Técnico 11


ATIVIDADES PROGRAMADAS - JUNHO
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

--------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  07,08 E 11/07/2020

Turma: 11

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Empreendedorismo”

Atividade: Pesquisar sobre empreendedorismo na área da eletrotécnica. Logo após, identificar as principais características de um profissional que atua nesse ramo de atividade.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

 

 

-------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE
REFERENTE AOS DIAS 30/06 À 04/07/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Eletricidade
Atividade: Estudar Conversão dos diferentes prefixos métricos conforme polígrafo capítulo 2.7 e fazer exercícios do capítulo 2.7.1

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/07/2020. 


AULA PROGRAMADA DE MECÂNICA
REFERENTE AOS DIAS 30/06 À 04/07/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Mecânica
Atividade: Estudar no polígrafo Manutenção preventiva. Comente sobre seus objetivos e seu desenvolvimento.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/07/2020.


AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 30/06 À 04/07/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Instalações Elétricas
Atividade: Solda e soldagem: serve por exemplo pra unir condutores elétricos, dando à emenda as seguintes propriedades. Cite as propriedades:

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/07/2020.


AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 30/06 À 04/07/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Prática profissional
Atividade: Realizar estudo da norma NR10.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/07/2020.


AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  30/06 E 01/07/2020

Turma: 11

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Empreendedorismo”

Atividade: Pesquisar sobre empreendedorismo de negócios e empreendedorismo social. (Identificar suas principais características e diferenças). Com base na pesquisa, opinar sobre o empreendedorismo na sua cidade.

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A mesma atividade também será postada no aplicativo Classroom. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.



________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE
REFERENTE AOS DIAS 23 À 26/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Eletricidade
Atividade: Ler com atenção, praticar os exemplos de conversão da unidade de medida de tempo "segundos". Conforme o polígrafo no capítulo 2.6 resolver os exercícios  no capítulo 2.6.1 .

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 29/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE MECÂNICA
REFERENTE AOS DIAS 23 À 26/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Mecânica
Atividade: Ler o conteúdo de mecânica de manutenção pág.04, onde vimos manutenção corretiva. No que se baseia esse tipo de filosofia e comente:

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 29/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 23 À 26/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Instalações elétricas
Atividade: pesquisar sobre disjuntores idr

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 29/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 23 À 26/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Prática Profissional
Atividade: PESQUISAR SOBRE DPS -dispositivo de proteção contra surtos elétricos

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 29/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

----------

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  23 E 24/06/2020

Turma: 11

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Empreendedorismo”

Atividade: Pesquisar sobre a História do empreendedorismo brasileiro,  logo após, fazer um resumo dos principais fatos e influência em nossa sociedade atual. (Polígrafo página 23).

 

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

____________________________________________________________

Atividade multidisciplinar – Atualização de Dados

Olá

Atendendo orientações da Secretaria de Educação e da 11º Coordenadoria de Educação, solicitamos a exata localização geográfica dos nossos alunos, bem como a atualização de endereço e CPF.

Os dados devem ser enviados para o email blogdoprudente@gmail.com

O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.

O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua

superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

com base nos princípios do círculo trigonométrico.

 

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.

O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.

As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

 


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.

Obter as coordenadas de um local

  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.

Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!

Por exemplo, a minha localização aqui é:

Latitude 29º53’34.8 Sul

Longitude 50º15’23.0 Oeste

Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

 Atividade: Preencha a tabela abaixo e envie para o e-mail blogdoprudente@gmail.com :

