Currículo 51


ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 12 - 06 à 10/07/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓









































ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 11 - 29 à 03/07/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
Queridos alunos
Vamos fazer estas atividades com atenção e dedicação.

Copiar no caderno todas estas atividades
Atividades de Língua Portuguesa

Observe a figura e elabora uma história. 
Não precisa copiar a figura


Atividades de Matemática

Arma e efetua: 

a.            42x2=
b.            31x3=
c.            13x3=
d.            72x5=
e.            47x3=
f.             95x5=
g.            35x4=
h.            298x2=
Atividade de Geografia
Copiar no caderno
Diversidade do território brasileiro
Leia com atenção um trecho da composição de Alcino Alves/ Teodoro.

Do Oiapoque ao Chuí
Arrumei as minhas malas
E de viagem saí
Pra conhecer o Brasil
Do Oiapoque ao Chuí
E pra falar a verdade
Eu tenho muita saudade
De tudo que conheci

No Rio Grande do Sul
Eu dancei o vanerão
Dividi com um índio velho
A cuia de chimarrão
[...]

Reflexão
1)    Procura no trecho da composição palavras com dígrafos:
2)    Qual é o significado da palavra vanerão?
3)    Na letra são citadas duas cidades.  Quais?

Atividades de Ciências
Copiar o texto no caderno.
Não precisa copiar a figura. Somente ler
Copiar o texto e fazer a leitura:
 OS 3R DA RECICLAGEM: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
A reciclagem é uma das soluções mais visíveis contra a proliferação de resíduos, mas não faz milagres. Se queremos habitar um planeta sustentável, precisamos dar um passo adiante e cumprir a regra dos 3R. Esta proposta de consumo responsável, popularizada pela ONG ecologista Greenpeace, está baseada em três pilares:
  • Reduzir: devemos minimizar o nosso impacto no meio ambiente produzindo menos resíduos (plásticos, resíduos nucleares, emissões de CO2, etc.).
  • Reutilizar: temos que nos acostumarmos a prolongar a vida útil dos objetos e dos materiais, dando-lhes uma segunda oportunidade.
  • Reciclar: quando você não puder reduzir a sua quantidade de resíduos ou reutilizá-los com novos usos, opte pela reciclagem.
 Atividade: 
Após observar a figura e ler o texto, escreva um exemplo de como podemos fazer com os materiais que temos em casa para cada R:

Como posso Reduzir?

Como posso Reutilizar?

Como posso Reciclar?

Ensino Religioso
Copiar no caderno
Entendendo suas emoções
Descreva como você fica quando...
Ganha um abraço









Alguém briga contigo
Recebe um carinho








Vê um animalzinho abandonado








 Atividades de História
Copiar no caderno
Hábitos Indígenas
Você sabia que vários dos nossos hábitos são herdados da cultura indígena? Um dos costumes mais importantes é o de tomar banho todos os dias. Em algumas culturas como  em alguns países europeus, é comum deixar de tomar banho diariamente.  Que bom que os índios nos ensinaram isso, né? Assim somos um povo bem cheiroso.
Também aprendemos com eles o uso de chás e plantas medicinais para curar doenças.  E como os índios têm muito conhecimento de ervas e plantas, muitos dos remédios que compramos hoje nas farmácias tiveram suas fórmulas baseadas em chás de indígenas. É influência deles também a utilização de redes para dormir, as várias danças, principalmente as da região Norte do Brasil. E ainda várias canções e lendas do folclore brasileiro.
Atividade:
1)    O texto que acabamos de ler fala de alguns hábitos que herdamos da cultura indígena. Identifique-os e faça a listagem abaixo:

2)    Em sua opinião, qual a importância da figura do índio em nosso país?

As aulas estão postadas aqui no blog e no Classroom.
Continue me enviando aulas de Março e Abril pelo e-mail
Tenha fé
Abraços da Profe Si.



EDUCAÇÃO FÍSICA!
PROF. JAMILE RANCHESKI
Primeiro vamos alongar o nosso corpo! Pratique os exercícios abaixo. Podem permanecer por 15 segundos em cada uma delas.
Agora que já alongamos eu quero saber se você está preparado para esse desafio! 
ATIVIDADE MUSICAL!!
Convido vocês a assistirem o vídeo do link e acompanharem a brincadeira! Convide um familiar e se divirta! Esta atividade desenvolve o raciocínio e agilidade!
Boa aula a todos! A devolutiva poderá ser por uma foto ou um vídeo de vocês realizando a atividade! Pode ser para o email jamilerancheski@gmail.com ou por mensagem no wats!


Turma 51
Produções Interativas – Profª Bruna Isoppo
Aula do dia 30/06

Olá meus queridos, tudo bem? Espero que sim.
Na atividade da semana, vamos conhecer uma receita simples e deliciosa de bolo de milho, ideal para fazer em casa nessa época de Festa Junina! Eu adoro essa receita, que além de deliciosa é muito fácil de fazer.



Proposta: Assim como eu tenho esta receita como minha preferida, sei que você também deve ter a sua! Monte um passo a passo de como esta delícia é feita, listando os ingredientes e informando o modo de preparo. Caso esta delícia seja feita em sua casa nesta semana, tire uma fotinho e me envie (pode ser pelo Classroom ou no grupo de Whatsapp que temos da sua turminha).

Outro recadinho: Se você e sua família fizerem esta receitinha de Bolo de Milho Cremoso que dividi com vocês, não esqueçam de me dizer, vou ficar muito feliz!












ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 10 - 22 à 26/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓




Aulas da semana
Copiar no caderno
Matemática
1)   Arma e efetua:

A)  1.200+256=
B)  456+78=
C)  3.450+234=
D)  5.300+123=
E)  890-123=
F)  998-145=
G) 567-345=

2)   Calcule os valores da tabela:

Número
Dobro
Triplo
Quádruplo
Quíntuplo
2.345




1.567




3.999




3.567






3)   Leia e responda:

A)  Uma pessoa comprou 2 dúzias de ovos. Quantos ovos ela comprou?
B)  Uma pessoa comprou 5 dúzias de rosas. Quantas rosas ela comprou?
C)  Dona Lúcia tem 5 dúzias de bombons para distribuir igualmente entre 6 sobrinhos. Quantos bombons receberá cada criança?

4)   Dona Joana tem uma dúzia e meia de chaveiros e Dalva tem o dobro de uma dezena. Quantos chaveiros têm as duas juntas?



