72




ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 12 - 06 à 10/07/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓




























-----------------------------------------------------------------------------------------------------



ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 29/6 a  04/07/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓



Aulas programadas:referente aos dias:29/6 e 02/7/20 Disciplina:Ciências. Prof. Mário
Céulas eucariontes e células procariontes
Existem “dois” tipos básicos de células: as eucariontes e as procariontes.
·         As células eucariontes: possuem ____________ que delimitam a maioria das organelas no interior do citoplasma. Essas células caracterizam-se por ter o ________ bem definido, cujo conteúdo é envolto por uma ____________. As células animais e as vegetais são exemplos de células ___________.

·         As células procariontes: se caracterizam por apresentar apenas uma ________ plasmática. Essas células não possuem _______ bem definido, e seu (DNA) encontra-se diretamente no citoplasma. As bactérias são seres vivos constituídos por uma única célula procarionte. A maioria das bactérias apresenta uma ________________ externa à membrana e confere formato às células plasmática, que auxilia na proteção bacterianas.

CÉLULA:____________
CÉLULA:___________
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula de Geografia
Professor Marcelo Zanoni
Aula relativa aos dias 02 e 03/07
Olá
Analise as imagens e leia o material abaixo.
Atividade: Realize o movimento de orientação geográfica, assim como mostram as imagens, em seu pátio, apontando o braço direito para a direção Leste (direção onde “nasce” o Sol) e o braço direito esquerdo para o oeste.
Registre através de fotografia.

Não é preciso imprimir as imagens.
Boa semana para todos, cuidem-se, se possível fiquem em casa.
Email do professor: marcelozanoni800@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA – PROF. CARINI TEDESCO
DE 29/06 A 03/07

Vamos trabalhar os valores em determinadas situações.
 Lembrando...
 O que são valores? Quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Quando manifestamos preferência por uma coisa em vez de outra, temos certos motivos para justificar nossa decisão. Nessas decisões estamos seguindo nossos valores. Valores são os princípios que norteiam nossas vidas e nos ajudam a compreender o porquê de nossos comportamentos. 

 NA SALA DE AULA

Alguns valores podem ser considerados como principais para a formação da cidadania, como:
- Cooperação: onde o aluno percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade;
- Sinceridade: quando buscamos confiança nos outros, mas principalmente quando exercemos nossa própria sinceridade, estando certos ou não em nossas ações;
- Perdão: perdoar é não guardar ressentimento contra ninguém, é se livrar das amarras impostas pelo rancor;
- Respeito: princípio básico para receber respeito. Quem não desenvolve o hábito de respeitar os outros, acaba não sendo respeitado;
-Diálogo: para resolver impasses, divergências de opiniões, nada melhor que o diálogo, a conversa de qualidade que coloca os pingos nos “is”. Conversar, trocar ideias e buscar explicações sem acusar o outro é uma forma de se livrar dos embaraços;
- Solidariedade: essa é a palavra que vincula afetivamente entre as pessoas. Ser solidário é uma grande virtude, o sujeito demonstra sua preocupação com o outro, ajudando a construir uma sociedade mais justa;
- Não agredir: violência gera violência, isso todo mundo sabe, portanto não se deve agredir ninguém com palavras e muito menos fisicamente;
- Bondade: esta é uma forma de demonstrar respeito ao seu semelhante. Ser bondoso e atencioso com as pessoas só faz com que receba bondade dos outros. Bem diz o ditado “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, ou seja, a pessoa que causa o sofrimento do outro, receberá o mesmo tratamento.
Passar esses conceitos ajudará o grupo no desenvolvimento de suas capacidades e responsabilidades, além do crescimento em suas relações interpessoais, pois perceberá que seus direitos serão garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos outros e vice-versa.
                                                                          Por Jussara de Barros (Graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escola)

NA SOCIEDADE

Qual é a importância dos valores para a formação de uma sociedade igualitária?

Como foi visto, os valores são parte de passagens de documentos como a Declaração dos Direitos Humanos e das regras de diversas organizações e instituições ao redor do globo. Eles não são, portanto, algo intrínseco apenas das religiões, mas da natureza de uma sociedade justa e igualitária.
Para conviver em sociedade, um indivíduo precisa perceber que nem todas as pessoas pensarão como ele ou se adequarão ao seu estilo de vida. Compreender essa diversidade (que pode ser caracterizada em crenças religiosas, políticas ou orientação sexual) e respeitá-la é fundamental para termos um mundo melhor.
Os valores morais são uma síntese desse tipo de comportamento: o de perceber as diferenças entre pessoas, suas vidas e suas culturas e respeitá-las. Desse modo, é possível estender a mão aos nossos irmãos sempre que necessário sem os discriminar por sua cor, crença ou suas particularidades e escolhas pessoais. É, em outras palavras, o famoso ‘’fazer o bem sem olhar a quem’’, praticando a verdadeira fraternidade.
Nesse sentido, não basta não fazer mal ao outro, mas é importante também se esforçar para que a nossa sociedade seja mais justa e moral. inclusão social, por exemplo, pode e deve ser praticada desde a infância. Quando as crianças convivem com pessoas diferentes, elas têm a oportunidade de aprender a empatia e o respeito e, com isso, podem se tornar ativas na inclusão.
Por esse motivo, amar ao próximo  é um dos pilares mais importantes de uma sociedade sem tantas desigualdades e sofrimento. Afinal, ao encararmos todos os seres humanos como nossos irmãos e respeitá-los como nossos iguais, é muito mais fácil gerar inclusão e diminuir os conflitos de nossa sociedade.
Educação, pais e filhos. 
REFLEXÃO:
Em sua opinião como devemos agir na escola e na sociedade em geral? 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF.CARINI TEDESCO
 DE 29/06 A 03/07
 Uso do s e do z 
             O s é utilizado nas seguintes situações:
·       Nos adjetivos terminados pelos sufixos -oso / -osa que indicam grande quantidade, estado ou circunstância: bondoso, feiosa, oleoso.
·       Nos sufixo -ês, -esa, -isa que indicam origem, título ou profissão: marquês, francesa, poetisa.
·       Depois de ditongos: coisa, maisena, lousa.
·       Na conjugação dos verbos pôr e querer: pôs, quis, quiseram.
           O z, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:
·       Nos sufixos -ez / -eza que formam substantivos a partir de adjetivos: magro - magreza, belo - beleza, grande - grandeza.
·       No sufixo - izar, que forma verbo: atualizar, batizar, hospitalizar.


Escreve-se com  s

Escreve-se com  z
alisar
amizade
análise
aprazível
atrás
azar
através
azia
aviso
desprezo
gás
giz
groselha
prazer
invés
rodízio
jus
talvez
uso
verniz

 1- Assinale a única opção em que todas as palavras devem ser grafadas com S.
    A)
le...ar, atrá..., destre...a, parali...ar.
    B)
defe...a, quero...ene, qui...er, va...inho, fu...ilar.
    C)
Brá..., Vene...a, Queiro..., Sou...a
     D) 
ga...eificar, ga...olina, empre...a, anali...ar.
     E) 
            pre...ado, co...inha, fuga..., ro...áceo, xadre…


2- Assinale a alternativa correspondente à grafia correta dos vocábulos:

 1. desli___e;   2. vi___inho;   3. atravé___;    4. empre___a
       A) z - z - s – s
       B) z - s - z – z 
       C) s - z - s – s
       D) s - s - z – s
       E) z - z - s - z
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Aula de Matemática 
Professora: Mara Luciana da Silva.

Exercícios (operações com frações)
Vamos trabalhar adição e subtração com denominadores diferentes:
        Quando os denominadores são diferentes temos reduzir ao menor denominador comum(m.m.c) e após somar ou subtrair os numeradores.