Nome do aluno

CPF

Cidade

Endereço

Número da residência

Bairro

Latitude

Longitude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 --------------------------------------------------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE
REFERENTE AOS DIAS 16 À 20/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Eletricidade
Atividade: Ler no polígrafo de eletricidade os itens 2.4  exemplo de medida de área  e 2.5 exemplo de medida de volume e resolver os exercícios itens 2.4.1 e 2.5.1 propostos do polígrafo.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 22/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE MECÂNICA
REFERENTE AOS DIAS 16 À 20/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Mecânica
Atividade: Comente sobre: planejamento, programação e controle. Ler e descrever baseado no polígrafo de mecânica de manutenção.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 22/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 16 À 20/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Instalações elétricas
Atividade: Ler o polígrafo Instalações Elétricas pág. 10 e realizar exercícios abaixo:
a - Conceito técnico sobre conexões de condutores entre si em prolongamento e representar com desenho.
b - Conexões de condutores em derivação. Fornecer conceito técnico e representar com desenho.
c - Conceito técnico de Olhal e representar com desenho.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 22/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 16 À 20/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Prática profissional
Atividade: Conforme o polígrafo de Instalações elétricas pág. 18 dar um conceito técnico de sobrecarga ou sobrecorrente.
Dispositivos de proteção: Definir tecnicamente disjuntor térmico, magnético e termo-magnético.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 22/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.




AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  16,17 E 20/06/2020

Turma: 11

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “O trabalhador na Constituição Federal”

Atividade: Pesquisar sobre a influência da reforma previdenciária na vida do trabalhador brasileiro.

 

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.





AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE
REFERENTE AOS DIAS 08 À 12/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Eletricidade
Atividade: Realizar conforme polígrafo da eletricidade os exercícios do capítulo 2.5.1 exercícios.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 15/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


AULA PROGRAMADA DE MECÂNICA
REFERENTE AOS DIAS 08 À 12/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Mecânica e manutenção
Atividade: Ler o polígrafo tipos de manutenção e descrever a manutenção preventiva e preditiva.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 15/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 08 À 12/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Circuíto elétrico ( Polígrago Instalaçãoes elétricas pág. 05)
Atividade: Definição técnica e cite os elementos de um circuíto

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 15/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 08 À 12/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Emendas
Atividade: Conceito técnico e suas recomendações de Emendas.

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 15/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.


_________________________________________________________________


AULA PROGRAMADA DE ELETRICIDADE
REFERENTE AOS DIAS 03 À 06/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: História da eletricidade
Atividade: Ler o texto da História da eletricidade e fazer um resumo (mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas) do conteúdo. Fonte: Polígrafo da eletricidade

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 á 30/04/2020, assim como as próximas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.




AULA PROGRAMADA DE MECÂNICA
REFERENTE AOS DIAS 03 À 06/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Mecânica e manutenção
Atividade: Quais são as quatro categorias da manutenção planejada?

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 á 30/04/2020, assim como as próximas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFERENTE AOS DIAS 03 À 06/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: Materiais isolantes (dielétricos)
Atividade: Pesquisar os materiais isolantes (dielétricos) e citar conceito e cinco exemplos. Fonte Polígrafo Intalações Elétricas.
Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 á 30/04/2020, assim como as próximas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

AULA PROGRAMADA DE PRÁTICA PROFISSIONAL
REFERENTE AOS DIAS 03 À 06/06/2020

Turma 11
Professor: Luiz Boeira
Conteúdo: ELETRODUTOS
Atividade: Quais são os tipos de eletrodutos e bitolas usadas na construção civil residencial?

Atenção: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 á 30/04/2020, assim como as próximas para o email boeiraluiz785@gmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno, a turma, a disciplina e a data referente a atividade. O Prazo de entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

____________________________________



AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  02, 03 E 06/06/2020

Turma: 11

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Surgimento da Organização como Ciência”

Atividade: Assistir ao filme “Tempos Modernos” com Charlin Chaplin, e logo após fazer um breve relato relacionando o filme com o conteúdo em estudo. Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=fCkFjlR7-JQ

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período de 19/03/2020 à 30/04/2020, assim como as próximas para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma  a disciplina e a data(s) referente a atividade. O prazo final para a entrega das atividades é até o dia 06/06/2020. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  09 E 10/06/2020

Turma: 11

Professor: Roselito de lima Freitas

Conteúdo: “Precursores das Modernas Organizações”

Atividade: Pesquisar sobre a Biografia de Frederick Taylor e Henry Fayol (seus principais feitos e sua importância no cenário organizacional moderno).