Ciências
Copiar no caderno
Alimentos típicos das festas juninas do Brasil
Milho: Há pratos feitos de milho que variam conforme a região, como a pamonha, mais comum nos estados de Goiás e Minas Gerais, e a polenta, tradicional entre os gaúchos. Já os nordestinos costumam usar o milho para fazer cuscuz, que pode ser consumido com carne-seca ou ovo cozido.
Amendoim: Servido com sal ou açúcar, o amendoim torrado é apreciado por muita gente nos festejos, mas não é só isso! A iguaria também é base para guloseimas como a paçoca doce, feita com farinha de mandioca e açúcar.
pé de moleque é outra amostra do que pode ser feito com o amendoim. Nesse caso, mergulhado em melado de rapadura. Além disso, outros pratos, como a canjica, levam o amendoim para incrementar o sabor.
Bolos: bolo de mandioca (macaxeira ou aipim), também conhecido por mané pelado, é um dos patrimônios das quermesses juninas. As explicações para um título tão curioso são várias. A mais comum diz que o nome homenageia um agricultor que, por superstição, colhia mandioca nu. O bolo de chocolate é uma prova. O bolo cremoso é feito com muito chocolate na massa e ainda leva uma cobertura generosa de calda e granulado.

A maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé, dá origem à Maçã do Amor e faz sucesso entre os casais. Já o pão, cortado ao meio e recheado com molho de salsicha, o famoso cachorro-quente, também está incluído no cardápio das festas de junho.

Podemos observar os alimentos mais tradicionais das festas no Brasil. Aqui no sul também temos estes alimentos em nossas festas.

Fonte: BATISTA, Rafael. "Comidas típicas de Festa Junina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/comidas-tipicas-festa-junina.htm. Acesso em 22 de junho de 2020.

 Atividades:
a)    Quais os pratos que podemos fazer com milho?
b)    Você gosta de algum desses pratos? Qual?
c)    Que alimento pode ser feito o pé de moleque?
d)    Você gosta de cachorro quente?  Descreva como você faz em sua casa. Lembre-se do formato da receita.

Geografia

Este é o mapa do Brasil
Região Sul do Brasil é formada por três unidades de federação:
  • Paraná – Curitiba (PR)
  • Santa Catarina – Florianópolis (SC)
  • Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS)

Atividade: Pinte a região do Brasil onde você mora.




História
Vou fazer um desafio aqui para você
Escreva uma produção textual, relatando como está sendo para você este momento que estamos vivendo. Escreva em forma de texto, um relato pessoal de sua rotina diária, de suas emoções e desejos. Este momento vai ficar para sua história, reflita um pouco antes de começar a escrever. Sua família pode ajudar, mas quero saber o seu ponto de vista, meu querido aluno e aluna. Escreva em seu caderno e depois faça a devolutiva como estamos fazendo. Quero ler todas as produções de vocês.

ENSINO RELIGIOSO
VAMOS OBSERVAR O DESENHO

Converse com sua família sobre estes valores e escreva uma frase para cada palavra que está na figura.
Para cada valor uma frase. 

  
Educação Física

Confeccionar em família um jogo de boliche. Vamos às instruções:
Como fazer um boliche de garrafa pet.
 Material: 5 garrafas pet
              1 Bolinha
Instruções  para o jogo:
1-   Quando as garrafas estiverem prontas, basta arrumá-las, conseguir uma bola pequena: você acaba de fazer um jogo de boliche caseiro.
2-   Você pode fazer um campeonato com sua família.
 Quem derrubar o maior número de garrafas é o vencedor. 
 Língua Portuguesa
Copiar no caderno
Asa Branca
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Composição: Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga

Atividades
1)     Após ler a letra da música, procure na música palavras que rimam e escreva:


2)     Procure na música palavras com dígrafos e escreva:

3)      Existem gírias ou palavras que tem significado cultural. Aqui no sul, temos até um dicionário de palavras gaúchas, por exemplo: Bah, tri, peleia...
Procure na música, palavras que são gírias ou palavras que são de uma cultura local.

4)     Procure na música duas palavras que podem ser verbos no tempo passado:

5)     Qual significado da palavra judiação?


6)     Passe as palavras para forma plural:

A)    Terra:
B)    Deus:
C)    Pé:
D)    Triste:
E)    Verde:
F)    Coração:


7)     Produção de texto:
Observa esta figura e faz uma produção de texto.

A figura mostra uma fogueira em uma festa de São João


Aula de Produções Interativas – Prof Bruna Isoppo
Turma 51
Aula do dia 23/06
Mariana esteve de férias em Poscovônia e enviou um cartão para a amiga Patrícia falando sobre o lugar. Caso você recebesse esta carta, o que escreveria como resposta para Mariana?
























----------------------------------------------------------



ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 9 - 15 à 20/06/2020
Observação: 20/06- Sábado Letivo válido por sexta-feira.

Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados
Olá
Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.
Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com
O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.
O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua
superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)
com base nos princípios do círculo trigonométrico.

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.
O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.
As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.
É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.
Obter as coordenadas de um local
  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.
Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!
Por exemplo, a minha localização aqui é:
Latitude 29º53’34.8 Sul
Longitude 50º15’23.0 Oeste
Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?
 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :
Nome do aluno
CPF
Cidade
Endereço
Número da residência
Bairro
Latitude
Longitude










 --------------------------------------------------------------------------------------------------

Queridos alunos e alunas
Estamos em um momento atípico em nossas vidas. Devemos mostrar nossa força e grandeza interior neste momento onde é necessário seguirmos em isolamento social. 
Tenha fé!
É importante ter disciplina na realização das tarefas, não deixe para depois e acumular trabalhos. A escola é importante para seu futuro, lembre-se disso. 

COPIAR NO CADERNO
Língua Portuguesa
GÊNERO TEXTUAL EM ESTUDO: RECEITAS

Receita é um texto instrucional (explica como fazer algo). Uma receita apresenta duas partes claras, INGREDIENTES e MODO DE PREPARO, as receitas têm sempre uma estrutura parecida:
Ø  Título;
Ø  Ingredientes: nessa etapa tem que conter as quantidades específicas de cada ingrediente;
Ø  Modo de preparo: contendo informações pormenorizadas etapa por etapa de como fazer.

TEXTO: Brigadeiros de panela

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de margarina
1 xícara de chocolate granulado

Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina.
Misture bem ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos)
Retire do fogo, passe para um prato untado com margarina e deixe esfriar.
Com as mãos untadas com margarina ou água, enrole as bolinhas e passe-as no granulado.
Sirva em forminhas.

Atividades:
Escreva: Dobre a receita














Marque com x a resposta correta:
1.    A receita ensina a fazer um:
 Salgado
 Doce
 Churrasco
2.    Nesta receita o leite utilizado será o:

Condensado
Integral
Desnatado

3.    O primeiro passo da receita é:

Colocar os ingredientes na panela
Mexer os 10 minutos
Enrolar com papel

4.    Procure na receita palavras que podem ser VERBOS:

5.    DESAFIO: Escolha uma receita que é a favorita em sua casa. Escreva no caderno o passo a passo desta receita para eu ver qual a comida favorita de sua família. Pode ser doce ou salgado. Observe a estrutura de uma receita na hora de escrever. 