 Exemplos:
1)1/ 2 + 3/ 8 =
 Vamos fazer a redução ao menor denominador comum;
M.M.C  de 2 e 8 = 8 ;
 Agora divide o 8 pelo denominador da primeira fração 8:2= 4 , multiplica pelo numerador 4.1 = 4 , fica 4/ 8 ;
 Faz com a segunda fração a mesma coisa(divide pelo denominador e multiplica pelo numerador), 8:8= 1, 1.3= 3, fica 3/8. A segunda fração fica igual, pois o denominador é 8.
 Agora que os denominadores ficaram iguais somam-se os numeradores e conserva-se (só copia) o denominador.
4/8 + 3/8 = 7 / 8

2)1/4 + 1/ 6 =
M.M.C 4 e 6 = 12
Divide 12 por 4, multiplica por 1, 3/12;
Divide 12 por 6, multiplica por 1, 2/12;
Fica = 3/12 + 2/12 = 5/12

3)2/ 3 – 1/ 2 =
M.M.C 3 e 2 = 6
Divide 6 por 3, multiplica por 2, 4/ 6 ;
Divide 6 por 2, multiplica por 1, 3/ 6
Fica= 4/ 6 – 3/ 6 = 1/ 6
 1)Efetua as adições:
 a) 1 / 4 + 1 / 6     b) 2 / 5 + 3 / 4       c) 1 / 9 + 2 / 3      d) 1 / 2 + 1 / 4      e) 1 / 8 + 1 / 4 
 f) 1 / 5 + 2 / 7      g) 3 / 4 + 1 / 6       h) 1 / 3 + 2 / 7      i) 2 / 9 + 1 / 3       j) 3 / 8 + 1 / 4 

2)Efetua as subtrações:
 a) 2 / 3 – 1 / 2      b) 2 / 5 – 1 / 4       c) 5 / 6 – 1 / 4      d) 1 / 4 – 1 / 8      e) 3 / 4 – 5 / 8

f) 1 / 2 – 1 / 4       g) 5 / 8 – 2 / 5       h) 1 / 4 – 1 / 6      i) 2 / 3 – 1 / 4       j) 1 / 2 – 2 / 5 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade Programada de História
Professor Anderson
 Semana de 29/06 até 04/07

O início do período conhecido como Idade Média está diretamente ligado ao processo de ruralização ocorrido na Europa. Esse processo, mais adiante dará início a um novo sistema social, econômico e político, estamos falando do FEUDALISMO. Pesquise sobre o processo de ruralização na Europa e responda as questões abaixo.

  1. O que significa a palavra ruralização?

  1. O que estava acontecendo na Europa, que obrigou as pessoas a buscarem melhores condições de vida no campo?

Email do professor: profandergomes@gmail.com


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 
Data: 29/06/2020

CONTEÚDO: Países, Nacionalidades, leitura e tradução.
ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

1)      Leia, copie e traduza as expressões no seu caderno:

COUNTRIES
United States
Argentina
Australia
Brazil
England
Canada
China
France
Germany
Ireland
Italy
Japan
Mexico
Portugal
Spain

2)      Escolha um dos países acima e faça uma pesquisa sobre o mesmo:
a)      Continente:
b)      Nacionalidade:
c)      Hemisfério:
d)      População:
e)      Economia:
f)       Gastronomia: 

*********************************************************************************************************

Atividades Programadas
Semana 11
Artes- Professora Gisele

Caros alunos, assistam o vídeo linkado abaixo sobre o artista Cândido Portinari e respondam as perguntas em seu caderno seguindo as informações do vídeo.

Link para o vídeo: https://youtu.be/Obz0gSEvm2Y

Responda as questões abaixo sobre o vídeo "Traçando Arte - Cândido Portinari"

1- A traça Jean Pierre é francesa. Quais museus franceses Jean Pierre cita no vídeo? 
(  )Museu do Louvre e Museu D'Orsay
(  )Museu Alemão
(  )Museu Smithsonian
2- Portinari foi um artista brasileiro apaixonado pela cultura do país. Qual país ele mais retratou em suas obras? 
(  )Brasil
(  )França
(  )Alemanha
3- Quantas obras Cândido Portinari pintou durante sua vida? 

(  )20 obras
(  )300 obras
(  )5000 obras
4- No vídeo, as traças Trácio e Jean Pierre debatem sobre as obras de Portinari. Uma das obras é nomeada no vídeo. Qual nome de obra aparece na animação? 

(  )O Fazendeiro
(  )O Lavrador de Café
(  )Noite Estrelada
5- Na adolescência, Portinari foi enviado ao Rio de Janeiro para estudar e durante esse tempo, pintou uma obra que recebeu um prêmio. Qual o nome desta obra premiada? 

(  )Retrato de Diego Rivera
(  )Retrato de Tarsila do Amaral
(  )Retrato de Olegário Mariano


Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678. Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3

                              

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 10 - 22 à 26/06/2020
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


Aula: referente aos dias:22 e 25/6/20. Disciplina: Ciências. Prof. Mário.
 Turmas: 71/72/ e 73.
Em nosso planeta existe grande diversidade de seres vivos. Eles interagem entre “si” e com os elementos não vivos dos ecossistemas a fim de obter condições adequadas para sua sobrevivência. Apesar dessa grande diversidade de seres vivos, eles possuem características em comum que os diferenciam dos elementos não vivos. Entre essas características, podemos citar:
·         Apresentam organização _____________;
·         Possuem ciclo de _________;
·         Têm metabolismo;
·         São capazes de se __________________;
·         São capazes de responder a estímulos do ________________.
Os animais, os vegetais e as bactérias são exemplos de seres vivos. As rochas, o solo e o “ar” são exemplos de elementos não _________.
-Membrana plasmática: é uma membrana que delimita a ______, separando seu conteúdo interno do meio externo. Entre outras funções, a membrana plasmática participa do reconheci-mento de substâncias e na comunicação entre as células; atua selecionando e regulando a entrada e à saída de substâncias resultantes dessas atividades.
Estruturas celulares
          A=
C=B=

-Citoplasma: é um material _________ formado por água e outras substâncias. No citoplasma encontram-se estruturas denominadas ____________, que são responsáveis pela execução de diversas atividades vitais para a célula. A maioria das organelas é delimitada por ___________.
-Núcleo: é uma estrutura que se localiza no interior da ________ e onde se encontra a maior parte do (DNA). Essa molécula armazena e transmite informações importantes para o  funciona-mento da célula. O núcleo é delimitado pela membrana ___________.                                                      
------------------------------------------

DISCIPLINA:  PROJETO DE VIDA
PROFESSORA:  CARINI TEDESCO

22/06 A 26/06

Na aula anterior nós trabalhamos os valores sociais. Então, continuaremos a trabalhar nesta aula.

Construa a sua árvore dos valores. Coloque na árvore os valores que você julga importante.

  ------------------------------------------
 ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. CARINI TEDESCO
 DE 22/06 A 26/06
 CRÔNICA
A Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.
Além de ser um texto curto, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano (do dia a dia). Podem ser textos humorísticos ou também para fazer críticas.

O Homem Trocado  
(Luís Fernando Veríssimo)

O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.
– Tudo perfeito – diz a enfermeira, sorrindo.
– Eu estava com medo desta operação…
– Por quê? Não havia risco nenhum.
– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos…
E conta que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca
de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
– E o meu nome? Outro engano.
– Seu nome não é Lírio?
– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e…
Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.
– O senhor não faz chamadas interurbanas?
– Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
– Por quê?
– Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:
– O senhor está desenganado.
Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
– Se você diz que a operação foi bem…
A enfermeira parou de sorrir.
– Apendicite? – perguntou hesitante.
– É. A operação era para tirar o apêndice.
– Não era para trocar de sexo?


Trabalhando o texto:
1)   1-  Justifique o título do texto.
2)  2-    Indique que consequências os seguintes fatos têm na narrativa:
   a) Troca na maternidade.
   b) A ida de outro bebê para sua mãe.
   c) Engano do cartório.
   d) Engano do computador.
   e) Engano da companhia telefônica.
   f) Engano do médico.

3)     3- Observe a fala do médico: “— O senhor está desenganado”. Qual o sentido da palavra “desenganado”?

4)      4-Por que o narrador não fica apreensivo com este diagnóstico?

  5)Por que, no contexto, o uso da palavra “ desenganado” gera humor?

  6) Comente o final da crônica. Como se produziu o humor nessa passagem?

   7) Sublinha na frase “ Comigo, sempre há risco”, um pronome  oblíquo.

   8)  Circula na frase “ Eu estava com medo desta operação...”, um pronome pessoal reto.

   9) Circula na frase “ O senhor está  desenganado”, um pronome de tratamento.
 ------------------------------------------
Aula de Matemática

Professora: Mara Luciana da Silva.
Relembrando:Múltiplos de um número:
 Exemplo:
Múltiplos de 3:
Multiplicamos o 3 pelos números naturais.
N naturais { 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,...}    infinito ( não tem fim)
M 3 {0,3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,...}    infinito(não tem fim)

1)Escreve o conjunto dos múltiplos de:
a)6              b)3                 c)12             d)2              e) 7            f)5          g)8      h)11

i)1              j)4                  k)9               l)10             m)15          n)20       o)18   p)17

 2)Lotemática!
                Lotemática! Puxa, vida! Será que estou nessa?
                       