 

ATENÇÃO: Os alunos devem enviar as atividades realizadas no período para o EMAIL: roselitolf@hotmail.com. Podem ser através de arquivos em PDF ou Word, deve conter o nome completo do aluno a turma a disciplina e a data(s) referente a atividade. A não devolução das atividades ocasionará em falta para o aluno.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------































-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS 06,07 e 08/04/2020
Turma: 11
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Organizações
Atividade: Responder ao questionário referente ao conteúdo sobre “Surgimento da Organização como Ciência”.  (Páginas 1,2 e 3 do polígrafo).

1. Quais as conseqüências do surgimento das máquinas?
2. De que forma a divisão do trabalho foi se manifestando?
3. Quais as principais mudanças que a Revolução Industrial trouxe para o trabalhador?
4. O que foi o Êxodo Rural?
5. Quê fato ocorreu à medida que as empresas começaram a crescer?
6. Que tipo de empresas havia antes da Revolução Industrial?
7. Como podemos explicar a especialização das tarefas?

Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS PROGRAMADAS DE ELETRICIDADE

TURMA: 11
PROFESSOR: Boeira
CONTEÚDO: ELETRICIDADE
ATIVIDADE: LER COM ATENÇÃO E RESOLVER OS EXERCÍCIOS.


2 UNIDADES DE MEDIDAS

2.1 INTRODUÇÃO

              Como em qualquer ramo do conhecimento humano, na Física também há a necessidade de quantificar os elementos em geral. A maneira mais rudimentar  de fazer isso é usando adjetivos. Quando  dizemos que a sala é grande, ou que o carro é pequeno,  é evidente que estamos comparando esses elementos  com  algum  padrão.  Em Física, a quantificação é Feita usando-se números, em vez de adjetivos, explicitando-se claramente qual foi o padrão usado para a  obtenção desses números.
              Até o final do século XVIII era muito grande a quantidade de padrões existentes, cada  região  escolhia  arbitrariamente    as sua unidades. Por  motivos  históricos, os  países  de  língua   inglesa  utilizam  até hoje  os  seus  padrões  regionais. O grande aumento   nos  intercâmbios  econômicos  e culturais  levou  ao surgimento do SISTEMA INTERNACIONAL DE  UNIDADES, padronizando universalmente  as  unidades. O embrião do S.I. foi o sistema métrico decimal, criado em 1792, como produto da Revolução Francesa


2.2  UNIDADE DE MEDIDA DE COMPRIMENTO

              A unidade de medida de comprimento é o metro ( m=100 ) e seus múltimplos ( prefixos que representam quantidades maiores do que 1 metro ) são o decâmetro ( dam=101 ), o hectômetro ( hm=102 ) e o quilômetro ( Km=103 ). O submúltiplos ( prefixos que representam quantidades menores do que 1 metro ) são o decímetro ( dcm=10-1 ), o centímetro ( cm=10-2 ) e o milímetro (mm=10-3).
             
Conversão do metro em seus múltiplos e submúltiplos. Converter significa representar uma certa medida que se apresenta de uma certa forma, em outra forma mais conveniente. Para isso utilizamos a tabela abaixo:

                                                      x10           x10            x10           x10             x10            x10
                                                                                                                                                       
mm           cm           dcm           m           dam           hm           Km
                                                        
                                                     ÷10          ÷10            ÷10           ÷10             ÷10            ÷10


Exemplos de conversão da unidade de medida de comprimento (metro).

a) 25m para hm
   25 ÷ 10 = 2,5dam → 2,5 ÷ 10 = 0,25hm

b) 18m para mm
    18 x 10 = 180dcm → 180 x 10 = 1800cm → 1800 x 10 = 18000mm

c) 32dam para cm
    32 x 10 = 320m → 320 x 10 = 3200dcm → 3200 x 10 = 32000cm

d) 4500mm para m
    4500 ÷ 10 = 450cm → 450 ÷ 10 = 45dcm → 45 ÷ 10 = 4,5m


2.2.1  EXERCÍCIOS

1) Converter as medidas de comprimento para a unidade pedida.



a) 350 Km =_____________________m

b) 2500 mm =___________________ dam

c) 470 hm =_____________________dcm

d) 280 cm =_____________________m

e) 6400000 mm =________________  hm

f) 0,0005 cm =________________ mm

g) 4500000 m =_______________  Km

h) 2470 dam =_________________m

i) 500 mm =__________________  dcm

j)380000mm=___________________Km


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Aulas Programadas de Instalações Elétricas

1º semestre

Turma: 11

Professor: Boeira

Conteúdo: Instalações Elétricas

Atividade: Ler com atenção e resolver as questões

     

Instalações elétricas     Turma 11

Conceitos técnicos de tensão elétrica, corrente elétrica e resistência elétrica. Contendo suas unidades de medidas, simbologia, instrumento de medida e seus múltiplos.

Tensão  elétrica ou diferença de potencial é a força que impulsiona os elétrons.

Símbolo - U e E

Unidade de Medida – Volts – V

Instrumento de medida – Voltímetro

Múltiplo de Volts – 1 Quilo volt – 1KV=1000 Volts

Corrente Elétrica – É  o movimento ordenado dos elétrons em um condutor elétrico.

Símbolo – I

Unidade de medida – Ampere – A

Instrumento de medida – Amperímetro

Múltiplo de Ampére – 1 Quiloampére – 1Ka = 1000 Ampéres

Resistência Elétrica – É a dificuldade que os materiais oferecem ao deslocamento dos elétrons.

Símbolo – R

Unidade  de Medida -         Ohm –

Instrumento de Medida – Ohmímetro – Megômetro

Múltiplo de Ohm – 1 Quilo ohm – 1K

A resistência elétrica depende da natureza do material. Portanto é classificado em três grupos: material condutor, material isolante e materiais resistivos.

Obs: Fazer pesquisa dos três grupos, material condutor, material isolante e materiais resistivos. Fornecendo seu conceito técnico de cada um deles e citar exemplos.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Aulas Programadas de Mecânica

1º semestre

Turma: 11

Professor: Boeira

Conteúdo: Mecânica

Atividade: Ler com atenção e resolver as questões



Manutenção é o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e  instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção. Por exemplo, quando mantemos as engrenagens lubrificadas, estamos conservando-as. Se estivermos retificando uma mesa de desempeno, estaremos restaurando-a. Se estivermos trocando o plug de um cabo elétrico, estaremos substituindo-o.

De modo geral, a manutenção em uma empresa tem como objetivos: manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantir a produção normal e a qualidade dos produtos; prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas. Alcançar esses objetivos requer manutenção diária em serviços de rotina e reparos periódicos  programados. A manutenção ideal de uma máquina é a que permite alta disponibilidade para produção durante todo o tempo em que ela estiver em serviço e a um custo adequado.

Fazer pesquisa de serviços de rotina e serviços periódicos, fornecendo seus conceitos e seus objetivos.

Essa pesquisa deverá ser técnica contendo respostas objetivas e normatizadas.


Ler o texto com atenção e responder as seguintes questões:


a)    Conceito técnico de manutenção conforme o texto dado.

b)    De modo geral, a manutenção em uma empresa tem como objetivos: cite.

c)     Comente sobre manutenção ideal de uma máquina, conforme o texto dado.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  14 E 15/04/2020

Turma: 11
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Organizações

Atividade: Responder ao questionário referente ao conteúdo sobre “Precursores das Modernas Organizações”.  (Páginas 3,4,5,6,7 e 8 do polígrafo).

QUESTIONÁRIO:
1. Quando surgiram os primeiros estudos sobre métodos e processos de administração?
2. Quais são os nomes mais importantes nesses primeiros estudos?
3. Taylor deu grande importância à administração da produção. Qual era a sua preocupação?
4. Quem foi o autor do livro Administração Industrial e Geral?
5. Qual o princípio básico defendido por Ford?
6. Explique em que consiste o princípio do ritmo?
7. Qual dos precursores da Organização criou as linhas de montagem?
8. O que era no Toyotismo o "Sistema Just in time"?
9. Como era a produção no Volvismo?
10. Por que Ford pagava um bom salário aos seus empregados?


Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULAS PROGRAMADAS 
Conteúdo: ELETRICIDADE


Turma: 11
Professor: Boeira
Aulas referentes aos dias: 15-04, 22-04, 29-04 



ESTUDAR OS EXEMPLOS DE CONVERSÃO DA UNIDADE DE MEDIDA DE MASSA
  (GRAMA) E RESOLVER OS EXERCÍCIOS SEGUINTES.


Exemplos de conversão da unidade de medida de massa (grama).

a) 25g para hg
   25 ÷ 10 = 2,5dag → 2,5 ÷ 10 = 0,25hg

b) 18g para mg
    18 x 10 = 180dcg → 180 x 10 = 1800cg → 1800 x 10 = 18000mg

c) 32dag para cg
    32 x 10 = 320g → 320 x 10 = 3200dcg → 3200 x 10 = 32000cg

d) 4500mg para g

    4500 ÷ 10 = 450cg → 450 ÷ 10 = 45dcg → 45 ÷ 10 = 4,5g


2.3.1  EXERCÍCIOS

2) Converter as medidas de massa para a unidade pedida.

a) 15000 mg =_____________________  __g
b) 4500 g =________________________Kg
c) 0,00075 Kg =____________________cg
d) 2000 dag = _____________________  dcg
e) 0,005 g =_______________________  __mg
f) 9750 mg =__________________dag
g) 9000 hg =__________________Kg
h) 50 g =_____________________mg
i) 0,000064 Kg =______________  cg
j) 0,0004 g = ___________________mg



ESTUDAR UNIDADES DE MEDIDA DE ÁREA 

UNIDADE DE MEDIDA DE ÁREA

              A unidade de medida de área é o metro quadrado ( m2=100 ) e seus múltimplos ( prefixos que  representam  quantidades  maiores  do  que  1  metro quadrado )  são  o  decâmetro quadrado  ( dam2=102 ), o hectômetro quadrado ( hm=104 ) e o quilômetro quadrado ( Km=106 ). O submúltiplos ( prefixos que representam quantidades menores do que 1 metro ) são  o      decímetro ( dcm=10-2 ), o centímetro ( cm=10-4 ) e o milímetro (mm=10-6).

Conversão do metro quadrado em seus múltiplos e submúltiplos. Para isso utilizamos a tabela abaixo:

                                                   
    
      x100                                       x100          x100        x100            x100           x100
                                                                                                                                                       
mm2           cm2           dcm2           m2           dam2           hm2           Km2
                                                        
                                                  ÷100          ÷100        ÷100         ÷100           ÷100           ÷100



ESTUDAR EXEMPLOS DE CONVERSÃO DA UNIDADE DE MEDIDA DE ÁREA 
  (metro quadrado)


Exemplos de conversão da unidade de medida de área (metro quadrado).

a) 25m2 para hm2
   25 ÷ 100 = 0,25dam2 → 0,25 ÷ 100 = 0,0025hm2

b) 18m2 para mm2
    18 x 100 = 1800dcm2 → 1800 x 100 = 180000cm2 → 180000 x 100 = 18000000mm2

c) 32dam2 para cm2
    32 x 100 = 3200m2 → 3200 x 100 = 320000dcm2 → 320000 x 100 = 32000000cm2

d) 4500mm2 para m2
    4500 ÷ 100 = 45cm2 →45 ÷ 100 = 0,45dcm2 → 0,0045 ÷ 100 = 0,0045m2


EXERCÍCIOS

3) Converter as medidas de área.

a)5000mm2_____________________mm2
b)0,00036km2___________________cm2
c)980dcm2______________________hm2
d)64500000m2___________________km2
e)0,0023dam2___________________mm2
f)70hm2_______________________   dcm2
g)800cm2_______________________ hm2
h)369000mm2__________________   dam2
i)0,000028km2__________________  m2
j)460dam2_____________________   km2


ESTUDAR UNIDADE DE MEDIDA DE VOLUME

UNIDADE DE MEDIDA DE VOLUME

              A unidade de medida de volume é o metro cúbico ( m3=100 ) e seus múltimplos ( prefixos que    representam   quantidades   maiores   do  que  1  metro quadrado )  são  o  decâmetro cúbico  ( dam3=103 ),  o hectômetro cúbico ( hm=106 ) e  o quilômetro cúbico ( Km=109 ). O submúltiplos ( prefixos que representam quantidades menores do que 1 metro cúbico ) são  o    decímetro cúbico ( dcm3=10-3 ), o centímetro cúbico ( cm3=10-6 ) e o milímetro cúbico (mm3=10-9).
Conversão do metro cúbico em seus múltiplos e submúltiplos. Para isso utilizamos a tabela abaixo:
                                                      x1000        x1000       x1000      x1000        x1000        x1000
                                                                                                                                                       
mm3           cm3           dcm3           m3           dam3           hm3           Km3
                                                        
                                                ÷1000       ÷1000       ÷1000        ÷1000        ÷1000       ÷1000

Exemplos de conversão da unidade de medida de volume (metro cúbico).

a) 25m3 para hm3
   25 ÷ 1000 = 0,025dag → 0,025 ÷ 1000 = 0,000025hm3

b) 18m3 para mm3
     18 x 1000 = 18000dcm3 → 18000 x 1000 = 18000000cm3 → 18000000 x 1000 = 18000000000mm3

c) 32dam3 para cm3
    32 x 1000 = 32000m3 → 32000 x 1000 = 32000000dcm3 → 320000000x 1000 = 32000000000cm3

d) 4500mm3 para m3
    4500 ÷ 1000 = 4,5cm3 →4,5 ÷ 1000 = 0,0045dcm3 → 0,0045 ÷ 1000 = 0,0000045m3

EXERCÍCIOS

4) Converter as medidas de volume.


a)5000mm3_____________________mm3
b)0,00036km3___________________cm3
c)980dcm3______________________hm3
d)64500000m3___________________km3
e)0,0023dam3___________________mm3
f)70hm3_______________________dcm3
g)800cm3_______________________hm3
h)369000mm3__________________dam3
i)0,000028km3___________________m3
j)460dam3_____________________km3


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULAS PROGRAMADAS 
Conteúdo: Instalações Elétricas
Turma: 11
Professor: Boeira
Aulas referentes aos dias: 20-04 e 27-04 

ATIVIDADE DE PESQUISA: Faça uma pesquisa sobre os três temas abaixo. 
O QUE ESCREVER:    Seu modo de funcionamento e aplicação.

TEMA: Energias Renováveis
             Energias Hidroelétricas
             Energias Termoelétricas



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA 
Conteúdo: Mecânica
Turma: 11
Professor: Boeira
Aulas referentes aos dias: 20-04 e 27-04 


Conteúdo: Tipos de Manutenção
Há dois tipos de manutenção: Planejada e a não planejada. Conceitue cada uma delas e cite exemplos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULAS PROGRAMADAS 
Conteúdo: Prática Profissional
Turma: 11
Professor: Boeira
Aulas referentes aos dias: 17-04 e 24-04 


ATIVIDADE DE PESQUISA: Faça uma pesquisa sobre cada tema abaixo. 
O  QUE PESQUISAR:   O modo como é feito. 

TEMA: Tubulações Elétricas
              Tubulações Convencional
              Tubulação Aparente

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  18 E 22/04/2020

Turma: 11
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Organizações

Atividade: Responder ao questionário referente ao conteúdo sobre “Tipos de Organizações – Empresas, Entidades e Classificações”.  (Páginas 9,10,11,12,13 e 14 do polígrafo).

