Técnico 12

ATIVIDADES PROGRAMADAS - JUNHO
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                                   AULA PROGRAMADA –  T: 12

Horário: quinta (2p) e sexta (1p).      Prof ª:Dalva Heberle        Disciplina:Desenho Técnico

ATIVIDADE 13   -  Data: 02/07, 03/07 e 09/07                          Entrega: 10/07

   Numa folha de desenho formato A4, desenhar margem e legenda conforme as normas, colocar seu nome e circuitos no local da atividade, seguir as orientações para a representação gráfica do diagrama multifilar e unifilar de 2 lâmpadas, comandadas por interruptor simples.

  Orientações:

  Desenhar cada diagrama com a largura de ±12cm, cuidar a proporção dos elementos entre si;

  Os dois diagramas devem ser desenhados na mesma folha;

  Utilizar traço grosso para as linhas principais;

  Identificar cada diagrama com caligrafia técnica (não precisa apagar a linha auxiliar);

  As normas para margem, legenda e caligrafia técnica estão na pag.14 e 15 da apostila.

 Obs: Cuidar a data de entrega para ganhar presença.

    Desculpas, por não ter postado nenhuma atividade e visualizado as devolutivas, minha saúde não permitia

     DIAGRAMA  MULTIFILAR

    DIAGRAMA  UNIFILAR

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA  09/07/2020

Turma: 12

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Empreendedorismo”

Atividade: Pesquisar sobre empreendedorismo na área da eletrotécnica. Logo após, identificar as principais características de um profissional que atua nesse ramo de atividade.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

 

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AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 30/06 À 04/07/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Instalações Elétricas
Atividade: Solda e soldagem: serve por exemplo pra unir condutores elétricos, dando à emenda as seguintes propriedades. Cite as propriedades:

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/07/2020.


AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 30/06 À 04/07/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Prática profissional
Atividade: Realizar estudo da norma NR10.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/07/2020.


AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA  02/07/2020

Turma: 12

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Empreendedorismo”

Atividade: Pesquisar sobre empreendedorismo de negócios e empreendedorismo social. (Identificar suas principais características e diferenças). Com base na pesquisa, opinar sobre o empreendedorismo na sua cidade.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


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AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 23 À 26/06/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Instalações elétricas
Atividade: pesquisar sobre disjuntores idr

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 29/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 23 À 26/06/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Prática Profissional
Atividade: PESQUISAR SOBRE DPS -dispositivo de proteção contra surtos elétricos

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 29/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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AULA PROGRAMADA DE MEC 22/06 a 26/06

 Turma: 12

Professor: Felipe Grandini 

Conteúdo: Metrologia

1.    Por que instituíram o sistema métrico?

2.    Qual a base do sistema inglês?

                                         AULA PROGRAMADA –  T: 12

Horário: quinta (2p) e sexta (1p).      Prof ª:Dalva Heberle        Disciplina:Desenho Técnico

ATIVIDADE 12   -  Data: 22/06(1p) , 25/06(2p) e 26/06(1p).

   Numa folha de desenho formato A4, desenhar margem e legenda, conforme as normas, apostila páginas 14 e 15.

* Orientações:                                                                                                                               -  As linhas da margem e legenda devem ser com traço grosso.                                                 - As linhas auxiliares para o traçado das letras devem ser com traço bem fino, e na altura         utilizar qualquer medida (exemplo pag.15)                                                                                - As letras devem atingir a linha superior e inferior da linha auxiliar.                                            - Não esquecer que a na caligrafia técnica as letras devem ser em forma desenhada.             - Ler com atenção as orientações da apostila. 

  Atenção: entrega da atividade até 26/06

  Exemplo: 

OBSERVAÇÃO:                                                                                                                            - Continuo recebendo atividades sem nome e  turma ( o nome deve constar na folha da            atividade).                                                                                                                                 - Cuidar a data de entrega.                                                                                                         - Guardar todas as atividades, quando iniciar as aulas presenciais vou recolher as     atividades para uma correção mais detalhada, sanando assim as dúvidas do aluno.             - Alguns alunos estão enviando as atividades, mas não estão seguindo as  orientações            e nem as normas técnicas para desenho.                                                                                 - Ler a apostila e prestar atenção nas orientações antes de enviar a atividade.                         - As atividades são para fixar os conteúdos, o  aluno que não  fizer ou copiar de outro                não  terá este aprendizado e no retorno as aulas presenciais ficará difícil acompanhar              a disciplina de desenho técnico  sem estes conhecimentos. 


AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA  25/06/2020

Turma: 12

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Empreendedorismo”

Atividade: Pesquisar sobre a História do empreendedorismo brasileiro,  logo após, fazer um resumo dos principais fatos e influência em nossa sociedade atual. (Polígrafo página 23).

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


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Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados

Olá

Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.

Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :

Nome do aluno

CPF

Cidade

Endereço

Número da residência

Bairro

Latitude

Longitude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 16 À 20/06/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Instalações elétricas
Atividade: Ler o polígrafo Instalações Elétricas pág. 10 e realizar exercícios abaixo:
a - Conceito técnico sobre conexões de condutores entre si em prolongamento e representar com desenho.
b - Conexões de condutores em derivação. Fornecer conceito técnico e representar com desenho.
c - Conceito técnico de Olhal e representar com desenho.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 22/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 16 À 20/06/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Prática profissional
Atividade: Conforme o polígrafo de Instalações elétricas pág. 18 dar um conceito técnico de sobrecarga ou sobrecorrente.
Dispositivos de proteção: Definir tecnicamente disjuntor térmico, magnético e termo-magnético.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 22/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.





AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA  18/06/2020

Turma: 12

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “O trabalhador na Constituição Federal”

Atividade:   Pesquisar sobre a influência da reforma previdenciária na vida do trabalhador brasileiro.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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AULA PROGRAMADA DE MEC REFERENTE AO DIA 09/06/2020

 Turma: 12

Professor: Felipe Grandini 

Conteúdo: Manutenção
Responda
1.    Defina manutenção.
2.    Descreva manutenção preditiva.
3.    Descreva manutenção corretiva.
4.    Cite exemplos de manutenção preventiva.
5.    Em uma maquina se analisa periodicamente as correias, os lubrificantes, a sua parte estrutural, para alongar sua vida útil ao máximo. Qual tipo de manutenção aplica se nesta maquina?
6.    Se você fosse responsável pela manutenção de uma empresa distribuidora de energia. Qual tipo de manutenção você usaria nas linhas de baixa tensão? E por quê?

Atividade: Revisar todas as atividades realizadas nos meses de março e abril para enviá-las, em pdf ou jpg, até o dia 15/06 preferencialmente por whatsapp (997946904) ou email felipegrandini@live.com

AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 08 À 12/06/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Circuíto elétrico ( Polígrago Instalaçãoes elétricas pág. 05)
Atividade: Definição técnica e cite os elementos de um circuíto

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 15/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 08 À 12/06/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Emendas
Atividade: Conceito técnico e suas recomendações de Emendas.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 15/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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AULA PROGRAMADA –  T: 12

Horário: quinta (2p) e sexta (1p).      Prof ª:Dalva Heberle          Disciplina:Desenho Técnico

ATIVIDADE 11   -   Data:12/06(1p) - 18/06(2p) e 19/06 (1p)

   Responda as perguntas enviadas em anexo de acordo com as normas da ABNT, apostila e atividades de pesquisa, enviar respostas quando estiver concluído.

   APOSTILA: pag. 01 a 15 (material de apoio para auxiliar na execução da atividade).

RESPONDA:

01 - A sigla ABNT quer dizer:  ...................................................................

02 - Qual é a finalidade do Desenho Técnico?  .............................................

03 - Defina um segmento de reta..................................................................

04 - Quais as posições que duas ou mais retas ocupam no espaço: ..........................................

05 - Retas que dividem o plano em quatro partes geometricamente iguais e formam ângulo

       de 90º,denominam-se retas:  .......................

06 - Qual é o suplemento do ângulo de 74°: ..................

07 – Qual é a leitura do ângulo raso? ...........................

08 - Qual é o grau de meio ângulo reto: ..............................

09 - Qual é o símbolo utilizado para indicar linhas paralelas: .......................

10 - Qual é a forma geométrica das faces de um cubo? ..................................

11 – Qual é a leitura do ângulo raso? ...........................

12 - Os dois grandes grupos do desenho técnico são: ......................................

13 - Quanto deve medir a margem esquerda da folha A4: ................................

14 - Para medir e construir ângulos usamos o  .................................

15 - As Normas para a realização de qualquer projeto em D. T. são fixadas pela ...............