Verifica de qual dos três números colocados nas colunas, cada número dado é múltiplo:

1
X
2
16
2
3
5
20
3
9
10
14
4
5
2
35
2
5
4
100
3
5
9
25
5
2
4
1
X
2























  
Relembrando M.M.C (menor múltiplo comum diferente de zero )
Exemplos:
1)Múltiplos de 3   {0,3,6,9,12,15,18,21,...}    Múltiplos de 4 {0,4,8,12,16,20,24,28,32,...}
 M.M.C 3,4  = 12
 2)Múltiplos de 5 {0,5,10,15,20,25,30,...}   Múltiplos de 15 { 0,15,30,45,60,...}
 M.M.C 5,15 = 15

1) Encontra o menor múltiplo comum (m.m.c) de:

a)6 e 3        b)12 e 6         c)2 e 5         d)3, 2 e 6     e)8 e 10          f)5 e 15      g)2 e 7 


h)2 e 6        i)6 e 10          j)15 e 18      l)20 e 25     m)5, 10 e 15   n)6 e 12      o)7 e 14 

Redução ao menor denominador comum de duas ou mais frações:
Exemplo:
1/ 2 e 3/ 4 , faz  o M.M.C de 2 e 4 . É 4.
Divide o 4 pelo denominador da primeira fração , o resultado multiplica pelo numerador da primeira fração ,  fica assim: 2/4  . Faz com a segunda a mesma coisa. Dividindo 4 por 4 = 1 e multiplica por 3 = 3. Teremos frações equivalentes:  2/4 e 3/4   
 Outro exemplo:
5/ 7 e  4/ 5
Faz m.m.c de 7 e 5 = 35 . Divide 35  por 7 e o resultado multiplica por 5 , 25/35 . Com a segunda fração, divide 35 por 5 e o resultado multiplica por 4, 28/ 35.  Teremos frações equivalentes: 25/ 35  e 28/ 35 .
  
1)Reduze as frações ao menor denominador comum:
a) 1 / 5  e  2 / 3          b) 2 / 10  e 1 / 5       c) 6 / 9  e  2 / 3          d) 1 / 8  e  5 / 6       e) 3 / 7   e  5 / 2 


f) 1 / 2 , 1 / 4  e  2 / 3      g) 4 / 6 , 2 / 3  e  1 / 4       h) 2 / 5 , 3/ 10  e 1 / 2      i) 2 / 3 , 4 / 9   e  1 / 2 

Ótimas atividades! “Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.” Mara Lu.



----------------------------------------------------------




Aula Programada – Geografia
Professor Marcelo Zanoni
Aula relativa ao dia 26/06
Olá
Com base nos exemplos responda as atividades em seu caderno.
Não é preciso imprimir as imagens.
Boa semana para todos, cuidem-se, se possível fiquem em casa.



------------------------------------------
AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 


Data: 22/06/2020
CONTEÚDO: Leitura e tradução.
ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 

1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:

TELEPHONING
Joe: Hello, mother! It's me, Joe.

Mother: Hello, dear! How are you?
Joe: I am fine. And you, mother?
Mother: I am very well, thanks God. Where are you, my son?
Joe: I am in Rio, at the beach. Copacabana beach.
Mother: Is it sunny in Rio?
Joe: Oh, Yes! It is very hot here. The weather is very good for a swim.
Mother: Oh, that's nice. Have a nice time, my son. Good bye.

Joe: Good bye, mother.


2)     Pesquise imagens (recortes, desenhos ou fotos) que representem o diálogo acima e faça a ilustração do mesmo: 




----------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades programadas de Artes
Professora Gisele
Aula referente ao dia 24 de junho

Copie o texto o texto abaixo em seu caderno de Artes.


Auto Retratos
Quando falamos sobre autorretratos, geralmente quem tem mais contato com arte costuma logo associar a imagem de Frida Kahlo.
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos do México. Inspirada na cultura popular do país, ela empregou um estilo de arte popular ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana.
O trabalho de Kahlo como artista permaneceu relativamente desconhecido até o final dos anos 1970, quando seu trabalho foi redescoberto por historiadores de arte e ativistas políticos. No início dos anos 1990, ela se tornou não apenas uma figura reconhecida na história da arte, mas também considerada um ícone para Chicanos, o movimento feminista e o movimento LGBTQ. O trabalho de Kahlo tem sido celebrado internacionalmente como emblemático das tradições nacionais e indígenas mexicanas e pelas feministas, pelo que é visto como uma descrição intransigente da experiência e forma feminina.

Atividade

Inspirado na obra de Frida, crie um autorretrato utilizando a técnica de desenho ou pintura que preferir. A composição deve ser feita em folha de ofício ou desenho e ter margens de 2 centímetros.


Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo e-mail projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou pelo whatsapp 051 98042 0678.

Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Atividade Programada de História
Professor Anderson
23/06


Olá alunos. Na aula desta semana vamos combater um pouco do preconceito que muitas pessoas têm com relação à Idade Média. Para algumas pessoas esse período é conhecido como "Idade das Trevas", isso porque, muitos acreditam que a humanidade não evoluiu o bastante, há quem diga até que regredimos. Talvez por causa de vários fatores como a falta de comida, as péssimas condições de higiene e até uma grande epidemia que acabou com cerca de um terço da população da Europa na época ( se quiser saber mais, pesquise sobre a Peste Negra). No entanto, ao analisar com atenção, é possível identificar uma série de avanços e descobertas importantes para o ser humano nesse período.
Atividade:

Pesquise uma importante invenção medieval (Idade Média) e preencha os dados abaixo:

  1. Nome da invenção ou descoberta:
  2. Ano em que foi criada (aproximadamente):
  3. O que mudou com essa nova tecnologia?


Bom trabalho!















----------------------------------------------------------



ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 9 - 15 à 20/06/2020
Observação: 20/06- Sábado Letivo válido por sexta-feira.
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

  ----------------------------------------------------------
Disciplina:Ciências. Prof. Mário

Aulas programadas:referente aos dias:15 e 18/6/2020
Turmas:71/72 e 73.
Características dos seres vivos
Uma característica comum aos Seres vivos, e que os diferencia dos elementos não vivos, é o fato de serem formados por uma ou várias células. A ________ é a unidade básica que constitui os sers vivos. Em geral, as células são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu, somente com auxílio de ______________. Alguns seres vivos, como os animais e os vegetais, são constituídos por bilhões de células. No entanto, existem outros que são formados por apenas uma célula, como é o caso das bactérias e dos protozoáriosOs seres vivos formados pela associação de mais de uma célula são chamados _______________ e os formados por apenas uma célulanão associada a outras, são chamados _______________. Em um ser vivo pluricelular, podemos encontrar diferentes tipos de células com funções especializadas.
NEURÔNIONEURÔNIO


HEMÁCIAS
Apesar de possuírem forma, funções e tamanho variados, geral-                                                    mente as células dos animais e dos vegetais têm uma estrutura                                                      básica comum,formada por:
(A) ______________________;
 (B) ______________________
 (C) _____________.



  ----------------------------------------------------------


DISCIPLINA:  PROJETO DE VIDA
PROFESSORA:  CARINI TEDESCO

15/06 A 20/06


Os valores sociais enquanto instrumento de manutenção ou transformação da sociedade 
           
