314


ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 11 - 29/06  à 03/07/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Atividade de espanhol – Paulo Sanches

Semana de 29/07 a 06/08

 

Nossa atividade dessa semana será assistir aos vídeos sobre a História da Língua espanhola e resumo da História da Espanha.

Boa semana a todas e todos!

Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=5AZWPiAXo8I

               https://www.youtube.com/watch?v=Gwm7eF4NG0A&t=129s



ATIVIDADE DE QUÍMICA

PROFESSORA: DANUBIA RENATA

DÚVIDAS PELO E-MAIL: pyetro.danubia123@gmail.com

DATA: 29/06/20 a 02/07/20

PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19)

RESPONDA:

·       Quais
os processos químicos por trás da lavagem das mãos?

·       Qual
sabão pode ser utilizado?

·       Álcool
gel funciona por quê?
·       A
cloroquina é a esperança e como ela age?

·       Em
sua opinião estamos longe de descobrir uma vacina?


*************************************************************************************************

Atividades Programadas

Semana 11

Professora Gisele- Artes

 

Estilos Artísticos

Principais características de cada estilo

Conceituando estilos artísticos

Existem muitos tipos diferentes de estilos de pintura, podendo se concentrar em um estilo particular ou em uma combinação de estilos. O estilo de pintura mais procurado pela maioria dos artistas é o estilo ocidental. No estilo ocidental você pode encontrar o modernismo, o cubismo, o surrealismo, o expressionismo, o estilo abstrato e o impressionismo. No estilo oriental você será exposto às pinturas chinesas, japonesas e indianas. Cada estilo dentro da arte possui características únicas que nos fazem reconhecer a qual movimento pertence. Assim como os artistas de cada movimento artístico possuem sua “assinatura visual”, os próprios estilos artísticos se diferenciam e marcam assim, sua época de existência. Assim, veremos quais são estes estilos e como podemos reconhecê-los de forma fácil e divertida!

Arte abstrata

Se não faz sentido e nem tem referência com a realidade, então é abstrato...

 

Art Noveau (lê-se Nuvô)    

 

Se é decorativa e com formas elegantes, então é Art Noveau...

 

Arte Classicista

Se segue padrões estéticos e possui traços harmoniosos (e bustos de mármore),então é Classicista...

 

Arte cubista

Se é em plano bidimensional e parece com recortes de papel, então é cubista...

Arte expressionista

Se retratar sentimentos, mas não tem muito toque de realidade, então é expressionista...

 

 

Arte Figurativa

Se retratar objetos reais e de forma clara, então é figurativo...

Arte Fotorrealsita

Se parece foto mas é pintura e tem objetos que beiram ao ilusionismo de tão reais, então é fotorrealista...

 

 

Arte impressionista

Se retratar paisagens ao ar livre, então é impressionista...

 

 

Arte realista

Se representa o cotidiano de forma objetiva, então é realismo...

 

 

Arte rococó

Se é exagerada e pintada em tons pastel com muitos laços e cenas românticas, então é rococó...

 

 

Arte simbolista

Se possui elementos místicos e seres mitológicos, então é simbolista...

 

Arte surrealista

Se não tem relação com a realidade e tem muitas imagens estranhas, então é surrealismo...

 

Arte veduta

Se é detalhada com paisagens urbanas e feita em painel, então é veduta...

 

Proposta

Escolha um estilo artístico e crie uma composição plástica (pintura, desenho, colagem, escultura…) que represente o estilo escolhido, depois fotografe e envie a foto da sua obra pronta para o email projetoartes.1224@gmail.com ou para o whats 051 980420678. Bons estudos!

*************************************************************************************************


 Aula Programada de Biologia

Data: 02/07/2020

Professora: Nara Troglio


Atividade: pesquisar sobre as diferenças da Primeira e Segunda Lei de Mendel e elaborar um quadro comparativo, esquema ou texto sobre suas conclusões.



__________________________

 

E. E. E. B. Prudente de Morais

Componente curricular: Geografia

Professora: Sandra

Semana de 29/6  a 3/7

 

Boa noite!

 

 1) Pesquise na internet ainda sobre o capitalismo e explique algumas palavras-chaves ligadas a ele:

* mais-valia:

* monopólio:

        * burguesia:

* proletários:

* lei da oferta e da procura:

* lucro:

* propriedade privada dos meios de produção:

      2) Pensando sobre o CAPITALISMO no momento atual reflita e escreva sobre as desigualdades sociais, econômicas, educacionais e comente sobre o que é prioridade mesmo durante uma pandemia;

 

                                                                                                    Muita saúde e fé a todos e todas!

Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com  ou na nossa turma no Classroom.

_________________________________________________________________

 

#################################


Aula  de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 30/6 e 01/7

Atividades:

·         Esta atividade deverá ser enviada para avaliação.(Dia 15/7)

a-    Como ficaram os três argumentos formulados na semana anterior, sobre as imagens?

·         Escreva como ficou a introdução. Esta atividade deverá ser  enviada. (Dia 15/7)

 

 

 

 

 



AULA PROGRAMADA - 29/6

 FÍSICA – PROF. FERNANDO

 

1.      Um ônibus desloca 900km em 5h. Qual a sua velocidade média?

2.      Um ônibus vai da cidade A até a cidade B em 7h, numa velocidade de 120km/h. Qual a distancia entre as cidades?

3.      Um atleta correu 400 m em 80 segundos. Qual a sua velocidade média?

4.      Qual a distância em metros, percorrida em 50s por uma tartaruga com velocidade média de 10cm/s?

5.      Alguns falcões, quando mergulham para capturar uma presa, atingem 360km/h. Calcule então quem é mais rápido: um falcão a 360km/h ou um avião a 200m/s? 

#############################




ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA

PROF. SIMONE CARDOSO


SOCIEDADE E RELIGIÃO:


1- QUAL A FUNÇÃO DA RELIGIÃO NA SOCIEDADE?


2- QUAL A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA SOCIEDADE?


3- COMO SERIA A SOCIEDADE SE A RELIGIÃO FOSSE EXTINTA?


4- A SOCIEDADE PRECISA DE UMA RELIGIÃO PARA SER UNIDA?




@@@@@@@@@@@@@@@

AULA PROGRAMADA DE MATEMÁTICA

gilmartematico@gmail.com

 29 de Junho à 03 de julho

Use o link abaixo para acessar a atividade no drive

 https://drive.google.com/file/d/1HN7-Oa1IHZSMSi6y2biSv6aoBo28_6e6/view?usp=sharing

A mesma atividade está no Google sala de aula

@@@@@@@@@@@@@@@

Aula de Literatura

Professora: Jucinara

Os sapo (Manuel Bandeira)

 

Enfunando os papos,

Saem da penumbra,

Aos pulos, os sapos.

A luz os deslumbra.

 

Em ronco que aterra,

Berra o sapo-boi:

- "Meu pai foi à guerra!"

- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

 

O sapo-tanoeiro,

Parnasiano aguado,

Diz: - "Meu cancioneiro

É bem martelado.

 

Vede como primo

Em comer os hiatos!

Que arte! E nunca rimo

Os termos cognatos.

 

O meu verso é bom

Frumento sem joio.

Faço rimas com

Consoantes de apoio.

 

Vai por cinquenta anos

Que lhes dei a norma:

Reduzi sem danos

A fôrmas a forma.

 

Clame a saparia

Em críticas céticas:

Não há mais poesia,

Mas há artes poéticas..."

 

Urra o sapo-boi:

- "Meu pai foi rei!"- "Foi!"

- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

 

Brada em um assomo

O sapo-tanoeiro:

- A grande arte é como

Lavor de joalheiro.

 

Ou bem de estatuário.

Tudo quanto é belo,

Tudo quanto é vário,

Canta no martelo".

 

Outros, sapos-pipas

(Um mal em si cabe),

Falam pelas tripas,

- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".

 

Longe dessa grita,

Lá onde mais densa

A noite infinita

Veste a sombra imensa;

 

Lá, fugido ao mundo,

Sem glória, sem fé,

No perau profundo

E solitário, é

 

Que soluças tu,

Transido de frio,

Sapo-cururu

Da beira do rio...


    

                                 Entendendo o poema:

 

01 – Os modernistas dos anos 1920 frequentemente tinham atitudes de ironia, deboche e crítica em relação à cultura oficial.

a)   Aponte no poema um exemplo de ironia ou deboche.

 

b)   A fala do sapo-tanoeiro, delimitada pelas aspas, veicula o princípio básico do movimento literário satirizado. Qual é esse princípio?

 

02 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Cético: 

·        Cognatos: 

·        Frumento: 

·        Joio: 

·        Perau: 

·        Transido:

 

03 – Faça uma pesquisa, no dicionário ou com o professor de biologia, sobre os quatro tipos de sapo mencionados no poema: Sapo-boi; sapo-tanoeiro (ou ferreiro), sapo-cururu e sapo-pipa. Depois responda:

a)   De que modo o poeta sugere o som característico dos sapos?

 

b)   Na hierarquia dos sapos, pelo critério da raridade, qual dos sapos mencionados é o mais simples e comum em nosso país?

 

c)   Nesse poema, os sapos são metáforas de tendências estéticas da literatura brasileira. Considerando-se a condição precária (“Sem glória, sem fé”) do sapo-cururu, o que ele pode representar no cenário cultural brasileiro?

 

04 – Em meio à algazarra dos medíocres, quem simboliza a solidão do artista superior?

     

******************************************************************************


AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 03/07/2020

 

CONTEÚDO: Leitura e interpretação.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia, copie e traduza o texto no seu caderno: continuação da aula anterior

 

WOMEN

Women have had a secondary role in society! They have always stayed home doing housework. They have been cooking, washing, and cleaning for centuries. Was that what they really wanted? Nobody asked them.

The street has always been men’s territory. Men have been going out of the house day after day to get money. This gave them economic independence and, in most cases, a feeling of superiority.

But then came the 20th century and things have been changing gradually. One of the most significant changes for women happened with the suffragettes. They fought for the women’s right to vote. Then, step by step, women have been conquering new rights and engaging in new movements. Nowadays we see more women competing with men in professional fields. Some countries have women as presidents and prime ministers.

There are also many feminist leagues and clubs fighting the so-called “macho society”. Their slogans say, “Women are as capable as men”, “Men are less energetic than women”, etc. Of course these are just slogans, but they reveal deep changes. There are fewer women doing housework. They are out in the street – as much as men – fighting for economic independence and for a more decent social position.

 











ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 10 - 22 à 26/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

--------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------

Aula Programada de Biologia

Data: 25/06/2020

Professora:Nara Troglio


Atividade: responder às questões de revisão.


  1. O que Mendel utilizou para fazer seus experimentos? 

  2. Qual o motivo para se ter utilizado ervilhas para o experimento?

  3. Qual o princípio da Primeira Lei de Mendel?

  4. Qual a importância da Primeira Lei de Mendel?

  5. O que a Primeira Lei de Mendel busca explicar?

  6. Qual a relação com a meiose e a Primeira Lei de Mendel?


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA

PROF. SIMONE CARDOSO

DATA: 22/06 A 26/06
ATIVIDADE:

1- DEVIDO A PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVIRUS ( COVID-19) DISSERTE SOBRE:

* COMO POSSO SER RESPONSÁVEL POR MIM E PELA MINHA SAÚDE?

* COMO MINHAS AÇÕES PODEM TRAZER CONSEQUÊNCIAS PARA MEU ENTORNO?

@ REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DURANTE O MÊS DE JUNHO, ATÉ SEGUNDA ORDEM.
@REALIZAR AS ATIVIDADES A CANETA,POIS A LEITURA DA MESMA SE TORNA INVIÁVEL A LEITURA MANUSCRITA A LÁPIS.
@FAÇA COM CAPRICHO E ORGANIZE O SEU MATERIAL,ESTIPULE UMA ROTINA DE ESTUDOS.


Atividade de Espanhol – Paulo Sanches

Semana de 22 a 29 de junho

Leia o texto e responda as perguntas no caderno e enviar foto para 997195961! 

 

Mi día

Me llamo María Pérez y tengo diecinueve años. Nací en Málaga, pero vivo en Granada. Soy estudiante de primer curso de Periodismo. De lunes a viernes me levanto a las siete y media, desayuno y camino hasta la universidad.

Entro en clase a las nueve y salgo a la una. Al medio día, como en mi casa y veo la televisión. Por la tarde, estudio hasta las siete y después quedo con mis amigas.

A nosotras nos gusta mucho el cine, el teatro y la música. Los viernes por la noche cenamos pizza y bailamos en la discoteca. Todos los sábados visito a mi familia en Málaga.

El domingo por la tarde regreso a Granada y, si hace sol, salgo con mi perro a dar un paseo. ¡Me encantan los animales!

Responde de acordo com as informações do texto!

1) ¿Cuántos años tiene María?

a) 20           b) 18        c) 19      d) 17

2) ¿Dónde vive María?

a) En Granada        b) En Sevilla          c) En Córdoba               d) En Málaga

3) ¿A qué hora entra en clase María?

a) A las 9:00             b) A las 9:30           c) A las 13:00               d) A las 7:30

 4) ¿Qué día visita María a su familia?

a) Los domingos               b) Los lunes       c) Los miércoles                   d) Los sábados

 5) ¿Cuál es la mascota de María?

a) Un perro             b) Una serpiente      c) Un pájaro         d) Un gato

 https://lingua.com/pt/espanhol/leitura/

Relacione as expressões em espanhol, com seu significado em português:

(1) Dar un portazo

(2) Echar de menos

(3) Hacer la vista gorda

(4) Poner los cabellos de punta

(5) Tener mala gana

(6) ¡Qué lástima!

(7) Ponerse guapo

(8) Morirse de miedo


(   ) ficar de cabelo em pé

(   ) sentir saudades

(   ) ter má vontade

(   ) fazer vista grossa

(   ) ficar bonito

(   ) bater a porta

(   ) morrer de medo

(   ) que pena!

https://blog.influx.com.br/exercicios-em-espanhol-treinando-expressoes-em-espanhol

----------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 25 de junho

 

Copie o texto o texto abaixo em seu caderno de Artes.

 

 

Auto Retratos

Quando falamos sobre autorretratos, geralmente quem tem mais contato com arte costuma logo associar a imagem de Frida Kahlo.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos do México. Inspirada na cultura popular do país, ela empregou um estilo de arte popular ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana.

O trabalho de Kahlo como artista permaneceu relativamente desconhecido até o final dos anos 1970, quando seu trabalho foi redescoberto por historiadores de arte e ativistas políticos. No início dos anos 1990, ela se tornou não apenas uma figura reconhecida na história da arte, mas também considerada um ícone para Chicanos, o movimento feminista e o movimento LGBTQ. O trabalho de Kahlo tem sido celebrado internacionalmente como emblemático das tradições nacionais e indígenas mexicanas e pelas feministas, pelo que é visto como uma descrição intransigente da experiência e forma feminina.

 

Atividade

 

Inspirado na obra de Frida, crie um autorretrato utilizando a técnica de desenho ou pintura que preferir. A composição deve ser feita em folha de ofício ou desenho e ter margens de 2 centímetros.

 

 

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678.

 

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

_____________________________________________________

AULA PROGRAMADA - 22/6

 FÍSICA – PROF. FERNANDO

UTILIZANDO AS FÓRMULAS DE MRUV, CALCULE:

1) Um carro partindo do repouso leva 5s para alcançar a velocidade de 20m/s, calcule sua aceleração média.

2) Um corpo realiza um movimento uniformemente variado segundo a equação horária s = -2t + 4t². Julgue os itens como Certo ou Errado:

a) A velocidade inicial do corpo é de –2m/s.

b) A aceleração do corpo é de 4 m/s².

c) No instante t=2s o corpo estará na posição s=20m

3) Um carro partindo do repouso adquire velocidade de 72km/h em 10s. Calcule a aceleração escalar média desse carro em m/s ² .

4) Um ponto material parte do repouso com aceleração constante e 4 s depois tem velocidade de 108 km/h. Determine sua velocidade 10 s após a partida.

5) Um carro de Fórmula 1 acelera de 0 a 216km/h (60m/s) em 10s. Calcule a aceleração média do F 1.


###########################

PROFESSORA: DANUBIA RENATA

E-MAIL: pyetro.danubia123@gmail.com

DATA: 22/06/2020  a  26/06/2020

 ATIVIDADE DE QUÍMICA:

DEVIDO A PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS DISSERTE SOBRE:

"A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DA QUÍMICA EM MEIO À PANDEMIA"

"A QUÍMICA CONTRA A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19)"



Aula  de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 23 e 24/6/20

Atividades:

  • Observe as gravuras:

 




a)  O   que  mostra cada uma das imagens?

b)      Tem algo em comum entre elas? O quê?

c)      Em que lugar elas estão?

d)     O que estão fazendo?

e)Quais as possíveis diferenças que você observa entre as  imagens?

f) Crie um tema para cada uma das imagens. A seguir  formule três argumentos para cada um dos temas.




@@@@@@@@@@@@@@@

AULA DE MATEMÁTICA

gilmartematico@gmail.com

Atividades da semana 22 a 26 de Junho.

Use o link abaixo para acessar a atividade no drive:

https://drive.google.com/file/d/1rII-iClGOwrb5RPWnP-u_a8_kAb9M2PZ/view?usp=sharing

Obs: Façam as atividades semanalmente,pois serão determinadas posteriormente a forma e a data para devolução.

@@@@@@@@@@@@@@@



________________________________________________

E. E. E. B. Prudente de Morais

Aulas programadas de junho:

Componente curricular: Geografia

Professora: Sandra

Semana de 22/6  a 26/6

 

Boa noite!

Assista  o vídeo que está no link: 

 https://youtu.be/jNeUx0LAJXQ

   ou pesquise em outras páginas na internet.  Após:

·        conceitue e caracterize  CAPITALISMO;

·       Escreva duas vantagens e duas desvantagens do capitalismo;

·       escreva onde na  prática percebemos o capitalismo no Brasil:

 

Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com  ou na nossa turma no Classroom.

_________________________________________________________________________

 



Disciplina: Literatura                  Data: 25/06

Professora: Jucinara

Orientação: realizar atividade no caderno

Responda as questões conforme pesquisa realizada sobre a Semana de Arte Moderna

1)     Quando e onde ocorreu a Semana de Arte Moderna?

2)     Quais eram os objetivos dos artistas envolvidos nas apresentações da Semana de Arte Moderna?

3)     Qual foi a reação da população perante os acontecimentos da Semana de Arte Moderna?

4)     Cite cinco características da Semana de Arte Moderna.

5)     Explique o momento histórico que impulsionou os acontecimentos que deram origem a Semana de Arte Moderna:

6)     Cite o nome de três artistas que se destacaram durante a Semana de Arte Moderna:

**********************************************************

AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 26/06/2020

 

CONTEÚDO: Leitura e interpretação.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia, copie e responda as questões no seu caderno:

 

WOMEN

Women have had a secondary role in society! They have always stayed home doing housework. They have been cooking, washing, and cleaning for centuries. Was that what they really wanted? Nobody asked them.

The street has always been men’s territory. Men have been going out of the house day after day to get money. This gave them economic independence and, in most cases, a feeling of superiority.

But then came the 20th century and things have been changing gradually. One of the most significant changes for women happened with the suffragettes. They fought for the women’s right to vote. Then, step by step, women have been conquering new rights and engaging in new movements. Nowadays we see more women competing with men in professional fields. Some countries have women as presidents and prime ministers.

There are also many feminist leagues and clubs fighting the so-called “macho society”. Their slogans say, “Women are as capable as men”, “Men are less energetic than women”, etc. Of course these are just slogans, but they reveal deep changes. There are fewer women doing housework. They are out in the street – as much as men – fighting for economic independence and for a more decent social position.

 

QUESTÃO 01) What are some of the things women have done for centuries?

a) Man’s role has been to get money.

b) They have cooked, washed, and cleaned for centuries.

c) Significant changes happened in the 20th century.

d) They fought for the women’s right to vote.

e) We can see women competing with men.

 QUESTÃO 02) What has been man’s role day after day?

a) Man’s role has been to get money.

b) They have cooked, washed, and cleaned for centuries.

c) Significant changes happened in the 20th century.

d) They fought for the women’s right to vote.

e) We can see women competing with men.

 

QUESTÃO 03) When did significant changes happen for women?

a) Man’s role has been to get money.

b) They have cooked, washed, and cleaned for centuries.

c) Significant changes happened in the 20th century.

d) They fought for the women’s right to vote.

e) We can see women competing with men.

 

QUESTÃO 04) What did the suffragettes fight for?

a) Man’s role has been to get money.

b) They have cooked, washed, and cleaned for centuries.

c) Significant changes happened in the 20th century.

d) They fought for the women’s right to vote.

e) We can see women competing with men.

 

QUESTÃO 05) What can we see in the professional fields nowadays?

a) Man’s role has been to get money.

b) They have cooked, washed, and cleaned for centuries.

c) Significant changes happened in the 20th century.

d) They fought for the women’s right to vote.

e) We can see women competing with men. 



















----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 9 - 15 à 20/06/2020
Observação: 20/06- Sábado Letivo válido por sexta-feira.

----------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------

Atividade de Espanhol – Paulo Sanches

Semana de 15 a 22 de junho

Atividade Saborosa – “Actividad Sabrosa”

Com os ingredientes da tabela abaixo, você deverá montar um cardápio para as refeições de um dia (em espanhol), no caderno e enviar foto para 997195961!

*Obs: Não esqueça o nome e a turma.

1)    Café da manhã – “Desayuno”

2)    Almoço – “Almuerzo”

3)    Lanche da tarde – “Refrigerio de la tarde”

4)    Janta – “Cena”

Exemplo:

Café da manhã: café, leche, pan, queso, jamón y huevos.

Almoço: arroz, frijol, papa, pollo, lechuga y coliflor.

Lanche da tarde: gaseosa y pastel de maíz.

Janta: cerdo, papa dulce, repollo, frijol y calabaza.

¡¡Buen Provecho!!

 

Português

Español

 

 

Abacate

La palta / El aguacate

Abacaxi

La piña / ananás

Abóbora

El zapallo / La calabaza

Açúcar

El azúcar

Água mineral

El água mineral

Agrião

Los berros

Alface

La lechuga

Alho

El ajo

Amido de milho

El almidón de maíz

Arroz

El arroz

Balas

Los caramelos

Banana

El plátano

Batata

La papa / la patata

Batata doce

La papa dulce / camote

Berinjela

La berenjena

Bolacha

La galleta

Bolo

El pastel

Beterraba

La beterraga

Banha

La manteca

Café

El café

Camarão

El camarón / las gambas

Cebola

La cebolla

Cereja

Las cerezas

Cerveja

La cerveza

Coelho

El conejo

Couve flor

La coliflor

Coentro

El culantro

Cominho

El comino

Chocolate

El chocolate

Champignon

Los champiñones

Chouriço

La morcilla / El relleno

Espinafre

Las espinacas

Ervilhas

Las arvejas / los guisantes

Farinha

La harina

Feijão

El frijol/poroto/alubias

Frango

El pollo

Geleia

La mermelada

Grão de bico

Los garbanzos

Gordura vegetal

La manteca vegetal

Laranja

La naranja

Leite

La leche

Lentilhas

Las lentejas

Limão

El limón

Linguiça

El chorizo

Lulas

Los calamares

Maionese

La mayonesa

Mamão

La papaya

Maça

La manzana

Manteiga

La mantequilla

Mexilhão

Los mejillones

Maracujá

El maracuyá

Melão

El melón

Melancia

La sandía

Mel

La miel

Milho

El maíz

Milho verde

El choclo

Morcela

La morcilla

Morangos

Las fresas/ lãs frutillas

Mostarda

La mostaza

Óleo

El aceite

Ovo

El huevo

Pão

El pan

Pão de forma

El pan de molde

Pêssego

El durazno / melocotón

Peixe

El pescado

Peru

El pavo

Pimenta do reino

La pimienta

Pimenta

El ají / chili / pimiento

Polvo

El pulpo

Porco

El cerdo / El puerco

Presunto

El jamón

Queijo

El queso

Queijo creme (catupiry)

La crema de queso

Refrigerante

La gaseosa

Salsinha

El perejil

Sal

La sal

Salmão

El salmón

Truta

La trucha

Vaca

La vaca

Vagem

Vainas / Judías

 









AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 19 e 20/06/2020

 

CONTEÚDO: Tag Questions, leitura e tradução.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:

 

CONVERSATION

At a coffee shop

 

Student A: Excuse me. Is Someone sitting here?

Student B: No, please sit down. I’m ..............................

Student A: Hi. I’m ......................... Isn’t it a beautiful day?

Student B: Yes, it is.

Student A: Are you going to come to the concert here this weekend?

Student B: No. I didn’t hear about a concert here. When is it?

Student A: It’s next Saturday night at 7:30.

They’re going to have a free jazz concert here at the coffee shop.

I heard that it’s going to be excelente.

Do you want to come with me?

Student B: Sure. I’ll come with you.

I don’t have any plans for next Saturday night.

Student A: Great. Give me your phone number and I’ll call you later.

Student B: It’s 555-4968

Student A: Okay. I’ll see you soon.

Student B:  Okay. Bye!

Student A: Bye!

 

2)      Complete as frases a seguir com a “tag question” correspondente:

a)      He was sleeping, ......................

b)      We weren’t going to play tennis, ......................

c)      She will come on Friday, ......................

d)      You haven’t seen this film, ......................

e)      She had gone to Miami before, ......................

f)       He can’t swim, ......................

g)      They work in the morning, ......................

h)      Mary didn’t talk to you, ......................

i)       Paul works in the afternoon, ......................

j)       We may arrive together, ......................

 

Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados

Olá

Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.

Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :

Nome do aluno

CPF

Cidade

Endereço

Número da residência

Bairro

Latitude

Longitude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 --------------------------------------------------------------------------------------------------



Aula Programada de Biologia

Professora: Nara Troglio

Data: 18/06/2020


Atividade:após assistir a vídeo aula elaborar um parágrafo sobre os objetivos dos experimentos de Mendel .


-Seguem os links das vídeo aulas sobre o conteúdo para a atividade: https://youtu.be/v-hfYSqFKxIhttps://youtu.be/tRFN7lSmhFg e https://youtu.be/p_oSi0_9ZKg 


RETOMADA DE ATIVIDADES – QUÍMICA

PROFESSORA: DANUBIA RENATA

TURMAS: T9 E 314

DATA: 15/06/20 E 18/06/20

E-MAIL: pyetro.danubia123@gmail.com

OBS: Desculpem o atraso referente às atividades da semana passada, pois tive problemas com a internet.



Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 16/6/20

Atividades:

·         Para ajudar em seus estudos assista os vídeos abaixo sobre Sujeito e Predicado. Não esqueça de fazer suas anotações no caderno.

https://www.youtube.com/watch?v=jv2Nucfx-Rk

https://www.youtube.com/watch?v=3uH39VAnAv8

* Este vídeo tem alguns exercícios sobre o assunto,copie-os em seu caderno.

*Exercícios:

https://www.youtube.com/watch?v=XwPIcvHHE5A

 

Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 17/6/20

Atividades:

*Exercícios:

1)Completa os espaços com verbos de ligação.

a-O trabalho.......a grande mola do progresso.

b-A classe........ calada durante a explicação.

c-Os condomínios ....... muito caros.

2)Sublinha o predicado nominal e circula o predicativo do sujeito.

a- A fome é cruel.

b-A roupa já está enxuta.

c-O tempo continua frio e chuvoso.

3)Construa orações empregando as palavras abaixo como predicativo.:

a-alegres

b-encabulado

c-tranqüilo

 

 

 

 


AULA PROGRAMADA - 15/6

 FÍSICA – PROF. FERNANDO

 

1) Dadas as funções horárias abaixo, determine o espaço inicial e a velocidade escalar ( no S.I ) e classifique o movimento em progressivo ou retrógrado. 

a) S = 10 + 2t _____________________________ 

b) S = 20 - 5t _____________________________ 

c) S = -50 + 3t ____________________________ 

d) S = -70 – 4t ____________________________ 

e) S = 8t _________________________________ 

f) S = -6t _________________________________ 

 

2) É dado o movimento S = 100 + 8t, no (S.I) Determine: 

a) o espaço inicial e a velocidade escalar; 

b) o espaço quando t = 5s; 

c) o instante em que o móvel se encontra a 500m da origem dos espaços; 

d) se o movimento é progressivo ou retrógrado. 

 

3) É dada a função horária S = 20 - 4t ,no ( S.I ), que descreve o movimento de um ponto material num determinado referencial. Determine: 

a) o espaço inicial e a velocidade escalar; 

b) o tipo do movimento e se o mesmo é progressivo ou retrógrado; 

c) o espaço do móvel quando t = 2s; 

d) o instante quando o móvel está na posição cujo espaço é igual a 8 m; 

 


Componente curricular: Geografia

Professora: Sandra

Semana de 15/6  a 19/6


Boa noite!

Assista  o vídeo que está no lin

https://youtu.be/6wVyLGZMLOo

    ou pesquise em outras páginas na internet.  Após:

·        conceitue e caracterize  NEOLIBERALISMO;

·       escreva onde na  prática percebemos o Neoliberalismo no Brasil:


Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com  ou na nossa turma no Classroom.

 




ATIVIDADE PROGRAMADA DE SOCIOLOGIA
DATA: 15/06 a20/06
PROF. SIMONE CARDOSO
ATIVIDADE.
* FAÇA UMA PEQUENA PESQUISA SOBRE RELIGIÃO NA SOCIEDADE.
* POR QUE A PALAVRA RELIGIÃO AINDA  LEMBRA CONFLITOS E INTOLERANCIA?
DISSERTE SOBRE.
* TRANSCREVER PARA O CADERNO.
#### NÃO TEMOS DATA DETERMINADA PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES DE JUNHO POR ENQUANTO,SENDO EM SEU CADERNO ATÉ A PROXIMA ORIENTAÇÃO SOBRE A DATA.



@@@@@@@@@@@@@@@@@

AULA DE MATEMÁTICA


 Link para acesso às atividades da semana de 15 a 20 de junho ↴

https://drive.google.com/file/d/1JtOWpnhYKZi0Vjtg7FmnstdYVYyD_G86/view?usp=sharing

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Disciplina: Literatura                  Data: 18/06

Professora: Jucinara

Orientação: realizar atividade no caderno

 

Ø  Realizar atividade de pesquisa sobre Semana de Arte Moderna:

·         Contexto histórico;

·         Autores e obras.

**********************************************************************



Atividades programadas de Artes

Professora Gisele

Aula referente ao dia 18 de junho

 

Copie ou imprima este texto abaixo e cole no seu caderno de Artes:

“Desconstruindo estereótipos da imagem artística”

 

“Os estereótipos estão presentes na sociedade desde muito tempo e vem sendo compreendidos de inúmeras formas, através de fatores distintos ou não. Marcos Emanoel Pereira , doutor na área de Psicologia Social, afirma que ‘o processo de estereotipização é estritamente individual, enquanto que os estereótipos podem ser considerados como produtos compartilhados amplamente no interior de um grupo social’ . Os estereótipos podem ser considerados como generalizações originadas de um coletivo e de forma individual, que são apontadas como características comportamentais (cultura, aparência, gênero, classe econômica, e entre outros), de outras pessoas dentro de um círculo social. Tais perspectivas podem ser compreendidas também enquanto rotulação seja de cunho pejorativo, ou não, como algo prejulgado. Tais representações possuem caráter dogmático em determinadas circunstâncias, que ocasionam um processo lento de desconstrução.

Ao surgir algo que é incomum aos olhos de um grupo social, tal particularidade terá maior vulnerabilidade perante o que é ditado como algo habitual por este. Para Espindola, ‘os estereótipos são a configuração que o costume natural do mundo social tem de lidar com o aparecimento do diferente’. Desta forma, buscar uma única definição para o conceito de estereótipo é dificultoso justamente por ser muito amplo.

Os estereótipos fazem parte da realidade de muitas escolas, de forma enraizada, não somente nas paredes das salas de aula, mas de forma alicerçada na cabeça das pessoas (pais, professores, direção e sociedade em geral). Silvia e Tatit apontam que os estereótipos são e/ou estão presentes nas datas comemorativas, na pedagogia, na decoração, bem como nos ‘adereços para a festa da primavera, junina, dia das mães, do índio, páscoa e por aí afora’. A decoração em eventos ou até mesmo dentro e fora da sala de aula, que se mantém através de cópias de bonecos de EVA da internet, é outra prática muito comum feita por professores de diversos lugares.”

 

ATIVIDADE:

Sobre a desconstrução de estereótipos na arte, utilizaremos a seguinte frase para guiar o trabalho: “TODO CORPO HUMANO É FORMADO POR CABEÇA, TRONCO, DOIS BRAÇOS E DUAS PERNAS.”.

Analise a frase e a partir dela, crie uma composição plástica (desenho, colagem, pintura...) onde esse estereótipo seja desconstruído. Por exemplo: se pensarmos na diversidade humana, há pessoas que não tem todos os membros, logo, há uma quebra de estereótipo, ou, crie um corpo fantasioso onde estas características sejam mudadas.

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678.

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3




























  ----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 8 - 08 à 12/06/2020
11/06 (quinta-feira)- FERIADO CORPUS CHRISTI


AULA PROGRAMADA DE QUÍMICA ( REVISÃO)

CLASSIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS DE CARBONO E SUAS CADEIAS.

Professora: Danubia Renata 

pyetro.danubia123@gmail.com  

TURMAS: T9 E 314       DATA: 08/06/20 E 15/06

CLIQUE AQUI





Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais

Área de Ciências Humanas – Componente Curricular: Filosofia - Prof. Dalpaz

AULA PROGRAMADA – DIA: 12 de JUNHO

Atividade: Leitura, Interpretação e Reflexão Sobre o Texto

 

    Tema: A Pandemia do Coronavírus e o Desemprego no Mundo


CONTINUAÇÃO:

Como vimos na aula passada, o mundo precisa de medidas urgentes para ajudar milhões de pessoas no mundo. Para que a meta seja atingida, a OIT pede medidas de proteção social, o apoio à manutenção do emprego e benefícios financeiros e fiscais, incluindo para as micro, pequenas e médias empresas. No melhor dos cenários, o impacto da representaria um aumento do desemprego global de 5,3 milhões de pessoas. Mas poderia chegar a 24,7 milhões. Hoje, são 188 milhões de pessoas sem trabalho no mundo. "

Estima-se que entre 8,8 milhões e 35 milhões de pessoas adicionais estarão na categoria daqueles que, apesar de trabalhar, continuam num estado de pobreza no mundo. Trata-se de uma crise de saúde global, é também uma grande crise do mercado de trabalho e econômica que está tendo um enorme impacto nas pessoas.

A OIT alerta que certos grupos serão desproporcionalmente afetados pela crise do emprego, o que poderia aumentar a desigualdade. Estes incluem pessoas em empregos menos protegidos e mal remunerados, especialmente jovens e trabalhadores mais velhos. As mulheres e os migrantes também. Sendo que estes últimos são vulneráveis devido à falta de proteção social e de direitos. Em tempos de crise como o atual, existem duas ferramentas que podem ajudar a mitigar os danos e restaurar a confiança do público. Em primeiro lugar, o diálogo social, o envolvimento com trabalhadores e empregadores e seus representantes, é vital para construir a confiança pública e o apoio às medidas que precisamos para superar esta crise. Em segundo lugar, as normas internacionais do trabalho fornecem uma base comprovada e confiável para respostas políticas que se concentram em uma recuperação que seja sustentável e equitativa. Tudo precisa ser feito para minimizar os danos às pessoas neste momento difícil. 

Exercício:

Após leitura atenta do texto, elabore NO SEU CADERNO um pequeno comentário abordando a seguinte questão: a) segundo o texto, quais as duas ações pontuais para minimizar os impactos do desemprego no mundo hoje? Comente.    

Orientações:

·        O texto deverá ser copiado para seu caderno (você poderá imprimir e colar se preferir);

·        O Exercício deverá ser feito no CADERNO;

·        Esta atividade será avaliada pelo professor quando retornarmos para as aulas presenciais;

·        CUIDADO! Faça as atividades diariamente. Crie uma rotina como se você estivesse na escola. Não deixe acumular;

·        Contato com o professor para esclarecer dúvidas: e-mail: dalphaz@yahoo.com.br e Fone: 51 999911641

 

ATENÇÃO! PARA ENVIAR ATIVIDADES PARA O PROFESSOR DEVERÁ SER UTILIZADO ESTE E-MAIL: cjdalpaz@gmail.com

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Escola Estadual Prudente de Moraes

Espanhol – Paulo Sanches

Atividade para ser desenvolvida até dia 19/06

 

Como fazer e responder uma saudação em espanhol.

 

Que fazer (hacer):

Pregunta

Respuesta

Para saludar a alguien

Hola, ¿qué tal?

¿Cómo estás?

¿Cómo te va?

Bien, ¿Y tú?

Estoy bien, gracias.

Voy tirando, ¿y tú?

Buenos días.     Buenas tardes.     Buenas noches. 

Para despedirse

Hasta luego.   Hasta mañana.  Hasta pronto.

 Hasta otra.     Adiós.                  Chau.

Para preguntar por el nombre

Y contestar

¿Cómo te llamas?

¿Cuál es tu nombre?

¿Cuál es tu apellido?

Me llamo…

Mi nombre es…

Mi apellido es…

Para hablar de la procedencia

¿De dónde eres?

Soy brasileño.

Soy de Brasil.

Para hablar de la edad (opcional)

¿Cuántos años tienes?

Tengo … años

Para preguntar la dirección y contestar

¿Dónde vives?

¿Cuál es tu dirección?

Vivo en…

Mi dirección es…

Glossário:

Alguien – Alguém                                               Apellido – Sobrenome

Contestar – Responder                                       Dirección - Endereço

Llamas – Chamas                                                Saludar – Saudar

 

Pronombres Personales

Verbos

         Ser                               Estar                          Tener

Yo

Soy

Estoy

Tengo

Tu

Eres

Estás

Tienes

El, Ella, usted

Es

Está

Tiene

Nosotros/as

Somos

Estamos

Tenemos

Vosotros/as

Sois

Estais

Tenéis

Ellos, ellas, ustedes

Son

Están

Tienen

 

 VARIOS. Dicionario Básico Lengua Española. Cuarta edición. Madrid: Ediciones SM, 2000.

 

*Forma de entrega da tarefa:

1) Responder no caderno e enviar foto no whats privado 997195961;

2) Fazer chamada de voz com o professor para estabelecer diálogo e desenvolver a pronúncia.

** Escolha uma das duas formas! Quem quiser fazer as duas, também pode.

 





Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais

Área de Ciências Humanas – Componente Curricular: História - Prof. Dalpaz

AULA PROGRAMADA – DIA: 9 DE JUNHO

Atividade: Leitura, Interpretação e Reflexão Sobre o Texto

 

Tema: A Revolução Russa e a Queda da Monarquia


O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.

No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

 

Exercício:

Após leitura do texto da aula passada e deste texto acima, elabore NO SEU CADERNO um pequeno comentário crítico argumentativo abordando a seguinte questão: Como podemos caracterizar o governo de Nicolau II na Rússia antes da revolução ocorrida em 1917?  

 

Orientações:

·        O texto deverá ser copiado para seu caderno (você poderá imprimir e colar se preferir);

·        O Exercício deverá ser feito no CADERNO;

·        Esta atividade será avaliada pelo professor quando retornarmos para as aulas presenciais;

·        CUIDADO! Faça as atividades diariamente. Crie uma rotina como se você estivesse na escola. Não deixe acumular;

·        Contato com o professor para esclarecer dúvidas: e-mail: dalphaz@yahoo.com.br e Fone: 51 999911641

 

ATENÇÃO! PARA ENVIAR ATIVIDADES PARA O PROFESSOR DEVERÁ SER UTILIZADO ESTE E-MAIL: cjdalpaz@gmail.com

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA - 08/6

 FÍSICA – PROF. FERNANDO

 

OBS: COPIAR NO CADERNO E RESOLVER TODAS AS ATIVIDADES.

 

1 – Um móvel viaja 300 km a uma velocidade constante de 60 km/h, pára para abastecer e almoço durante 1h e depois percorre mais um trecho de 200 km a uma velocidade de 100 km/h. Qual a velocidade escalar média na viagem completa?

2 – Um móvel percorreu o primeiro trecho de uma viagem a 70 km/h num intervalo de tempo de 4h, depois no segundo trecho, sua velocidade escalar média era constante de 50 km/h durante 4h. Qual a velocidade escalar média na viagem completa?

3 – Um móvel viaja metade do percurso com uma velocidade escalar média constante de 90 km/h e o outro trecho a uma velocidade escalar média constante de 60 km/h. Qual a sua velocidade escalar média na viagem completa?

4 – Um móvel viaja metade do percurso com uma velocidade escalar média constante de 40 km/h e o outro trecho a uma velocidade escalar média constante de 60 km/h. Qual a sua velocidade escalar média na viagem completa?

5 – Um trem de 400 m de comprimento leva 20 s para atravessar uma ponte de 100 m. Qual o módulo de sua velocidade escalar média?




AULA PROGRAMADA DE QUÍMICA ( REVISÃO)

CLASSIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS DE CARBONO E SUAS CADEIAS.

Professora: Danubia Renata 

pyetro.danubia123@gmail.com  

TURMAS: T9 E 314       DATA: 08/06/20 E 15/06/20

Use o link abaixo para acessar a atividade no drive

https://drive.google.com/file/d/1TbhPDML5TTvetOXDw0wV6pvosSsSRWEq/view?usp=sharing






AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 12/06/2020

CONTEÚDO: Leitura, tradução e produção textual.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

 

1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:

AN INTERVIEW 

Reporter: Excuse me, who are you?

Robert: I’m Robert, Robert Peterson.

Reporter: How old are you, Mr. Peterson?

Robert: I’m thirty years old.

Reporter: What’s your occupation?

Robert: I was unemployed. But now I’m going to work for a travel agency.

Reporter: Where is the travel agency, Mr. Peterson?

Robert: It’s near the post office.

Reporter: When are you going to begin your new job?

Robert: Tomorrow morning, at nine.

Reporter: Mr. Peterson, why are you going to work in a travel agency?

Robert: It’s a nice job and I like it very much.

Reporter: Thank you, Mr. Peterson. Good bye!

Robert: Good bye!

 

2)      Baseando-se no texto acima, e em outros recursos, escreva um diálogo com a tradução em seu caderno, apresentando no mínimo 16 falas: 


Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 09/6/20

Atividades:

·         Vamos retomar nossos conhecimentos sobre os termos essenciais de uma oração:

·         Escreva os tipos de sujeito, exemplifique cada um.

·         Escreva os tipos de predicado, exemplifique cada um.

 

 

Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 10/6/20

Atividades:

·         Monte uma cruzadinha com os nomes: Sujeito e Predicado( no sentido vertical), crie questionamentos referentes ao assunto e coloque as respostas na cruzadinha( sentido horizontal).

 

*Atenção: Não deixem de completar as atividades, permaneça com seu caderno em dia. Qualquer dúvida pergunte por este e-mail ( novaspalavrasdeportugues@hotmail.com).

 

 

 




↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

ATIVIDADE PROGRAMADA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA
PROF. SIMONE CARDOSO
DATA: 08/06 a 12/06
ATIVIDADE:
1- CONFORME O TEXTO TRABALHADO ANTERIORMENTE, EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE SIGNIFICA:
* CLASSE DOMINANTE.
*CLASSE DOMINADA.
ESTE EXERCÍCIO DEVE SER TRANSCRITO NO CADERNO.
 simonegulart1112@gmail.com


@@@@@@@@@@@@@@@@

AULA PROGRAMADA DE MATEMÁTICA

gilmartematico@gmail.com 

 Atividades da semana 08 a 12 de Junho.

Use o link abaixo para acessar a atividade no drive ↓↓

https://drive.google.com/file/d/10kYNcUonRo7HLtII_OJTcWerUarstQqw/view?usp=sharing

Obs: NÃO foi definida a data para devolução das atividades de JUNHO.

Assim que tivermos essa data, publicarei um link  próprio para a devolução.

@@@@@@@@@@@@@@@@@

Aulas programadas de junho:

Componente curricular: Geografia - Noturno

Professora: Sandra

 

                    Semana de 08/6  a 12/6

Boa noite!

Escolhe um dos assuntos trabalhados durante este isolamento e cria um mapa conceitual sobre ele. Os conteúdos foram:

·       aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil durante a pandemia;

·       globalização;

·       Brasil, China e EUA na atualidade;

·       etnias (valorização da cultura indígena);

·       meio ambiente e impactos ambientais.

 

Dúvidas para o e-mail sandraxavier.geografia@gmail.com

 

 











































----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 7 – 1º à 5/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


============================================

AULA DE ENSINO MATEMÁTICA  (semana  01 a 05 Jun)

O link abaixo é para acesso à aula no drive:

https://drive.google.com/file/d/1R9iRowlHZgNraOqstX_kqxx55LsLcFqH/view?usp=sharing

 

ATIVIDADES DE MARÇO E ABRIL DEVOLVER ATÉ 06/06

O Link  abaixo é para entregar as aulas e deixar recado:

https://forms.gle/WPjvYAQVLXPaRMiw9

 

============================================


AULA PROGRAMADA DE QUÍMICA

Prof.ª: Danubia Renata       TURMAS: T9 E 314       DATA: 01/06/20 E 04/06/20

 

COPIAR NO CADERNO E RESOLVER:

1. (UFSC) Observe as estruturas orgânicas incompletas e identifique o(s) item (itens) correto(s):


(01)                Na estrutura I falta uma ligação simples entre os átomos de carbono.
(02) Na estrutura II falta uma ligação tripla entre os átomos de carbono.
(03) Na estrutura III faltam duas ligações simples entre os átomos de carbono e uma tripla entre os átomos de carbono e nitrogênio.
(04) Na estrutura IV faltam duas ligações simples entre os átomos de carbono e os halogênios e uma dupla entre os átomos de carbono.
(05) Na estrutura V falta uma ligação simples entre os átomos de carbono e uma simples entre os átomos de carbono e oxigênio.

2. (UFPB) A estrutura do composto orgânico de fórmula molecular C5H8O que apresenta cadeia ramificada, insaturada, heterogênea e alicíclica é:



3) (Enem/2013) As moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em química orgânica. Um exemplo é o NanoKid, representado na figura:


Em que parte do corpo do NanoKid existe carbono quaternário?

a) Mãos.
b) Cabeça.
c) Tórax.
d) Abdômen.
e) Pés.

 

4)  (Enem/2008) A China comprometeu-se a indenizar a Rússia pelo derramamento de benzeno de uma indústria petroquímica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois países. O presidente da Agência Federal de Recursos de Água da Rússia garantiu que o benzeno não chegará aos dutos de água potável, mas pediu à população que fervesse a água corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes. As autoridades locais estão armazenando centenas de toneladas de carvão, já que o mineral é considerado eficaz absorvente de benzeno. Internet: (com adaptações). Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimização dos danos ao ambiente e à população, é correto afirmar que

a) o carvão mineral, ao ser colocado na água, reage com o benzeno, eliminando-o.
b) o benzeno é mais volátil que a água e, por isso, é necessário que esta seja fervida.
c) a orientação para se evitar a pesca deve-se à necessidade de preservação dos peixes.
d) o benzeno não contaminaria os dutos de água potável, porque seria decantado naturalmente no fundo do rio.
e) a poluição causada pelo derramamento de benzeno da indústria chinesa ficaria restrita ao rio Songhua.

 

OBSERVAÇÕES: As atividades referentes aos meses de março e abril deverão ser enviadas (fotos ou arquivos de texto) para o e-mail pyetro.danubia123@gmail.com até sábado, dia 06/06/2020. Identificar as atividades com nome completo e turma.

  













Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 02/6/20

Atividades:

*Retomando os textos: A Busca por Dignidade e A Família Contemporânea e sua Representação em Questão no Brasil, dos dias 28 e 30 de abril, copie as questões no caderno e responda.

1) Qual é o tema de cada um dos textos?

2)Escreva onde inicia e onde termina a introdução.

3)Que tipo de argumento é utilizado pelo autor no desenvolvimento dos textos?

4) O título dos textos está coerente com o assunto? Por quê?

5)Escreva  a parte que indica a conclusão final de cada um dos textos.

a)Qual o esquema da conclusão? Observa-se estes itens   nos textos?

 

Aula Programada de Português

Professora: Izabel Moreira

Data: 04/6/20

Atividades:

  • Depois de formular  três argumentos para os temas abaixo, escreva como ficou a introdução.

a-Os desafios do necessário isolamento social no Brasil.

b-Pobreza em evidência no Brasil.

c- O Brasil sofre uma das maiores crises políticas e econômicas no país.



  • Observação: Turma, as atividades que foram postadas durante os meses de março e abril,deverão ser enviadas para o meu e-  mail(novaspalavrasdeportugues@hotmail.com), até sábado dia 06/6/20;seguindo as orientaçõe da 11ª Coordenadoria Regional de Educação.
  • Quaisquer dúvidas perguntem neste e-mail. Não deixem de fazer as atividades e permaneçam com seus cadernos em dia.
  • Bom trabalho!

 




Aula Programada de Biologia

Nara Troglio
Data:04/06/2020

Atividade: escolha uma das doença presentes na imagem abaixo e disserte sobre mecanismos de transmissão e sintomas. Enviar a atividade (em forma de arquivo de texto ou foto/imagem) até o dia 06/06/2020 para o email nara.troglio@gmail.com

AVISO IMPORTANTE: todas as atividades solicitadas em março e abril da disciplina de biologia devem ser enviadas para este mesmo email até ao dia 06/06/2020, conforme orientação da escola. Como as atividades foram solicitadas no caderno, vocês podem enviar as fotos do mesmo ou em forma de arquivo de texto.


AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 05/06/2020

 

CONTEÚDO: Leitura, tradução e compreensão textual.

ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

OBSERVAÇÕES: As atividades referentes aos meses de março e abril deverão ser enviadas (fotos ou arquivos de texto) para o e-mail profcarlosaliardi@gmail.com até sábado, dia 06/06/2020; seguindo orientações da 11ª Coordenadoria Regional de Educação. 

 

1)      Leia, copie e traduza o texto no seu caderno:

 

THE BEATLES

The four Beatles – John Lennon, Paul McCartney, Georges Harrison and Ringo Starr – were all born in Liverpool. John, Paul and Georges knew each other at school and played together in a band called The Quarrymen in 1959. They were in their late teens. Ringo Starr didn’t join the group until 1962, after Stuart Sutcliffe, “the fifth Beatle”, died. John, Georges and Paul played rhythm, lead and bass guitars. Ringo played the drums.

The Beatles started their carrier at the Cavern Club in Liverpool. They first appeared there without Ringo on 21st February 1961. On 9th November Brian Epstein, a local record shop owner, saw the Beatles at a lunchtime session. He met them and a month later he became their manager. Brian Epstein gave the Beatles a new image – the famous Beatles suits and Beatles haircut.

In 1963 the group had their first Number 1 hit record in the UK charts with their single, Please me. They gave their first US concert on 11th February 1964. By April 1964 The Beatles were top of the UK singles and album charts and they held the top five places in the US charts.

The next two years were the high point of Beatlemania. Girls screamed and wept when they went to Beatles’ concerts. Everybody bought their records. By 1966 The Beatles had eight more number 1 hit singles and five Number 1 albums.

2) Responda as questões a seguir, em inglês:

a)      Where were the four Beatles born?

b)      Where did The Beatles start their carrier? 

c)      When did they appear there?

d)      Who was their manager? How did he become so?

e)      What was The Beatles new image? 

f)       What is the title of their single that was number 1 hit record in the UK charts? 

g)      When did they give their first US concert?

h)      What is Beatlemania?


 

Componente curricular: Geografia - Noturno

Professora: Sandra

 

Semana de 01/06 a 05/06

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)

 

Atividades:

1.     Onde foi estabelecido o dia do Meio Ambiente? Na tua opinião é importante que exista esta data? Justifica:

2.     Que ações do homem exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies?

3.     Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. O que pode acontecer se nada for feito?

4.     Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, quais mais destacados no texto?

5.     Pesquisa uma frase sobre a importância de preservação ambiental ou cria uma e escreve aqui:

Fiquem com Deus!

Meu email para envio de atividades mudou. Enviem para:

sandraxavier.geografia@gmail.com

Por favor não deixem de enviar! O prazo é até 6/6/2020

___________


AULA PROGRAMADA - 01/6

 FÍSICA – PROF. FERNANDO

 

OBS: COPIAR NO CADERNO E RESOLVER TODAS AS ATIVIDADES.

 

1 – Qual o valor da velocidade escalar média, em m/s, de um móvel que se desloca 432 km em 6 h? (monte o diagrama e efetue o cálculo nas unidades corretas)

2 – Qual o valor da velocidade escalar média, em m/s, de um móvel que parte de uma cidade e 3 h depois está numa cidade distante 324 km?

3 – Se um móvel parte de um ponto às 2 h e às 6 h está num ponto distante 300 km, qual a sua velocidade escalar média, em km/h?

4 – Se um móvel parte de um ponto na estrada marcado como 20 km às 2 h e às 5 h está num ponto marcado com 320 km. Qual a sua velocidade escalar média neste trecho?

5 – Um móvel percorre 200 km em 3h e depois percorre mais 300 km em 5h. Qual a sua velocidade escalar média na viagem completa?

6 – Um móvel percorre 300 km em 2h, pára durante 1 h, depois viaja mais 200 km em 2h. Qual a velocidade escalar média na viagem completa?

7 – Um móvel percorre 200 km em 1,5 h, pára para abastecer durante 0,5 h, e depois percorre mais 400 km em 3h. Qual a sua velocidade escalar média na viagem completa?

 8 – Um móvel viaja 200 km a uma velocidade escalar média constante de 80 km/h. Em quanto tempo ele percorreu esta distância?

9 – Um móvel viaja uma distância a uma velocidade escalar média constante de 80 km/h durante 5 h. Qual essa distância?

10 – Um móvel viaja 200 km a uma velocidade de 50 km/h, depois percorre mais 300 km a uma velocidade de 75 km/h. Qual a velocidade escalar média na viagem completa?

OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR PARA O EMAIL  ABAIXO, TODAS AS ATIVIDADES JÁ PROPOSTAS PELO PROFESSOR ( 19/3 ATÉ 30/4), PARA ISSO TERÁ UM PRAZO ATÉ 06/6/20.

TAMBÉM DEVE, A PARTIR DE 01/6 NO FINAL DE CADA SEMANA, ENVIAR PARA O MESMO EMAIL AS ATIVIDADES DA SEMANA EM QUESTÃO.

EMAIL: fernandoprofisica29@gmail.com





AULA PROGRAMADA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA
DATA: 01/06 a 05/06
PROF. SIMONE CARDOSO
* PESQUISAR SOBRE SOCIEDADE ESTAMENTAL E SOCIEDADE ESTRATIFICADA.
*ELABORAR SETE QUESTÕES SOBRE O ASSUNTO E SUAS RESPECTIVAS RESPOSTAS.
# TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS DE MARÇO ATÉ O MOMENTO DEVEM SER ENVIADAS PARA O EMAIL A SEGUIR: simonegulart1112@gmail.com
## ENVIAR AS ATIVIDADES CONFORME ELA FOI SOLICITADA.
# DEVE CONTER NA MENSAGEM NOME COMPLETO E TURMA.
# RESPEITEM OS PRAZOS.
*******************************************

Aula Programada: Literatura

Data: 04/06

Professora: Jucinara

Orientação: realizar atividade no caderno

Observação: enviar para o email juciliteratura@gmail.com, todas as atividades realizadas desde o mês de março. Enviar até o dia 15/06/2020. Identificar as atividades com nome completo e turma.

Ø Faça uma pesquisa sobre as Vanguardas europeias, dando exemplos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá gente!

 

ATENÇÃO! Como vocês já devem estar sabendo, a partir de 1º de junho, vamos reiniciar nossas aulas programadas à distância. E também vocês já devem saber, será a partir desta data, que as atividades de HISTÓRIA e FILOSOFIA, no caso da 117, 215 e 314, deverão ser enviadas ao professor até o próximo sábado, dia 6 de junho.

Seguem algumas considerações do professor sobre este envio.

 

Primeiro: Para ficar claro quais são as atividades e para não terem dúvidas, SE LIGUEM! A primeira atividade foi aquela entregue na escola, ok? Tem um arquivo dela aqui no DRIVE. E depois, temos todas aquelas que o professor postou no BLOG, certo? Também tem um arquivo aqui no BLOG com aquelas atividades.

Segundo: As orientações da CRE e Escola dizem que vocês poderão enviar estas atividades a partir de arquivos diversos (Imagens, PDF, Word, etc.). O profi. Gostaria de dar algumas sugestões/orientações sobre isto. A MAIOR PARTE SERÁ ATRAVÉS DE IMAGENS, OK? Então CUIDADO! Não enviem a primeira imagem que fizerem. CUIDADO! Verifiquem como ficou. Mande somente aquilo que interessa. Não adiante fazer uma foto/imagem que aparecem duas folhas, mas é somente uma que diz respeito à atividade de História ou Filosofia, ok? Cortem a imagem. Muitos já sabem fazer isto. Com o próprio celular a gente faz isso, não é? Peçam AJUDA para alguém da família, um amigo, colega!!!

Terceiro: Com relação aos nomes dos arquivos. Deixo como sugestão o seguinte: por exemplo ao fazerem a foto/imagem da primeira atividade, ao gravarem chamem este arquivo separado de ATIVIDADE Nº 1 HISTÓRIA ou FILOSOFIA. Depois, façam isto para a atividade número 2. Daí, neste caso, vocês terão dois ARQUIVOS para me enviarem: ATIVIDADE Nº 1 HISTÓRIA ou FILOSOFIA E ATIVIDADE Nº 2 HISTÓRIA ou FILOSOFIA.

Quarto: Ao enviarem ao profi., deixo como sugestão o seguinte nome do E-MAIL: Atividades de História Alun@ tal (nome de vocês) da turma tal (nome da turma de vocês). Daí anexem os dois arquivos e me enviem, ok? Ou seja, ENVIEM AS DUAS ATIVIDADES/ARQUIVOS, NUM ÚNICO E-MAIL, CERTO?

Quinto: ATENÇÃO! E-mail para envio das atividades:

cjdalpaz@gmail.com

 

 IMPORTANTE! Caso alguém não tenha condições de acesso à internet, poderão entregar, até sexta-feira, dia 5 de junho, NA ESCOLA, AS ATIVIDADES DE HISTÓRIA ou FILOSOFIA, OK? Daí, o professor será avisado pela escola que tem trabalhos/atividades lá, certo? Para isso, seria importante ligar e confirmar horário de funcionamento da escola.

 

 

Era isto turma! VAI DAR TUDO CERTO! Qualquer coisa, o profi. AJUDA!

Osório, 1º de Junho de 2020

Prof. Dalpaz


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais

Área de Ciências Humanas – Componente Curricular: História - Prof. Dalpaz

AULAS PROGRAMADAS – DIA: 2 e 5 DE JUNHO

Atividade: Leitura, Interpretação e Reflexão Sobre o Texto

 

Tema: A Revolução Russa de 1917


Pessoal! A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma - tratava-se de uma Assembleia Legislativa com poderes extremamente limitados; e, como era censitária, seus deputados representavam apenas 2% do total da população), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas). Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II.

 

Exercício:

Antes de darmos continuidade em nosso estudo sobre este tema, o professor gostaria de saber qual seu conceito sobre o que seja uma revolução. Para isso, elabore no seu caderno um pequeno parágrafo abordando esta questão. O que é uma revolução? Uma revolução pode ser importante? Sim ou Não? Por quê?

 

Orientações:

·         O texto deverá ser copiado para seu caderno (você poderá imprimir e colar se preferir);

·         O Exercício deverá ser feito no CADERNO;

·         Esta atividade será avaliada pelo professor quando retornarmos para as aulas presenciais;

·         CUIDADO! Faça as atividades diariamente. Crie uma rotina como se você estivesse na escola. Não deixe acumular;

·         Contato com o professor para esclarecer dúvidas: e-mail: dalphaz@yahoo.com.br e Fone: 51 999911641

 

ATENÇÃO! PARA ENVIAR ATIVIDADES PARA O PROFESSOR DEVERÁ SER UTILIZADO ESTE E-MAIL: cjdalpaz@gmail.com


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais

Área de Ciências Humanas – Componente Curricular: Filosofia - Prof. Dalpaz

AULA PROGRAMADA – DIA: 5 de JUNHO

Atividade: Leitura, Interpretação e Reflexão Sobre o Texto

 

Tema: A Pandemia do Coronavírus e o Desemprego no Mundo


Pessoal! Como sabemos, a Pandemia do Covid-19 pode deixar 25 milhões de pessoas sem emprego e aprofundar a pobreza no mundo, com uma perda de renda para os trabalhadores de US$ 3,4 trilhões em 2020. No caso dos países emergentes, o desemprego pode atingir entre 1,7 milhão e 7,4 milhões de pessoas extras, por conta da nova crise internacional.

A pobreza na categoria de países dos quais o Brasil faz parte também pode aumentar de forma substancial, com um volume extra de 14 milhões de trabalhadores em situação de miséria nessas economias. Nos últimos dias, entidades internacionais tentam decifrar o impacto que a pandemia terá para a economia mundial.

A previsão, segundo a ONU, é de que o PIB do planeta sofra um golpe de US$ 2 trilhões, jogando a economia mundial em uma recessão. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, os efeitos serão de grande alcance, empurrando milhões de pessoas para o desemprego, subemprego. A entidade estima que governos precisam proteger os trabalhadores no local de trabalho, estimular a economia e o emprego, e apoiar o emprego e os rendimentos.

Exercício:

Após leitura atenta do texto, elabore NO SEU CADERNO um pequeno comentário abordando a seguinte questão: a) a partir dos dados/números acima detalhados no texto, podemos afirmar que os problemas gerados pela pandemia atual são de um ou outro país ou governo? Comente.    

Orientações:

·        O texto deverá ser copiado para seu caderno (você poderá imprimir e colar se preferir);

·        O Exercício deverá ser feito no CADERNO;

·        Esta atividade será avaliada pelo professor quando retornarmos para as aulas presenciais;

·        CUIDADO! Faça as atividades diariamente. Crie uma rotina como se você estivesse na escola. Não deixe acumular;

·        Contato com o professor para esclarecer dúvidas: e-mail: dalphaz@yahoo.com.br e Fone: 51 999911641

 

ATENÇÃO! PARA ENVIAR ATIVIDADES PARA O PROFESSOR DEVERÁ SER UTILIZADO ESTE E-MAIL: cjdalpaz@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------









---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 


Aula Programada de Artes relativa ao dia 04/06/2020  

Professora: Gisele


Copie o texto abaixo e faça a atividade proposta no final do mesmo:


Desenho de observação e desenho de memória


"Desenho de observação: aquele em que utilizamos um modelo real pra desenvolver a percepção visual, ou seja, a capacidade de observação. Geralmente feito a lápis com sombra a baixo (objetos, frutas, etc). Acaba se tornando um método mais “frio” de aprendizado e mais mecânico, já que o objeto observado não precisa representar nenhum vínculo sentimental relativo ao artista e sim, apenas uma ferramenta de estudo.

Desenhos de memória: aquele em que marcamos na mente um objeto ou ambiente e, utilizando a lembrança deste, reproduz-se a partir desta memória. Este acaba variando muito sua finalização por ser um processo muito mais envolvido com o sentimento do artista e sua visão de mundo. Leva em consideração a experiência do artista relativo a este objeto ou ambiente, uma vez que esta experiência influi no quanto a memória está viva na mente do artista."


Tendo estas informações, crie um desenho de memória, procure em suas lembranças um objeto ou lugar que marcou sua vida e reproduza-o da forma mais detalhada que conseguir através de um desenho.


 

 

IMPORTANTE: a partir da data de hoje, as atividades feitas devem ser enviadas para o email projetoartes.1224@gmail.com até o dia 06/06/2020, ou participe do grupo “Arterices do Prudente” no Facebook e poste as fotos dos trabalhos de Artes realizados lá, identificando sua série e turma, se souber. Bons estudos, um abraço e até a volta! 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 










3 comentários:

  1. Professores e alunos da Turma espero que estejam todos bem. Passo por aqui para deixar o carinho e agradecimento pela dedicação e qualidade de suas aulas.Um abraço afetuoso da Equipe Diretiva. Orientadora Prof Cíntia

    ResponderExcluir
  2. Os alunos que estejam com alguma necessidade que a Orientação Escolar possa auxiliar . Estamos a disposição para ajudar no que for possível.Quem puder fica em casa. Prof Cíntia

    ResponderExcluir
  3. Os links de matemática ñ tô conseguindo entrar preciso de ajuda

    ResponderExcluir