16 - Completa o seguinte quadro:

                

      ATENÇÃO:                                                                                                                            Não esquecer de colocar o nome nas atividades.

  ➧  As atividades  são para fixar os conteúdos, o  aluno  que não  fizer ou copiar  de  outro não  terá este aprendizado e no retorno as aulas presenciais ficará difícil de acompanhar a disciplina de desenho técnico, sem estes conhecimentos. 

  OBSERVAÇÃO:                                                                                                                                                     Favor enviar somente um e-mail com atividades, alguns  alunos  estão enviando vários com a mesma atividade, fica exaustivo abrir todos.                                                                                                                                    Sempre coloco OK , lembrete ou correção.

è  LEMBRETE:                                                                                                                                     Apresentação das Atividades de pesquisa Deve estar de acordo com as Normas acadêmicas da ABNT para digitação de trabalhos:                                                                                                            -  Folha A4 (210 x 297mm);                                                                                                                    -  Fonte Ariel ou Times12;                                                                                                                        -  Espaçamento entrelinhas do texto 1,5cm;                                                                                               -  Alinhamento justificada;                                                                                                                          -  O Parágrafo deve ser recuado 2 cm da margem esquerda;                                                                    -  Margem esquerda e superior 3 cm, margem direita e inferior 2cm                                                      -  A configuração da capa deve ter margem superior e esquerda de 3 cm, margem inferior e direita     de 2 cm, itens centralizados, negrito maiúsculo.

AULA PROGRAMADA –  T: 12

Horário: quinta (2p) e sexta (1p).      Prof ª:Dalva Heberle          Disciplina:Desenho Técnico

ATIVIDADE 08  -   Data: 01/06 (1p) – (segunda horário de sexta)

— Revisar  todas atividades de 19/03 até 30/04 para enviar e ser avaliado até 06/06.

ATIVIDADE 09  -   Data: 04/06 (2p)

 A partir da pesquisa figuras planas  e sólidos geométricos, responda as palavras cruzadas enviada em anexo.

   Enviar está atividade até 06/06 para alunosdalva@gmail.com

ATIVIDADE 10   –   Data: 05/06(1p) e 08/06 (1p).

 Linhas: exercícios de fixação, identificar e numerar.

   Apostila de exercício pag. 08

   Os tipos de linhas devem ser pesquisados na apostila teórica (pag. 15 a 17 ).

  èATENÇÃO: As atividades desenvolvidas de 19/03 a 30/4 devem ser enviadas até o dia 06/06, está data foi solicitada pela CRE, para  avaliar  e registrar frequência do aluno.

    Enviar para o e-mail:  alunosdalva@gmail.com

AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 03 À 06/06/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Materiais isolantes (dielétricos)
Atividade: Pesquisar os materiais isolantes (dielétricos) e citar conceito e cinco exemplos. Fonte Polígrafo Intalações Elétricas.
Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 á 30/04/2020, assim como as próximas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 03 À 06/06/2020

Turma 12
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: ELETRODUTOS
Atividade: Quais são os tipos de eletrodutos e bitolas usadas na construção civil residencial?

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 á 30/04/2020, assim como as próximas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

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AULA PROGRAMADA DE MEC REFERENTE AO DIA 02/06/2020

 

Turma: 12

Professor: Felipe Grandini 

Conteúdo: Manutenção

 

Atividade: Revisar todas as atividades realizadas nos meses de março e abril para enviá-las, em pdf ou jpg, até o dia 06/06 preferencialmente por whatsapp (997946904) ou email felipegrandini@live.com



AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA  04/06/2020

Turma: 12

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Surgimento da Organização como Ciência”

Atividade:   Assistir ao filme “Tempos Modernos” com Charlin Chaplin, e logo após fazer um breve relato relacionando o filme com o conteúdo em estudo. Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=fCkFjlR7-JQ 

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 à 30/04/2020, assim como as próximas para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma  a disciplina e a data(s) referente a atividade. O prazo final para a entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


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AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 09/04/2020
Turma: 12
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Organizações
Atividade: Responder ao questionário referente ao conteúdo sobre “Surgimento da Organização como Ciência”.  (Páginas 1,2 e 3 do polígrafo).

1. Quais as conseqüências do surgimento das máquinas?
2. De que forma a divisão do trabalho foi se manifestando?
3. Quais as principais mudanças que a Revolução Industrial trouxe para o trabalhador?
4. O que foi o Êxodo Rural?
5. Quê fato ocorreu à medida que as empresas começaram a crescer?
6. Que tipo de empresas havia antes da Revolução Industrial?
7. Como podemos explicar a especialização das tarefas?

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


     AULA PROGRAMADA PARA DESENHO TÉCNICO  -  T:12
     ATIVIDADE 04: 09/04  
  Pesquisa:
Figuras Geométricas planas: definição
- Polígonos: definição
- Triângulos: classificação quanto aos lados e  aos ângulos, definição e  representação.
- Trapézios: classificação (definição e   representação gráfica).
- Quadrado: definição e representação.
- Retângulo: definição e representação.
- Hexágono: definição e representação.
- Círculo: definição e representação.
« As orientações da apresentação foram enviadas em anexo.

Apresentação da Atividade de pesquisa:
Deve estar de acordo com as Normas acadêmicas da ABNT para digitação de trabalhos:
-  Folha A4 (210 x 297mm);
-  Fonte Ariel ou Times12;
-  Espaçamento entrelinhas do texto 1,5cm;
-  Alinhamento justificada;
-  O Parágrafo deve ser recuado 2 cm da margem esquerda; 
-  Margem esquerda e superior 3 cm, margem direita e inferior 2cm
-  A configuração da capa deve ter margem superior e esquerda de 3 cm, margem inferior e
   direita de 2 cm, itens centralizados, negrito maiúsculo.

    Obs:
    Não consigo enviar as imagens de orientação e as folhas de exercícios, favor entrar em   contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com
    Quando possível, posso tirar as duvidas ou enviar anexos pelo e-mail: 
 alunosdalva@gmail.com
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Aulas Programadas de Instalações Elétricas

1º semestre

Turma: 12

Professor: Boeira

Conteúdo: Instalações Elétricas

Atividade: Ler com atenção e resolver as questões

     

Instalações elétricas     Turma 12

Conceitos técnicos de tensão elétrica, corrente elétrica e resistência elétrica. Contendo suas unidades de medidas, simbologia, instrumento de medida e seus múltiplos.

Tensão  elétrica ou diferença de potencial é a força que impulsiona os elétrons.

Símbolo - U e E

Unidade de Medida – Volts – V

Instrumento de medida – Voltímetro

Múltiplo de Volts – 1 Quilo volt – 1KV=1000 Volts

Corrente Elétrica – É  o movimento ordenado dos elétrons em um condutor elétrico.

Símbolo – I

Unidade de medida – Ampere – A

Instrumento de medida – Amperímetro

Múltiplo de Ampére – 1 Quiloampére – 1Ka = 1000 Ampéres

Resistência Elétrica – É a dificuldade que os materiais oferecem ao deslocamento dos elétrons.

Símbolo – R

Unidade  de Medida -         Ohm –

Instrumento de Medida – Ohmímetro – Megômetro

Múltiplo de Ohm – 1 Quilo ohm – 1K

A resistência elétrica depende da natureza do material. Portanto é classificado em três grupos: material condutor, material isolante e materiais resistivos.

Obs: Fazer pesquisa dos três grupos, material condutor, material isolante e materiais resistivos. Fornecendo seu conceito técnico de cada um deles e citar exemplos.


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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE AO DIA 06/04/2020 E 07/04/2020
Turma: 12
Professor:  Jederson Colpani Santolin

Sistema Métrico Decimal

A necessidade de medir é muito antiga e foi uma das primeiras atividades matemática do ser humano inicialmente, para medir as dimensões de um corpo ou distâncias, utilizaram – se partes do corpo (o pé, a mão, o braço, os dedos) como unidade. Cada povoado ou região possuía um sistema de medida, com unidades poucos precisas e que não tinham correspondência entre si, o que causava um grande transtorno para o desenvolvimento do comércio.
Em 1789 foi criado o Sistema Métrico Decimal pela Academia de Ciência da França, com base em unidades não arbitrárias. Inicialmente, as três unidades básicas para as grandezas comprimento, massa e volume eram, respectivamente, o metro, o quilograma e o litro.
·         Metro: estabeleceu – se a dimensão do metro como a de uma barra padrão composta de platina (90%) e irídio (10%). Esta barra de platina de seção retangular, com 25,3 mm de espessura e com 1m de comprimento de lado a lado. Essa barra ficou conhecida como “metro do arquivo”.
·         Quilograma: estabelece – se que 1 quilograma correspondia a massa de um decímetro cúbico de água (um litro de água) na temperatura de 4,44 C.
·         Litro: o volume de um décimo cúbico.

O Sistema Internacional de Unidades (SI)

Na década de 1960 passou – se a adotar mundialmente o Sistema internacional de Unidades (SI). Tal sistema pode ser considerado como a expressão moderna, ampliada e atualizada do Sistema Métrico Decimal.
Vamos considerar a grandeza massa. A unidade padrão de massa no SI é o quilograma, mas, dependendo do que se quer medir, podem ser usadas medidas como o miligrama, o grama e a tonelada.
Prefixos como quilo e mili são utilizados para expressar, respectivamente, unidades 1000 vezes maiores e mil vezes menores. Observe na tabela as unidades de medida e os símbolos para cada uma das grandezas no SI.


Grandezas fundamentais do
SI
Grandeza
Unidade
Símbolo
Comprimento
Metro
m
Massa
Quilograma
Kg
Tempo
Segundo
s
Temperatura
Kelvin
K
Corrente elétrica
Ampere
A


Grandezas derivadas do SI

Grandeza
Unidade
Símbolo
Área
Metro quadrado
m2
Densidade
Quilograma por metro cubico
Kg/m3
Velocidade
Metro por segundo
m/s
Força
Newton
N
Pressão
Pascal
Pa
Potencia
Watt
W

No link abaixo assista o vídeo com a explicação:
https://slideplayer.com.br/slide/1257392/

Unidades de medida de comprimento
O Sistema Internacional de Unidades, SI e adotado no Brasil em 1962 e ratificado em 1988 adota o metro como unidade de comprimento. Observe a tabela abaixo:
Unidade
Símbolo
Relação entre unidades, múltiplos e submúltiplos
Metro
M

Quilometro
Km
1km= 1000m
Hectômetro
Hm
1hm=100m
Decâmetro
dam
1dam=10m
Decímetro
dm
1dm=0,1m
Centímetro
cm
1cm=0,01m
Milímetro
mm
1mm=0,001m



Observe os múltiplos e submúltiplos do metro na tabela abaixo:



Exemplos:
1) Transforme:
a) 2 km em m = 2 x 1000 = 2000 m
b) 120 cm em m = 120  100 = 1,2 m
c) 1500 mm em cm = 1500  10 = 150 cm

No link abaixo assista o vídeo com a explicação:

 Exercício:
1) Faça as seguintes transformações utilizando o sistema métrico decimal para calcular comprimento:
a)    36,4 m  em  dm =
b)    28 cm  em  mm =
c)    242,9 dam  em  cm =
d)    820 km  em  dm =
e)    2,5 hm em  dam =
f)     42,28 dm  em  cm =
g)    0,30 dam  em  m =
h)    52 m em  mm =
i)      0,8 m  em  dm =
j)      0,25 km  em m =
k)    160 m  em  km =
l)      1,38 km  em  m =
m)  2 m  em  mm =
n)    426 cm  em  m =

Unidades de medida de massa

A necessidade do ser humano de trocar produtos vem desde suas comunidades mais primitivas. Mas para trocar é preciso comparar. E para comparar foi necessário confeccionar instrumentos de medida. A balança de dois pratos é um exemplo prático da ideia de comparar a quantidade de massa entre dois corpos.
            No SI, o quilograma (Kg) é a unidade de medida de massa.
            O quilograma também possui múltiplo e submúltiplos.

Unidade
Símbolo
Relação entre unidades, múltiplos e submúltiplos
Quilograma
Kg

Hectograma
hg
1 hg = 0,1 kg
Decagrama
dag
1 dag = 0,01 kg
Grama
g
1 g = 0,001 kg
Decigrama
dg
1 dg = 0,0001 kg
Centigrama
cg
1 cg = 0,00001 kg
Miligrama
mg
1 mg = 0,000001 kg



Exemplos:
1) Transforme:
a) 5 kg em g = 5 x 1000 = 5000 g
b) 300 cg em g = 300  100 = 3 g
c) 1800 mg em g = 1800  1000 = 1,8 g

No link abaixo assista o vídeo com a explicação:

Exercícios:
1)  Faça as seguintes transformações utilizando o sistema métrico decimal para calcular massa:
aa)    0,45 kg  em  g =
bb)    0,005 g  em  kg =
cc)    6 kg  em  g =
dd)    260 g  em  kg =
ee)    0,002 g  em  kg =
f f)     420000 g  em  kg =
gg)    0,000008 kg  em  g =
hh)    5000000 g  em  kg =
     i)0,00000682 g  em  kg = 

AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE AO DIA 14/04/2020 E 17/04/2020
Turma: 12
Professor:  Jederson Colpani Santolin

Unidades de medida de tempo
Estamos tão acostumados a lidar com os horários para trabalhar, estudar e descansar que raramente paramos para pensar quando e como surgiram as medidas de tempo.
No SI, a unidade padrão de medida de tempo é o segundo.
Unidade
Símbolo
Relação entre unidade de medida
segundo
s

minuto
min
1 min = 60 s
hora
h
1 h = 60 min = 3600s
dia
dia
1 dia = 24 h = 86400s
Ano
Ano
1ano=365dias=8760h=5,26105=3,15.107


Exemplos:
1) Transforme:
a) 240 s em mim = 240  60 = 4 mim
b) 15 mim em h = 15  60 = 0,25 h
c) 2,5 h em mim = 2,5 x 60 = 150 mim

No link abaixo assista o vídeo com a explicação:

1) Faça as seguintes transformações utilizando o sistema métrico decimal para calcular tempo:
aa)    12 min  em  h =
bb)    38 min  em  h =
cc)    20 min  em  s =
dd)    360 s  em  min =
ee)    4,8 h  em  min =
f f)     720 s  em  h =
gg)    0,6 h  em  min =
hh)    45 min  em  h =
i)  i) 2,5 h  em  min =
j)   j)1,2 h  em  min =
Medidas de superfície
    
            As medidas de superfície fazem parte de nosso dia a dia e respondem a nossas perguntas mais corriqueiras do cotidiano:
  • Qual a área desta sala?
  • Qual a área desse apartamento?
  • Quantos metros quadrados de azulejos são necessários para revestir essa piscina?
  • Qual a área dessa quadra de futebol de salão?
Superfície e área
Superfície é uma grandeza com duas dimensões, enquanto área é a medida dessa grandeza, portanto, um número.

Metro Quadrado

              A unidade fundamental de superfície no SI chama-se metro quadrado.
O metro quadrado (m2) é a medida correspondente à superfície de um quadrado com 1 metro de lado.  
Observe os múltiplos e submúltiplos do metro quadrado na tabela abaixo:
Unidade
Símbolo
Relação entre unidades, múltiplos e submúltiplos
Metro
m2

Quilometro
km2
1km2= 1.000.000 m2
Hectômetro
hm2
1hm2=10.000 m2
Decâmetro
dam2
1dam2=100 m2
Decímetro
dm2
1dm2=0,01 m2
Centímetro
cm2
1cm2=0,0001 m2
Milímetro
mm2
1mm2=0,000001 m2

Devemos lembrar que, na transformação de unidades de superfície, cada unidade de superfície é 100 vezes maior que a unidade imediatamente inferior:
   

  
Exemplos:
1) Transforme:
a) 4 km2 em m2 = 4 x 100 x 100 x 100 = 4.000.000 m2
b) 250 cm2 em m2 = 250  100  100 = 0,025 m2
c) 1800 mm2 em cm2 = 1800  100 = 18 cm2

No link abaixo assista o vídeo com a explicação:

1) Faça as seguintes transformações utilizando o sistema métrico decimal para calcular área:
a a) 4,25 dm²  em  mm² =
bb)   2,5 cm²  em  m² =
cc) 3650 m²   em  cm² =
dd) 4,68 dm²  em  dam² =
ee) 600 m²  em  km² =
)   f) 2 km²  em  m² =
gg) 6500 mm²  em  m² =



AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA  16/04/2020

Turma: 12
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Organizações

Atividade: Responder ao questionário referente ao conteúdo sobre “Precursores das Modernas Organizações”.  (Páginas 3,4,5,6,7 e 8 do polígrafo).

QUESTIONÁRIO:
1. Quando surgiram os primeiros estudos sobre métodos e processos de administração?
2. Quais são os nomes mais importantes nesses primeiros estudos?
3. Taylor deu grande importância à administração da produção. Qual era a sua preocupação?
4. Quem foi o autor do livro Administração Industrial e Geral?
5. Qual o princípio básico defendido por Ford?
6. Explique em que consiste o princípio do ritmo?
7. Qual dos precursores da Organização criou as linhas de montagem?
8. O que era no Toyotismo o "Sistema Just in time"?
9. Como era a produção no Volvismo?
10. Por que Ford pagava um bom salário aos seus empregados?

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

     AULA PROGRAMADA PARA DESENHO TÉCNICO  -  T:12
     ATIVIDADE 04: 16/04 (2p)
Continuação da atividade pesquisa:
Figuras Geométricas planas: definição
- Polígonos: definição
-Triângulos: classificação quanto aos lados e  aos ângulos, definição e  representação.
-Trapézios: classificação (definição e   representação gráfica).
- Quadrado: definição e representação.
- Retângulo: definição e representação.
- Hexágono: definição e representação.
- Círculo: definição e representação.
« As orientações da apresentação já foram enviadas .

     AULA PROGRAMADA PARA DESENHO TÉCNICO  -  T:12
     ATIVIDADE 05: 17/04 (1p)
Caligrafia técnica – NBR 8402
   Atividade prática: caligrafia técnica, conforme orientações e ilustrações nas folhas de exercícios em anexo.
   Material de apoio para auxiliar na execução da atividade.

MATERIAL  DE  APOIO


        CALIGRAFIA TÉCNICA   -   NBR 8402
    A linguagem escrita é usada sempre em forma desenhada e não em caracteres comuns, como os de uma escrita corrente. As principais em desenho técnico são: legibilidade, uniformidade e adequação a microfilmagem e a outros processos de reprodução.
      As linhas auxiliares  (quase invisíveis) são necessárias para manter letras e números com a mesma altura e devem ser executadas com traço continuo e fino.
      Atenção: Utilizar caligrafia técnica conforme exemplo nas folhas de exercícios.
     Obs:
    Não consigo enviar as imagens de orientação e as folhas de exercícios, favor entrar em   contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com
    Quando possível, posso tirar as duvidas ou enviar anexos pelo e-mail: 
 alunosdalva@gmail.com


RESPOSTA DA ATIVIDADE 01 - T:12  -  DESENHO TÉCNICO
Sondagem:  área e perímetro
01 -  P = 12,30 + 12,30 + 34 + 34 = 92,60m
02 -  A = 3,14 x 12,80² = 514,46m²
03 -  Lado do quadrado = 84 ÷ 4 = 21          A= 21 x 21 = 441m²
04 -  Lado do quadrado = Ѵ196 = 14m
05 -  P = 16,50 x 4 = 66                                66 x 3 = 198m  
06 -  C = 2 x π x r               15,70 = 2 x 3,14 x r           15,70 ÷ 6,28 = r         r = 2,5m
07 -  P = 23 + 23 + 46 + 46 = 138m
08 -  C = 2 x π x r                             C = 2 x 3,14 x 8,5 = 53,38cm  
09 -  A = 120 x 60 = 7200 mm²
10 -  A = 14,50 x 32 = 464                At = 464 x 7 = 3.248m²         
11 -  A = 56 x 11,20 = 627,20m²
12 -  A = 0,30 x 0,40 = 0,12m²    A = 6,70 x 9,60 = 64,32m²      N° peças = 64,32 ÷ 0,12 =536
13 -  A = π x r²                            A = 3,14 x 2,4² = 10,08m²               
14 -  C = 2 x π x r                        C = 2 x 3,14 x 17 = 106,76 x 3 = 320,28m                

15 -  P = 12,50 +12,50 + 30 + 30 = 85 x 3 = 255m

AULA PROGRAMADA DE MECÂNICA REFERENTE AO DIA  17/04/2020
Turma: 12
Professor: Felipe
Conteúdo: Manutenção
Atividade: Elaborar um breve resumo (máximo 250 palavras).

1. Manutenção corretiva conforme poligrafo de Manutenção.

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Mecânica, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


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AULAS PROGRAMADAS 
Conteúdo: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS


Turma: 12
Professor: Boeira
Aulas referentes aos dias: 16-04, 17-04, 20-04, 23-04, 24-04, 30-04.


ATIVIDADE DE PESQUISA: Pesquisar sobre o modo de funcionamento e aplicação dos três temas abaixo:

TEMA: Energias Renováveis
              Energias Hidroelétricas
               Energias Termoelétricas




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AULAS PROGRAMADAS 
Conteúdo: Prática Profissional
Turma: 12
Professor: Boeira
Aulas referentes aos dias: 14-04 e 28-04 


ATIVIDADE DE PESQUISA: Faça uma pesquisa sobre cada tema abaixo. 
O  QUE PESQUISAR:   O modo como é feito. 

TEMA: Tubulações Elétricas
              Tubulações Convencional
              Tubulação Aparente



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                        Orientação Escolar              

Bom Dia!

Estamos em um período bem difícil,sendo assim orientamos que cuidem de sua saúde mental.
Sugerimos que durante esse período  de  aprendizagem, possam acalmar a alma .Assistam as lives do Professor Gabriel Chalita, é um Curso de Filosofia de fácil entendimento.
Todos os dias ele aborda assuntos pertinentes a nosso Cotidiano.
O horário das lives são as 18h ,todos dias. E fica na página Gabriel Chalita ,você pode acessar e estão todas lá.
No retorno faremos reflexões sobre os  assuntos que chamaram a atenção de vocês.

Fiquem em paz !

Orientação Escolar

 16/04/2020

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Orientação Escolar

Sugestão de atividade

Para descontrair em família nesse período. Convide seus familiares para jogar.

No retorno nos relate como foi a brincadeira.

Brincadeira do espelho
Jogo






Objetivos:

Observar que a imagem se reflete ao contrário quando se olha no espelho.

Promover a amizade, respeito pelo outro.


Preparação:

O jogo pode ser feito com duas pessoas ou várias duplas.

Sabia que sua imagem se reflete ao contrário quando você se olha no espelho?

Levantando o braço direito, e a imagem mostrará o seu braço esquerdo.

Material: 

Fita crepe ou qualquer outro objeto que separe .

Desenrolar:

Delimite com fita crepe ( 
outro objeto que separe )o lugar que simulará um espelho.

Você faz um gesto e o seu colega deverá imitá-lo.Nesse momento você faz a brincadeira com seus familiares

Procure fazer gestos difíceis de serem imitados.

O primeiro que errar sai do jogo e será substituído por outro familiar ou troca e  um passa a ser o espelho.

O último que ficar no espelho sem cometer falhas, será o vencedor.

Fonte: Arte e Habilidade - Angela Cantele Leonardi e Bruna Renata Cantele
Educação Infantil - Coleção Horizontes - Editora IBEP.

17/04/2020
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AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  20 e 23/04/2020

Turma: 12
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Organizações

Atividade: Responder ao questionário referente ao conteúdo sobre “Tipos de Organizações – Empresas, Entidades e Classificações”.  (Páginas 9,10,11,12,13 e 14 do polígrafo).

QUESTIONÁRIO:
1. Cite os tipos de organização:
2. Qual o tipo mais antigo de organização?
3. Cite duas características da Organização Linear:
4. O que é comunicação formal?
5. Em que se baseia a organização do tipo Funcional?
6. O que representa a forma de pirâmide?
7.  Como a empresa deverá ser dividida quando seu tipo de organização é Funcional?
8. O que é Empresa?
9. Como podemos classificar as empresas quanto à propriedade?
10. Qual a diferença entre empresas públicas e empresas privadas?
11. O que são empresas de Economia Mista?
12. Cite a diferença entre empresas públicas e empresas privadas.
13. Como podem ser classificadas as empresas quanto ao tamanho?
14. De que forma as cooperativas se diferenciam das demais associações de pessoas?
15. Cite três características das cooperativas.
16. Qual o principal objetivo das empresas terceirizadas?
17. De onde provem os recursos das empresas públicas?
18. Como podem ser as empresas de acordo com a atividade desenvolvida?
19. Cite exemplos de empresas terciárias.

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

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  AULA PROGRAMADA PARA DESENHO TÉCNICO  -  T:12

  ATIVIDADE 06: 20/04 (2p) - 2ªfeira
Pesquisa:
Sólidos geométricos: definição
Poliedros: definição
- Prismas: definição e a representação gráfica de 3 formas de base.
- Pirâmides: definição e a representação gráfica de 3 formas de base.
Corpos redondos:
- Cones: definição e representação gráfica
- Cilindros: definição e representação gráfica
- Esferas: definição e representação gráfica
« As orientações da apresentação já foram enviadas.

LEMBRETE: Favor imprimir as apostilas de Desenho Técnico, para facilitar o nosso entendimento de conteúdo ( Não vou mais enviar os exercícios que estiverem na apostila).
                        Sul Printer: Fone 3663 2868


  AULA PROGRAMADA PARA DESENHO TÉCNICO  -  T:12

ATIVIDADE 06: 23/04 ( 2p)
Continuação da pesquisa Sólidos geométricos.
Poliedros: definição
- Prismas: definição e a representação gráfica de 3 formas de base.
- Pirâmides: definição e a representação gráfica de 3 formas de base.
Corpos redondos:
- Cones: definição e representação gráfica
- Cilindros: definição e representação gráfica
- Esferas: definição e representação gráfica
« As orientações da apresentação já foram enviadas.


                    AULA PROGRAMADA PARA DESENHO TÉCNICO  -  T:12
ATIVIDADE 07: 24/04 (1p)
Atividade prática:
Construir linhas com a utilização correta dos esquadros, conforme orientações e ilustrações, folhas de exercícios em anexo.
 Obs:

    Não consigo enviar as imagens de orientação e as folhas de exercícios, favor entrar em   contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com
    Quando possível, posso tirar as duvidas ou enviar anexos pelo e-mail: 
 alunosdalva@gmail.com
    Os alunos que já adquiriram a apostila:
     Exercícios páginas: 5; 6; e 7
     Orientações:7 e 8

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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE AO DIA 28/04/2020
Turma: 12
Professor:  Jederson Colpani Santolin


A NATUREZA DA ELETRICIDADE

A ESTRUTURA DO ÁTOMO

              A matéria é algo que possui massa e ocupa lugar no espaço. A matéria é constituída por partículas muito pequenas chamadas de átomos. Toda matéria pode ser classificada em qualquer um desses dois grupos: elementos ou compostos. Num elemento, todos os átomos são iguais. São exemplos de elemento o alumínio, o cobre, o carbono, o germânio e o silício. Um composto é formado pela combinação de elementos. A água, por exemplo, é um composto constituído pelos elementos hidrogênio e oxigênio. A menor partícula de qualquer composto que ainda contenha as características originais daquele composto é chamada de molécula.

              Os átomos são constituídos de partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons, combinados de várias formas. O elétron é a carga negativa ( - ) fundamental da eletricidade. Os elétrons giram em torno do núcleo, ou centro do átomo, em trajetórias de “camadas” concêntricas, ou órbitas. O próton é a carga positiva ( + ) fundamental da eletricidade. Os prótons são encontrados no núcleo. O número de prótons, dentro do núcleo de qualquer átomo específico, determina o número atômico daquele átomo. Por exemplo, o átomo de silício tem 14 prótons no seu núcleo e, portanto, o número atômico do silício é 14. O nêutron, que é a carga neutra fundamental da eletricidade, também é encontrado no núcleo.











              Os átomos de elementos diferentes diferem entre si pelo número de elétrons e de prótons que contém. No seu estado natural, um átomo de qualquer elemento contém um número igual de elétrons e de prótons. Como a carga negativa ( - ) de cada elétron tem o mesmo valor absoluto que a carga positiva ( + ) de cada próton, as duas cargas opostas se cancelam. Um átomo nestas condições é eletricamente neutro, ou está em equilíbrio.
              Um átomo estável (neutro) possui uma certa quantidade de energia, que é igual a soma das energias de seus elétrons. Os elétrons, por sua vez, possuem energias diferentes chamadas de níveis de energia. O nível de energia de um elétron é proporcional a sua distância do núcleo. Portanto, os níveis de energia de elétrons em camadas mais afastadas do núcleo são maiores do que os de elétrons em camadas mais próximas do núcleo. Os elétrons situados na camada mais externa são chamados de elétrons de valência. Quando se aplica a certos materiais energia externa como calor, luz ou energia elétrica, os elétrons adquirem energia. Isto pode fazer com que o elétron se desloque para um nível de energia mais alto. Diz-se que um átomo em que isto aconteceu está num estado excitado. Um átomo num estado excitado é instável.
              Ao ser deslocado para a camada mais externa do átomo, o elétron sofre a mínima atração possível pelas cargas positivas dos prótons dentro do núcleo do átomo. Se for aplicada ao átomo uma energia suficiente, alguns elétrons de valência ou da camada mais externa abandonarão o átomo. Estes elétrons são chamados de elétrons livres. É o movimento dos elétrons livres que produz a corrente elétrica num condutor metálico.
              Quando a camada mais externa de um átomo tem um déficit na sua cota de elétrons, ele pode ganhar ou perder elétrons. Se um átomo perder um ou mais elétrons da sua camada mais externa, o número de prótons supera o número de elétrons e o átomo passa a conter uma carga elétrica efetiva positiva. Nestas condições, o átomo é chamado de íon positivo. Se um átomo ganhar elétrons, a sua carga elétrica efetiva torna-se negativa. O átomo é então chamado de íon positivo. O processo através do qual os átomos recebem ou cedem elétrons é chamado de ionização.

A CARGA ELÉTRICA

              Como certos átomos são capazes de ceder elétrons e outros capazes de receber elétrons, é possível produzir uma transferência de elétrons de um corpo para outro. Quando isto ocorre, a distribuição igual das cargas positivas e negativas em cada corpo deixa de existir. Portanto, um corpo conterá  um  excesso de  elétrons e sua carga terá uma polaridade elétrica negativa, ou menos ( - ). O outro corpo conterá um excesso de prótons e a sua carga terá uma polaridade positiva, ou mais ( + ). Se uma carga negativa for colocada próxima a uma carga negativa, as cargas se repelirão. Se uma carga positiva se aproximar de uma carga negativa, elas se atrairão.



O COULOMB

              A quantidade de carga elétrica que um corpo possui é determinada pela diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que o corpo contém. O símbolo que representa a quantidade de carga de um corpo é Q, que é expresso numa unidade chamada Coulomb ( C ). A carga de um Coulomb negativo, -Q, significa que o corpo contém uma carga de 6,25 x 1018 mais elétrons do que prótons (Considerando a carga elementar de um elétron e = 1,6 x 10-19 e multiplicarmos pela quantidade de 6,25 x 1018 elétrons teremos a carga equivalente de 1C).
Exemplos:
               1) Quantos elétrons devem ser retirados de um corpo inicialmente neutro para que ele fique carregado com carga elétrica Q  + 12 uC?

Q = 12 uC ou 12 . 10- 6    n = ?       e = 1,6 . 10- 19 C

  n = Q/e               n =12 . 10- 6  ÷  1,6 .  . 10- 19          n = 7,5 . 10 13 elétrons retirados

               2 )Quantos elétrons devem ser inseridos em um corpo inicialmente neutro para que ele fique carregado com carga elétrica Q  - 40 nC?

Q =  - 40 nC ou  - 40 . 10 – 9  n = ?      e = 1,6 . 10- 19 C

n = Q/e               n =- 40 . 10- 9  ÷  1,6 .  . 10- 19          n = - 2,5 . 10 11 elétrons inseridos
Exercícios:

1 1)    Calcule a carga elétrica de um corpo que possui excesso de 24 . 1012 elétrons.



2 2)    Um corpo condutor inicialmente neutro perde 5 . 1013 elétrons, qual será a carga elétrica no corpo após a perda de elétrons.



3 3)    Um corpo tem carga elétrica de – 32 uC, quantos elétrons em excesso esse corpo possui.



4 4)    Um isolante carregado possui um excesso de 75 x 10 18 elétrons. Determine sua carga.



5 5)    Determine o número de elétrons de um corpo inicialmente carregado com uma carga de 4 C.



CONDUTORES E ISOLANTES

              Será que todo material tem facilidade para que os elétrons possam se mover, facilitando processos como o descrito acima? Isto depende, na verdade, da distribuição dos elétrons nos átomos que constituem o material. Materiais em que os elétrons estão mais livres dos respectivos núcleos dos átomos são os condutores. De maneira oposta, materiais em que os elétrons não podem moverem-se livremente, porque estão muito presos ao núcleo, são chamados isolantes. Há, ainda, uma classe intermediária de materiais, os semicondutores, como o nome já indica materiais que podem conduzir eletricidade em condições operacionais específicas. Como exemplos de bons condutores temos os metais como ferro, cobre, ouro. Isolantes conhecidos são a borracha, o vidro, a cerâmica. A eletrização por atrito ocorre em qualquer tipo dos materiais citados, ao passo que os próximos dois processos de eletrização ocorrem principalmente em condutores.
              Um conceito importante dos materiais isolantes é o de rigidez dielétrica. Quando um isolante é submetido a uma tensão elétrica muito grande, pode acontecer que ele permita a passagem de eletricidade. Quando isto acontece, dizemos que aconteceu a ruptura de um dielétrico. A rigidez dielétrica fornece o valor máximo da tensão elétrica que um isolante suporta sem que sofra ruptura. A rigidez dielétrica diminui com o aumento da espessura do isolante, da duração da aplicação da tensão elétrica e da temperatura.



DESENHO  TÉCNICO  -  T:12
ATENÇÃO: Os alunos podem enviar para meu e-mail  o rascunho da atividade pesquisa de figuras planas, para ser assessorado.           alunosdalva@gmail.com


AULA PROGRAMADA DE MECÂNICA REFERENTE AO DIA  24/04/2020
Turma: 12
Professor: Felipe
Conteúdo: Manutenção
Atividade: Elaborar um breve resumo (máximo 250 palavras).

1. Manutenção Preventiva conforme poligrafo de Manutenção.

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AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA  30/04/2020
Turma: 12
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Trabalhador na Constituição Federal

Atividade: Responder ao questionário referente ao conteúdo sobre “Trabalhador na Constituição Federal”.  (Páginas 14,15,16,17,18,19,20,21 e 22 do polígrafo).

QUESTIONÁRIO:

1. O que é o SIMPLES NACIONAL?
2. Qual a diferença entre ME e EPP?
3. Cite três direitos fundamentais dos trabalhadores brasileiros, assegurados pela Constituição Federal.
4. Qual deve ser a jornada normal de trabalho?
5. Como deverão ser pagas as horas extraordinárias?
6. No que consiste o princípio de igualdade salarial?
7. Em que consiste o 13º salário?
8. Qual deve ser a remuneração do empregado durante as férias?
9. Em que consiste o FGTS?
10. Quais os trabalhadores que tem direito de receber o abono do PIS?
11. Quando o trabalhador terá direito de receber o salário família?
12. O que é comunicado de dispensa?
13. Quais os documentos que deverão ser entregues ao trabalhador, por ocasião da homologação?
14. O que é adicional de periculosidade?
15. O que é adicional de insalubridade?
16. Os adicionais de insalubridade e periculosidade são cumulativos? Justifique:


Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

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                           AULA PROGRAMADA PARA DESENHO TÉCNICO  -  T:12

ATIVIDADE 07: 30/04 (2p)
Continuação da atividade prática:
Construir linhas com a utilização correta dos esquadros, conforme orientações nas  folhas de exercícios.
__________________________________________________________________________       Bom Dia!

                                             Orientação Escolar

Desejamos a todos uma excelente semana.

Segue um texto para ler e refletir compartilhe com seus amigos e família


NOTA DE R$ 100,00






Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.

Ele perguntou:

“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?”

Todos ergueram a mão...

Então ele disse:

“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota.
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?”
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.

Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”

Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.

Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

Estamos com saudade!

Quem puder #FIQUE EM CASA!
               
                                                                        27/04/2020

DESENHO TÉCNICO -  RESUMO DAS ATIVIDADES ENVIADAS ATÉ 30/04 

Professora: Dalva

ATIVIDADE 01 – Sondagem: área e perímetro.
                            As respostas já foram enviadas.

ATIVIDADE 02 – Sondagem: Ângulos; leitura, construção e classificação.
                            Apostila de exercícios páginas: 1 e 2.
                            As respostas já foram enviadas.

ATIVIDADE 03 – Pesquisa: 
                            Qual a diferença entre o Desenho artístico e o Desenho Técnico.
                            O que é Geometria.
                            O que é desenho geométrico.

ATIVIDADE 04 – Pesquisa: Figuras Geométricas planas: definição
- Polígonos: definição
-Triângulos: classificação quanto aos lados e aos ângulos, definição e  representação.
-Trapézios: classificação (definição e   representação gráfica).
- Quadrado: definição e representação.
- Retângulo: definição e representação.
- Hexágono: definição e representação.
- Círculo: definição e representação.

ATIVIDADE 05 – Caligrafia técnica, duas folhas de exercícios.
                             Apostila de exercícios páginas: 3 e 4.    

ATIVIDADE 06 – Pesquisa: Sólidos geométricos: definição
Poliedros: definição
- Prismas: definição e a representação gráfica de 3 formas de base.
- Pirâmides: definição e a representação gráfica de 3 formas de base.
Corpos redondos:
- Cones: definição e representação gráfica
- Cilindros: definição e representação gráfica
- Esferas: definição e representação gráfica

ATIVIDADE 07 – Linhas: Construir linhas com a utilização correta dos esquadros, três folhas de exercícios .
                            Apostila de exercícios páginas: 5, 6 e 7
.    
     Observação:
     As dúvidas dentro do possível podem ser sanadas no youtube,  apostila ou no
  e-mail  alunosdalva@gmail.com   

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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE AO DIA 02/06/2020 e 05/06/2020
Turma: 12
Professor:  Jederson Colpani Santolin

Solicito que me envie via e-mail jederson-csantolin@educar.rs.gov.br a resolução dos exercícios sobre  o Sistema Internacional de Unidades, conversão numérica, e carga elétrica. A entrega deverá ser feita até dia 06 de junho sem falta, pois as mesmas serão avaliadas e confirmarão a presença de cada aluno.

 

Abaixo segue um link no qual é só abrir, responder e enviar (será um questionário avaliativo sobre as aulas vistas até o momento). A resolução do questionário deverá ser feita até o dia 10 de junho.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclGRPDmwqJJR8NMdn0s5Pt07AzbZDlhIJGJZ9vT6iETPQRLw/viewform?usp=sf_link

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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE AO DIA 09/06/2020 e 12/06/2020
Turma: 12

Professor:  Jederson Colpani Santolin

No planejamento desta semana estou enviando a correção de todos os exercícios realizados no mês de março e abril, peço que todos façam as correções, anotem suas dúvidas e entrem comigo para esclarecerem as dúvidas via e-mail: jederson-csantolin@educar.rs.gov.br.

 

 Notação Cientifica

Importante: Um número está em notação cientifica quando for maior que 1 e menor que 10. Para evitar que se tenha de expressar grandezas muito pequenas ou muito grandes.

Exercícios:

1) Escreva em notação cientifica os números abaixo:

Quando os valores forem maior que 1 devemos correr a virgula para a esquerda, até que obtemos valores maior que 1 e menor que 10, e os valores dos expoentes serão sempre positivos, restantes após a segunda casa devemos desconsiderar, como exemplo abaixo:

128,6584 = 128,6584 devemos correr a virgula até obter valor entre 1 e 10, neste caso 1.28 está entre 1 e 10 e devemos desconsiderar os valores depois da segunda casa.

O valor do expoente 10 será sempre a quantidade de casas que foi deslocado para a esquerda, neste exemplo andamos duas casas para a esquerda, então o expoente 10 terá valor de 2, o resultado será 1.28 . 10 2

 

      a)    128,6584 = 1.28 . 10 2

      b)    2.586,850 = 2.586 . 10 3

      c)    6,12 = 6.12

      d)    80,205 = 8.02 . 10 1

      e)    9.550,2 = 9.55 . 10 3

Quando os valores forem menor que 1 devemos correr a virgula para a direita, até que obtemos valores maior que 1 e menor que 10, os valores dos expoentes serão sempre negativos e o restante após a segunda casa válida, devemos desconsiderar, lembrando que número 0 não é número válido, como exemplo abaixo: 0,00268 = 2.68 . 10 – 3

 a)    0,00268 = 2.68 . 10 – 3

b)    0,002002 = 2 . 10 – 3

c)    0,0000000061 = 6.1 . 10 – 9

d)    0,00000000000412 = 4.12 . 10 – 12

 

   

2) Efetue as operações e coloque o resultado em notação cientifica:

 

a)    8,41 . 10 3  + 9,71 . 10 3  = 8,41 + 9,71 = 18,12 . 10 3 = 1.812 . 10 4

 

Quando o valor que antecede a base 10 for menor que 1 devemos multiplicar por 10 e subtrair 1 do expoente da base 10, como exemplo abaixo:

0,91 . 10 2 = 0,91 . 10 = 9,1 . 10 2 – 1 = 1 = 9,1 . 10 1

b)    5,11 . 10 2  _  4,2 . 10 2  = 5,11 – 4,2 = 0,91 . 10 2 = 9.1 . 10 1

c)    6,3 . 10 – 2  -  2,1 . 10 - 2  = 6,3 – 2,1 = 4.2 . 10 – 2

d)    3 . 10 5  . 3 . 10 6  = 3.3 = 9 . 10 5 + 6 = 11  = 9 . 10 11

e)    2 . 10 7  . 3 . 10 - 9  = 2 . 3 = 6 . 10 7 ( +) – 9 = - 2  = 6 . 10  - 2 

f)     4 . 10 – 6  . 4 . 10 – 4 = 4 . 4 = 16 . 10 – 6 – 4 = - 10 = 16 . 10 – 10 = 1.6 . 10 - 9 

g)    3,45 . 10 – 6 : 6,74 . 10 – 2 = 3.45 / 6.74  0,511 . 10 – 6 + 2 = - 4  = 0,511 . 10 - 4 = 5.11.10 – 5

h)    6,7 . 10 7  :  8,6 . 10  3 = 6.7 / 8.6 = 0,779 . 10 7 – 3 = 4 = 0,779 . 10 4 = 7.79 . 10 3

 

  3) Escreva os seguintes números em notação cientifica:

 

a) 2400 = 2.4 . 10 3             b) 300 = 3 . 10 2                     c) 0,00005 = 5 . 10 – 5

d) 0,00121 = 1.21 . 10 – 3   e) 0,00000087 = 8.7 . 10 – 7    f) 0,0000012 = 1.2 . 10 – 6

g) 6 = 6 . 10 0                     h) 1.200.000 = 1.2 . 10 6          i) 2.280.000.000 = 2.28 . 10 9

 

    4) Complete as igualdades seguintes conforme o modelo: 3,4 . 10 5  = 3.400.00.

a)    2 . 10 3 = 2.000

b)    1,5 . 10 6  = 1.500.000

c)    3,5 . 10 – 4 = 0,00035

d)    9 . 10 – 5  = 0,00009

e)    4,8 . 10 – 2  = 0,048

f)     1,52 . 10 – 8  = 0,0000000158

 

  

1) Resolva as adições e subtrações de potência de base 10.

Primeiramente devemos realizar as operações dos números que antecede a base 10, no caso abaixo, realizamos a adição dos números e mantemos a base 10 com o mesmo expoente.

Lembrando que na adição ou subtração de expoente de base 10, só poderá ser realizado quando os expoentes da base 10 forem iguais, ou seja, de mesmo valor.

a)    3 . 10 2  +  4 . 10 2 = ( 3 + 4).10 2 = 7.10 2

b)    4 . 104   +  2 . 104  = (4 + 2).10 4 = 6 . 10 4

c)    10 5   +  5 . 10 5  = (1 + 5) . 10 5 = 6 . 10 5

            Quando os expoentes forem diferentes, devemos dividir por 10 o valor que antecede a base 10 com o expoente de menor valor e depois da divisão devemos somar 1 no expoente.

Exemplo:

6 . 10 2  + 4 . 10 3 =

6 / 10 = 0,6 . 10 2 + 1  = 0,6 . 10 3

Agora os dois expoentes estão iguais, então podemos realizar a operação

0,6 . 10 3  + 4 . 10 3 = (0,6 + 4) . 10 3 = 4,6 . 10 3

d)    6 . 10 2  +  4 . 10 3 = (0,6 + 4) . 10 3 = 4,6 . 10 3

e)    8 . 10 -6  -  4 . 10 -5 = 0,8 – 4) . 10 - 5 = - 3,2 . 10 - 5

f)     0,6 . 10 3  -  2 . 10 2 = ( 0,6 + 0,2) . 10 3 = 0,8 . 10 3

g)    12 . 10 -4  -  4 . 10 -3 = (1,2 – 4) . 10 – 3 = - 2,8 . 10 – 3

 

 

2) Efetue as operações de adição e subtração com expoente de base dez.

Na multiplicação de expoente de base 10, primeiramente devemos multiplicar os números que antecede a base 10 e depois somar os expoentes.

 

a) 4,2 x 10 5   x   2 x 10 2   = (4,2 . 2) = 8,4 . 10 5 + 2 = 7 = 8,4 . 10 7

b) 3 x 10 6    x   3 x 10 2   = (3 . 3) = 9 . 10 6 + 2 = 8  = 9 . 10 8

c) 3 x 10 -8    x   5 x 10 10   = (3 . 5) = 15 . 10 – 8 + 10 = 2 = 15 . 10 2

d ) 6 x 10 -9  x   1 x 10 -3  = (6 . 1) = 6 . 10 – 9 – 3 = - 12 = 6 . 10 – 12

 

Na divisão de expoente de base 10, primeiramente devemos dividir os números que antecede a base 10 e depois subtrair os expoentes.

 

e) 8 x 10 - 4   ÷   2 x 10  = (8 / 2) = 4 . 10 – 4 ( - )  2 = - 6 = 4 . 10 – 6

f) 7,5 x 10 -9   ÷   1,5 x 10 -11  = (7,5 / 1,5) = 5 . 10 – 9 ( - ) – 11 = 2  = 5 . 10 2

g) 6 x 10 6   ÷  1,5 x 10 10  = (6 / 1,5 ) = 4 . 10 6 – 10 = - 4 = 4 . 10 – 4

h) 1,2 x 10 2   ÷   4,8 x 10 6  = (1,2 / 4,8 ) = 0,25 . 10 2 – 6 = - 4 = 0,25 . 10 – 4

i) ( 2 x 10 2 ) 3 = 2 3 . 10 2 . 3 = 6   = 8 . 10 6

j) ( 4 x 10 -2 ) 3 = 4 3 . 10 – 2 . 3 = - 6 = 64 . 10 – 6

 

  1) Faça as seguintes transformações utilizando o sistema métrico decimal para calcular comprimento:

 

a)    36,4 m  em  dm = 364 dm

b)    28 cm  em  mm =280 mm

c)    242,9 dam  em  cm = 242.900 cm

d)    820 km  em  dm = 8.200.000 dm

e)    2,5 hm em  dam = 25 dam

f)     42,28 dm  em  cm = 422.8 cm

g)    0,30 dam  em  m = 3 m

h)    52 m em  mm = 52.000 mm

i)      0,8 m  em  dm = 8 dm

j)      0,25 km  em m = 250 m

k)    160 m  em  km = 0,16 km

l)      1,38 km  em  m = 1.380 m

m)  2 m  em  mm = 2.000 mm

n)    426 cm  em  m = 4,26 m

 

 2) Faça as seguintes transformações utilizando o sistema métrico decimal para calcular massa: 

 

     a)    0,45 kg  em  g = 450 g

     b)    0,005 g  em  kg = 0,000005 kg

     c)    6 kg  em  g = 6.000 g

     d)    260 g  em  kg = 0,260 kg

     e)    0,002 g  em  kg = 0,000002 kg 

      f) 420.000 g  em  kg = 420 kg

     g)    0,000008 kg  em  g = 0,008 g

     h)    5.000.000 g  em  kg = 5.000 kg

      i)      0,00000682 g  em  kg = 0,00682 kg

 

1) Faça as seguintes transformações utilizando o sistema métrico decimal para calcular tempo:

 a)    12 min  em  h = 12 / 60 = 0,2 h

b)    38 min  em  h =38 / 60 = 0,633 h

c)    20 min  em  s = 20 . 60 = 1.200 s

d)    360 s  em  mim =360 / 60 = 6 mim

e)    4,8 h  em  mim = 4.8 . 60 = 288 mim

f)     720 s  em  h = 720 / 60 = 12 mim / 60 = 0,2 h ou 720 / 3600 = 0,2 h

g)    0,6 h  em  mim = 36 mim

h)    45 mim  em  h = 0,75 h

i)      2,5 h  em  mim = 2.5 . 60 = 150 mim

j)      1,2 h  em  mim = 1.2 . 60 = 72 mim

 

1) Faça as seguintes transformações utilizando o sistema métrico decimal para calcular área:

 a)    4,25 dm²  em  mm² = 42.500 mm2

b)    2,5 cm²  em  m² = 0,00025 m2

c)    3.650 m²   em  cm² = 36.500.000 cm2

d)    4,68 dm²  em  dam² = 0,000468 dam2

e)    600 m²  em  km² = 0,0006 km2

f)     2 km²  em  m² = 2.000.000 m2

g)    6.500 mm²  em  m² = 0,0065 m2

 

  

 

Conversão numérica

 

 

Múltiplos/submúltiplos

Símbolo

Valor

Tera

T

10 12

Giga

G

10 9

Mega

M

10 6

Kilo

K

10 3

Unidade

C, J, V, A, Ω, W

 

Mili

m

10 - 3

Micro

u

10-  6

Nano

n

10 - 9

Pico

p

10 - 12

 

 

Exercícios:

1)    Converta as unidades.

a)    13,8 KV = 13,8 . 1000 = 138.000 V

b)    1,66 MΩ = 1,66 . 1000 = 1.660 . 1000 = 1.660.000 Ω

c)    35 mA = 35 / 1000 = 0,035 / 1000 = 0,000035 KA

d)    1,2 MW = 1.2 . 1000 = 1.200 . 1000 = 1.200.000 W

e)    625 mA = 625 / 1000 = 0,625 A

f)     942 uW = 942 / 1000 = 0,942 / 1000 = 0,000942 W

g)    1,5 V = 1.5 . 1000 = 1.500 mV

h)    220 V = 220 / 1000 = 0,22 KV

i)      1,4 KC = 1.4 / 1000 = 0,0014 MC

 

  

A CARGA ELÉTRICA

 

              Como certos átomos são capazes de ceder elétrons e outros capazes de receber elétrons, é possível produzir uma transferência de elétrons de um corpo para outro. Quando isto ocorre, a distribuição igual das cargas positivas e negativas em cada corpo deixa de existir. Portanto, um corpo conterá  um  excesso de  elétrons e sua carga terá uma polaridade elétrica negativa, ou menos ( - ). O outro corpo conterá um excesso de prótons e a sua carga terá uma polaridade positiva, ou mais ( + ). Se uma carga negativa for colocada próxima a uma carga negativa, as cargas se repelirão. Se uma carga positiva se aproximar de uma carga negativa, elas se atrairão.


Exemplo:

               Quantos elétrons devem ser retirados de um corpo inicialmente neutro para que ele fique carregado com carga elétrica Q + 12 uC?

Q = 12 uC ou 12. 10- 6    n =?       e = 1,6 . 10- 19 C

 n = Q/e               n =12 . 10- 6  ÷  1,6 .  . 10- 19          n = 7,5. 10 13 elétrons retirados

 

               Quantos elétrons devem ser inseridos em um corpo inicialmente neutro para que ele fique carregado com carga elétrica Q - 40 nC?

 

Q = - 40 nC ou - 40 . 10 – 9                n = ?                   e = 1,6 . 10- 19 C

n = Q/e               n =- 40 . 10- 9  ÷  1,6 .   10- 19          n = - 2,5. 10 11 elétrons inseridos

 

 Exercícios:

1)    Calcule a carga elétrica de um corpo que possui excesso de 24. 1012 elétrons.

Q = ?                          n = 24 .  10 12 elétrons           e = 1,6. 10 -19 C

Q = 24.  10 12 .  1,6 . 10 -19  

Q = 3,84. 10 – 6 C

Q = 3,84 uC

2)    Um corpo condutor inicialmente neutro perde 5. 1013 elétrons, qual será a carga elétrica no corpo após a perda de elétrons.

Q = ?                          n = 5 .  10 13 elétrons             e = 1,6 . 10 -19 C

Q = 5. 10 13 . 1,6 . 10 -19  

Q = 8.10 - 6 C

Q = 8 uC

3)    Um corpo tem carga elétrica de – 32 uC, quantos elétrons em excesso esse corpo possui.

Q = - 32. 10 – 6 C                               n = ?               e = 1,6 . 10 -19 C

n= - 32 . 10 – 6 / 1,6 . 10 -19

n = - 2 . 10 14 elétrons inseridos

4)    Um isolante carregado possui um excesso de 75 x 10 18 elétrons. Determine sua carga.

Q =?                           n = 75 .  10 18 elétrons                       e = 1,6. 10 -19 C

Q = 75. 10 18 . 1,6 . 10 -19  

Q = 12 C

5)    Determine o número de elétrons de um corpo inicialmente carregado com uma carga de 4 C.

              Q = 4 C                    n = ?                   e = 1,6 . 10- 19 C

n = 4 / 1,6 . 10 -19

n = 2.5 . 10 19 elétrons

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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE AO DIA 16/06/2020 e 19/06/2020

Turma: 12

Professor: Jederson Colpani Santolin

DIFERENÇA DE POTENCIAL ( d.d.p)

Em virtude da força do seu campo eletrostático, uma carga elétrica é capaz de realizar trabalho ao deslocar uma carga por atração ou repulsão. A capacidade de uma carga realizar trabalho é chamada de potencial. Quando uma carga for diferente da outra, haverá uma diferença de potencial entre elas. A soma das diferenças de potencial de todas as cargas do campo eletrostático é conhecida como força eletromotriz ( fem ). A unidade fundamental de diferença de potencial é o volt ( V ). O símbolo usado para diferença de potencial é V, que indica a capacidade de realizar trabalho ao se forçar os elétrons a se deslocarem. A diferença de potencial é chamada tensão ( Alguns usam inadequadamente a expressão voltagem ).

Entre os diversos conceitos abordados vimos o significado de potencial elétrico ( V ), cuja unidade é o volt ( V ). Entretanto para que tenha movimento é necessário que alguma força ou pressão apareça nos terminais deste condutor.

A figura abaixo mostra este movimento de um lado o terminal do condutor está ligado ao potencial positivo e do outro lado, potencial negativo. Desta forma como existe uma diferença de potencial aplicada (pressão), um fluxo de elétrons se movimentará pelo condutor e a esta pressão elétrica chamamos de diferença de potencial d.d.p ou tensão elétrica.

Definição de tensão elétrica ou d.d.p é a força ou pressão elétrica, capaz de movimentar elétrons ordenadamente num condutor.

V = Tensão elétrica ou d.d.p ( V ) Volts

Ep = Quantidade de energia potencial ( J ) Joule

Q = Quantidade de carga elétrica ( C ) Coulomb

Ep = V . Q V = Ep / Q Q = Ep / V

Exercícios:

1) Um gerador de d.d.p de 12 V é atravessado por uma carga Q 1,6 C, qual a energia potencial fornecida pelo gerador a essa carga para que ele o atravesse?

2) Uma carga Q 8 uC em um ponto p adquire energia potencial elétrica Ep 56 J. Qual o potencial elétrico no ponto p?

3) Uma carga Q 6 nC em um ponto p adquire energia potencial elétrica Ep 24 J. Qual o potencial elétrico no ponto p?

4) Um gerador de tensão elétrica 220 V, adquire energia potencial de Ep 82 J, determine a carga elétrica que atravessou este corpo?

CORRENTE CONTÍNUA E CORRENTE ALTERNADA

Vimos anteriormente algumas fontes de produção de eletricidade. Porém a eletricidade produzida pelas diversas fontes pode possuir características diferentes de uma fonte para a outra.

CORRENTE CONTÍNUA

Quando uma corrente contínua flui num condutor, os elétrons deixam o terminal negativo da fonte de tensão, fluem através do circuito e voltam para o terminal positivo da fonte. O sentido do movimento dos elétrons é sempre o mesmo, do negativo para o positivo. Dessa forma recebe o nome de corrente contínua, pois, em condições normais, o valor da tensão e a polaridade não varia com o passar do tempo. As fontes mais comuns de corrente contínua são as pilhas e as baterias. Nos equipamentos as indicações de que tipo de tensão os mesmos trabalham ou fornecem esse tipo de tensão podem aparecer como VCC, CC ou DC.

CORRENTE ALTERNADA

Quando a corrente alternada flui, a fonte de tensão inverte periodicamente sua polaridade. Durante um curto espaço de tempo os elétrons fluem através do circuito num sentido de direção e, em seguida, a polaridade da fonte é invertida e os elétrons fluem no sentido oposto. A corrente alternada é, portanto, um movimento de vaivém de elétrons num circuito. A energia gerada para uso em residências e indústrias é geralmente em corrente alternada, identificada nos instrumentos por VCA, CA ou AC.

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AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE REFERENTE AO DIA 23/06/2020 e 26/06/2020

Turma: 12

Professor: Jederson Colpani Santolin

 

     Realizar uma pesquisa sobre o ONS (Operador Nacional do Sistema) e sobre o SIN (Sistema Interligado Nacional). A mesma deve ser realizada até o 30 de junho de 2020 e postada no Classroom.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


6 comentários:

  1. Professores e alunos da Turma Espero que estejam todos bem. Passo por aqui para deixar o carinho e agradecimento pela dedicação e qualidade de suas aulas.Um abraço afetuoso da Equipe Diretiva. Orientadora Prof Cíntia

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  2. Os alunos que estejam com alguma necessidade que a Orientação Escolar possa auxiliar . Estamos a disposição para ajudar no que for possível.Quem puder fica em casa. Prof Cíntia

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  3. Boa noite preciso falarc com o professor felipe de mecanica pois nao tenho a apostila para realizar as tarefas...ja mandei email mas nao obtive resposta. Att

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  4. Após o dia 30/4 teremos q mandar as tarefas feitas ou só quando retornarmos?

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Boa noite. Não poderiam fazer uma video aula de cada matéria e colocar no blog? Acho que seria uma boa maneira de aprendermos melhor o conteúdo

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