          Os valores sociais são valores compartilhados coletivamente e, geralmente, ocupam uma função
normativa na sociedade. Muitas vezes tais valores sociais têm como intuito melhorar ou manter a ordem social e os padrões estabelecidos no âmbito de uma determinada sociedade. Neste sentido, podemos considerá-los como instrumentos de transformação ou manutenção da sociedade.
            Desde que nascemos, a partir de nossa convivência em sociedade, recebemos um conjunto de ensinamentos como, por exemplo, sobre o que é considerado certo e o que é considerado errado. Assim, pouco a pouco, vamos aprendendo alguns valores que ao mesmo tempo em que são impostos a nós pela própria sociedade, também acabam por moldar nossa forma de entender a realidade, agir nela e nos relacionarmos uns com os outros.
            Os valores sociais são estabelecidos com o intuito de melhorar o convívio em sociedade. Eles são postulados dentro de uma comunidade tendo em vista uma vida segura e tranquila para todas as pessoas. Além de influenciar diretamente na forma como as pessoas interagem entre si, já que orientam as condutas e comportamentos dos indivíduos.
            É neste sentido que podemos relacionar os valores sociais vigentes numa sociedade às normas sociais que são estabelecidas por ela. As normas sociais, por sua vez, agem no âmbito do que é permitido ou não fazer em sociedade e, assim, fornecem coesão ao grupo.
            As normas sociais podem ser diretas, quando são estabelecidas através das leis; ou até mesmo indiretas, como em casos em que sabemos que devemos agir de uma determinada maneira, mesmo que isto não seja uma determinação legal, mas sim moral e/ou ética.
            Necessário destacar o papel exercido pelas instituições sociais para o estabelecimento e perpetuação desses valores e normas sociais vigentes e/ou desejados. Instituições sociais como a religião, a escola, a família, o direito, e, inclusive o Estado, por exemplo, funcionam de modo a ensinar e impor tais valores através de suas regras e sanções aplicadas aos comportamentos considerados dissidentes. Lembrando que tais sanções podem ser físicas, psicológicas ou sociais. Por exercerem um importante papel na composição e na configuração das sociedades, as normas sociais sempre foram ponto de diversas reflexões e considerações de autores/as da Sociologia.
            Importante lembrar que, ainda que os valores e normas sociais sejam uma construção coletiva, o indivíduo tem sua capacidade de escolha individual. Neste sentido, na medida em que suas ações e escolhas estão de acordo com tais valores e normas compartilhados coletivamente, este indivíduo se adequa aos padrões de legalidade e/ou inclusão. Em contrapartida, ao se distanciar destes valores e normas caminha-se para situações de ilegalidade/criminalidade, marginalização e/ou exclusão.
            Desta forma, podemos considerar que certos valores e normas podem ser vistos como instrumentos de manutenção da ordem e do padrão estabelecidos para o funcionamento da sociedade.
            Por outro lado, temos que considerar, também, que alguns valores e normas, muitas vezes, perduram por gerações e, em certo momento, deixam de corresponder às transformações ocorridas na própria sociedade e às expectativas dos indivíduos.
            Sendo assim, através de reivindicações e manifestações sociais, por exemplo, ou através do estabelecimento de novas leis e regras oficiais, observamos a possibilidade de revisão e, até mesmo, alteração dos valores sociais e das normas vigentes na sociedade. Neste sentido, podemos considerá-los meios de transformação da sociedade.
            Outra forma de relacionar os valores sociais às possibilidades de transformação da sociedade, diz respeito àqueles valores cuja determinação não é de cunho legal (ou seja, não é prevista por lei). Mas sim estabelecidos através de valores éticos ou morais que regem aquela coletividade. Como por exemplo o respeito, a tolerância, a solidariedade ou a honestidade. Neste sentido, não é incomum ouvirmos ou conhecermos alguém que diga que “vivemos uma crise de valores na sociedade” e, sendo assim, necessitamos retomar e reativar os mesmos. Assim, seria possível não somente alterar o curso da sociedade – que, com a perda de tais valores, se encaminharia para a destruição – como, consequentemente, também transformá-la.
            Por fim, é importante considerar que os valores sociais e as respectivas normas sociais estabelecidas, são compartilhados no âmbito de uma determinada sociedade e podem variar culturalmente.

                                                               ATIVIDADE

Após a leitura do texto, escreva o que você entende por valores sociais.


  ----------------------------------------------------------

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. CARINI TEDESCO
 DE 15/06 A 20/06
 Sapo a passo
            Não, a gente não errou o título. Sapo a Passo é o nome do livro de Laurent Cardon que brinca, exatamente, com o passo a passo da vida de um sapo. Você já deve saber que os sapos nascem girinos, depois crescem e podem sair da água para dar uma voltinha pela terra. Neste livro divertido, sem palavras, Laurent mostra o quanto o girino da história queria crescer. Ele adoraria acompanhar seu pai, mas não podia sair da água. O processo demorou até ele perder a cauda e virar sapo. E, quando isso aconteceu, o sapinho ficou tão entusiasmado que fez caras e caretas sem perceber que a saparada toda estava de olho nele. Que vergonha!
 Aryane Cararo. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>.

Questões
Questão 1 – O texto tem o objetivo de:
 a) emocionar
b) divulgar
c) informar
d) orientar
 Questão 2 –  Na passagem “Ele adoraria acompanhar seu pai, mas não podia sair da água.”, o pronome em destaque classifica-se como:
 a) indefinido
b) possessivo
c) pessoal
d) demonstrativo
 Questão 3– No trecho “O processo demorou até ele perder a cauda e virar sapo.”, o pronome “ele” substitui:___________________________________________________________________

Questão 4-Classifique os pronomes destacados:
  1-Pronome indefinido.                               
  2-Pronome possessivo 
  3-Pronome demonstrativo.
  (     ) “[…] a saparada toda estava de olho nele.”
  (     ) “Ele adoraria acompanhar seu pai […]”
  (     ) “E, quando isso aconteceu […]”

Questão 5-  Reescreva as frases substituindo os pronomes destacados pelos pronomes pessoais do caso reto correspondentes:
      a)      Eu e  Roberto viajaremos nas férias escolares._____________________________________
      b)      Os meninos jogaram bola a tarde toda.___________________________________________
      c)       Bruna faltou à aula para ir ao médico.__________________________________________
      d)      Márcia e Laura jantaram juntas depois do trabalho.____________________________________
      e)      O ladrão correu muito, mas foi preso pela polícia.______________________________________

      Questão 6- Relacione as colunas:

      A)Os meus livros ficam nesta estante.                  (     )pronome pessoal do caso reto
      B)Alguém perguntou por ti.                                  (     ) pronome pessoal do caso oblíquo       
      C)Tudo o que você diz importa para mim.           (     )  pronome pessoal do caso oblíquo                 
      D)Que mal eu lhe fiz?                                          (     ) pronome pessoal de tratamento
E) E )Nós fizemos todos os exercícios.                      (     ) pronome possessivo
F)Aquele show foi um sucesso.                           (     ) pronome demonstrativo
G)Ele me entregou o embrulho.                           (     )pronome indefinido
H)Você quer se sentar aqui?                                (     ) pronome interrogativo

Questão 7-Complete as lacunas com “eu” ou “mim”:

 I. Eles partiram antes de _____.
 II. Eles partiram antes de _____ partir.
 III. Há alguma coisa para _____ fazer?
 IV. Para _____, a seleção brasileira é a favorita.
 V. Preciso de férias para _____ viajar.


Questão 8 - Em qual frase contém um pronome possessivo?

(     ) “Vem comigo, Junim!”
(     ) “O Rodrigo aqui vai ser nosso novo amigo!”
(     ) “Deixa disso! Vamos ao que interessa!”


Questão 9 – O pronome possessivo, identificado no exercício oito, refere-se:

(     ) à 1ª pessoa do singular.
(     ) à 3ª pessoa do singular.
(     ) à 1ª pessoa do plural.


Questão 10- Classifique o pronome “quem” em indefinido ou interrogativo.
 a) Quem é você?_______________________________________
 b) Quem cala consente.__________________________________


  ----------------------------------------------------------

AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 
Data: 15/06/2020

CONTEÚDO: Adjetivos, leitura e tradução.
ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 
 1)      Leia, copie e traduza para o inglês as frases no seu caderno:
a)      Ela é inteligente.
b)      O garoto é engraçado.
c)      Ele é esperto.
d)      O menino está aqui.
e)      Eles são amigos.
f)       O professor está atrasado.

2)      Escreva os adjetivos em português:
a)      Bad
b)      Good
c)      Blond
d)      Brunette
e)      Clean
f)       Dirty
g)      Polite
h)      Impolite
i)       Better
j)       Worse
k)      Funny
l)       Shy
m)   Interesting
n)      Boring
o)      Elegant
p)      Stubborn
q)      Nice
r)       Intelligent
s)      Comfortable
t)       Smart   

3)      Escolha um dos adjetivos acima e faça um desenho para ilustrar: 


  ----------------------------------------------------------


Aula de Matemática 
Professora: Mara Luciana da Silva.
Fração de um número:
O inteiro agora é um conjunto de elementos.
Exemplos:
 1)Num pacote havia 20 balas e  Mateus comeu 1 / 4  de balas. Quantas balas ela comeu?
Divide em 4 partes iguais:    5,    5,   5,   5 .      Ela comeu 5 balas

2) 1 / 3  de  12 cartões, quantos cartões são?
Divide em 3 partes: 4 , 4 , 4  .   São 4 cartões 

3)Quantos cartões constituem 1 / 8 de 24 cartões?







 Divide em 8 partes: 3,3,3,3,3,3,3,3. Sao  3 cartões   
 4) 2 / 8 de 24 cartões, quantos cartões são?
 Seis cartões.
 5) 2 / 3 de 12 cartões, quantos cartões são?
Oito cartões.
-------------------------------------------------------------
1) Calcula a fração indicada:
 a)1/ 6 de 18      b)1/ 4 de 12      c)1/ 8 de 48      d)1/ 3 de 12      e)1/ 4 de 16     f)3/ 4 de 16

g)1/ 3 de 21     h)1/ 6 de 12      i)2/ 7 de 28      j)3/ 5 de 30

2)Resolve:
a)Marta comprou 2 / 3 de uma peça de tecido que tinha 18 metros. Quantos metros de tecido Marta Comprou?
 b)Durante uma festa foram consumidos 4 / 5 de um barril de vinho de 80 litros. Quantos litros de vinho foram consumidos?
 c)Fábio tinha 150 bolinhas de gude. Vendeu 3 / 5 para  Rubens. Quantas bolinhas Rubens comprou?
 d)Em uma cesta estão guardados 5 / 6 de uma dúzia de laranjas. Quantas laranjas estão guardadas na cesta?
  3)Calcula:
a)1 / 4 de 8  laranjas                       b) 3 / 4 de 20 balões                   c) 1 / 7 de 49 limões

4)Resolve: 

Tinha

Vendi

Restaram
18 laranjas
1 / 3  .......
 ........
140 limões
1 / 4 ........
 ........
48 bombons
7 / 8 .......
 ........
25 bananas
3 / 5 .......
 .........
      

5)Simplifica as frações dadas: (divide em cima, numerador  e o debaixo, denominador pelo mesmo número)
  a) 4 / 8              b) 3 / 18            c) 2 / 10            d) 15 / 45         e) 25 / 5       f)2 / 10      g) 40 / 10                                 h) 2 / 8             i) 25/ 45            j)18/ 3              l)14/ 28             m)60/ 30      n)4/ 42      o)45/ 90                          p)49/ 7             q)14/ 63           r)35/ 55         s)36/ 18
 6)Resolve as somas e subtrações:
a) 1/6 + 1/6       b)10/ 5- 8/ 5         c)14/ 20 – 10/ 20    d)7/ 8 + 1/8 + 1/ 8

e)7/ 9 + 7/ 9     f)13/ 4 + 13/ 4       g)3/ 4 + 10/ 4         h)35/ 10 – 25/ 10
 Bons exercícios!
“A esperança é semelhante à flor em botão: precisa de uma luz para desabrochar.” Mara Lu.
 -------------------------------------------------------------------------------------
 Atividade de Geografia – Professor Marcelo Zanoni

Aula relacionada aos dias 18, 19 e 20/06

Olá
O ser humano, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventosa bússola e, mais recentemente, o GPS.
O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua
superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude)
com base nos princípios do círculo trigonométrico.

Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área coordenadamente em um espaço físico. Por exemplo, sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.
O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os 
paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.
As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.
Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).


 As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.

Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.
É possível pesquisar um local com as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Também é possível determinar as coordenadas de um local que já encontrou no Google Maps.
Obter as coordenadas de um local
  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google Maps Google Maps.
  2. Toque sem soltar numa área do mapa que não esteja etiquetada. Será apresentado um alfinete vermelho.
  3. Verá as coordenadas na caixa de pesquisa na parte superior.
Além de mostrar praticamente todos os lugares e possíveis rotas do mundo, o Google Maps é capaz de exibir as coordenadas (latitude e longitude) de qualquer ponto da Terra. Para isso, você só precisa colocar um alfinete no mapa e compartilhar o resultado consigo mesmo ou outras pessoas em um iPhone, iPad, dispositivo Android ou na versão desktop do site. Leia as dicas abaixo para descobrir mais!
Por exemplo, a minha localização aqui é:
Latitude 29º53’34.8 Sul
Longitude 50º15’23.0 Oeste
Atividade: Você consegue encontrar sua latitude e longitude exata, usando o Google maps?

As atividades devem ser enviadas para o e-mail marcelozanoni800@gmail.com
Grande abraço  
----------------------------------------------------------




Atividades programadas de Artes
Professora Gisele
Aula referente ao dia 17 de junho


Estamos no mês das famosas festas Juninas, que comemoram São João, São Pedro e Santo Antônio. No Brasil, estas festas são fortes características da nossa carga história e artística, já que estas são exemplos fortes da cultura e folclore do nosso povo.
Atividade
Caso você consiga imprimir a imagem abaixo, colorir a mesma utilizando suas cores favoritas! ATENÇÃO: Se você não te acesso à impressora, use a mesma imagem abaixo para se inspirar e criar um desenho sobre festa junina! Pode ser sobre o que você mais gosta na festa, a quadrilha, as barracas, as bandeirinhas... Solte sua criatividade!



Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou também pelo whatsapp 051 98042 0678.
Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3

































  ----------------------------------------------------------

ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 8 - 08 à 12/06/2020
11/06 (quinta-feira)- FERIADO CORPUS CHRISTI

↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


DISCIPLINA:  PROJETO DE VIDA
PROFESSORA:  CARINI TEDESCO

08/06 A 12/06

TODAS AS AULAS ENVIADAS DEVEM FICAR NO CADERNO!!!

 As atividades do mês de Junho deverão ser enviadas ao final de cada semana.
Então, segue abaixo o meu e-mail para que mandem as atividades realizadas do Projeto de Vida.
Lembrando que pode ser foto legível das atividades e deverá constar o nome completo do aluno, a turma e a data (a data pode ser por semana como foi colocada na parte superior da atividade).
 cariniassisfundamental@hotmail.com


Na aula anterior vimos o conceito de resiliência, então continuaremos a trabalhar esse conteúdo.
 
Várias letras de músicas conhecidas falam, com outras palavras, da atitude de resiliência. Vale ouvir alguma delas e fazer a interpretação das mensagens. Por exemplo, a canção “Tente outra vez” (Raul Seixas / Paulo Coelho / Marcelo Motta).

tENTE OUTRA VEZ
Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!

Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!

Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!
                          Raul Seixas
            Entendendo a música:
 1 – Você entendeu a ideologia da letra da canção?
 2 – Qual a mensagem da canção?
3 – Raul Seixas, nesta música, tenta passar uma mensagem de:
      a)   Desengano.
      b)   Otimismo.
      c)   Saudosismo.
      d)   Gratidão.
4- Em algumas línguas, a palavra crise é a mesma que oportunidade, ou seja, quando nos encontramos no momento de maior dificuldade, ai sim é que devemos perseverar, levantar a cabeça e acreditar que não estamos desamparados. Usar nossa criatividade e capacidade de entendimento para se auto reformar e sair ainda mais fortalecido deste momento inoportuno. Em que versos da canção da esse incentivo?

****************************************************************************


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. CARINI TEDESCO
 DE 08/06  A  12/06
 TODAS AS AULAS ENVIADAS DEVEM FICAR NO CADERNO!!!
 As atividades do mês de Junho deverão ser enviadas ao final de cada semana.
Então, segue abaixo o meu e-mail para que mandem as atividades realizadas de Língua Portuguesa.
 Lembrando que pode ser foto legível das atividades e deverá constar o nome completo do aluno, a turma e a data (a data pode ser por semana como foi colocada na parte superior da atividade).

Continuação dos pronomes.

3-Pronome Possessivo
 Os pronomes possessivos são aqueles que transmitem a ideia de posse.
 Exemplos:

·         Essa caneta é minha? (o objeto possuído é a caneta, que pertence à 1ª pessoa do singular)
·         O computador que está em cima da mesa é meu. (o objeto possuído é o computador, que pertence à 1ª pessoa do singular)
·         sua bolsa ficou na escola. (o objeto possuído é a bolsa, que pertence à 3ª pessoa do singular)
·         Nosso trabalho ficou muito bom. (o objeto possuído é o trabalho, que pertence à 1ª pessoa do plural)
Confira abaixo a tabela com as pessoas verbais do discurso e os respectivos pronomes possessivos:
Pessoas Verbais
Pronomes Possessivos
1ª pessoa do singular (eu)
meu, minha (singular); meus, minhas (plural)
2ª pessoa do singular (tu, você)
teu, tua (singular); teus, tuas (plural)
3ª pessoa do singular (ele/ela)
seu, sua (singular); seus, suas (plural)
1ª pessoa do plural (nós)
nosso, nossa (singular); nossos, nossas (plural)
2ª pessoa do plural (vós, vocês)
vosso, vossa (singular); vossos, vossas (plural)
3ª pessoa do plural (eles/elas)
seu, sua (singular); seus, suas (plural)

4- Pronome Demonstrativo
 Os pronomes demonstrativos são utilizados para indicar a posição de algum elemento em relação à pessoa seja no discurso, no tempo ou no espaço.
Eles reúnem algumas palavras variáveis - em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) - e as invariáveis.
Os pronomes demonstrativos variáveis são aqueles flexionados (em número ou gênero), ou seja, são os que sofrem alterações na sua forma. Por exemplo: esse, este, aquele, aquela, essa, esta.


Já os pronomes invariáveis são aqueles que não são flexionados, ou seja, que nunca sofrem alterações. Por exemplo: isso, isto, aquilo.