QUESTIONÁRIO:
1. Cite os tipos de organização:
2. Qual o tipo mais antigo de organização?
3. Cite duas características da Organização Linear:
4. O que é comunicação formal?
5. Em que se baseia a organização do tipo Funcional?
6. O que representa a forma de pirâmide?
7.  Como a empresa deverá ser dividida quando seu tipo de organização é Funcional?
8. O que é Empresa?
9. Como podemos classificar as empresas quanto à propriedade?
10. Qual a diferença entre empresas públicas e empresas privadas?
11. O que são empresas de Economia Mista?
12. Cite a diferença entre empresas públicas e empresas privadas.
13. Como podem ser classificadas as empresas quanto ao tamanho?
14. De que forma as cooperativas se diferenciam das demais associações de pessoas?
15. Cite três características das cooperativas.
16. Qual o principal objetivo das empresas terceirizadas?
17. De onde provem os recursos das empresas públicas?
18. Como podem ser as empresas de acordo com a atividade desenvolvida?
19. Cite exemplos de empresas terciárias.


Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA DE ORGANIZAÇÃO E NORMAS REFERENTE AOS DIAS  28 E 29/04/2020
Turma: 11
Professor: Roselito de lima Freitas
Conteúdo: Trabalhador na Constituição Federal

Atividade: Responder ao questionário referente ao conteúdo sobre “Trabalhador na Constituição Federal”.  (Páginas 14,15,16,17,18,19,20,21 e 22 do polígrafo).

QUESTIONÁRIO:
1. O que é o SIMPLES NACIONAL?
2. Qual a diferença entre ME e EPP?
3. Cite três direitos fundamentais dos trabalhadores brasileiros, assegurados pela Constituição Federal.
4. Qual deve ser a jornada normal de trabalho?
5. Como deverão ser pagas as horas extraordinárias?
6. No que consiste o princípio de igualdade salarial?
7. Em que consiste o 13º salário?
8. Qual deve ser a remuneração do empregado durante as férias?
9. Em que consiste o FGTS?
10. Quais os trabalhadores que tem direito de receber o abono do PIS?
11. Quando o trabalhador terá direito de receber o salário família?
12. O que é comunicado de dispensa?
13. Quais os documentos que deverão ser entregues ao trabalhador, por ocasião da homologação?
14. O que é adicional de periculosidade?
15. O que é adicional de insalubridade?
16. Os adicionais de insalubridade e periculosidade são cumulativos? Justifique:


Obs. Para aqueles alunos que não receberam o polígrafo de Organização e Normas, favor entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: alunostecnico2016@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
       Bom Dia!

                                             Orientação Escolar

Desejamos a todos uma excelente semana.

Segue um texto para ler e refletir compartilhe com seus amigos e família


NOTA DE R$ 100,00






Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.

Ele perguntou:

“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?”

Todos ergueram a mão...

Então ele disse:

“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota.
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?”
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.

Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”

Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.

Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

Estamos com saudade!

Quem puder #FIQUE EM CASA!
               
                                                                        27/04/2020

AULAS PROGRAMADAS DE DESENHO TÉCNICO REFERENTE AOS DIAS 07, 14, 18 E 28/04/2020

Turma: 11

Professor: Jorge Jose Berzagui Ferri

Conteúdo: Desenho Técnico

Atividade: Estudos das Normas Técnicas Brasileiras NBR

Estudos referente as aulas do dia 07/04
Ler com atenção a NBR 8403 e retirar no mínimo 5 (cinco) questionamentos.

Estudos referente as aulas do dia 14/04
Ler com atenção a NBR 10068 e retirar no mínimo 5 (cinco) questionamentos

Estudos referente as aulas do dia 18/04
Ler com atenção a NBR 10582 e retirar no mínimo 5 (cinco) questionamentos.

Estudos referente as aulas do dia 28/04
Ler com atenção a NBR 13142 e retirar no mínimo 5 (cinco) questionamentos

4 comentários:

  1. Professores e alunos da Turma espero que estejam todos bem. Passo por aqui para deixar o carinho e agradecimento pela dedicação e qualidade de suas aulas.Um abraço afetuoso da Equipe Diretiva. Orientadora Prof Cíntia

    ResponderExcluir
  2. Os alunos que estejam com alguma necessidade que a Orientação Escolar possa auxiliar . Estamos a disposição para ajudar no que for possível.Quem puder fica em casa. Prof Cíntia

    ResponderExcluir
  3. nao achei nada de tubulação convencional. oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tubulação chumbada na parede (Pode ser madeira, drywall ou alvenaria)

      Excluir