Técnico 31


ATIVIDADES PROGRAMADAS - JUNHO
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

==================================================

AULA PROGRAMADA –  T: 31

Horário: segunda (2p)               Prof ª:Dalva Heberle                  Disciplina:Desenho Técnico

ATIVIDADE 08  -   Data: 04/07 e 06/07                                Entrega:13/07

 Desenhar e cotar  em perspectiva isométrica uma circunferência com 40mm de raio.

Orientações:

Margem, legenda e caligrafia técnica, conforme as normas;

Passo a passo para o desenho da circunferência está na apostila pag.09.

As linhas auxiliares para a construção da circunferência devem ter traço fino e não precisa apagar.

Obs: cuidar a data de entrega para ganhar presença.

Desculpas, por não ter postado nenhuma atividade e visualizado as devolutivas, minha saúde não permitia.

AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AO DIA 10/07/2020

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Circuitos Industriais”

Atividade: Pesquisar sobre as seguintes partes que compõem um motor elétrico trifásico:

- Caixa de Ligação;

- Tampa Defletora;

- Hélice ou Ventilador;

- Tampa traseira;

- Rotor;

- Estator.

Obs. Principais características de cada elemento e sua funcionalidade.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

=================================================

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 06/07/2020

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Estrutura do Projeto de Pesquisa”

Atividade: Fazer as devidas correções para aqueles projetos que necessitem, segundo orientações feitas pelo professor no aplicativo Classroom.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

===================================================

AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA REFERENTE AOS DIAS 07 E 11/07/2020

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Circuitos Industriais”

Atividade: Assistir aos vídeos dos seguintes Links: https://www.youtube.com/watch?v=3mIsM-SpgMs&t=10s e https://www.youtube.com/watch?v=ht5GwsARvr4&t=22s. Logo após  fazer os exercícios  1,2,3,4,5 e 6 da Apostila. (Chaves de Partida Direta para motores monofásicos e trifásicos).

Obs. Essa atividade é a mesma da semana anterior. Durante a semana postarei alguns vídeos explicativos sobre o conteúdo em estudo, para auxiliar na compreensão dos diagramas.

-----------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AO DIA 03/07/2020

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Circuitos Industriais”

Atividade: Pesquisar sobre a evolução dos motores. Logo após fazer um relato enfatizando a importância dos motores elétricos no cotidiano da vida moderna.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 29/06 E 04/07/2020

 

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Estrutura do Projeto de Pesquisa”

Atividade: Formatar a pesquisa (apresentar em forma de texto, segundo normas da ABNT.

Obs. Essa atividade é a mesma da semana anterior. Os alunos que já enviaram, não é necessário reenvio, a menos que necessitem fazer correções apontadas pelo professor.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


-----------------------------------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA REFERENTE AO DIA 30/06/2020


Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Circuitos Industriais”

Atividade: Assistir aos vídeos dos seguintes Links: https://www.youtube.com/watch?v=3mIsM-SpgMs&t=10s e https://www.youtube.com/watch?v=ht5GwsARvr4&t=22s. Logo após  fazer os exercícios  1,2,3,4,5 e 6 da Apostila. (Chaves de Partida Direta para motores monofásicos e trifásicos).

Obs. Na próxima semana será postada as correções no Classroom.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

 

     --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

AULA PROGRAMADA –  T: 31

Horário: segunda (2p)               Prof ª:Dalva Heberle                  Disciplina:Desenho Técnico

ATIVIDADE 07  -   Data: 22 /06 e 29/06

   Atenção: entrega da atividade até 06/07

Exercícios de perspectiva isométrica e cavaleira.

  1- Desenhar  e  cotar  em  perspectiva isométrica  um sólido  com:  35 de  comprimento,               20 de largura e 25 de altura (medidas em mm).                                                                    2- Desenhar e cotar  em perspectiva cavaleira  a  30°, 45° e 60° um  sólido com  60 de                comprimento, 25 de largura e 20 de altura (medidas em mm).                                                Orientações: antes de iniciar a atividade, ler apostila pag.06 á 11 e para sanar alguma    dúvida YouTube.

 OBSERVAÇÃO:                                                                                                                            - Continuo recebendo atividades sem nome e  turma (o nome deve constar na folha da            atividade).                                                                                                                                 - Cuidar a data de entrega.                                                                                                         - Guardar  todas  as atividades, quando iniciar as  aulas  presenciais  vou  recolher  as                atividades para uma correção mais detalhada, sanando assim as dúvidas do aluno.             - Alguns alunos estão enviando as atividades, mas não estão seguindo as  orientações            e nem as normas técnicas para desenho.                                                                                 - Ler a apostila e prestar atenção nas orientações antes de enviar a atividade.                         As atividades são para fixar os conteúdos, o  aluno que não  fizer ou copiar  de  outro              não  terá este aprendizado e no retorno as aulas presenciais ficará difícil acompanhar              a disciplina de desenho técnico  sem estes conhecimentos.                                                    - Enviar as atividades para o e-mail  alunosdalva@gmail.com , através de  arquivos em             PDF  ou Word.                                                                                                                            - O  aluno que não enviar as atividades leva falta nas datas da aula programada.

 AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AOS DIAS 26 E 27/06/2020

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Circuitos Industriais”

Atividade: Pesquisar as principais causas de queima em Motores elétricos trifásicos.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

 

   AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 22/06/2020

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Estrutura do Projeto de Pesquisa”

Atividade: Após a realização de todas as etapas da pesquisa, o próximo passo é a formatação da pesquisa, ou seja a redação apresentada de forma adequada segundo as normas da ABNT para projetos científicos.

Obs. Consultar páginas 13 até a 24 do Polígrafo de ON.

 ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

 

 AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA  REFERENTE AO DIA 23/06/2020

 
                                                                       Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Circuitos Industriais”

Atividade: Pesquisar sobre motores de duas velocidades (tipo Dahlander), suas principais características e utilização na indústria.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

 

  ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                    

               Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados

Olá

Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.

Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :

Nome do aluno

CPF

Cidade

Endereço

Número da residência

Bairro

Latitude

Longitude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 --------------------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA –  T: 31

Horário: segunda (2p)               Prof ª:Dalva Heberle                  Disciplina:Desenho Técnico

ATIVIDADE 06   -   Data: 08 /06 e 15/06

   Responda as perguntas enviadas em anexo de acordo com as normas da ABNT , pesquisa e apostila, enviar respostas quando estiver concluído.

   APOSTILA: pag. 01 a 06  (material de apoio para auxiliar na execução da atividade). 

01- Quais os ângulos mais utilizados na perspectiva cavaleira: ............................................

02- No Brasil a ABNT adota a representação de Desenho Técnico nas projeções no  ..................... diedro.

03- Qual é o ângulo para representar as linhas nas hachuras? ...............

04- Qual o tipo de linha é utilizado para representar arestas ocultas de peças nas vistas ortográficas?  ...................

05 Os elementos básicos da projeção ortogonais são: .......................................................

06-  Nomeie a representação das hachuras abaixo.

         

 07- Desenhe as projeções da perspectiva abaixo, obedecendo as normas (medidas arbitrárias). 

               

08- Identificar a perspectiva com base nas projeções.                                                                                                          Para cada peça em projeção há quatro perspectivas, porém só uma é correta. Assinala  com X a perspectiva           correspondente à peça.

 

 è ATENÇÃO:                                                                                                                                                                              As atividades  são para fixar os conteúdos, o  aluno  que não  fizer ou copiar  de  outro não  terá este aprendizado e no retorno as aulas presenciais ficará difícil  acompanhar a disciplina de desenho técnico  sem estes conhecimentos 

OBSERVAÇÃO:                                                                                                                                                      Favor enviar somente um e-mail com atividades, alguns  alunos  estão enviando vários com a mesma atividade, fica exaustivo abrir todos.                                                                                                                                    Sempre coloco OK , lembrete ou correção.

 

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 15/06/2020

 

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Etapas de Pesquisa”

Atividade: Após o desenvolvimento do Cronograma para a pesquisa, apresentar também em forma de tabela, o Orçamento de custos da pesquisa. (Fazer uma estimativa dos custos de pessoal e material necessários para realização da pesquisa).

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA REFERENTE AOS DIAS 15,16 E 20/06/2020

 

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: Circuitos Industriais

Atividade: Pesquisar sobre a Simbologia utilizada na representação dos Diagramas para acionamentos de motores.  

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

 

AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AO DIA 19/06/2020

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Circuitos Industriais”

Atividade: Pesquisar acionamentos através de Chaves Estrela/Triângulo para motores trifásicos de 6 terminais.

Obs. Representar através de diagramas de força e comando.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


__________________________________________________________________________________





AULA PROGRAMADA –  T: 31

Horário: segunda (2p)               Prof ª:Dalva Heberle                  Disciplina:Desenho Técnico

ATIVIDADE 05  -  Data: 01/06 (2p)

— Revisar  todas atividades de 23/03 até 27/04 para enviar e ser avaliado até 06/06.

 èATENÇÃO: As atividades desenvolvidas de 23/03 a 27/4 devem ser enviadas até o     dia  06/06, está data foi solicitada pela CRE, para  avaliar  e registrar frequência do aluno.

    Enviar para o e-mail:  alunosdalva@gmail.com

 

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 01/06/2020

 

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: Etapas de Pesquisa

Atividade: Após a realização da Pesquisa Bibliográfica, o próximo passo é o desenvolvimento da Metodologia da Pesquisa. (Pág: 11 e 12 do polígrafo).

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 à 30/04/2020, assim como as próximas para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. O prazo final para a entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA REFERENTE AO DIA  02/06/2020

 

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: Circuitos Industriais

Atividade: Pesquisar sobre circuitos de comando e força. Representar as ligações através de Diagramas.

 

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 à 30/04/2020, assim como as próximas para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. O prazo final para a entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AO DIA 05/06/2020

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: Circuitos Industriais

Atividade: Pesquisar tipos de acionamentos para Motores Monofásicos (110 e 220V). Representar através de diagramas de Força e Comando.

 

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 à 30/04/2020, assim como as próximas para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. O prazo final para a entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


========================================================================
AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 04 e 06/04/2020
Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Etapas de Pesquisa
Atividade: Pesquisar sobre “Problema de Pesquisa” Logo após, formular um problema (situação), criar um roteiro fictício, uma história. (Páginas 4 e 7 do polígrafo).

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com



AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA REFERENTE AO DIA  07/04/2020
Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Máquinas Industriais
Atividade: Pesquisar sobre as características e o funcionamento dos seguintes dispositivos: Contator, Relé-térmico e Relé de tempo.

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Instalação Elétrica, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com



AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AO DIA 03/04/2020
Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Máquinas Industriais
Atividade: Pesquisar sobre Motores Monofásicos (Tipos e Características)

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Instalação Elétrica, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


     AULA PROGRAMADA DE DESENHO TÉCNICO  -  T:31
     ATIVIDADE 03 : Data 06/04
— Projeções: atividade prática.
  Representar objetos no sistema de projeções ortogonais para compreender o posicionamento das vistas no 1° diedro.
     Folhas de exercícios, orientações e ilustrações em anexo.

   Obs:
   Não consigo enviar as imagens de orientação e as folhas de exercícios, favor entrar em   contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com
    Quando possível, posso tirar as duvidas ou enviar anexos pelo e-mail: 
 alunosdalva@gmail.com

PROJEÇÕES ORTOGONAIS PELO 1º DIEDRO

      Mas por que chamar de PROJEÇÃO ORTOGRÁFICA?
      Por que é uma forma de grafia, escrita, onde o objeto é representado pelas suas projeções ortogonais.
      Estas projeções também podem ser chamadas de vistas ortográficas, pois simulam a visualização do objeto numa posição oposta ao plano de projeção.

     ● Vistas Ortográficas: são as representações gráficas das três faces que observamos das projeções do objeto no diedro.
     Podemos então definir dessa forma as principais vistas ortográficas:
     - Vista frontal: desenha-se o objeto visto de frente.
     - Vista superior: desenha-se o objeto visto de cima.
     - Vista lateral esquerda: desenha-se a face lateral do objeto.

     AULA PROGRAMADA DE DESENHO TÉCNICO  -  T:31
     ATIVIDADE 03 : Data 13/04
Continuação da atividade prática : projeções
  Representar objetos no sistema de projeções ortogonais para compreender o posicionamento das vistas no 1° diedro.



AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 13/04/2020

Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Etapas de Pesquisa

Atividade: Após a formulação do Problema de Pesquisa, justificar e definir os objetivos da pesquisa. (Pág: 08 e 09 do polígrafo).


Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com



AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA REFERENTE AOS DIAS  14 E 18/04/2020

Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Máquinas Industriais

Atividade: Pesquisar sobre as características e o funcionamento dos seguintes dispositivos: Relé de Falta de Fase, Disjuntor do Motor, Botoeira, Sinalizadores e Fusiveis.

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Instalação Elétrica, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com



AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AO DIA 17/04/2020

Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Máquinas Industriais

Atividade: Pesquisar sobre acionamentos através de Chaves de Partida Direta.


Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Instalação Elétrica, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


RESPOSTA DA ATIVIDADE 01 – T:31  -  DESENHO TÉCNICO

Anexo 01 - Numere as projeções: 2 ;  3 ;  X ; 1 ;  5; 4

Anexo 02 – Numere as projeções: 2;  5;  1;  4;  X;  3

Anexo 03 – Identifique as vistas:  VF – VL – VS
                                                      VS – VF – VL
                                                      VF – VL -  VS
                                                      VL -  VF – VS
                                                      VF -  VS -  VF
========================================================================

                        Orientação Escolar              

Bom Dia!

Estamos em um período bem difícil,sendo assim orientamos que cuidem de sua saúde mental.
Sugerimos que durante esse período  de  aprendizagem, possam acalmar a alma .Assistam as lives do Professor Gabriel Chalita, é um Curso de Filosofia de fácil entendimento.
Todos os dias ele aborda assuntos pertinentes a nosso Cotidiano.
O horário das lives são as 18h ,todos dias. E fica na página Gabriel Chalita ,você pode acessar e estão todas lá.
No retorno faremos reflexões sobre os  assuntos que chamaram a atenção de vocês.

Fiquem em paz !

Orientação Escolar

 16/04/2020

======================================================================

Orientação Escolar

Sugestão de atividade

Para descontrair em família nesse período. Convide seus familiares para jogar.

No retorno nos relate como foi a brincadeira.

Brincadeira do espelho
Jogo






Objetivos:

Observar que a imagem se reflete ao contrário quando se olha no espelho.

Promover a amizade, respeito pelo outro.


Preparação:

O jogo pode ser feito com duas pessoas ou várias duplas.

Sabia que sua imagem se reflete ao contrário quando você se olha no espelho?

Levantando o braço direito, e a imagem mostrará o seu braço esquerdo.

Material: 

Fita crepe ou qualquer outro objeto que separe .

Desenrolar:

Delimite com fita crepe ( 
outro objeto que separe )o lugar que simulará um espelho.

Você faz um gesto e o seu colega deverá imitá-lo.Nesse momento você faz a brincadeira com seus familiares

Procure fazer gestos difíceis de serem imitados.

O primeiro que errar sai do jogo e será substituído por outro familiar ou troca e  um passa a ser o espelho.

O último que ficar no espelho sem cometer falhas, será o vencedor.

Fonte: Arte e Habilidade - Angela Cantele Leonardi e Bruna Renata Cantele
Educação Infantil - Coleção Horizontes - Editora IBEP.
Orientação Escolar

Sugestão de atividade

Para descontrair em família nesse período. Convide seus familiares para jogar.

No retorno nos relate como foi a brincadeira.

Brincadeira do espelho
Jogo






Objetivos:

Observar que a imagem se reflete ao contrário quando se olha no espelho.

Promover a amizade, respeito pelo outro.


Preparação:

O jogo pode ser feito com duas pessoas ou várias duplas.

Sabia que sua imagem se reflete ao contrário quando você se olha no espelho?

Levantando o braço direito, e a imagem mostrará o seu braço esquerdo.

Material: 

Fita crepe ou qualquer outro objeto que separe .

Desenrolar:

Delimite com fita crepe ( 
outro objeto que separe )o lugar que simulará um espelho.

Você faz um gesto e o seu colega deverá imitá-lo.Nesse momento você faz a brincadeira com seus familiares

Procure fazer gestos difíceis de serem imitados.

O primeiro que errar sai do jogo e será substituído por outro familiar ou troca e  um passa a ser o espelho.

O último que ficar no espelho sem cometer falhas, será o vencedor.

Fonte: Arte e Habilidade - Angela Cantele Leonardi e Bruna Renata Cantele
Educação Infantil - Coleção Horizontes - Editora IBEP.