Observe o quadro abaixo para entender os pronomes demonstrativos variáveis em gênero e número:
Pronomes Demonstrativos
Singular
Plural
Feminino
esta, essa, aquela
estas, essas, aquelas
Masculino
este, esse, aquele
estes, esses, aqueles
 Exemplos:
·         Essa camisa é muito linda.
·         Aquelas bicicletas são boas.
·         Este casaco é muito caro.
·         Eu perdi aqueles bilhetes de cinema.

Atenção!
 Segue algumas dicas de uso dos pronomes demonstrativos:
A) Quando o elemento está com a pessoa que se fala ou próximo dela utilizamos: este, esta, estes, estas e isto.
Exemplos:
Este computador é meu.

Estas anotações foram feitas pela Carolina.


B) Quando o elemento está com quem se fala ou próximo desta pessoa utilizamos: esse, essa, esses, essas e isso.
Exemplos:
Esses lugares estão reservados.

De quem é essa bolsa que você está segurando?

 C) Quando o elemento não está com a pessoa que fala e nem com a pessoa com quem se fala, ou seja, está  longe delas utilizamos: aquele, aquela, aqueles, aquelas e aquilo.
Exemplos:
De quem são aquelas coisas ali jogadas?

Aquele prédio é o mais alto da cidade.

Para resumir essa explicação, veja o quadro abaixo com os exemplos:

Pessoas Verbais
Pronomes Utilizados
Localização do Elemento
Exemplo
Primeira Pessoa
este, esta, estes, estas, isto
quando o elemento está com a pessoa que fala
Isto não é meu.
Segunda Pessoa
esse, essa, esses, essas, isso
quando o elemento está com quem se fala
Isso não se faz.
Terceira Pessoa

aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo

quando o elemento não está com a pessoa que fala e nem com a pessoa com quem se fala, ou seja, está longe delas.

Aquilo é muito bonito.

 5-Pronome Interrogativo
 Os pronomes interrogativos são palavras variáveis e invariáveis empregadas para formular perguntas diretas e indiretas.
Exemplos:
·         Quanto custa a entrada para o cinema?
·         Informe quanto custa a entrada para o cinema.
·         Quem estava com Maria na festa?
·         Ela queria saber o que teria acontecido com Lavínia.
Confira abaixo a tabela dos pronomes interrogativos variáveis e invariáveis.
Classificação
Pronomes Interrogativos

Variáveis

qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas.

Invariáveis

quem, que.

 6-Pronome Indefinido
 Empregados na 3ª pessoa do discurso, o próprio nome já indica que os pronomes indefinidos substituem ou acompanham o substantivo de maneira vaga ou imprecisa.
 Exemplos:

·         Nenhum vestido serviu na Antônia. (o termo “nenhum” acompanha o substantivo “vestido” de maneira vaga, pois não sabemos de que vestido se fala)
·         Outras viagens virão. (o termo “outras” acompanha o substantivo “viagens” sem especificar quais viagens serão)
·         Alguém deve me explicar a matéria. (o termo “alguém” significa “uma pessoa cuja identidade não é especificada ou definida” e, portanto, substitui o substantivo da frase)
·         Cada pessoa deve escolher seu caminho. (o termo “cada” acompanha o substantivo da frase “pessoa” sem especificá-lo)

Veja abaixo a tabela com os pronomes indefinidos variáveis e invariáveis:
Classificação
Pronomes Indefinidos
Variáveis
algum, alguma, alguns, algumas, nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas, muito, muita, muitos, muitas, pouco, pouca, poucos, poucas, todo, toda, todos, todas, outro, outra, outros, outras, certo, certa, certos, certas, vário, vária, vários, várias, tanto, tanta, tantos, tantas, quanto, quanta, quantos, quantas, qualquer, quaisquer, qual, quais, um, uma, uns, umas.
Invariáveis
quem, alguém, ninguém, tudo, nada, outrem, algo, cada.

****************************************************************************



AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 
Data: 08/06/2020

CONTEÚDO: Leitura e tradução.
ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 
 1)      Leia, copie e traduza as frases no seu caderno:
a)      Suzy is beautiful.
b)      Peter is inteligente.
c)      Joe and I are friends.
d)      Anne is a student.
e)      Charles is a teacher.
f)       George and Tom are at heme.
g)      Mary is a dentist.
h)      Paty is in New York.
i)       John is very tired.
j)       The teacher is at school.

2)      Escreva os adjetivos a seguir em inglês:
a)      Fat
b)      Thin
c)      Hot
d)      Cold
e)      Beautiful
f)       Ugly
g)      Rich
h)      Poor
i)       Small
j)       Big
k)      Happy
l)       Sad
m)   Old
n)      Young
o)      Tall
p)      Short
q)      Cheap
r)       Expensive
s)      Fast
t)       late
****************************************************************************


Aula programada de Matemática
Professora : Mara Luciana 

Email: minhaescola.silva@gmail.com
Ao enviar as atividades colocar nome completo do aluno e turma.

Exercícios (operações com frações)
1)Efetua as adições e simplifica se possível:
OBS: denominadores iguais não precisa fazer mmc
1/ 4 + 1/ 4 =  2/ 4 simplica (divide em cima e embaixo por dois) = 1/ 2
 a) 1 / 4 + 1 / 4     b) 2 / 5 + 3 / 5       c) 1 / 9 + 2 / 9     
 d) 1 / 4 + 1 / 4      e) 1 / 8 + 1 / 8       f) 1 / 7 + 2 / 7     
 g) 3 / 4 + 1 / 4       h) 5 / 7 + 2 / 7      i) 2 / 9 + 1 / 9      
 j) 3 / 8 + 4 / 8 

2)Efetua as subtrações e simplifica se possível:
 a) 2 / 3 – 1 / 3      b) 4 / 5 – 1 / 5       c) 5 / 6 – 1 / 6     
 d) 6 / 4 – 1 / 4      e) 2 / 4 – 1 / 4       f) 2 / 2 – 1 / 2      
 g) 5 / 8 – 2 / 8       h) 3 / 4 – 1 / 4      i) 2 / 3 – 1 / 3      
 j) 4 / 4 – 2 / 4 

3)Calcula e simplifica os resultados, quando for possível:
 a) 2 / 5 + 1 / 5 + 2 / 5            b) 6 / 8 – 1 / 8 + 3 / 8           
 c) 4 / 6 – 3 / 6 + 5 / 6            d) 6 / 11 + 5 / 11 – 5 / 11        
 e)5 / 10 – 2 / 10 + 1 / 10       f)9 / 11 + 3 / 11 – 6 / 11
 g)6 / 8 + 2 / 8 – 5 / 8            h) 9 / 20 + 5 / 20 – 5 / 20     
 i) 6 / 9 – 4 / 9 + 5 / 9

4)Efetua: 5 / 9 + 1 / 9  -  x / 9 quando:
 a) x = 1     b) x = 3     c) x =  4      d) x = 5    e)x = 0

 5)Efetua: 3 / 5 +  x / 5 – 1 / 5 quando:
 a) x = 5       b) x = 6     c) x = 2      d) x = 4      e) x = 9
  
6)Efetua: 5 / 8 – x / 8 + 1 / 8 quando:
 a) x = 1       b) x = 5     c) x = 4       d) x = 2     e) x = 3

Ótimas atividades !
"O melhor do  futuro é que ele chega apenas um dia de cada vez!"  
---------------------------------------------------------------------------------------------- 

Atividades programadas de Artes
Professora Gisele
Aula referente ao dia 10 de junho


Arte Abstrata e Arte Figurativa

As obras de arte, especialmente as visuais, possuem duas tendências diferentes na forma de apresentação de uma obra: a figurativa e a abstrata.
Arte figurativa ou figurativismo - que retrata e expressa a figura de um lugar, objeto, pessoa ou situação de forma que possa ser identificado, reconhecido. Abrange desde a figuração realista, parecida com o real até a estilizada que não é tão fiel ao real, apenas sugere. O figurativismo segue regras e padrões de representação da imagem retratada.
Yara Tupinambá – Instituto e Bienal | Cultura - Cultura Mix
                         Obra “São João”, Yara Tupinambá. (Figurativa)

Arte abstrata ou abstracionismo: é um termo genérico utilizado para classificar toda forma de arte que se utiliza somente de formas, cores ou texturas, sem retratar nenhuma figura, rompendo com a figuração, com a representação naturalista da realidade. Podemos classificar o abstracionismo em duas tendências básicas: a geométrica e a informal.
                                                            Mostra reúne gravuras, esculturas e pinturas de Tomie Ohtake e ...
                       Obra “Cores”, Tomie Ohtake. (Abstrata)

Atividade para responder no caderno.
1. O que é Arte Figurativa? Como ela se divide?
2. O que é Arte Abstrata? Como ela se divide?
Exercícios práticos
Faça em uma FOLHA DE PAPEL SEM PAUTA:
1. Um desenho, pintura ou colagem FIGURATIVA.
2. Um desenho, pintura ou colagem ABSTRATA.

Caros alunos, a partir desse mês de junho, as atividades de ARTES devem ser devolvidas pelo email projetoartes.1224@gmail.com, ou pelo grupo do Facebook “Arterices do Prudente” ou também pelo whatsapp 051 98042 0678.
Cuidem-se, fiquem bem e até a volta! <3




















---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
ATIVIDADES PROGRAMADAS - SEMANA 7 – 1º à 5/06/2020

↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓



AVISO!!!
DISCIPLINA DE HISTÓRIA -  PROFESSOR ANDERSON: Neste mês não haverão atividades novas desta disciplina, pois o professor encontra-se em licença paternidade, e todas as atividades anteriores deverão ser enviadas para o e-mail: profandergomes@gmail.com.
IDENTIFICAR TURMA E NOME NO E-MAIL.
****************************************************************************
Aulas programadas:Aula-01- 1/6 e 04/6/2020. Disciplina:Ciências. Prof. Mário.

Turmas:71/72 e 73. Obs: Todas as atividades de 19/03 à 30/04 devem ser devolvidas para: mariobioprof@gmail.com

Exercícios de revisão dos conteúdos estudados
Com base no estudo da flor responda o que se pede:
1º)Com base na figura responda o que se pede:
(A)O conjunto de sépalas forma um: _____________;
(B)A corola é um conjunto de: _______________;
(C)Os óvulos são produzidos no interior do: ___________;
(D)Haste que sustenta a antera: ______________;
(E)Região dilatada localizada na ponta do estame: ______;
(F)Célula reprodutora masculina da flor: ______________;

(G)Nome do aparelho feminino da flor: _________________;
(H)Nome do aparelho masculino da flor: ____________________;
(I)Tubo fino que liga o estigma ao ovário: _______________________________;
2º)Responda:
1)A função da flor é produzir _____________ que vão germinar e se transformar  em novas plantas.
2)Uma flor completa é formada por: cálice + ________ + gineceu e + ___________.
3)Polinização é a transferência do ________ da antera de uma flor para o __________ de outra  flor.
4)Órgão de reprodução da planta: __________.

****************************************************************************


Aula programada: Geografia- Professor Marcelo Zanoni

Olá
Estamos na semana do meio ambiente, data muito importante para lembrarmos que cuidar da saúde do Planeta é também cuidar da nossa saúde.
A tarefa desta semana é realizar uma pesquisa sobre "maneiras simples de preservar o meio ambiente", aplicar alguma destas ações e fazer um breve relato no caderno sobre a ação praticada.

Lembrando que você deve enviar as atividades realizadas até aqui para o meu e-mail até dia 06/06.

marcelozanoni800@gmail.com





****************************************************************************


Aula Programada de Artes relativa ao dia 03/06/2020Professora: Gisele

Copiar este texto abaixo no caderno e realizar a atividade proposta no final do conteúdo.

Círculos Cromáticos
Círculo cromático, como o próprio nome diz, é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria dos casos ele é dividido em 12 partes e cada uma delas representa uma cor. Estas cores se dividem em primárias, secundárias e terciárias.
Primárias: são as cores puras encontradas apenas na natureza e não podem ser reproduzidas ou produzidas pela mão humana. São elas o ciano (tom puro de azul), o amarelo puro e o magenta (tom de vermelho puro). Vamos utilizar os nomes azul, vermelho e amarelo para nossas atividades escolares.
Secundárias: são as cores resultantes da mistura das cores primárias. São elas o laranja (amarelo+ vermelho), o roxo (azul+ vermelho) e o verde (amarelo+ azul).
Terciárias: são os entretons criados a partir da mistura das cores primárias com as cores secundárias. São cores como o azul esverdeado, amarelo alaranjado e verde amarelado, dependendo da mistura feita dentro do círculo cromático.

Atividade: Vamos criar um circulo cromático! Para isso, utilize folha de desenho ou ofício e tintas guache ou lápis aquareláveis ( caso não possua estes materiais, utilize lápis de cor comum e pinte suavemente para a mistura das cores).
Materiais
o  1 godê (pode reaproveitar uma bandeja de ovo, de plástico, daquelas com 12 espaços para criar o seu godê).
o    1 tinta ou lápis azul
o    1 tinta ou lápis vermelho
o    1 tinta ou lápis amarela (cores primarias)
o    1 pincel
o    1 guardanapo
o    1 folha de ofício ou desenho com o desenho do círculo dividido em 12 fatias ( utilize a imagem abaixo como referência para criar o círculo).


Passo a passo
1.    Coloque em 3 espaços da bandeja, um pouco de azul, um pouco de amarelo e um pouco de vermelho.
2.    Nos espaços seguintes, misture as cores para criar as secundárias e coloque nestes espaços. (roxo, laranja e verde)
3.    Agora é hora de criar as cores terciárias. Nos espaços seguintes, misture as cores secundárias com as primárias para obter as terciárias.
4.    Pinte o círculo cromático de cores de acordo com a figura abaixo e pronto!






IMPORTANTE: a partir da data de hoje, as atividades feitas devem ser enviadas para o email projetoartes.1224@gmail.com até o dia 06/06/2020, ou participe do grupo “ Arterices do Prudente” no Facebook e poste as fotos dos trabalhos de Artes realizados lá, identificando sua série e turma, se souber. Bons estudos, um abraço e até a volta! 




****************************************************************************


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. CARINI TEDESCO
 DE 01/06  A 05/06
 TODAS AS AULAS ENVIADAS DEVEM FICAR NO CADERNO!!!
 Segundo as orientações recebidas pela 11ª CRE, as atividades dos meses de Março e Abril deverão ser enviadas para os professores por e-mail até o dia 06/06, no sábado.
As atividades do mês de Junho deverão ser enviadas ao final de cada semana.
Então, segue abaixo o meu e-mail para que mandem as atividades realizadas de Língua Portuguesa.
 Lembrando que pode ser foto legível das atividades e deverá constar o nome completo do aluno, a turma e a data (a data pode ser por semana como foi colocada na parte superior da atividade).
 cariniassisfundamental@hotmail.com

Leitura do livro “O pequeno planeta”.

 Pense sobre o livro lido e responda. 
 1)Você gostou do livro? Por quê?
 2)Você acha que o momento que estamos vivendo dentro de nossas casas pode lembrar o que o astronauta sentiu no novo planeta? Explique:
 3) No livro, o astronauta leu, ouviu, músicas, comeu... E você, cita algumas coisas que você já fez para passar o tempo.
 4) O astronauta ficou feliz quando enviaram a sua amada e ele não se sentiu mais sozinho. E você, o que lhe deixaria muito feliz hoje?

 PRONOMES
Os pronomes representam a classe de palavras que substituem ou acompanham os substantivos.
    De acordo com a função que exercem, eles são classificados em:
1.      Pronomes Pessoais retos e oblíquos
2.      Pronomes de Tratamento
3.      Pronomes Demonstrativos
4.      Pronomes Possessivos
5.      Pronomes Indefinidos
6.      Pronomes Relativos
7.      Pronomes Interrogativos


1.      Pronome Pessoal
 Os pronomes pessoais são aqueles que substituem os substantivos, indicando as pessoas do discurso.
 Pronomes Pessoais do Caso Reto: exercem a função de sujeito.
Exemplo: Eu gosto muito da Ana. (Quem gosta da Ana? Eu.)
 Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo: complementam os verbos.
Exemplo: Está comigo seu caderno. (Com quem está o caderno? Comigo.)

Pessoas Verbais
Pronomes do Caso Reto
Pronomes do Caso Oblíquo
1ª pessoa do singular
eu
me, mim, comigo
2ª pessoa do singular
tu, você
te, ti, contigo
3ª pessoa do singular
ele, ela
o, a, lhe, se, si, consigo
1ª pessoa do plural
nós
nos, conosco
2ª pessoa do plural
vós, vocês
vos, convosco
3ª pessoa do plural
eles, elas
os, as, lhes, se, si, consigo.

O uso do eu e do mim:
# Antes de verbos no infinitivo usa-se “eu”.
Exemplos:
 Ela trouxe o livro para eu ler. (ler é um verbo que está no infinitivo)
A aluna trouxe o caderno para eu corrigir. (corrigir é um verbo que está no infinitivo)
 # Usa-se “mim” depois da preposição “ para”.
Exemplos:
 Ele trouxe o presente para mim.
Para mim, ele está fazendo de conta que não sabe de nada. 

Distinção entre pronome e artigo
     # O, a, os, as são pronomes pessoais oblíquos quando substituem o substantivo. Exemplo:
                     O livro é este aqui, eu o trouxe agora. (O “o” está referindo-se ao livro)
 # O, a, os, as são artigos quando se referem a um substantivo, definindo-o. Exemplo:
                    O livro é este aqui.

2-Pronome de Tratamento
            Os pronomes de tratamento são termos respeitosos empregados normalmente em situações formais. Mas, como toda regra tem exceção, “você” é o único pronome de tratamento utilizado em situações informais.
Exemplos:
·         Você deve seguir as regras impostas pelo governo.
·         senhora deixou o casaco cair na rua.
·         Vossa Magnificência irá assinar os diplomas dos formandos.
·         Vossa Santidade é muito querido, disse o sacerdote ao Papa.
Confira na tabela abaixo, os pronomes de tratamento mais utilizados:
Pronomes de Tratamento
Abreviações
Emprego
Você
V./VV
Único pronome de tratamento utilizado em situações informais.
Senhor (es) e Senhora (s)
Sr, Sr.ª (singular) e Srs., Srª.s. (plural)
Tratamento formal e respeitoso usado para pessoas mais velhas.
Vossa Excelência
V. Ex.ª/V. Ex.ªs
Usados para pessoas com alta autoridade, como por exemplo: Presidente da República, Senadores, Deputados, Embaixadores.
Vossa Magnificência
V. Mag.ª/V. Mag.ªs
Usados para os reitores das Universidades.
Vossa Senhoria
V. S.ª/V. S.ªs
Empregado nas correspondências e textos escritos.
Vossa Majestade
VM/VVMM
Utilizado para Reis e Rainhas
Vossa Alteza
V.A.(singular) e V.V.A. A. (plural)
Utilizado para príncipes, princesas, duques.
Vossa Santidade
V.S.
Utilizado para o Papa
Vossa Eminência
V. Ex.ª/V. Em.ªs
Usado para Cardeais.
Vossa Reverendíssima
V. Rev.m.ª/V. Rev.m.ªs
Utilizado para sacerdotes e religiosos em geral.
 ****************************************************************************
DISCIPLINA:  PROJETO DE VIDA
PROFESSORA:  CARINI TEDESCO

01/06 A 05/06

TODAS AS AULAS ENVIADAS DEVEM FICAR NO CADERNO!!!


Segundo as orientações recebidas pela 11ª CRE, as atividades dos meses de Março e Abril deverão ser enviadas para os professores por e-mail até o dia 06/06, no sábado.
As atividades do mês de Junho deverão ser enviadas ao final de cada semana.
Então, segue abaixo o meu e-mail para que mandem as atividades realizadas do Projeto de Vida.
Lembrando que pode ser foto legível das atividades e deverá constar o nome completo do aluno, a turma e a data (a data pode ser por semana como foi colocada na parte superior da atividade).
 cariniassisfundamental@hotmail.com


 O QUE É RESILIÊNCIA?

            A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação. 
            Estudiosos no assunto afirmam que precisamos dessa desordem, desse caos, para sobrevivermos e crescermos. O benefício vindo da experiência do estresse torna o ser humano melhor que antes. Além disso, pessoas que são resilientes tendem a levar uma vida mais significativa e desenvolver relações mais harmoniosas com aqueles que estão ao seu redor, pois são indivíduos que possuem uma visão mais otimista da vida.
            E você, o que faz em tempos de adversidades? O que você faz quando os problemas parecem te perseguir? Você é o tipo que diante de um contratempo chora, foge ou enfrenta? Saiba que existem pessoas que além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiarem com eles, aprender e crescer emocionalmente. Elas possuem razões para nunca desistir de suas metas e objetivos. Pessoas com essas capacidades são consideradas pessoas resilientes.


ATIVIDADE:

Escolha uma pessoa da sua família (mãe, pai, avó, avô, padrasto, tio, tia, irmão...) para fazer uma entrevista.  

OBSERVAÇÃO: Antes de começar a entrevista você deverá falar para a pessoa sobre o que estamos trabalhando na aula de hoje. Se for necessário, leia o texto para ela.
As respostas deverão ficar no caderno!

1-      Nome:
2-      Idade:
3-      Grau de parentesco:
4-      Como você age diante das dificuldades?
5-      Você é o tipo de pessoa que diante de um contratempo chora, foge ou enfrenta? Por quê?
6-      Estamos vivendo um momento diferente em nossas vidas devido a Pandemia da Covid-19. Como você e sua família estão reagindo e enfrentando essas mudanças?
7-      Deixa uma mensagem para as pessoas que estão passando por momentos difíceis e não sabem como agir.

 ****************************************************************************

Atividade programada: 02-06-2020.
Serviço de Orientação Educacional - SOE

Cada adolescente é único em suas características e histórias de vida, no seu contexto familiar e social e em seus sonhos e projetos pessoais.

Preencha com seus dados de identificação e encaminhem para o e-mail abaixo.
Nome:..................................................................................................................
Idade:.......................................          Turma:......................................................
Nome da mãe:.......................................................................................................
Nome do pai:.........................................................................................................
Tem irmãos?................... Quantos?......................
Telefone para contato:...........................................
Relate como está sendo...........................: medos, alegrias, tristeza, sonhos, angústias, emoções, o convívio com a família, etc...neste período de isolamento social.

                                          E-mail: patricia.kliemann@gmail.com
                                  Estarei aguardando pelos seus relatos com muito carinho.
                                                                              Orientadora Educacional
                                                                                Patrícia M. Kliemann 

______________________________________

AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA INGLESA – PROFº CARLOS ALIARDI 

Data: 01/06/2020


CONTEÚDO: Leitura, tradução e produção textual.
ORIENTAÇÕES: Copiar, pesquisar e responder as questões no caderno. 
OBSERVAÇÕES: As atividades referentes aos meses de março e abril deverão ser enviadas (fotos ou arquivos de texto) para o e-mail profcarlosaliardi@gmail.com até sábado, dia 06/06/2020; seguindo orientações da 11ª Coordenadoria Regional de Educação. 

1)      Leia, copie e traduza o diálogo no seu caderno:

AT SCHOOL
Suzy: Hi, pupils.
Class: Hi, teacher.
Suzy: My name is Suzy Smith.
Class: You’re welcome!
Suzy: This is the English book and this is …Aahhh!!!
Leo: Sorry, teacher. I forgot my book at home.
Carol: I forgot too.
Suzy: Ok, boys and girls!!!

2)      Baseando-se no texto acima, e em outros recursos, escreva um diálogo com a tradução em seu caderno, apresentando no mínimo 8 falas:  
****************************************************************************

Disciplina : Matemática    Professora: Mara Luciana da Silva.
Datas: 1 e 3 de junho.

Exercícios (frações) 
1)Escreve uma fração equivalente a 1 / 2 cujo denominador seja 14.
Resolvendo: multiplica em cima e embaixo por 7, igual a 7/14 
2)Escreve uma fração equivalente a 2 / 7 cujo numerador seja 20.
 3)Escreve uma fração equivalente a 2 / 3 cujo denominador seja 15.
4)Escreve uma fração equivalente a 2 / 4 cujo numerador seja 4.
 5)Simplifica as frações dadas: 
a) 4 / 8  Resolvendo: divide o numerador e o denominador por 4 , igual a 1/2 ( divide o numerador e o denominador pelo mesmo número)  
b) 3 / 9     c ) 12 / 20     d) 15 / 25     e) 25 / 5   f) 20 / 40   g) 45 / 9    h) 15 / 10                  i) 8 / 16     j) 12 /  9
 6)Calcula:
a) 2 / 5  de 25  Resolvendo: divide o total 25 por 5, da 5, como são 2 partes , igual a 10.
 b) 2 / 8 de 16         c) 2 / 9  de 81         d) 3 / 6   de 36        e) 2 / 4  de 20   f) 5 / 9  de 45
 g) 3 / 9 de 18         h) 3 / 4  de 12         i) 3 / 7 de 21          j) 4 /10  de 100

7)Representa com desenho: ( usa a régua)
 a) 6 / 4       b) 3 / 4       c) 1 /8       d) 3 / 2      e) 4 / 2      f) 5 / 2      g) 7 / 3       h) 5 / 4      
i) 6 / 3        j) 4 / 4       l) 6 / 2       m) 3 / 5     n) 9 / 2      o) 1 / 2      p) 4 / 8      q) 6 /  5

8)Escreve como se lêem as frações:
 a) 1 / 8     b) 5 / 9   c) 36 / 100    d) 10 / 100  e) 12 / 18    f) 6 / 6     g) 6 / 17    h) 13 / 25  
  
“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje! Bom exercício. Mara Lu.  
Enviar por email aulas de 19/03/20 a 30/04/20. 
email: minhaescola.silva@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário