fabricante.
Então entraram em suas respectivas caixas, prometendo colocar em prática tudo o que ouviram.
Agora, procure se ver no lugar de um desses lápis.
Tente nunca se esquecer dos conselhos dados, para assim se tornar um ser humano melhor.
Será capaz de grandes realizações, mas somente se deixar-se sustentar pelas mãos de Deus, permitindo que outras pessoas se aproximem para partilhar de suas qualidades.
De tempos em tempos, passará por sofrimentos profundos ao enfrentar os vários problemas da vida.
Mas tudo isso será necessário para o seu fortalecimento.
Será capaz de corrigir as falhas que certamente cometerá, e, assim, crescerá com elas.
Lembre-se: o mais importante é aquilo que carrega dentro de você.
Por isso, deixe sua marca por onde andar. Compreender e ter em mente esses conselhos permitirá viver com significado no coração e na relação diária com os outros.
Porque todos somos como lápis, feitos com um único e especial propósito: o de realizar grandes obras.

(Autor desconhecido)

2)      Responda as questões a seguir:

 

a)      Quais são as qualidades que o lápis precisa ter para viver em paz com o mundo?

 

b)      Qual a relação destas qualidades com você e sua vida em sociedade?


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Atividades Programadas

Semana 11

Professora Gisele- Artes

 

Estilos Artísticos

Principais características de cada estilo

Conceituando estilos artísticos

Existem muitos tipos diferentes de estilos de pintura, podendo se concentrar em um estilo particular ou em uma combinação de estilos. O estilo de pintura mais procurado pela maioria dos artistas é o estilo ocidental. No estilo ocidental você pode encontrar o modernismo, o cubismo, o surrealismo, o expressionismo, o estilo abstrato e o impressionismo. No estilo oriental você será exposto às pinturas chinesas, japonesas e indianas. Cada estilo dentro da arte possui características únicas que nos fazem reconhecer a qual movimento pertence. Assim como os artistas de cada movimento artístico possuem sua “assinatura visual”, os próprios estilos artísticos se diferenciam e marcam assim, sua época de existência. Assim, veremos quais são estes estilos e como podemos reconhecê-los de forma fácil e divertida!

Arte abstrata

Se não faz sentido e nem tem referência com a realidade, então é abstrato...

 

Art Noveau (lê-se Nuvô)    

 

Se é decorativa e com formas elegantes, então é Art Noveau...

 

Arte Classicista

Se segue padrões estéticos e possui traços harmoniosos (e bustos de mármore),então é Classicista...

 

Arte cubista

Se é em plano bidimensional e parece com recortes de papel, então é cubista...

Arte expressionista

Se retratar sentimentos, mas não tem muito toque de realidade, então é expressionista...

 

 

Arte Figurativa

Se retratar objetos reais e de forma clara, então é figurativo...

Arte Fotorrealsita

Se parece foto mas é pintura e tem objetos que beiram ao ilusionismo de tão reais, então é fotorrealista...

 

 

Arte impressionista

Se retratar paisagens ao ar livre, então é impressionista...

 

 

Arte realista

Se representa o cotidiano de forma objetiva, então é realismo...

 

 

Arte rococó

Se é exagerada e pintada em tons pastel com muitos laços e cenas românticas, então é rococó...

 

 

Arte simbolista

Se possui elementos místicos e seres mitológicos, então é simbolista...

 

Arte surrealista

Se não tem relação com a realidade e tem muitas imagens estranhas, então é surrealismo...

 

Arte veduta

Se é detalhada com paisagens urbanas e feita em painel, então é veduta...

 

Proposta

Escolha um estilo artístico e crie uma composição plástica (pintura, desenho, colagem, escultura…) que represente o estilo escolhido, depois fotografe e envie a foto da sua obra pronta para o email projetoartes.1224@gmail.com ou para o whats 051 980420678. Bons estudos!

 




ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 10 - 22 à 26/06/2020
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História dias 22 a 26 junho 2020. Professor Sandro Abê

Quilombos no Brasil

 No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situação em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas.

        Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade.

        Na época colonial, o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.



Na ocasião em que Pernambuco foi invadida pelos holandeses (1630), muitos dos senhores de engenho acabaram por abandonar suas terras. Este fato beneficiou a fuga de um grande número de escravos. Estes, após fugirem, buscaram abrigo no Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas.

Esse fato propiciou o crescimento do Quilombo dos Palmares. No ano de 1670, este já abrigava em torno de 50 mil escravos. Estes, também conhecidos como quilombolas, costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximas; situação que incomodava os habitantes.

Esta situação fez com que os quilombolas fossem combatidos tanto pelos holandeses (primeiros a combatê-los) quanto pelo governo de Pernambuco, sendo que este último contou com os serviços do bandeirante Domingos Jorge Velho.


*Copiar no caderno o texto acima ou imprimir e colar no caderno.  Boa aula. 








ATIVIDADE PROGRAMADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 22/06/2020 -24/06/2020

 

Produção Textual – Conto em cartões

Crie um conto envolvendo cada um dos seguintes itens: um objeto, um tema e um personagem. 

Escolha uma das opções abaixo:

OBJETOS

TEMA

PERSONAGENS

Um par de sapatos molhados

Uma direção errada

 

Um colega que cheira mal

Um livro antigo

Um grande dilema

 

Um ator terrível

 

Um lenço verde

 

Um encontro engraçado


Um viajante

Um dispositivo futurista

Um destino determinado

Uma esquecida mulher

 

Um pote de tinta

Uma sequência surpreendente de fatos

Um homem perdido

 

Uma árvore velha

Uma experiência assustadora

Um vizinho engraçado

Um telefone emprestado

 

Um final feliz

 

Uma mulher de negócios rica

 

Um caminho estreito

 

Uma tarefa difícil

 

Um novo morador

Uma janela quebrada

 

Uma mentira branca

Um malabarista excêntrico

Uma coleira de cachorro

 Medo de cobras

Um adolescente azarado

 

Um par de meias estranhas

 

Um segredo embaraçoso

 

Um homem muito alto

 

Uma caixa pesada

 

Um evento esquecido

 

Um misterioso passageiro

 

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Aula:referente aos dias:23 e 26/620. Disciplina:Ciências. Prof. Mário.

Turmas: 81/82 e 83.

Continuação do sistema digestivo

sistema digestivo tem ainda a função de __________ as partes alimentares que não são aproveitadas pelo organismo.

digestão dos alimentos

água e as vitaminas são substâncias formadas por moléculas pequenas, facilmente absorvidas. Assim, passam para o __________ e, depois, para as demais _________ do corpo. Portanto, a água e as vitaminas não são digeridas no interior do tubo digestivo. Da mesma maneira, os sais minerais também não são digeridos. O sal de cozinha (cloreto de sódio), por exemplo, é formado por  apenas dois tipos de átomos: O ________ e o _________. No tubo digestivo, esses elementos são também facilmente absorvidos. Mas algumas moléculas contidas nos alimentos são grandes demais para serem absorvidas. Formadas pela união de várias outras moléculas menores, elas precisam ser ___________. Para isso “elas” são ____________, de maneira que as moléculas menores que as formam se separam novamente. Então, essas moléculas menores são absorvidas, principalmente pelo intestino _____________. São exemplos de moléculas que precisam ser digeridas: proteínas, lipídios(óleos e gorduras) e alguns tipos de carboidratos(saca-rose e amido).

·                digestão é coordenada pelo sistema ___________ e pelo sistema hormonal. Alterações nas células nervosas, por exemplo, podem influenciar o funcionamento do sistema digestivo. Elementos do ambiente, como o cheiro e o aspecto do alimento, também podem agir sobre o sistema nervoso e indiretamente estimular certos _________ do sistema digestivo. É o que acontece quando sentimos que algo fez “dar água na boca” ou uma repulsa  pelo ____________.

Processos da digestão

digestão compreende processos mecânicos e químicos.

Processos mecânicos:  A ______________, a _______________ e os  _______________ peristálticos ( que impulsionam o ____________ ingerido ao longo do tubo digestivo ) fazem parte do processo mecânico da digestão. Durante a ____________, o alimento é fragmentado e insalivado ( acumula-se _______ na boca, o que ajuda a __________ o alimento ).

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Aula Programada – Geografia

Professor Marcelo Zanoni

Aula relativa aos dias 22 e 26/06

Olá

 

Realize a cruzadinha sobre as regiões do Brasil.

Não é preciso imprimir a imagem.

Fiquem bem, cuidem-se, se possível fiquem em casa.


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Aula de Matemática

Profª Jaina Lima

Semana: 22 a 26 de junho de 2020.

Link de acesso:

https://drive.google.com/file/d/1BKVpAY3BCtRd0JbOErEjb0V_Pb9Vd2E8/view?usp=sharing


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AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 24/06/2020

 

CONTEÚDO: Leitura e tradução.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:


CONVERSATION

 

The test: the students are talking about a hard test at school

 

Mike: What’s wrong? You look terrible.

Suzy: I was studying hard until 3 o’clock in the morning.

This morning I was so tired that I was falling asleep while I was talking the exam.

How do you think the test was?

Mike: I think it was really hard. Last night I wasn’t studying.

I was with my friends.

We were watching the basketball game.

I wasn’t prepared for the test.

I think I’m going to start studying today for next month’s test.

Suzy: Good idea!

Mike: Okay. See you soon.

Suzy: Bye!

 

2)      Pesquise imagens (recortes, desenhos ou fotos) que representem o texto acima, ilustrando o seu caderno:

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AULA PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 22/06/2020

 

CONTEÚDO: Ações Protagonistas. 

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia e copie o texto a seguir no seu caderno:

 

A ARTE DE SER FELIZ

 

Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia

ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.

Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.

Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando

com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma

espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para

as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos

magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes

encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que

pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.

Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.

Marimbondos que sempre me parecem personagens de “Lope de Veja”. Às vezes, um

galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar,

cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de

cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem

diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a

olhar, para poder vê-las assim.

 

2)          O que é felicidade pra você? Com base na leitura acima, escreva algumas atitudes que as pessoas devem ter entre si para que possam considerar-se felizes:

  




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Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 26 de junho

 

Copie o texto o texto abaixo em seu caderno de Artes.

 

 

Auto Retratos

Quando falamos sobre autorretratos, geralmente quem tem mais contato com arte costuma logo associar a imagem de Frida Kahlo.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos do México. Inspirada na cultura popular do país, ela empregou um estilo de arte popular ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana.

O trabalho de Kahlo como artista permaneceu relativamente desconhecido até o final dos anos 1970, quando seu trabalho foi redescoberto por historiadores de arte e ativistas políticos. No início dos anos 1990, ela se tornou não apenas uma figura reconhecida na história da arte, mas também considerada um ícone para Chicanos, o movimento feminista e o movimento LGBTQ. O trabalho de Kahlo tem sido celebrado internacionalmente como emblemático das tradições nacionais e indígenas mexicanas e pelas feministas, pelo que é visto como uma descrição intransigente da experiência e forma feminina.

 

Atividade

 

Inspirado na obra de Frida, crie um autorretrato utilizando a técnica de desenho ou pintura que preferir. A composição deve ser feita em folha de ofício ou desenho e ter margens de 2 centímetros.

 

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678.

 

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3

 

 

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ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 9 - 15 à 20/06/2020
Observação: 20/06- Sábado Letivo válido por sexta-feira.
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AULA DE HISTÓRIA DIAS  15 a 19/06/2020. Prof. Sandro Pereira. Turmas 81 82 e 83. 

       

                                      Escravidão no Brasil: formas de resistência

A resistência dos escravos foi uma resposta à escravidão que foi uma instituição presente na história do Brasil ao longo de mais de 300 anos. A sociedade brasileira foi construída pela utilização dos trabalhadores escravos, indígenas ou africanos. A escravidão no Brasil foi uma instituição vil e cruel que explorava brutalmente o trabalho de indígenas e africanos.

No caso dos africanos, a escravidão os removeu de sua terra nativa e os enviou a milhares de quilômetros de distância para uma terra distante, com idioma, religião e culturas diferentes das deles. Foi nesse contexto que milhões de africanos foram sequestrados e transportados em péssimas condições para serem escravizados no Brasil. Se quiser saber mais sobre isso, leia o seguinte texto: Tráfico Negreiro.

Os africanos foram utilizados em trabalhos domésticos e urbanos, mas, sobretudo, foram utilizados na lavoura, principalmente, no cultivo de açúcar e também nas minas, quando foram descobertos metais e pedras preciosas em Minas Gerais, Cuiabá e Goiás.

Engana-se, porém, quem acredita que os africanos foram escravizados passivamente, pois, apesar da falta de registro, os historiadores sabem que inúmeras formas de resistência dos escravos foram desenvolvidas. Neste texto, o enfoque será nas diversas formas de resistência utilizadas pelos escravos africanos, ao longo dos séculos XVI ao XIX.



Resistência à escravidão

resistência à escravidão por meio das revoltas, conforme pontua o historiador João José Reis, não visava, exclusivamente, a acabar com o regime de escravidão, mas, dentro do cotidiano dos escravos, poderia ser utilizada como instrumento de barganha. Sendo assim, essas revoltas dos escravos buscavam, muitas vezes, corrigir excessos de tirania dos senhores, diminuir o nível de opressão ou punir feitores excessivamente cruéis.

Muitas pessoas têm uma imagem de que os escravos africanos aceitavam a escravização de maneira passiva, mas os historiadores nos contam que a história foi bem diferente e os escravos organizaram-se de diferentes maneiras para colocar limites à violência a que eram submetidos no seu cotidiano.

Entre as diferentes formas de resistência dos escravos podem ser mencionadas as fugas coletivas, ou individuais, as revoltas contra feitores e seus senhores (que poderia ou não ter o assassinato desses), a recusa em trabalhar, a execução do trabalho de maneira inadequada, criação de quilombos e mocambos etc.

A resistência contra a escravidão já começava no embarque dos africanos nos navios negreiros. O risco de revoltas dos africanos nos navios negreiros era tão alto que os traficantes de escravos diminuíam, deliberadamente, as porções de comida para reduzir as possibilidades de revoltas, que aconteciam, geralmente, quando o navio estava próximo da costa.

As revoltas dos africanos nos navios negreiros eram tão comuns que os traficantes tinham na tripulação do navio intérpretes que falavam os idiomas dos africanos e poderiam alertar em caso de possibilidade de revolta dos aprisionados. As revoltas, porém, não se resumiam apenas aos navios negreiros. Aqui no Brasil, inúmeras revoltas aconteceram, conforme veremos.

Os historiadores costumam apontar que os escravos africanos eram mais combativos que os escravos crioulos (nascidos no Brasil), porque muitos dos africanos vinham de povos que tinham um grande histórico recente de envolvimento com o combate e a guerra. Esse foi o caso de nagôs e haussás. Apesar disso, os escravos crioulos também se rebelavam e, ao longo de nossa história, existem inúmeros exemplos disso.

 

ATIVIDADE: REGISTREM NO CADERNO (COPIAR O TEXTO OU IMPRIMIR E COLAR), APÓS PROCUREM NO DICIONÁRIO ( Google) AS EXPRESSÕES E PALAVRAS ABAIXO:

Haussás – 

Nagôs – 

Navios Negreiros – 

Barganha - 

Feitores – 

Intérpretes – 

Quilombos – 


                            Boa aula. 




Disciplina:Ciências. Prof. Mário.

Aulas programadas:referente aos dias:16/19 e 20/2020.

Turmas:81/82 e 83.

Sistema digestório

Introdução:                                                       

digestão dos alimentos no corpo humano ocorre no sistema digestório. Este, de maneira simplificada, pode ser entendido como um tubo que se inicia na (1)= _________, continua pela (2)= ______;

(3)= __________, (4)= __________, (8)= _______

____________ e (9)= _____________________,

terminando no (11)= _______.

Além dos órgãos do sistema digestórioexistem

glândulas anexas que liberam seus produtos no in-

terior de órgãos do sistema digestório, participando

do processo de digestão do _____________.

As glândulas salivares liberam seus produtos na:

________; o fígado e o pâncreas os liberam no:

intestino  ___________.


 

Principais funções do sistema digestório:

·         Digestão dos ______________________;

·         Absorção dos ____________ que passam para o _____________;

·         Eliminação do ____________ não digerido na forma de ________.

Obs.: Cabe ao sistema digestivo ___________ os alimentos em partes que possam ser absorvidas pelo _____________. A esse processo dá-se o nome de _____________.

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AULA PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 15/06/2020

 

CONTEÚDO: Ações Protagonistas. 

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia e copie o texto a seguir no seu caderno:

 

Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a “loja da educação”.

Entrei na loja e vi um professor ao balcão.

Maravilhado, perguntei-lhe:

- Mestre professor, o que vendes?

Ele respondeu-me:

- Tudo o que necessita para ter educação.

- Custa muito caro?

- Não...tudo é de graça!

Contemplei a loja e vi jarros de respeito, pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade de compromisso.

Tomei coragem e pedi:

- Por favor, dê-me muito amor, respeito, bastante sabedoria, esperança...educação para mim, para a minha família e toda a comunidade.

Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.

Sem entender perguntei-lhe:

- Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho?

O professor respondeu-me, sorrindo:

- Meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos frutos, apenas sementes.

Autor Desconhecido

 

2)      Responda em seu caderno:

 

a)      O que você tem semeado no seu grupo?

 

b)      O que as pessoas deveriam semear com mais frequência em suas comunidades? Por que?



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AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 17/06/2020

 

CONTEÚDO: Verbo to be – passado, leitura e tradução.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Complete as frases com o verbo to be no passado:

 

a)      Any ............ a student.

b)      Joe ............ in New York.

c)      Joe and Tom ............ friends.

d)      Silvia ............ very tired.

e)      Sheila ............ at home last night.

f)       The teacher ............ at school last night.

g)      John ............ happy two hours ago.

h)      I ............ a good student last year.

 

2)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:

 

TELEPHONING

Joe: Hello, mother! It's me, Joe.
Mother: Hello, dear! How are you?
Joe: I am fine. And you, mother?
Mother: I am very well, thanks God. Where are you, my son?
Joe: I am in Rio, at the beach. Copacabana beach.
Mother: Is it sunny in Rio?
Joe: Oh, Yes! It is very hot here. The weather is very good for a swim.
Mother: Oh, that's nice. Have a nice time, my son. Good bye.
Joe: Good bye, mother.


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ATIVIDADE PROGRAMADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA:  17/06/2020 – 18/06/2020 -19/06/2020 – 20/06/2020

 

1. Assinale a única alternativa em que todas as palavras são oxítonas:

a) material – barro – sólida

b) café – poderoso – pedra

c) até – capital – urubu

d) grafite – após – aliança

e) étnicas – anéis – chapéus

 

2. Classifique as palavras de acordo com o acento tônico:

a) habitante___________________

b) principal____________________

c) felicíssimo__________________

d) farmacêutico________________

e) judô_______________________

f) cola_______________________

 

3. Em qual das opções todas as palavras são oxítonas:

a) Luto / nó / terás.

b) Nobel / sutil / casa.

c) Calor / também / herói.

d) Carga / suor / pé.

e) Perceber / percebe / perceberá.

 

4. Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras sótãoesquemático e funil são respectivamente:

a) Proparoxítona – oxítona – paroxítona.

b) Oxítona –paroxítona – proparoxítona.

c) Paroxítona – proparoxítona – oxítona.

d) Paroxítona – oxítona – proparoxítona.

 

5. Assinale as palavras proparoxítonas:

(  ) óculos
(  ) biblioteca
(  ) patins
(  ) elétrico
(  ) pêssego
(  ) próximo
(  ) maneira
(  ) último
(  ) jabuti
(  ) romântico
(  ) está
(  ) difícil
(  )mínimo
(  ) relâmpago


 

 

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Atividade programada de Matemática

Profª Jaina Lima

Semana: 15 a 20 de junho de 2020

Link de acesso: 




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Atividade de Geografia – Professor Marcelo Zanoni

Aula relacionada aos dias 15, 19 e 20/06

 

Olá

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 

As atividades devem ser enviadas para o e-mail marcelozanoni800@gmail.com

Grande abraço  

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Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 19 de junho


Copie o texto abaixo em seu caderno de Artes:

Dança

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).  Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Atualmente, a dança manifesta-se nas ruas, em eventos como vídeo-clip ou em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico. No dia 29 de abril comemora-se o Dia Internacional da Dança.

O surgimento da dança, se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Com o passar do tempo, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que seriam capazes de criar outros ritmos, conciliando os passos com as mãos, através das palmas.

A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.

Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Europeia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

ATIVIDADE

Pesquise sobre um estilo de dança que você goste ou ache interessante, nesta pesquisa devem estar os seguintes dados sobre a dança:

-origem;

-país onde é mais comum essa dança ser realizada;

-ano em que se popularizou;

-principais músicas que essa dança envolve;

-se ela é apresentada com alguma roupa típica.

Relate suas descobertas em seu caderno ou documento digitado para futura entrega dessa atividade.

 

 

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou também pelo whatsapp 051 98042 0678.

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3






















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ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 8 - 08 à 12/06/2020
11/06 (quinta-feira)- FERIADO CORPUS CHRISTI
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Atividade de Geografia - Professor Marcelo Zanoni

Aula relativa aos dias 09 e 13/06

Olá

Na semana anterior vimos algumas manerias de preservar o meio ambiente. Essas atitudes são fundamentais para que o Planeta Terra tenha uma vida saudável, e a humanidade consiga sobreviver por mais tempo aqui. Um dos maiores vilões da poluição de rios, mares e oceanos é o plástico.

Veja na imagem abaixo a quantidade de microgramas de plástico encontradas nas águas que saem de nossas torneiras ↓


Atividade:

1- Você e sua família adquirem muitos produtos de plástico?

2- Qual a quantidade de lixo plástico que sua família produz por semana, em quantidade de sacos ou sacolas?


⏭ As atividades devem ser enviadas para o e-mail marcelozanoni800@gmail.com


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Aulas programadas:referente aos dias:09 e 12/6/2020 Disciplina:Ciências. Prof. Mário.

Turmas:81/82 e 83

Exercícios de revisão sobre reprodução

1º)Observe a figura e responda:   

        

 A figura representa a reprodução assexuada: o animal divide transversalmente sua região anterior em “dois”  fragmentos desiguais. Portanto:

    (A)A porção que contém os olhos faz crescer a região                                                                da: ___________;

(B)A região posterior cresce até formar o restante do                                                                _________ do animal;

(C)Neste caso a reprodução é do tipo assexuada com grande capacidade de: _______________;

(D)Nome do animal: _______________;

(E)Pertence a classe dos: _________________;

(F)São platelmintos: (F1)-(    )parasitas de vida livre(F2)-(    )não parasitas de vida livre.

2º)Observe a figura e responda o que se pede:


(A)Para reproduzir-se, “duas”planárias  se aproximam para realizar a __________________;

    (B)A fecundação é interna, são ovíparas. Os ovos formados são englobados num pequeno ______, dentro do qual os filhotes  se desenvolvem;

(C)Essa forma de reprodução é denominada de: ________________.

(D)Podemos concluir que a planária é hermafrodita, mas não é capaz de:__________________.

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Aula de História – semana do dia 08 a 12 de junho de 2020 – Prof. Sandro Pereira

 

UM DOS CAPÍTULOS MAIS TRISTES DA HISTÓRIA DO BRASIL SE REFERE À ESCRAVIDÃO. LEIA OS TEXTOS ABAIXO, DEPOIS ASSISTA AO VÍDEO.

 

 

Escravização do índio

 

Durante a fase inicial da colonização brasileira, a escravidão concentrava-se na mão de obra do indígena. A escravização do indígena aconteceu, principalmente, na extração do pau-brasil. Desde o momento em que a produção do açúcar, a partir do cultivo da cana-de-açúcar, impôs-se como principal produto econômico da colônia, ocorreu a transição para a utilização da mão de obra do escravo africano.

 

 

Escravização africana

 

A escravização africana no Brasil passou a sofrer incentivos da Coroa após 1570 e, assim, segundo o historiador Thomas E. Skidmore, a partir de 1580, chegavam ao nordeste brasileiro pelo menos dois mil escravos africanos por ano2. Os escravos eram trazidos ao Brasil em embarcações conhecidas como navios negreiros e em condições extremamente precárias. Era comum que metade dos cativos trazidos morresse durante a viagem em razão dessas más condições.

 

 

·        VÍDEO ESCRAVIDÃO https://youtu.be/4KB40-6yIko

·        COPIE NO SEU CADERNO AS ATIVIDADES ABAIXO

 

ASSINALA COM UM (X) AS AFIRMATIVAS CORRETAS:

1- Os escravos eram trocados na África por tecidos, armas, joias, aguardente, entre outras mercadorias. (   )

2- Os africanos eram trazidos para a América em navios especiais, chamados negreiros ou tumbeiros. Muitos morriam na viagem.

3- Na época da chegada dos europeus na África, no século XV, esse continente já vivia em condições de extrema pobreza. (   )

4- A escravidão africana foi empregada no Brasil, pois os portugueses deram preferência ao trabalho do africano ao invés do indígena. Assim teriam mais lucros. (   )

 

                                                        Boa aula.

 

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AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 10/06/2020 

CONTEÚDO: Leitura e tradução.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia, copie e traduza as frases no seu caderno:

 

a)      Mary was a student.

b)      Peter was in New York.

c)      Joe and Tom were friends.

d)      Barbara was very tired.

e)      Suzy was at home last night.

f)       The teacher was at school yesterday.

g)      Bob was happy two hours ago.

h)      I was a good student last year.

 

2)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:

 

AT SCHOOL

Suzy: Hi, pupils.

Class: Hi, teacher.

Suzy: My name is Suzy Smith.

Class: You’re welcome!

Suzy: This is the English book and this is …Aahhh!!!

Leo: Sorry, teacher. I forgot my book at home.

Carol: I forgot too.

Suzy: Ok, boys and girls!!!

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AULA PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 08/06/2020

CONTEÚDO: Ações Protagonistas. 

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia e copie o texto a seguir no seu caderno:

 

Contam que na carpintaria, houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

“Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.”

A assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios

 

2)      Responda as questões a seguir:

 

a)      No grupo familiar encontramos pessoas como estas ferramentas? Você se identifica com alguma delas? Quais?

 

b)      Qual a mensagem que o texto busca transmitir?

 

c)      Todos somos importantes. Qual a parcela de contribuição que estou dando para melhorar o grupo em que vivo? 

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ATIVIDADE PROGRAMADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA TALITA DEBIZE

DATA: 10/06/2020 – 12/06/2020

 

E-mail para retorno das atividades com identificação do aluno (nome completo e turma) proftalitamd@gmail.com

 

 

Você vai ler um texto expositivo. Observe alguns tipos de medo muito intensos.

 

Você tem medo de quê?

Quem nunca sentiu medo diante de uma barata, na fila da montanha-russa ou assistindo a um filme de terror na televisão? Ou, ainda, de escuro ou de dormir sozinho? 

O medo é uma emoção produzida pelo cérebro para nos deixar alertas e mais cuidadosos diante de situações que podem nos oferecer perigo. Quando o medo é muito intenso, persistente e difícil de ser controlado, é chamado de fobia. 

Conheça alguns tipos de fobia: 

 acrofobia - medo doentio de altura;

 agorafobia - medo anormal de ficar em grandes espaços abertos e lugares públicos com muita gente;

 aracnofobia - medo de aranhas; 

 astrofobia - sentimento de pavor aos trovões e relâmpagos; 

 cinofobia - medo anormal de cães; 

 dextrofobia - medo dos objetos colocados à direita das pessoas; 

 elurofobia - medo ou aversão a gatos; 

 fobia social - medo de enfrentar situações sociais e relacionamentos; 

 fobofobia - medo dos próprios medos; 

 hipnofobia - medo de dormir ou pavor durante o sono; 

 musicofobia - aversão a música; 

 ofidiofobia - medo de cobras; 

 sitiofobia - recusa absoluta de alimento. 

Ter medo ou desconforto diante de certos animais ou em determinadas ocasiões é natural. O problema é quando esse medo impede as pessoas de levar uma vida normal. Quando isso acontece, é hora de procurar um médico. 

 

Fonte: Revista Superinteressante, ed. 157.

 

O texto expositivo apresenta ideias ou informações sobre determinado assunto com linguagem clara e objetiva. 

Assim como outros tipos de texto, o expositivo também pode ser organizado de forma que apresente primeiro a ideia principal (tema), depois o desenvolvimento detalhado dessa ideia e, finalmente, a conclusão. 


QUESTÕES

1. O título Você tem medo de quê? informa o tema que será exposto. Sobre o que trata o texto? 

 

2. Esse texto é composto de quantos parágrafos? 

 

3. No primeiro parágrafo está a apresentação da ideia principal informada no título. Ele se inicia com algumas perguntas. Qual é o objetivo do autor ao usar esse recurso? 

 

a) Provocar surpresa no leitor. 

b) Despertar curiosidade no leitor. 

c) Causar medo no leitor. 

d) Desviar a atenção do leitor para outro assunto. 

 

4. O segundo parágrafo inicia o desenvolvimento da ideia principal. Qual é a ideia mais importante desse parágrafo? 

 

5. O terceiro parágrafo apresenta uma lista de tipos de fobia. 

 

a) Lendo apenas o começo do terceiro parágrafo é possível saber quantas fobias serão apresentadas? 

b) Quando é possível obter essa informação? 

c) Quantas fobias são enumeradas nessa lista? 

 

6. Localize o parágrafo que apresenta a conclusão da ideia principal. 

a) Que parágrafo é esse? 

b) Qual é a informação mais importante da conclusão?



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Atividade programada de Matemática
Profª Jaina Lima
Semana: 08 a 12 de junho de 2020.


Link de acesso:

      Boa semana!


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Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 12 de junho

 

Processos Criativos na arte: Observar para criar

Copie o texto abaixo ou cole-o no seu caderno de Artes:

 

Uma imagem guarda uma semelhança com algo, representando aquilo que o nosso sentido da visão pode captar, aquilo que podemos ver, ou que nossa imaginação pode criar. Assim, o reflexo de nosso rosto na água é uma imagem que a natureza se encarregou de criar.

O ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, tem procurado encontrar formas de registrar essa imaginação ou realidade captada, através de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras ou filmes, ou seja, através de representações imagéticas.

A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos.

Os significados e intenções na criação variam de acordo com o período, lugar e pessoas, ou seja, de acordo com o contexto histórico. Desde tempos remotos, o ser humano já procurava fazer representações imagéticas nas paredes das cavernas. Essas imagens podiam ter finalidades místicas e de sobrevivência. Na Idade Média, as imagens das obras de arte possuíam um cunho educativo a serviço da religião. Já no Renascimento as imagens artísticas procuravam elevar a condição do ser humano a um nível maior. No Romantismo e Modernismo, as obras de arte possuíam fins diversos, como protestos e denúncias dos problemas políticos e sociais.

Na atualidade existem várias maneiras de se representar a realidade ou a imaginação. Hoje em dia, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações.

Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como, por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação imagética das artes visuais, como o vídeo. Nesse caso, são linguagens artísticas que se fundem, se unem. Podemos denominar essa linguagem artística como “audiovisual” – união de som e de imagem.

Outras manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras.

Nessas publicações encontramos várias formas de representação, que vão desde o desenho até a fotografia. Nos jornais, por exemplo, nos divertimos frequentemente com as tiras de histórias em quadrinhos, os cartuns e as charges políticas. Em contrapartida, também podemos nos chocar vendo imagens com cenas de violência captadas com precisão pela câmera do fotógrafo. Nas revistas utiliza-se dessas mesmas imagens, porém, com um pouco mais de sofisticação, elaborando o visual da página junto com texto, fotografias e gráficos para que se torne mais interessante ao leitor. As próprias histórias em quadrinhos (também conhecidas por HQs), que inicialmente surgiram para entreter os leitores de antigos jornais norte-americanos, alcançaram um nível artístico elevado, em que artistas fazem uso de sua linguagem para expressarem suas criações.

 

ATIVIDADE

1-      RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

-Onde e como você vê a arte no seu dia-a-dia?

-Quais são as características formais e quais significados as imagens que você considera arte transmitem para você?

-O que leva você a entender estas imagens como sendo arte?

 

2-      Produza alguma composição plástica (desenho, pintura, foto, escultura...) a partir da observação de algum objeto. Pode ser inspirada em algum jogo que você goste muito, algum item de decoração do seu quarto, alguma roupa ou calçado favoritos. Crie sua obra e capriche bastante nas cores e formas para desenvolvê-la!

 

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou também pelo whatsapp 051 98042 0678.

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3






























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ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 7 – 1º à 5/06/2020
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Aulas programadas: referente aos dias: 02 e 05/6/2020 Disciplina: Ciências Prof. Mário.

Turmas: 81/82 e 83 Obs:Todas as atividades de março e abril têm que ser devolvidas para o e-mail:    mariobioprof@gmail.com

IDENTIFICAR NOME E TURMA NO E-MAIL!

Observe a figura e responda o que se pede:


                                                                                         1º)Nessa cadeia alimentar:

                                                                      a)A flor é o _________________;

                                                                         b)O ____________ é o consumidor ____________;

                                                                         c)O ____________ é o consumidor ____________;

                                                                         d) A ____________é o consumidor ____________;

                                                                         e) O ____________é o consumidor ____________;

                                                                      f) Os ______________ é o último elo da cadeia.


2º)Observe a figura e responda o que se pede:


O entrelaçamento de várias cadeias alimentares em determinado ambiente é chamado de? ______________________________.

  

3º)Responda:

(A)Primeiro elo de uma cadeia alimentar: _____________________________.

(B)A coruja representa um _______________.

(C)Em cada um dos ambientes da biosfera, existe imensa variedade de seres vivos muito diferentes um do outro. Todos os seres vivos têm uma necessidade em comum precisam ________________ para viver.

                                                                   

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AULA PROGRAMADA DE HISTÓRIA – PROF. SANDRO PEREIRA. TURMAS 81 82 E 83. 

DE 01 a 06 de Junho  de 2020

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    Analisar a figura e fazer relação com os tipos de trabalhos que existem nos dias de hoje. A Escravidão Acabou no final do Século XIX, mas ainda há trabalho escravo no Brasil e no mundo. Faça uma lista de novas profissões ( lista com 5 profissões)  que você conhece ou tem profissionais na sua família. BOA AULA.

OBS..: enviem os registros que foram solicitados ( cópias de alguns textos no caderno) para o e-mail : professorsandroabe@gmail.com  Mandem fotos do caderno. Enviem até o dia 06/06. 

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Aula programada: Geografia- Professor Marcelo Zanoni

Olá
Estamos na semana do meio ambiente, data muito importante para lembrarmos que cuidar da saúde do Planeta é também cuidar da nossa saúde.
A tarefa desta semana é realizar uma pesquisa sobre "maneiras simples de preservar o meio ambiente", aplicar alguma destas ações e fazer um breve relato no caderno sobre a ação praticada.

Lembrando que você deve enviar as atividades realizadas até aqui para o meu e-mail até dia 06/06.

marcelozanoni800@gmail.com

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Atividade Programada de Língua Portuguesa

Data: 03/06/2020 – 04/06/2020 -05/06/2020

Professora Talita Debize

E-mail para retorno das atividades até 06/06/2020 com identificação do aluno (nome completo e turma) proftalitamd@gmail.com

 

Imprimir/copiar e responder as questões no caderno:

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=24&v=xQIMrEubPq4&feature=emb_logo

 

Tempo de espera

Tempos de guerra e tempos de paz
Tempo de espera, tempo demais
Tempo de dar tempo ao tempo
Pra saber o que a gente faz

É tempo de escutar o silêncio
E de conhecer a si mesmo
Tempo de parar pra pensar
Tempo de sofrer e de amar

Tempo de entender
O que está acontecendo
Estamos fazendo
História
Porque vai haver
Um renascimento
E esse momento
É agora!

É tempo de esquecer, relevar
Pra não se aborrecer, se poupar
Tempo de curar as feridas
Pensar no que se quer da vida

É tempo de cair na real
Me diz o que você tem feito!
Será que ainda dá tempo
Ou será já não tem mais jeito?

Tempo de entender
O que está acontecendo
Estamos fazendo
História
Porque vai haver
Um renascimento
E esse momento
É agora!

Há um tempo de plantar, de colher
De se planejar pra fazer
O que a gente tem em mente
Tudo nasce da semente

Há um tempo de pensar e de agir
Tempo de avançar e de fugir
Tempo de falar e de ouvir
Agora é melhor não sair

Tempo de entender
O que está acontecendo
Estamos fazendo
História
Porque vai haver
Um renascimento
E esse momento
É agora!

(Paulo Ricardo)

01) Justifique o título dado à canção, aproveitando para sugerir um outro:

02) Qual é tema central da música? Justifique sua resposta:

03) Você concorda que "estamos fazendo História"? Justifique sua resposta:

04) Por que esse momento de quarentena e isolamento social é tão importante em nossas vidas?

05) Responda, sinceramente, à indagação feita na quinta estrofe da canção:
06) Explique o verso "Tudo nasce na semente", dizendo também onde ele se localiza (qual estrofe e em qual verso):

07) Copie da canção o verso que faz referência mais direta à quarentena:

08) O ser humano é movido por dualidades. Morte e vida é uma delas. De acordo com o texto, o que nos move na preservação da vida?

09) Que mensagem a música transmite e que sentimento ela despertou em você? Explique:

10) Que passagem do texto mais mexeu com você? Por quê?

Atenção: as atividades dos meses anteriores devem ser enviadas para o e-mail acima com identificação.

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Atividade programada: 02-06-2020.

Serviço de Orientação Educacional - SOE

 

Cada adolescente é único em suas características e histórias de vida, no seu contexto familiar e social e em seus sonhos e projetos pessoais.

 

Preencha com seus dados de identificação e encaminhem para o e-mail abaixo.

Nome:..................................................................................................................

Idade:.......................................          Turma:......................................................

Nome da mãe:.......................................................................................................

Nome do pai:.........................................................................................................

Tem irmãos?................... Quantos?......................

Telefone para contato:...........................................

Relate como está sendo...........................: medos, alegrias, tristeza, sonhos, angústias, emoções, o convívio com a família, etc...neste período de isolamento social.

 

                                          E-mail: patricia.kliemann@gmail.com

                                  Estarei aguardando pelos seus relatos com muito carinho.

                                                                              Orientadora Educacional

                                                                                Patrícia M. Kliemann 




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AULA PROGRAMADA DE PROJETO DE VIDA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 01/06/2020

 

CONTEÚDO: Ações Protagonistas. 

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

OBSERVAÇÕES: As atividades referentes aos meses de março e abril deverão ser enviadas (fotos ou arquivos de texto) para o e-mail profcarlosaliardi@gmail.com até sábado, dia 06/06/2020; seguindo orientações da 11ª Coordenadoria Regional de Educação. 

 

1)      Leia e copie o texto a seguir:

 

A ESCOLA

Escola é...

O lugar onde se faz amigos,

Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente.

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ilha cercada de gente por todos os lados. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não e só trabalhar. É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarar nela. Ora, é logico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer; fazer amigos, educar-se. Ser feliz!

 

2)      O que é a escola pra você?

Responda usando frases, ilustrações, versos...seja criativo!

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AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 03/06/2020

 

CONTEÚDO: Leitura, tradução e produção textual.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

OBSERVAÇÕES: As atividades referentes aos meses de março e abril deverão ser enviadas (fotos ou arquivos de texto) para o e-mail profcarlosaliardi@gmail.com até sábado, dia 06/06/2020; seguindo orientações da 11ª Coordenadoria Regional de Educação. 

 

1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:

 

THE NIGHT

Carol: Good evening, Kitty!

Kitty: Good evening, Carol!

Kitty: What can you see in the sky?

Carol: I can see the moon, the stars…

Kitty: Oh! The night is so beautiful!

Carol: Here are the boys.

Kitty: Oh! The night was so beautiful…

 

2)      Baseando-se no texto acima, e em outros recursos, escreva um diálogo com a tradução em seu caderno, apresentando no mínimo 10 falas: 

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PROFª JAINA LIMA
MATEMÁTICA 
AULAS PROGRAMADAS : 01 A 05/06/2020

        
Link para acessar a atividade:


Orientações sobre a devolução das atividades do período de 19/03 a
30/04/2020:
Enviar apenas uma foto (legível) da atividade resolvida e daquela indicada
pela professora, da semana solicitada, em uma única mensagem de e-mail. As fotos devem estar identificadas com o nome da semana
mencionada abaixo. Identifique-se na mensagem, colocando nome
completo e a turma. Prazo de entrega até: 06/06/2020. Para o e-mail:
8123fundamental@gmail.com


Semanas:
Semana de 19/03 a 02/04/2020 – uma foto do exercício nº 1
resolvido do item a ao d.
Semana de 06 a 09/04/2020 – uma foto do exercício nº 1 resolvido
do item a ao d.
Semana de 13 a 16/04/2020 – uma foto do exercício nº 2 resolvido
do item a ao d.
Semana de 20 a 23/04/2020 – uma foto do exercício nº 4 resolvido
do item a ao d.
Semana de 25 a 30/04/2020 – uma foto do exercício nº 5 resolvido
do item a ao e.

  
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Aula Programada de Artes relativa ao dia 05/06/2020
Professora: Gisele

Copiar este texto abaixo no caderno e realizar a atividade proposta no final do conteúdo.

 

Círculos Cromáticos

Círculo cromático, como o próprio nome diz, é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria dos casos ele é dividido em 12 partes e cada uma delas representa uma cor. Estas cores se dividem em primárias, secundárias e terciárias.

Primárias: são as cores puras encontradas apenas na natureza e não podem ser reproduzidas ou produzidas pela mão humana. São elas o ciano (tom puro de azul), o amarelo puro e o magenta (tom de vermelho puro). Vamos utilizar os nomes azul, vermelho e amarelo para nossas atividades escolares.

Secundárias: são as cores resultantes da mistura das cores primárias. São elas o laranja (amarelo+ vermelho), o roxo (azul+ vermelho) e o verde (amarelo+ azul).

Terciárias: são os entretons criados a partir da mistura das cores primárias com as cores secundárias. São cores como o azul esverdeado, amarelo alaranjado e verde amarelado, dependendo da mistura feita dentro do círculo cromático.

 

Atividade: Vamos criar um circulo cromático! Para isso, utilize folha de desenho ou ofício e tintas guache ou lápis aquareláveis ( caso não possua estes materiais, utilize lápis de cor comum e pinte suavemente para a mistura das cores).

Materiais

o  1 godê (pode reaproveitar uma bandeja de ovo, de plástico, daquelas com 12 espaços para criar o seu godê).

o    1 tinta ou lápis azul

o    1 tinta ou lápis vermelho

o    1 tinta ou lápis amarela (cores primarias)

o    1 pincel

o    1 guardanapo

o    1 folha de ofício ou desenho com o desenho do círculo dividido em 12 fatias ( utilize a imagem abaixo como referência para criar o círculo).

 

 

Passo a passo

1.    Coloque em 3 espaços da bandeja, um pouco de azul, um pouco de amarelo e um pouco de vermelho.

2.    Nos espaços seguintes, misture as cores para criar as secundárias e coloque nestes espaços. (roxo, laranja e verde)

3.    Agora é hora de criar as cores terciárias. Nos espaços seguintes, misture as cores secundárias com as primárias para obter as terciárias.

4.    Pinte o círculo cromático de cores de acordo com a figura abaixo e pronto!



 

 

IMPORTANTE: a partir da data de hoje, as atividades feitas devem ser enviadas para o email projetoartes.1224@gmail.com até o dia 06/06/2020, ou participe do grupo “ Arterices do Prudente” no Facebook e poste as fotos dos trabalhos de Artes realizados lá, identificando sua série e turma, se souber. Bons estudos, um abraço e até a volta! 





 

2 comentários:

  1. Eu tenho que fazer inglês e espanhol ou só um deles?

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  2. O professor Carlos é só de Inglês ou ele dá outra matéria para a turma 81?

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