17/04/2020

===================================================================
17/04/2020
=====================================================================
AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 20/04/2020

Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Etapas de Pesquisa

Atividade: Após justificar e definir os objetivos da pesquisa (com base no problema já criado), o próximo passo é elaborar as hipóteses da pesquisa.  (Pág: 10 do polígrafo).


Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AO DIA 24/04/2020

Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Máquinas Industriais

Atividade: Pesquisar sobre acionamentos através de Chaves “Estrela/Triângulo”.

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Instalação Elétrica, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                     AULA PROGRAMADA DE DESENHO TÉCNICO  -  T:31

     ATIVIDADE 03 : Data 20/04
Continuação da atividade prática : projeções

   Representar objetos no sistema de projeções ortogonais para compreender o posicionamento das vistas no 1° diedro.

LEMBRETE: Favor imprimir as apostilas de Desenho Técnico, para facilitar o nosso entendimento de conteúdo ( Não vou mais enviar os exercícios que estiverem na apostila).
                        Sul Printer: Fone 3663 2868

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 27/04/2020

Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Etapas de Pesquisa

Atividade: Após a elaboração das hipóteses buscar embasamento  científico sobre o assunto da pesquisa, ou seja, fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o tema ( livros, artigos, revistas, sites, etc.). (Pág: 10 e 11 do polígrafo).

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA REFERENTE AO DIA  28/04/2020

Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Máquinas Industriais

Atividade: Pesquisar sobre as características e o funcionamento dos seguintes dispositivos: Inversores de Frequência e Soft-starters.

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Instalação Elétrica, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AO DIA 24/04/2020
Turma: 31
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Máquinas Industriais

Atividade: Pesquisar sobre acionamentos através de Chaves “Estrela/Triângulo”.


Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Instalação Elétrica, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                            AULA PROGRAMADA DE DESENHO TÉCNICO  -  T:31

ATIVIDADE 04 : Data 27/04
Pesquisa: Perspectivas
- Perspectiva isométrica: definição e ilustrações do processo construtivo.
- Perspectiva isométrica da circunferência: definição e ilustrações do processo construtivo.
- Perspectiva cavaleira: definição e ilustrações do processo construtivo.
« As orientações da apresentação foram enviadas em anexo.          

Apresentação da Atividade de pesquisa:
Deve estar de acordo com as Normas acadêmicas da ABNT para digitação de trabalhos:
-  Folha A4 (210 x 297mm);
-  Fonte Ariel ou Times12;
-  Espaçamento entrelinhas do texto 1,5cm;
-  Alinhamento justificada;
-  O Parágrafo deve ser recuado 2 cm da margem esquerda; 
-  Margem esquerda e superior 3 cm, margem direita e inferior 2cm
-  A configuração da capa deve ter margem superior e esquerda de 3 cm, margem inferior e

   direita de 2 cm, itens centralizados, negrito maiúsculo.


_______________________________________________________________________

       Bom Dia!

                                             Orientação Escolar

Desejamos a todos uma excelente semana.

Segue um texto para ler e refletir compartilhe com seus amigos e família


NOTA DE R$ 100,00






Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.

Ele perguntou:

“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?”

Todos ergueram a mão...

Então ele disse:

“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota.
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?”
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.

Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”

Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.

Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

Estamos com saudade!

Quem puder #FIQUE EM CASA!
               
                                                                        27/04/2020


DESENHO TÉCNICO - RESUMO DAS ATIVIDADES ENVIADAS ATÉ 27/04 

Professora: Dalva


ATIVIDADE 01: Pesquisa: hachuras.

ATIVIDADE 02:  Projeções: assinalar, identificar ou numerar.
                           As respostas já foram enviadas.

ATIVIDADE 03:  Projeções: atividade prática.
                         Representar objetos no sistema de projeções ortogonais para compreender
                         o posicionamento das vistas no 1° diedro.

ATIVIDADE 04:  Pesquisa: Perspectivas
               - Perspectiva isométrica: definição e ilustrações do processo construtivo.
               - Perspectiva isométrica da circunferência: definição e ilustrações do processo
                 construtivo.
               - Perspectiva cavaleira: definição e ilustrações do processo construtivo.

          Observação:

          As dúvidas dentro do possível podem ser sanadas no youtube,  apostila ou no
  e-mail   alunosdalva@gmail.com       

AULAS PROGRAMADAS DE PROJETO ELÉTRICO REFERENTE AOS DIAS 01, 08, 15, 18, 22 E 29/04/2020

Turma: 31

Professor: Jorge José Berzagui Ferri

Conteúdo: Projeto Elétrico

Atividade: Circuitos Multifilares e unifilares

Estudos referente as aulas do dia 01/04
De acordo com os exercícios elaborados no primeiro e segundo semestre do curso em instalações elétricas.
Desenhar os esquemas multifilar e unifilar para:
a) ligar uma lâmpada com um interruptor
b) ligar duas lâmpadas com um interruptor de duas teclas.
c) ligar três lâmpadas com um interruptor de três teclas.

Estudos referente as aulas do dia 08/04
De acordo com os exercícios elaborados no primeiro e segundo semestre do curso em instalações elétricas.
Desenhar os esquemas multifilar e unifilar para:
a) ligar uma lâmpada com dois interruptores paralelos
b) ligar duas lâmpadas com dois interruptores paralelos

Estudos referente as aulas do dia 15/04
De acordo com os exercícios elaborados no primeiro e segundo semestre do curso em instalações elétricas.
Desenhar os esquemas multifilar e unifilar para:
a) ligar uma lâmpada com dois interruptores paralelos e um intermediário.

Estudos referente as aulas do dia 22/04
De acordo com os exercícios elaborados no primeiro e segundo semestre do curso em instalações elétricas.
Desenhar os esquemas multifilar e unifilar para:
a) ligar uma lâmpada com dois interruptores paralelos e dois intermediários.

Estudos referente as aulas do dia 29/04
De acordo com os exercícios elaborados no primeiro e segundo semestre do curso em instalações elétricas.
Desenhar os esquemas multifilar e unifilar para:
a) ligar uma lâmpada com dois interruptores paralelos e três intermediários.

AULAS PROGRAMADAS DE ELETRICIDADE REFERENTE AOS DIAS 01, 07, 08, 14, 15, 18, 22, 28 E 29/04/2020

Turma: 31

Professor: Jorge José Berzagui Ferri

Conteúdo: ELETRICIDADE LIVRO (ELETRICIDADE BÁSICA MILTON GUSSOW)

Atividade: Capítulo 09 Magnetismo e Eletromagnetismo

Estudos referente as aulas do dia 01, 07 e 08/04

Com base nos exercícios resolvidos do capítulo 09 do livro resolver os exercícios da página 243:
9.10
9.11
9.12
9.13
9.14
9.15

Estudos referente as aulas do dia 14 e 15/04
Com base nos exercícios resolvidos do capítulo 09 do livro resolver os exercícios da página 243 e 244:
9.16
9.17
9.18

Estudos referente as aulas do dia 18 e 22/04
Com base nos exercícios resolvidos do capítulo 09 do livro resolver os exercícios da página 244 e 245:
9.19
9.20
9.21

Estudos referente as aulas do dia 28 e 29/04
Com base nos exercícios resolvidos do capítulo 09 do livro resolver os exercícios da página 245 e 246:
9.22
9.23
9.24
9.25

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA REFERENTE AO DIA  09/06/2020

 

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: Circuitos Industriais

Atividade: Pesquisar sobre “ligação de motores trifásicos de 6 e 12 terminais”.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.



 AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AO DIA 08/06/2020

 

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Etapas de Pesquisa”

Atividade: Após definir a Metodologia que será aplicada a pesquisa, deve-se realizar um Cronograma de execução para cada passo ou etapa a ser realizada. Obs. Apresentar em forma de tabela. (Páginas 12 e 13 do Polígrafo).

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.



AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL REFERENTE AOS DIAS 12 e 13/06/2020

Turma: 31

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Circuitos Industriais”

Atividade: Pesquisar acionamentos em Partida Direta para Motores trifásicos de 6 terminais. Obs. Representar através de Diagramas de Força E Comando.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



2 comentários:

  1. Professor Roselito , prof Dalvae alunos da Turma Espero que estejam todos bem. Passo por aqui para deixar o carinho e agradecimento pela dedicação e qualidade de suas aulas.Um abraço afetuoso da Equipe Diretiva. Orientadora Prof Cíntia

    ResponderExcluir
  2. Os alunos que estejam com alguma necessidade que a Orientação possa auxiliar . Estamos a disposição para ajudar no que for possível.Quem puder fica em casa

    ResponderExcluir