Matemática
Resolva os problemas:
Ø  Uma doceira fez 480 brigadeiros. Precisa dividir os brigadeiros entre 8 mesas. Quantos brigadeiros por mesa a doceira vai colocar.

Ø  Minha vó fez 688 docinhos para o aniversário. Precisou fazer mais 378. Quantos docinhos foram feitos no total?

Ø  Numa padaria, foram feitos vários doces e salgados para venda. O padeiro fez 680 brigadeiros e 500 quindins. Vendeu 127 brigadeiros e 68 quindins. Quantos brigadeiros e quantos quindins restaram na padaria?

Ø  Numa festa de casamento, o confeiteiro fez 2.400 brigadeiros. Faça os cálculos que pede:

A)   Multiplique este valor por 6=
B)   Calcule o dobro desse valor=
C)   Somar este valor com 1.250=
D)   Dividir este valor por 8=
E)   Escreva este valor por extenso=
F)   Calcule o triplo deste valor=

História E Geografia
Copiar no caderno
A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
No Brasil
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.
Inicialmente, a festa possuía um forte tom religioso – conotação essa que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos mais como uma festividade popular do que religiosa. Além disso, a evolução da festa junina no Brasil fez com que ela se associasse a símbolos típicos das zonas rurais. O crescimento da festividade aconteceu sobretudo no Nordeste, região que atualmente possui as maiores festas. A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. Em 2017, a estimativa do evento era receber aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.
Vamos responder:
a)    Você gosta das festas juninas? Explique
b)   Quais as comidas típicas deste evento?
c)    Como começou as festas juninas? Explique de acordo com o texto.

 Ensino Religioso

Copiar no caderno
As Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Os três santos populares lembrados são: Santo Antônio, São Pedro e São João. Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.
Santo Antônio é um dos grandes motivadores das festas juninas em todo o Brasil. Inúmeras paróquias e comunidades o têm como padroeiro. A devoção ao santo franciscano chegou ao Brasil por meio dos portugueses, que também cultivam por ele especial respeito.

Educação Física
Confeccione seu jogo e se divirta.
Jogo em família de balão com material reciclado


Ciências
Copiar no caderno

Nas festas juninas temos um variado cardápio de alimentos, cada região inclui seu alimento regional na festa. Mesmo nesta maravilhosa festa, devemos saber o que estamos comendo e qual a função deste alimento no nosso organismo. Saber o que estamos comendo, pode evitar doenças e infecções em nosso organismo. Com isso, vamos fazer um estudo das principais comidas típicas da festa junina.
Desafio: Escolha 1 alimento típico da festa junina e faça um pequeno estudo sobre este alimento. Vamos seguir o exemplo abaixo:

Brigadeiro: Contém chocolates e açúcares.
O chocolate é produzido a partir das sementes de cacau. Em processo industrial, são misturadas ao leite e ao açúcar, aquecidas e moldadas, chegando ao mercado em formato de barra. O chocolate escuro é rico em flavonóides, epicatequina, fenóis e ácido gálico,antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração.
As vitaminas A, B, C, D e E, o fósforo e o ferro também podem ser encontrados no chocolate. Conheça os benefícios de consumí-lo:
·         Contribui para a boa saúde do coração, pois promove um fluxo adequado de sangue;
·         Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos;
·         Ajuda na manutenção do bem-estar e do bom humor.


Agora, faça sua pesquisa e escreva em seu caderno.


Recado da Profe Si

Continue enviando suas atividades para o e-mail da turma:
Identifique seu trabalho com nome do aluno e mês na qual está enviando a atividade. Exemplo: NOME DO ALUNO, MÊS JUNHO
Mande suas dúvidas para o e-mail da turma.
A professora sempre responde os e-mail enviados.

 Aula do dia 16/06
Produções Interativas – Prof Bruna Isoppo
Turma 51
Conheça a história de "Filó e Marieta", da escritora Eva Furnari, e responda:
Que pena, Filó esqueceu de fazer um cartão para a querida amiga! Se você pudesse ajudá-la, o que escreveria para alegrar Marieta?

































  ----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 8 - 08 à 12/06/2020
11/06 (quinta-feira)- FERIADO CORPUS CHRISTI

↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


AULAS PARA OS DIAS 8 ATÉ 12 DE JUNHO
COPIAR NO CADERNO

Língua Portuguesa

Leia o texto a seguir e responda às questões:
Pipoca Doce
Ingredientes:
- ½ xícara de chá de milho para pipoca  
- 1 xícara de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de água                                                             

Modo de preparo:
Coloque o óleo em uma panela, adicione o milho, a água e o açúcar. Leve ao fogo mexendo sempre. Quando os grãos estiverem estourados, desligue o fogo, tampe a panela e aguarde alguns minutos até que as últimas pipocas estourem.
a)    O texto que você acabou de ler é uma receita culinária. Para que serve este texto?

b)   Em quantas partes o texto acima está dividido? (  )2   (  )3   (  )4

c)    Faça com sua família em casa esta receita e divirta-se aprendendo a fazer pipoca doce. 


Matemática

    Dobro e triplo

1)    Observe a receita acima.
Pense que chegou visita em sua casa, e você vai fazer a pipoca doce para todos. Você precisa fazer a receita em dobro. Escreva novamente esta receita com os ingredientes em DOBRO.

2)    Arme e efetue: 
Número
Dobro
Triplo
Quadrúplo
Quíntuplo
247




368




195




413





História e Geografia
A origem da pipoca
A história da pipoca pelo mundo, começa com indícios que comprovam que o milho foi domesticado no México, pela primeira vez, a 9.000 anos atrás. Em 1948 e 1950, pesquisadores descobriram resquícios arqueológicos de pipoca na Bat Cave, centro-oeste do Novo México, e seu tamanho variava de 5 cm até menos de 1 cm. Provavelmente consumidos 3600 anos antes de Cristo, comprovando a teoria de que os mexicanos conheciam a pipoca há milhares de anos. Muitos historiadores chegam inclusive a indicar que o milho de pipoca foi inclusive, o primeiro tipo de milho que a raça humana teve contato. As espigas de milho mais antigas comprovando a teoria que a pipoca já era consumida como petisco onde hoje é a parte oeste do Estados Unidos.
Os antigos indígenas norte-americanos cultivavam o milho, que era chamado mahiz — e que depois passou a se chamar maize (Maíz) —, e o introduziram aos ingleses quando eles chegaram à América nos séculos XVI e XVII. Acredita-se que esses nativos teriam descoberto que os grãos de milho estouravam quando atirados no fogo ou na areia quente. Na época da história da pipoca, ela não era apenas um alimento importante, mas usada também pelos indígenas norte-americanos e astecas para fazer guirlandas com as quais as mulheres se enfeitavam para as danças rituais.

RESPONDA:
1)      Você gosta de pipoca? Quais os tipos? doce, salgada...
2)      Como descobriram que os grãos estouravam?
3)      O que significa ser um nativo?
4)      Escreva por extenso 9.000=
5)      Faça um desenho do mapa mundi e pinte de cores diferentes os países que aparecem no texto. Pintar somente esses dois países que estão em destaque no texto.

Ensino Religioso 
Escolha um filme que tenha como enredo alguns dos valores humanos abaixo:

Amizade
- Solidariedade
- União
- Fraternidade
- Compreensão
-Respeito ao próximo

Atividade:
Fazer uma produção textual relatando o enredo da história, os personagens, e descreva algumas cenas onde você identificou que mostram os valores humanos que indiquei acima.

Educação Física
Pesquisar e escrever no caderno

Pesquise sobre o jogo xadrez.
Pesquise sobre as regras do jogo e os procedimentos de como jogar.

Queridos alunos e alunas
Agora, vamos mandar para o e-mail da profe também as atividades do mês de junho. Continue identificando com o nome do aluno e o mês. Envie toda semana as atividades feitas para não se perder ou esquecer de enviar.

Ex: Nome do aluno
       Atividades de Junho


Todos os trabalhos enviados estão com excelente qualidade e observei que estão fazendo com muita dedicação. PARABÉNS AOS ALUNOS E PAIS DO 5º ANO. Continuem o bom trabalho.

Abraços da Profe Si. 
  







Turma 51
Produções Interativas – Professora Bruna Isoppo
Aula do dia 09/06/20
Olá meus queridos,
Esta semana nossa aula será relacionada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. 💚
Espero que gostem da atividade que preparei para vocês!
Bom trabalho 😉

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro como água limpinha e ar puro, além de garantir aos animais selvagens que as suas casas na floresta permaneçam seguras. Porém, nem todas as pessoas fazem a sua parte e acabam poluindo os rios, mares e floresta, como vemos nas imagens:

1) Por que os animais estão tristes?
2) O que havia naquele lugar?
3) Quem pode ter feito esta maldade?
4) Na segunda imagem, o que vemos?
5) Por que o pássaro segura o ninho?
6) Se o pássaro pudesse falar com o homem, o que ele diria?
7) O que o lenhador pode fazer para tentar ajudar este pássaro?
8) Sabemos  que o homem é o grande responsável pelo desmatamento das florestas e a poluição dos rios e mares, mas infelizmente, ele não percebe o mal que faz aos animais e a si mesmo. Cite 3 exemplos de prejuízos que a poluição do meio ambiente traz ao homem.

Recado importante: As tarefas de Produções Interativas deverão ser encaminhadas para o e-mail profbrunaisoppo@gmail.com em forma de foto ou arquivo (word ou PDF). O envio destas atividades concluídas servirão como comprovação para a presença do aluno na chamada no referente período.
Qualquer dúvida, encaminhar a pergunta para o e-mail acima informado. Responderei o mais breve possível. 😉
Observação: Os alunos que não tiverem acesso à internet/computador, podem retirar as atividades impressas na escola (somente em caso de necessidade).






































----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 7 – 1º à 5/06/2020



↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

AULA  PROGRAMADA 

DIA: 01 DE JUNHO
Copiar no caderno todas as atividades
Língua Portuguesa

O que é COVID-19
COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar



Como se proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.


VAMOS RESPONDER:
A)   O que é covid-19?
B)   Onde foi descoberto?
C)   Quais os sintomas da covid-19?
D)   Como se prevenir? Escolha algumas medidas.


MATEMÁTICA

RESOLVE E MARCA O RESULTADO CORRETO:

A)   340+127+089=      (  )270   (  )556   (  )120

B)   581+127+080=      (  )270   (  ) 788   ( ) 1900

C)   698+497+354=      (  )1.548   (  )1.549   (  ) 1.237

 AULA DIA: 02 DE JUNHO

CIÊNCIAS
AÁGUA E A NOSSA SAÚDE
A água precisa ser tratada nas estações de tratamento antes de ser distribuída à população. Se os habitantes das cidades bebessem ou usassemágua dos rios sem trata-la, com certeza seriam atacados por várias doenças causadas por poluentes que contaminam as águas.
Nos lugares onde não há estações de tratamento deve-se colocar cloro nos poços e mantê-los sempre tapados. Antes de ser utilizada, a água mesmo tratada de ver filtrada e fervida.
VAMOS REFLETIR SOBRE O TEXTO:

A)   Com suas palavras, comente sobre a importância da água para o planeta.
B)   Você observa lixos espalhados pela sua cidade? O que você pensa sobre isso? Explique com suas palavras.
C)   Cite algumas formas de evitar a poluição das ruas e águas:

AULA DIA: 03 DE JUNHO

GEOGRAFIA

zona urbana e a zona rural são conceitos utilizados na geografia para diferenciar dois tipos de espaços geográficos.
De tal modo, a zona rural também chamada de campo é aquela que não faz parte dos meios urbanos sendo utilizada para o desenvolvimento de atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental, turismo rural (ecoturismo), dentre outras.As pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.
As zonas urbanas são áreas municipais que passaram pelo processo de urbanização fomentado, sobretudo, pela industrialização.
Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana.
Essas possuem diversas infraestruturas que muitas vezes, não são encontradas no campo: ruas e avenidas asfaltadas, habitações, indústrias, hospitais, escolas, comércios, abastecimento de água, sistemas de esgoto, iluminação pública, dentre outros.



RESPONDE:
 A)   Qual a zona formada pelo centro da cidade e os bairros?
B)   Qual a zona onde as casas são afastadas umas das outras e onde não há ruas, avenidas e praças?

LÍNGUA PORTUGUESA
1)    ESCREVA AS FRASES NO SINGULAR:

A-   As ruas são grandes.
B-   Os bairros são limpos.
C-   Eles moram em lugares diferentes.
D-   Os campos estão verdes.
E-   Os animais gostam do campo.

2)    PROCURAR NO TEXTO ACIMA, PALAVRAS COM OS DÍGRAFOS: SS, LH, RR.

3)    PRODUÇÃO DE TEXTO: CONSTRUA UMA HISTÓRIA DE FORMA CRIATIVA, COM PERSONAGENS E AÇÕES NA ZONA RURAL. 

AULA DIA: 04 DE JUNHO 
MATEMÁTICA
ESCREVA OS NÚMEROS POR EXTENSO:
100= CEM
166=
268=
580=
668=
778=
954=
1.356=
2.568=
3.600=
4.990=
5.888=
340=
129=
45=

AULA DIA: 05 DE JUNHO
ENSINO RELIGIOSO

Solidariedade: Fazer o bem faz bem

São muitos os relatos de que, após uma ação generosa, as pessoas sentem-se aliviadas. Sentem um bem-estar geral e a autoestima melhorada. Fazer o bem nos deixa contentes e mais satisfeitos com nós mesmos e com a vida.
Acróstico da solidariedade: Escreva uma palavra para cada letra
Ser humano
O
L
I
D
A
R
I
E
D
A
D
E
EDUCAÇÃO FÍSICA
Para jogar em família





QUERIDOS PAIS
Conforme orientações da 11ª CRE solicitamos que enviem todas as atividades feitas até o momento para o seguinte e-mail: turma5anoprudente@gmail.com  até o dia 06 de junho.
Estas atividades vão ser consideradas como presença durante o período de isolamento social da pandemia. As atividades podem ser enviadas através de fotos dos cadernos ou arquivos. O importante é enviar as atividades realizadas.
Para maiores informações entre em contato com a direção da escola.

Agradeço de coração.
Profª Simone


Produções Interativas

Turma 51
Dia 02/06/2020
Professora Bruna Isoppo
Olá meus queridos,
Eu já estava com saudades de encontrá-los por aqui! Como vocês estão? Espero que estejam todos bem! Enquanto não podemos nos encontrar na escola, vamos realizando as atividades a distância, com muito amor e carinho como se estivéssemos reunidos, combinado? J
Para esta semana, preparei uma tarefa que exige atenção e concentração. Trata-se de um enigma, ou seja, um código secreto que vocês deverão decifrar para descobrir uma mensagem.
Este bilhete foi escrito pelo meu primo Matheus, que mora em Caxias do Sul. Todos os anos, nas férias de verão, ele fica aqui em casa para curtirmos os dias. Este semana ele me enviou esta carta, mas cheio de códigos.
Tarefa:


 Decifrar a mensagem escrita por Matheus, escrevê-la no caderno de Produções Interativas e criar uma resposta para o menino, também fazendo uso de enigmas! Usem a criatividade de vocês e bom trabalho a todos.



Recado importante: As tarefas de Produções Interativas realizadas no período de 19/03 a 30/04 deverão ser encaminhadas para o e-mail profbrunaisoppo@gmail.com em forma de foto ou arquivo (word ou PDF). O envio destas atividades concluídas servirão como comprovação para a presença do aluno na chamada no referente período. O prazo para envio encerra em 06/06.

A partir de hoje (01/06), as atividades postadas deverão ser realizadas e encaminhadas por e-mail até o final da semana para correção e registro do professor.
Qualquer dúvida, encaminhar a pergunta para o e-mail acima informado. Responderei o mais breve possível. :D
Observação: Os alunos que não tiverem acesso à internet/computador, podem retirar as atividades impressas na escola (somente em caso de necessidade).






ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 6 – 25 à 30/04/2020


↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓



AULA PROGRAMADA

25 de abril
Copiar no caderno todas as atividades

Educação Física, Língua Portuguesa e Ensino Religioso


Educação Física:  Dica de jogo em família

Jogo da velha
Como jogar: O jogo da velha ou jogo do galo como é conhecido em Portugal, é um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.

·         O tabuleiro  é uma matriz  de três linhas por três colunas.
·         Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X).
·         Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia.
·         O objectivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.
·         Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.
Se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate.








LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO RELIGIOSO

COPIAR O TEXTO E LER

Um senhor idoso estava cuidando de uma planta com todo o carinho. Um jovem se aproximou dele e perguntou:
Que planta é esta que o senhor está cuidando?
Ah! É uma jabuticabeira – respondeu o senhor.
E ela demora quanto tempo para dar frutos?  
Pelo menos uns quinze anos – informou ele.
E o senhor espera viver tanto tempo assim? Perguntou com ironia o rapaz.
Não, não creio que viva mais tanto tempo, pois já estou no fim da minha jornada! disse aquele senhor.
Então, que vantagem você leva com isso?
Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você...
Uma lição de vida que se tira deste relato é que não importa se teremos tempo suficiente para ver mudada às coisas ou as pessoas, mas sim que façamos a nossa parte, de modo que tudo se transforme há seu tempo.

Vamos refletir sobre o texto:

a)   Explique com suas palavras o que você entendeu da mensagem deste texto.

b)  Você gosta de pessoas idosas? Justifique sua resposta.

c)   Você sabe o que é gentileza? Explique o que significa  e cite duas maneiras de agir com gentileza com as pessoas.  


 ______________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Dia: 27 de abril
Língua Portuguesa e Matemática



Língua Portuguesa

1)   Você lembra da regrinha: M vem antes de P e B.  Completa as palavras com m ou n.

Corre___te
Po___ba
Ba___deja
Li___po
U___bigo
Vi___te
Mu__do
Ca___peão
Ge__giva
E___baixo
E___xada
Bo___beiro
Lâ___pada
Redo___do
Co__te___te
Ta___bém



2)  Agora você vai pesquisar palavras em livros ou revistas de recorte. Recorte e cola 10 palavras onde o M vem antes do P e B.  Se você não tem revistas para recortar escreva as palavras. 
Ex: AMBULÂNCIA
  BAMBU


 3)   Neste exercício você precisa prestar atenção, as palavras estão       escritas de trás para frente. Escreva-as da maneira correta:

   Apmat=_______
Lem=_________
Lepap=________
Mobmob=______
Atnit=________
Abmas=______







Matemática

1) ARME E EFETUE NO CADERNO AS CONTINHAS:


500+500=
489+528=
471+773=
240+760=
809+139=
809+139=
290+710=
146+897=
430+395=
556+494=
984+546=
330+670=
648+642=
340+660=
490+509=
517+399=
880+120=
666+236=
493+518=
480+520=


_______________________________________________________




AULA PROGRAMADA
Dia: 28 de abril
CIÊNCIAS


 Nesta atividade da aula de ciências, o aluno deverá copiar o texto no caderno, ler atentamente e responder as perguntas. 

Seu corpo transforma energia
A energia no corpo é transformada até mesmo enquanto você dorme, pois a sua respiração continua, o seu coração bate, o sangue circula. O seu corpo descansa, mas nem por isso o seu organismo para de funcionar.
Mas o que quer dizer energia?
A palavra energia vem da reunião do grego en, que significa dentro com ergón, “trabalho”. O funcionamento do seu corpo é uma forma de trabalho interno. Enquanto o seu corpo funciona, transforma a energia armazenada. E de onde vem esta energia?
Em nosso corpo, os alimentos ingeridos são transformados e deles retiramos os materiais e a energia que precisamos. Por isso, devemos nos alimentar diariamente, em intervalos regulares.
Fonte deste texto: Ciências, coleção 4 cantos. Livro didático 5º ano



Responda:
a)   O que quer dizer energia?
b)   Faça uma pesquisa na internet sobre o que são alimentos DIET e LIGHT. Pesquise somente o que são e para que servem. 

Exemplo: Alimentos diet são alimentos que....
Alimentos light são alimentos que....


_______________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Dia: 29 de abril
Geografia e Língua Portuguesa


Geografia
Nesta atividade de Geografia, o aluno deverá copiar o texto, ler e responder as perguntas.

O HOMEM, CRIADOR DE RIQUEZAS
O homem utiliza os recursos oferecidos pela natureza para satisfazer as suas necessidades.
O sol que nos aquece e o ar que respiramos são aproveitados em seu estado natural, sem esforço por parte do homem. Mas, para aproveitar os outros recursos da natureza, o homem precisa trabalhar.
O homem precisa plantar e criar animais para obter os alimentos de que necessita. Precisa transformar o barro, a areia e as pedras em material de construção para fazer sua casa. Para fazer seus móveis, precisa primeiro transformar o tronco da árvore em madeira. E assim por diante. O homem transforma os recursos da natureza em riquezas através de seu trabalho. O trabalho é indispensável para que o homem possa satisfazer as suas necessidades. Ele é um direito de todas as pessoas.

VAMOS PENSAR SOBRE O TEXTO:

A)  Diga com suas palavras o que significa trabalho para você:

B)  Trabalhar é essencial para nossa vida e sustento. Você pensa em alguma profissão para seu futuro? Qual?

C)  Você concorda com as derrubadas de árvores na nossa natureza? Justifique sua resposta.

D) Cite duas riquezas que o homem extrai da natureza para nossa necessidade humana. 




Língua portuguesa


Use ISAR ou IZAR para completar as palavras e, depois, escreva-as no quadro correspondente:

Ø Uma dica da profe: Para enriquecer sua atividade, procure as palavras no dicionário para treino na habilidade em procurar palavras no dicionário e também saber a escrita correta da palavra. 


SINTONI____                                           BANAL_____
PESQUI____                                           HUMAN_____
UTILI______
MATERIALI____                                     LOCAL_____
PREC____
MODERNI_____
IMORTALI____
FR____
PROFET____
ATUAL_____
REV_____
CICATR_____
DESL_____
LEGAL_____
HORROR____
ESCANDAL____
REAL_____
CANAL_____
CIVIL______




Organize as palavras acima neste quadro terminadas em:

IZAR










ISAR







********************************************************************************************************




PRODUÇÃO TEXTUAL

OBA! Chegou minha hora favorita. Pedir uma produção de texto para vocês!
Escreva um texto falando da importância da preservação da natureza para vida humana. Pense nas destruições da natureza, no desmatamento, nas alterações climáticas...
Escolha um título bem legal e até umas 20 linhas de escrita está bom.
Aguardo ver sua produção.
Escreva no caderno. 


_______________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Dia: 30 de abril
MATEMÁTICA E HISTÓRIA

Matemática



  Vamos fazer os cálculos de multiplicação e divisão, arme e efetue no caderno.
84x2=                     456x6=                 46÷4=
73x2=                     456x8=                 82÷3=
47x3=                      98x7=                  63÷5=
124x2=                    876x2=                85÷4=
234x3=                   761x5=                 93÷5=
40x4=                     54x9=                   79÷6=
55x4=                     900x3=                 24÷2=
50x5=                    100x7=                  46÷3=
61x3=                    56x9=                    84÷2=
202x5=                  123x5=                 224÷2=

VAMOS RESOLVER OS PROBLEMAS:

A)  Em uma rua existem 24 casas de cada lado. Quantas casas há no total?

B)  Lili comprou 3 caixas de bombons. Em cada caixa havia 16 bombons. Quantos bombons havia nas 3 caixas juntas?

C)  Mamãe deu 4 doces a cada uma das 123 crianças de uma creche. Quantos doces mamãe distribuiu ao todo. 


História


COPIAR O TEXTO E RESPONDER AS PERGUNTAS

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado em vários países dia 1º de maio.
A história do Dia do Trabalho surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, quando muitos trabalhadores foram às ruas para protestar contra jornada exaustiva diária, que podia chegar até 17 horas. Homens e mulheres lutavam por uma carga horária de 8 horas e melhores condições de trabalho. No mesmo dia, todos os trabalhadores americanos realizaram uma greve geral no país. As manifestações ficaram conhecidas como a Revolta de Haymarket.
Nos dias seguintes, os trabalhadores continuaram reivindicando e os policiais começaram a entrar em conflito com os grupos. Quanto mais as forças armadas repreendiam, mais os manifestantes continuavam e a importância da data ficava marcada.
Em consequência dos protestos realizados, a França decretou 1º de maio como feriado nacional, e reduziu eduziu a jornada de trabalho para 8 horas, em 23 de abril de 1919. Logos após, diversos países passaram a tomar a mesma medida.
Nos Estados Unidos, a data é celebrada anualmente na primeira segunda-feira do mês de setembro. A pesar do feriado ser reconhecido em 1894, a redução da jornada de trabalho para 8 horas foi efetivada em 1890.
As primeiras manifestações trabalhistas no Brasil ocorreram em 1891, nas principais cidades da época, Rio de Janeiro e São Paulo. Com o passar dos anos, as pessoas passaram a se reunir por todo país no dia 1º de maio, realizando discursos, apresentações musicais, passeatas, e outras atividades.
A data foi oficializada no país pelo presidente Arthur da Silva Bernardes (1922-1926) por meio do Decreto 4.859 de 26 de setembro de 1924. Nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar o 1º de maio, não apenas para homenagear os trabalhadores, mas como também para divulgar mudanças e benefícios trabalhistas através de instituições de leis. Podendo ser citado como exemplo, a legislação sobre o Salário Mínimo, devendo ser reajustado anualmente, com intuito de suprir as necessidades básicas do cidadão brasileiro (alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social). Outro exemplo foi a criação da Justiça do Trabalho, voltada especificamente para resolver questões judiciais com relação aos trabalhos e aos direitos dos trabalhadores.


Frases conhecidas
A nova cultura começa quando o trabalhador e o trabalho são tratados com respeito”. Máximo Gorky.

Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e, nesse meio tempo, faz o que gosta”Bob Dylan.

Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta pessoas comuns. Nenhuma máquina pode fazer o trabalho de uma pessoa extraordinária”. Elbert Hubbard.




RESPONDA AS PERGUNTAS DE ACORDO COM O TEXTO:

A)   Que dia comemoramos o feriado do trabalhador?
B)   Explique onde e como surgiu esta data?
C)  Como começou aqui no Brasil o feriado do trabalhador?
D)  Explique com suas palavras a importância do trabalho para nossa vida?



Queridos alunos


Fazer as atividades todas copiadas no caderno.
Ler os textos com atenção e responder as perguntas.
Pesquise na tabuada para fazer as continhas.
Faça tudo com boa vontade.
A escola é para sua vida e seu futuro.
Faz o teu melhor!





______________________________________________________________________







Aula Programada de Produções Interativas – Professora Bruna

Dia 28/04/2020

Olá meus queridos,
Nesta semana escolhi a obra “A felicidade das borboletas”, de Patrícia Engel Secco, que conta a emocionante história de pequena bailarina com deficiência visual que enxerga com o coração e encanta a todos que a assistem.  Acesse o link abaixo e conheça a história de Marcela, a bailarina mais especial que você já ouviu falar.



A linda história de Marcela nos mostra que, mesmo com algumas limitações, a menina não deixa de sonhar e fazer as coisas que mais ama! Assim como Marcela, há muitos atletas paraolímpicos no mundo todo que são exemplo de superação e determinação! Alguns nomes importante no cenário brasileiro são: Daniel Dias (natação), Ádria Santos (atletismo), Ricardo Alves (futebol) entre muitos outros. Sua tarefa será pesquisar sobre a vida de algum destes atletas, respondendo o questionário em seu caderno.

Nome do atleta:
Idade:
Natural de (cidade onde nasceu):
Modalidade (esporte que pratica):
Competições importantes que já participou:
É medalhista?     (   ) Sim     (   ) Não
Se a resposta foi sim, qual foi a competição e qual a medalha conquistada?
Como o atleta iniciou a vida esportiva?
Por que você escolheu este atleta?
Se pudesse conhecê-lo(a) pessoalmente, o que diria a ele/ela?



********************************************************************************************************





















ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 5 – 20 à 24/04/2020

↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓




AULA PROGRAMADA

DIA:  20 DE ABRIL- Língua Portuguesa e Matemática

COPIAR NO CADERNO TODAS AS ATIVIDADES





1)            Copia no caderno o poema:

Poeminha do Contra – Mario Quintana

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
1)            Escreva as palavras na forma plural: 
Exemplo: TODA= Todas
ESCOLA=
FILHO=
AMIGO=
FLORESTA=
GIGANTE=
CONVITE=
PERIGO=
CARTA=
QUERIDO=
PAI=
MÃE=
ELEFANTE=
BALÃO=
PÃO=
NUVEM=
COLAR=
PESSOA=
   2)   Escreva as frases na forma plural:
A estrela brilha no universo

O menino cuidou da natureza

O cachorro anda na rua

Eu gosto do Natal 

    3)  Vamos exercitar a escrita das palavras: Completa com g e j

Ca---u                           ----aponês
----inástica                  ----abuticaba
----erimum                     ------ogo
---eladeira
Pa----é

 4) Vamos criar uma frase para cada sinal pontuação. 
a)    Ponto final (.)=
b)   Ponto de interrogação (?)=
c)    Ponto de exclamação (!)=

COPIAR E RESOLVER NO CADERNO
MATEMÁTICA
1)    Encontre o dobro de: 
250=
345=
678=
560=
335=
478=
578=
890=

2)    Encontre o triplo de:  
250=
345=
678=
560=
335=
478=
578=
890=

 3)   Resolva os números da tabela:
Número
Dobro
Triplo
Quádruplo
Quíntplo
34
34X2=68



99




560




880




770




559




124






          Resolva os problemas:
 Maria tinha 55 balas. José tinha o dobro de balas de Maria. Quantas balas José tinha?

Gustavo tinha 125 bombons. Gabriel tinha o triplo de bombons. Quantos bombons Gabriel tinha?

Bruna tinha 450 lápis. Márcia tinha o quádruplo de lápis. Quantos lápis Márcia tinha?

Carla tinha 889 cartas perfumadas. Sara tinha o quíntuplo de cartas. Quantas cartas Sara tinha?
  
AULA PROGRAMADA
DIA:  22 DE ABRIL- Geografia e Língua Portuguesa
COPIAR NO CADERNO TODAS AS ATIVIDADES

Geografia

     1)            Desenha a bandeira do rio grande do sul:


2)            Depois que você desenhou a bandeira, vamos copiar o texto com atenção:

O estado do Rio Grande do Sul está localizado na Região Sul do Brasil, é o maior e mais populoso da Região, e apresenta um dos pontos extremos do país, o arroio Chuí. Os principais colonizadores do estado são os imigrantes italianos, que se fixaram principalmente na região serrana, no nordeste do estado; e os alemães, que ocuparam principalmente a região do vale do rio dos Sinos, ao norte de Porto Alegre. Os portugueses permaneceram na faixa litorânea do território gaúcho.

    O do Rio Grande do Sul possui uma extensão territorial de 268.781,896 km², ocupando pouco mais de 3% do território brasileiro. Está dividido em 496 municípios. A quantidade de pessoas residentes é de aproximadamente 10,7 milhões de habitantes, correspondendo a 6% da população nacional. A densidade demográfica é de 39,8 hab./km².

   Sua população possui boa qualidade de vida, atualmente apresenta o quinto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os estados brasileiros, fatores como alto índice de alfabetização e baixas taxas de mortalidade infantil contribuem para esse resultado.

     O estado é atrativo no turismo de lazer e também no turismo de negócios e eventos. Na Serra Gaúcha, onde o inverno é rigoroso, se destacam cidades como Gramado e Canela. Os municípios de São Borja e São Miguel preservam construções das povoações jesuítas ocorridas no século XVII, consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), elemento que atrai vários turistas para a região.

    O clima é Subtropical, o relevo é caracterizado por planície litorânea com restinga e areia, planaltos a oeste e a noroeste e depressão no centro. O ponto mais elevado é a serra Geral, com 1.398 metros de altitude. A vegetação do Rio Grande do Sul apresenta campos (campanha gaúcha) ao sul e a oeste, floresta tropical a leste, mata de araucária ao norte, restingas litorâneas. Os principais rios são: Camaquã, dos Sinos, Ibicuí, Ijuí, Jacuí, Jaguarão, Pelotas, Quarai, Taquari, Uruguai.

     Além da capital Porto Alegre, outras cidades importantes do estado são: Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Gravataí, Novo Hamburgo, Viamão, São Leopoldo, Alvorada.

       O Rio Grande do Sul é o maior produtor de grãos do Brasil, com destaque para a soja, milho, trigo e arroz. Apresenta o segundo maior polo comercial e o segundo polo da indústria de transformação nacional. O estado gaúcho também conta com grande parte de sua economia baseada no setor industrial e no setor de serviços. A produção de couro também é expressiva, sendo o maior produtor de calçados do país. Também produz fumo, petroquímicos, madeira e derivados. Gera um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 200 bilhões de reais.

Bandeira do Rio Grande do Sul

Significado da bandeira: o brasão simboliza a Guerra dos Farrapos, a faixa vermelha representa a República Rio-Grandense, separada do Brasil na ocasião, O fumo e a erva-mate retratam a economia do estado.







ATIVIDADES

1)      VOCÊ JÁ VISITOU ALGUMAS CIDADES DO NOSSO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL? QUAIS CIDADES?

2)      QUAIS OS PRINCIPAIS COLONIZADORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL?

    3)      QUAL A CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL?

    4)      COMO É O CLIMA E O RELEVO NO RIO GRANDE DO SUL?



LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR NO CADERNO



1)   Após copiar e responder as perguntas do exercício de Geografia,  vamos estudar as palavras do texto:

Copia do texto sobre o Rio Grande do Sul:

A) Os nomes próprios=
B) Palavras com acento agudo=
C) Palavras com til (~)=
D) Palavras com encontro de vogais=
E) Palavras com dígrafos=




Produção Textual

Oba! É hora de fazer uma produção de texto.



 INSTRUÇÕES DESTA PRODUÇÃO:

A)          A história deve ter o título: As aventuras do gaúcho e seu cavalo.

B)          Seja criativo, peça ajuda de sua família na criação da história.

C)         Crie seus personagens, durante a escrita da história descreva o cenário onde se passa esta história. Depois de terminar a produção, se quiser fazer uns desenhos para ilustrar também pode.

D)          Deixo livre para escolher o número de linhas da sua história, mas não se esqueça de escrever uma história onde possa ser compreendida pelo leitor, seguindo a sequência:  começo, meio e fim.



AULA PROGRAMADA
DIA:  23 DE ABRIL- Matemática e História
COPIAR NO CADERNO TODAS AS ATIVIDADES


Matemática


1  1) Calcule em seu caderno:

a)    345x4=
b)   450x5=
c)    890x3=
d)   78x8=
e)    234x9=
f)     990x5=
g)   89x9=
h)   667x6=
i)     990x6=

     2) Escreva os números por extenso:


1.256=
2.566=
3.890=
4.789=
5.789=
6.555=
7.990=
8.564=
9.500=


 3)    Resolva a tabela:
Número
X2
X3
X4
X5
X6
X7
X8
X9
889








670








777








567








345



















HISTÓRIA
COPIAR NO CADERNO


A HISTÓRIA DO CHIMARRÃO






Todo dia é dia de chimarrão! Mas o dia 24 de abril é o dia oficial dele, nosso querido “amargo” de todas as manhãs, tardes e noites. Sim, o chimarrão é uma bebida tão especial que merece o seu próprio dia, o qual consta até mesmo na lei estadual gaúcha 11.929 que torna o chimarrão a bebida símbolo do Rio Grande do Sul. Repleto de tradição, o chimarrão merece todo esse mérito por sua história. E é sobre isso que nós vamos falar neste texto.

Origem

O consumo de chimarrão se tornou conhecido com a chegada dos espanhóis às terras da América do Sul, contudo, os índios Guarani já tinham o costume de consumir a erva-mate, e preparavam-na de um modo muito semelhante ao que utilizamos hoje em dia. Conhecida pelo nome de Ilex Paraguariensis, a planta da erva-mate era colhida, queimada, secada e triturada pelos índios, resultando assim no que hoje ainda conhecemos e consumimos como erva-mate pura folha.

A erva era colocada em recipientes parecidos com a cuia de hoje em dia, os mesmos  eram feitos de taquara (Bambu), Madeira, Chifre de boi e também com o Porongo, o mais usado nos dias atuais. Com a chegada dos europeus, a bomba foi introduzida no consumo do chimarrão: inicialmente confeccionada a partir da  taquara, tinha o nome de Tacuapi.

          Até os dias de hoje o chimarrão é uma bebida muito consumida nas regiões do sul da América Latina. Para além do mercado tradicional, o chimarrão e a erva-mate também começaram a ganhar adeptos fora da América do Sul, em função da imigração e também da curiosidade de muitos em relação à erva-mate e seus efeitos.
Além do tradicional chimarrão ou tereré, a erva-mate deixou de ser apenas consumida como bebida e hoje está presente no preparo de receitas gastronômicas e até mesmo como importante matéria prima na indústria cosmética.


RESPONDA   ESTAS DUAS PERGUNTAS: 

A)   VOCÊ GOSTA DE TOMAR CHIMARRÃO?
B)   COMO O CONSUMO DO CHIMARRÃO FICOU CONHECIDO?












AULA PROGRAMADA

DIA:  24 DE ABRIL- Educação física, Língua portuguesa e Ensino Religioso

COPIAR NO CADERNO TODAS AS ATIVIDADES


Educação física:



BRINQUEDOS SEM TECNOLOGIA


Brinquedos sem tecnologia
Tem mais infância e magia
Produz mais saúde e energia
Fonte de criatividade e alegria.
Abrace o ursinho com carinho
Faça você mesmo seu carrinho
Dê a boneca de mamar direitinho
Jogue bola de meia no campinho.
Linha, bambu e papel faz a pipa no céu voar.
Com um cordão faço um peão no chão girar
No esconde-esconde ninguém vai me achar.
Melhor que qualquer celular é o pique bandeira
No telefone sem fio a gente sempre faz zoeira
A reclusão digital nos afasta da vida verdadeira [...]



Autor: CasasMil, 2020.



Nosso momento de educação física será um pouco diferente, durante esse período vamos procurar realizar brincadeiras e atividades que envolvam o corpo e a mente, vamos exercitar nosso corpo com brincadeiras tradicionais, como pega-pega, esconde-esconde, telefone sem fio, amarelinha, peão, cinco marias, entre outras tantas conhecidas pelos nossos pais e avós!
Escolha um brinquedo antigo e em seguida, com o auxílio dos pais ou avós, confeccione com materiais recicláveis e utilize para brincar. Faça um breve relato no seu caderno de como foi à escolha do brinquedo, qual brinquedo você escolheu e como foi a experiência em fazer e brincar.



 ENSINO RELIGIOSO
COPIAR NO CADERNO

AMIZADE


São em grandes momentos
Que se fazem grandes amizades,
E que são pequenos sentimentos,
Mas que duram eternidades.

São os amigos que enchem a vida
De carinho, de amor
E da amizade mais sentida
Até nos momentos de dor.



Vamos pensar:



1)      Com suas palavras, descreva o que significa AMIZADE.

2)      Cite com suas palavras, exemplos de hábitos e atitudes de um bom amigo.

3)      Para cada valor abaixo, escreve uma atitude que mostre um exemplo de uma ação que caracterize este valor humano:

Exemplo: Amor= Ajudar os idosos
Compreensão=
Carinho=
Solidariedade=
Paz=
Serenidade=
Bondade=
Tolerância=
Perdão=
Honestidade=




Queridos (as) alunos(as)

Estas são as atividades para esta semana. Copia e responde tudo no caderno. 
As dúvidas vamos esclarecer na escola quando as aulas voltarem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário